O Aprendiz

O Aprendiz Taran Matharu

Resenhas - O Aprendiz

Isa Gama 23/08/2015

Passei a madrugada de ontem lendo o ebook em inglês! Estava esperando algo bem diferente, mas no geral gostei bastante! O final é totalmente brochante e você fica se perguntando "e agora, o que vai acontecer?" Lembra BASTANTE Harry Potter, com uma pitadinha de Senhor dos Anéis (presença de orcs, anões, elfos e humanos), a novidade talvez sejam os demônios (fonte de poder mágico, mas até mesmo isso me faz lembrar de alguma outra coisa que eu não sei exatamente o que é...). Curiosíssima pra saber o que vai acontecer, pena que o próximo tem previsão pra sair em maio do ano que vem....
Vick 28/08/2015minha estante
A capa me chamou muito atenção, vou adquirir ele agora na bienal. Tomara que seja diferente dos tantos orcs, anões, elfos, e até demônios que já vimos tanto por ai. Ansiosa pra ler.

Isa Gama 15/09/2015minha estante
Olha, eu não vou te dizer que ele é "diferente" do que tem por aí. Mas isso não impede que ele tenha o seu próprio mérito. Simplesmente adorei o Fletcher e Ignatius!

Bárbara 01/10/2015minha estante
Na verdade eu achei a sinopse idêntica ao enredo do livro A Aprendiz, da trilogia Mago Negro. Quem copiou quem?

Isa Gama 23/10/2015minha estante
Eu não conheço essa trilogia Mago Negro, mas provavalmente O Aprendiz que eu li deve ser mais novo do que esse que você tá falando

Tairo Forbat 26/10/2015minha estante
Ia falar a mesma coisa que a Bárbara, a sinopse é muito parecida com 'A Aprendiz' da trilogia 'O mago negro', Trudi Canavan. Em questão do enredo e tal. Se seguir o mesmo estilo será um livro muito bom.

Paulo Cilas @estantedopc 21/09/2015

Comprei pela capa, mas amei!
Confesso que comprei esse livro pela capa, porque ela é muito boa, sem nem ler a sinopse, e me surpreendi demais. A história tem tantos elementos legais, que a cada vez que algo novo aparece, a sua mente explode. Vou falar um pouquinho da história aqui, mas fiquem tranquilos que não tem spoilers pesados, só o que tem na sinopse.

O personagem principal, Fletcher, aparece, e logo você faz referência a Eragon, por ser um menino abandonado pelos pais verdadeiros, e um caçador que se aventura fora dos limites da cidade. Em seguida você descobre que ele é aprendiz ferreiro, bem parecido com o Will Turner, de Piratas do Caribe, por causa da profissão, também porque não sabe nada de sua origem, e por sempre arrumar encrenca com o guarda da cidade.

Voltando a parecer com Eragon, uma criatura fantástica chega às mãos do Fletcher, fazendo com que ele tenha que sair escondido da vila onde mora, indo para o sul, onde é a capital do reino (o que de certa forma faz a gente pensar em Game of Thrones). Mas a criatura não é um dragão, é algo que parece mais um pokémon, pois você pode usá-la para capturar outras, de outras espécies. Ao mesmo tempo, essa criatura que ele ganha tem um laço de espírito com Fletcher, como se fosse um daemon da Bússola de Ouro.

Chegando à capital, o garoto entra para uma escola de magia parecida com Hogwarts, onde ele vai aprender a controlar seu "pokémon" para derrotar orcs, lutando ao lado de elfos, anões, e outras criaturas que aparecem no universo do Senhor dos Anéis.

E as referências não param por aí!

Em um primeiro momento, pode parecer confuso, ou que o autor usa elementos demais, mas desde a primeira página, o leitor percebe que não é assim. O autor conseguiu juntar várias coisas que já eram muito boas, e fez uma infusão perfeita, que não te deixa largar o livro por um minuto sequer. Fiquei muito empolgado com a história, querendo mergulhar de verdade naquele universo, e querendo viver como um conjurador naquele mundo.

Uma coisa que também achei muito legal é o fato de que o autor tem raízes brasileiras, a mãe dele era daqui, e por isso ele sempre dá uma atenção especial para os leitores do Brasil.

O final te deixa ansioso para a continuação, e já quero ler logo. Li em um dia, e garanto que quem mais ler, vai fazer o mesmo porque a história é muito boa.

Mais resenhas no Instagram @estantedopc
silvanasartori 23/09/2015minha estante
Karamba...Eu amei a sua resenha
Pela maneira que você descreveu falando de outras obras
e tudo mais me chamou bastante atenção, até porque estava com receio de comprar o livro por ser algo muito violento e pelo visto não é assim. Me parece um livro FANTÁSTICO certo? Nossa, eu acho que vou amar. Mas parabéns. Adorei seu ponto de vista!

Paulo Cilas @estantedopc 26/09/2015minha estante
É um livro fantástico sim, silvanasartori, e pelo menos o primeiro não é violento não! É bem divertido, e uma leitura bem leve.

Tainá Matendal 08/02/2016minha estante
Pela sinopse também notei que ele sofre bullying pelo fato de ser pobre e os outros serem de origem nobre. Na triologia Mago Negro, no livro 2 "A Aprendiz" acontece a mesma coisa, uma garota pobre das favelas descobre que possui poderes e entra numa escola de Magos para aprender a controlar sua magia, e sofre o mesmo preconceito por parte dos colegas ricos. Ta aí mais uma referência.
Parece um ótimo livro :D

Nick 18/09/2019minha estante
Amei a resenha, fiquei interessada.
a escrita é em primeira pessoa??

Jonathan.Sales 02/04/2020minha estante
Como compra aqui pq nao aparece a informacao de comprar

Jane 29/11/2015

Velhos conhecidos
Apesar da sensação constante de déjàvu, adorei cada momento do livro. O aprendiz é um daqueles livros que a cada página virada, maior a vontade de saber o que vai acontecer e, principalmente, como vai acontecer.
O tempo é de guerra, humanos, elfo, anões e orcs lutam entre si, porém, os orcs são os inimigos comuns de todos os outros, pois eles tem mais conjuradores e diabos de seu lado.
Flecther é um garoto de 15 anos, orfão, que foi abandonado na porta da cidade de Pelengo, nu, na neve em um inverno rigoroso, à sua própria sorte. Foi resgatado pelo ferreiro da cidade, que o cria e o transforma em seu ajudante. Ele cresceu sofrendo humilhações e agressões por parte do filho do homem mais rico e manipulador da cidade e dos guardas da mesma.
Durante a feira anual, ele ganha de um velho soldado, um diário de um conjurador morto. Curioso ele decide ler e ver se consegue algo. Acaba conjurando um diabo (que me lembrou muito pokemom) e logo em seguida, se vê ameaçado pelos seus inimigos. Porém, seu diabo o ajuda e ele sem querer saber as consequências do seu ato, foge da cidade.
Em sua fuga ele acaba parando em uma escola de conjuradores (semelhança incrível com o primeiro ano de Harry em Hogwarts), pois eles estão aceitando qualquer um e não apenas nobres, para lutar na guerra.
Enquanto ele é preparado para a guerra e para o torneio que dará muito poder ao vencedor, ele faz novos amigos, inimigos, ganha protetores e acaba no meio de intrigas de guerra.
Como eu disse, os personagens já são velhos conhecidos para quem leu Harry Potter, Senhor dos anéis, acho que tem um pouquinho de Eragon e achei graça que os diabos, que ao ler a sinopse, pensei que seriam quase uns dementadores, mas me lembraram pokemons.
Silvana Barbosa 29/11/2015minha estante
E deve fazer parte de uma série , né ?

Jane 29/11/2015minha estante
Pelo que li é uma trilogia.

Silvana Barbosa 29/11/2015minha estante
Já imaginava . Estas coisas endoidam a gente .

Jane 29/11/2015minha estante
Pior é que chega no final já querendo saber qual o destino do próximo e esse acabou de ser lançado kkkkk

Tiiko 24/05/2020

O Aprendiz
A história me envolveu desde o início. Cheia de magia, demônios, elfos e anões. Não tem enrolação e isso que me fez gostar mais ainda da leitura. Agora partir pra continuação!
Luiz Gustavo 08/06/2021minha estante
Uma pena o quarto livro (O exilado) não ter vindo para o Brasil.

VitAria 29/10/2022minha estante
Como faz pra ler?

Teles 11/01/2023minha estante
Gente eu tô lendo mas a porcentagem ta em 0????

Leo Oliveira 23/04/2017

Eu amei tanto esse livro que me faltam palavras para descrever.
"O Aprendiz" é uma história de fantasia que mistura Harry Potter, Senhor dos Anéis e Pokémon. Com uma narrativa super envolvente Taran Matharu descreve a vida de Fletcher em um pouco mais de trezentas páginas, de uma forma tão divertida e intensa que fica difícil não se apaixonar pelo protagonista. O universo criado por Taran é rico em detalhes e uma boa dose de imaginação, neste primeiro livro da trilogia temos uma imersão tão grande na história de Fletcher que é impossível largar o livro antes de virar a última página.

Confesso que estou muito impressionado com a capacidade descritiva de Taran, a estrutura de seu texto e construção de personagens. É muito bom ver um autor tão jovem se aproveitando de elementos tão simples para elaborar e enriquecer o seu trabalho. Mal posso esperar pela continuação.
Nadson 27/04/2017minha estante
Eu tbm amei esse livro. O segundo é muito legal.

Leo Oliveira 29/04/2017minha estante
Preciso ler o segundo logo!

Marry 08/05/2017minha estante
Gostei da resenha. Quero ler.

Bella 11/05/2020

Qualquer um que ame magia vai amar o mundo de O Conjurador
Se curte Harry Potter, Senhor dos Anéis e um pouquinho de Game of Thrones, pode comprar a saga inteira de uma única vez, porque todos os três livros da trilogia são INCRÍVEIS.

A saga foi indicação do meu irmão, e ele me aconselhou a comprar os três livros de uma só vez, porque segundo ele os dois primeiros livros terminam de uma forma que é impossível não querer começar o próximo. E ainda bem que escutei meu irmão, porque quando terminava um livro eu ficava em estado de choque. E acabei lendo os 3 seguidos e muito rápido, sem nem querer vir aqui e fazer as resenhas.

O primeiro livro da saga tem toda a introdução de espaço, cenário, personagem, tempo e mundo. No livro existem demônios, orcs, gremilins, conjuração, mana, feitiços, campeonatos, escola de magia, críticas políticas e sociais, inclusão, guerra, e muita coisa incrível que deixou o livro muito redondo.

Os personagens são construídos com muito cuidado e sensibilidade. Fletcher ganhou meu coração ja no primeiro capítulo. Um bebê abandonado numa vila, com muitos traumas e obstáculos hierárquicos, como não se apaixonar? Fora a relação dele com Ignacio e Berton.

Todos os personagens me agradaram, Serafim poderia ser melhor trabalhado e incluso melhor no roteiro, porque ele é realmente muito bom, como pessoa e conjurador. Mas com certeza Otelo e Salomão (demônio de Otelo) são minha dupla favorita. Todos os personagens do ciclo afetuoso de Fletcher me conquistaram de uma maneira muito boa.

A escrita de Taran Matharu é muito fácil de fluir a leitura, bem explicativa (com um novo mundo de demônios sendo inserido é obrigatória uma escrita didática). Maaaaas como nem todo mundo é uma J.k Rowling, a escrita do autor as vezes se perde no tom e ?maturidade?. Alguns momentos ele se perdia com o público na escrita, em pontos era mais formal e sério, com uma escrita adulta e muito mais elaborado, semelhante às vezes, foquem no ?as vezes?, com George Martin.. mas em outros usava diálogos muito teens, bem adolescente e bobos. Tiveram momentos que eu ficava me questionando qual era o público do livro. Fora os clichês básicos de malhação: mocinho, vilao e diálogos provocativos e infantis.

Ah vale lembrar que a editora cometeu diversos erros digitais, palavras sem espaçamento, letra faltando, tinta manchada nas palavras. Além de ter tradução errada, as vezes traduziam os nomes em inglês e as vezes não, as vezes lia Arcturo (português) e no MESMO PARÁGRAFO lia Arcturus (inglês). Eu nunca entendo como um setor dentro da editora aprova uma impressão com tantas falhas ortográficas. Porque não passa só por uma única pessoa, são diversos olhos conferindo e lendo.

Mas tirando esse detalhe da escrita (e não da editora porque isso não é culpa do autor) o roteiro e o mundo que Taran Matharu cria são bem envolvente e intrigante. Gostaria de explicar melhor alguns pontos, mas poderia ser interpretado como spoiler. Mas é muito bom debater com quem já leu, são muitos assuntos e pautas bem gostosos de serem debatidos e analisados.

Adorei passar o tempo lendo a trilogia, e recomendo pra todo amante de magia e ficção.
wandersorn 11/05/2020minha estante
tenho uma leve vontade de ler...

Bella 11/05/2020minha estante
Se curte magia é uma ótima dica. O livro 2 é o meu favorito

Letti 15/03/2021

Que livro maravilhoso!
Adoro uma história fantasia e essa está entrando para o hall da fama.

O início, admito, foi meio lento pra mim e tive que me esforçar um pouco para seguir a leitura, mas depois dos quatro primeiros capítulos a história engrena e aí fica difícil de parar de ler.

Adorei os personagens, até mesmo os mais detestáveis, a narrativa é excelente e segue um ótimo ritmo. O mundo, suas lendas e regras são bem feitos e ficava ansiosa pra saber cada vez mais sobre como funcionava, sobre as guerras, anões, elfos, humanos... é um mundo muito rico em detalhes.

Estou muito curiosa para saber o que vai acontecer no segundo livro e se vamos obter as respostas para alguns mistérios que foram levantados neste primeiro.

Recomendo para quem ama uma história de fantasia com um mundo bem feito e personagens maravilhosos!
mundinfeysand 15/03/2021minha estante
É uma história do whatppad?

Letti 15/03/2021minha estante
Não que eu saiba ?

Pipuli 02/11/2021

Uma leitura extremamente agradável...
Esse foi um livro que no começo me deu certo receio por conta das semelhanças com outras séries... Mas no final foi uma ótima surpresa, uma boa introdução a uma história que tem tudo para ser incrível.

Fletcher é um garoto de 15 anos, sendo órfã, foi criado como um filho pelo bondoso ferreiro da vila.

Um certo dia, Fletcher ganha um livro de um soldado que conheceu na feira anual da vila, livro era de um mago de batalha morto em combate, e com ele Fletcher consegue invocar um demônio.

Após um incidente na vila, Fletcher precisa fugir sem rumo e assim, certos acontecimentos o fazem ingressar na famosa escola Vocans, um lugar onde magos de batalha são treinados para a guerra.

Um livro que consegue juntas elementos de várias séries famosas mas que possui sua identidade própria. Ao final desse primeiro livro da trilogia eu fiquei com enorme vontade de já começar o próximo.
Natasha 02/11/2021minha estante
O segundo é ainda melhor.

Pipuli 03/11/2021minha estante
Comecei ele hj...e já começou com a espectativa lá no alto kkkkk

Nathy Nunes 20/03/2021

Não é muito meu tipo de história e achei meio parado...a ação mesmo só começou em 80% do livro praticamente...vamos ver o segundo
Lari 20/03/2021minha estante
Amiga já li a trilogia e te garanto que o primeiro é o mais fraquinho deles. Pode ler o segundo sem medo pq é sensacional, o melhor na minha opinião

Carol 24/10/2015

Surpreendente
Confesso que a primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a capa (e acho que mais gente também compartilha desse fato rsrs), depois vi que tinha como referencias Harry Potter, pokemón e Senhor dos anéis... O que posso dizer? Meu coração bateu mais forte e pedi de aniversário. E não me arrependi.
Embora em alguns momentos tenha sentido falta de um "q" a mais na cena (talvez porque eu esteja na onda de ler conflitos) achei a leitura incrivelmente fácil, os personagens cativantes (com exceção do Rook ¬¬) e a história bem interessante. Me surpreendi com o torneio e, contradizendo algumas opiniões, o final me deixou -> º0º . Quase tentei entrar no livro no meio da rua só para ver se conseguia saber o que aconteceria depois daquela ultima página. É um livro que vale a pena ler se você gosta do gênero!
TFreitas 09/12/2015minha estante
Deus, como eu quase morri com esse final. HSAHA' Simplesmente queria esganar alguém porque o coitado do Fletcher consegue ser injustiçado o livro inteiro, quando ele ta por cima acontece isso. Ai você vai procurar o dois e não tem '-' Baixei no lelivros pensando que não ia gostar muito, embora tenha curtido a capa.

AndyinhA 04/11/2015

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Mais uma série chegou ao país e a boa notícia é que esta série é mais voltada ao público masculino e tem um protagonista menino. Não digo com isso que apenas meninos possam ler, mas sabemos que a grande maioria dos protagonistas é feminino.

Flecther é o nosso protagonista, e a história tem uma mistura de magia, uma espécie de jogo de cartas (tipo um super trunfo, mas a ideia aqui tem a ver com bichos estranhos e demônios) e claro, muita aventura e uma guerra contra humanos, orcs, elfos, anões e o que mais a sua imaginação suportar ou você já tiver lido por aí.

Gostei do plot da história, mas uma coisa que pecou e muito foi o quanto o autor fica enrolando para contar as coisas e as explicações exageradas, me sentia uma criança de 5 anos recebendo explicações de coisas simples. Caro autor, já joguei cards e entendo essa coisa de ‘evoluir’ os monstros e sua criação de guerra humanos x orcs x elfos x anões, já foram mostradas em milhares de outros livros e filmes, então sua escrita não é exatamente original a ponto de explicações tão detalhadas que beiravam à chatice muitas vezes.

Os personagens apresentados foram mostrados de forma crua, falta um pouquinho de lapidação, não são personagens ruins e tem um pouco de tudo, o melhor amigo, aquele que é seu inimigo jurado, o que sabe tudo, o que está no meio do caminho. Sem fazer comparação, mas já fazendo tem uma pegada leve de Harry Potter e Magisterium. Não digo que são os mesmos personagens, mas são coisas que já apareceram em outros livros.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2015/10/poison-books-o-aprendiz-taran-matharu.html
Guilherme Kunz 05/11/2015minha estante
Oii, boa tarde.
Tem uma promoção rolando de um vale de 200R$ em compras em qualquer loja,
da pra comprar tudo em livros, pensa!!

Blog sorteando: http://baratodia.blogspot.com.br/

Facim de participar! Conto com vocÊ!

E tem ofertas de livros lá hoje!

Tamara.Souza 23/07/2019

Nunca imaginei que ia gostar tanto de um livro de fantasia
Robson.Silva 25/07/2019minha estante
Kkkkkk toma na cara distraída

Paola 21/03/2021

O Aprendiz: Vale a pena ler? ?
Palavras são poucas pra mostrar o quão bom é esse livro.
A história é muito interessante e intrigante principalmente por se tratar de um universo diferente e fantasioso, e muitas vezes você se pega nervoso e ansioso pelo o que vai acontecer, e também curioso sobre o universo, porque é muito rico e detalhista.

Tem lutas super emocionantes, muita ação, personagens cativantes e profundos parecendo até que você acaba criando uma relação com eles.
Sabe quando você simpatiza, compreende e ama aquele personagem? Então, O Aprendiz é assim.
Já li esse livros várias vezes e sem dúvida daqui a um tempo vou reler de novo. Porque aliás, livro bom é assim né?!
Nove Luas 21/03/2021minha estante
O universo me lembra muito o skyrim

Daocalia 02/12/2020

Insano
Simplesmente um livro f#@$, tem muitas referências, o que eu particularmente achei super legal, construção de personagens é ótima, a amizade e o desenvolvimento, toda a trama.. aff amei !! Ansiosa pra começar o 2...

Ps: chega no final do livro você pensa, vai daaaar merdaaaaaa !!
Suzy 02/12/2020minha estante
Final foi perfeito. Praticamente corri pro segundo. É muito bem desenvolvido. O que eu não peguei foi a referência ????

Dani 18/01/2017

Resenha para o blog Livros & Café
O Aprendiz é o primeiro livro da trilogia “Conjurador”, escrito por Taran Matharu e publicado aqui no Brasil pela Galera Record. Para aqueles que não sabem, o livro foi publicado primeiramente na plataforma Wattpad, para depois, se tornar livro físico.

A obra gira em torno de Fletcher, um garoto órfão que fora abandonado quando criança e adotado por Berdon, um ferreiro que o ensinou a profissão. Os dois moram em um vilarejo intitulado Pelego. Quando comercializava suas armas em uma feira, Fletcher conhece Rotherham. O soldado estava vendendo alguns objetos e entre eles estava um livro que pertencera a um mago e, que, de acordo com o soldado, com esse livro seria possível invocar demônios. Ao adquirir o livro, o Fletcher sem saber como, acaba invocando um demônio raro, que em um confusão, ataca o filho do homem mais rico de Pelego. Agora, Fletcher precisa fugir do vilarejo e deixar tudo para traz. Depois de alguns dias fugindo, o garoto acaba se alistando para aprender na Academia Vocans.

Não lembro-me bem como conheci esse livro. Já tinha visto ele algumas vezes, mas nunca tinha parado para ler a sinopse. Ano passado, na Bienal do livro de São Paulo, quando estava no Stand do Grupo Editorial Record, mesmo sem saber quase nada sobre a obra, decidi comprá-lo. Fui pega de surpresa pela escrita do Taran Matharu, pela narrativa, pelos cenários e pelos acontecimentos do livro. Taran fez uma mescla de alguns livros para compor o enredo de "O Aprendiz". O cenário da história lembra muito a Idade Média, o que me fez gostar ainda mais do livro.

Como foi dito acima, esse livro é uma junção de alguns livros conhecidos, e também, traz algumas referências a cultura pop, como: Harry Potter, Yu-Gi-Oh e/ou Pokémon e o Senhor dos Anéis. Taran usou essas ideias para criar uma história muito boa, que agradará a muitos fãs do gênero.

Fletcher foi um personagem que me agradou desde o início. Adoro quando isso acontece; quando me aproximo do personagem, quando torço para que ele vença, para que ele alcance seus objetivos. Também gostei muito da relação dele com o pai adotivo. Mesmo que tenha sido pouco os momentos entre eles, esteve bem claro para mim o quanto Berdon ama o Fletcher.

"Flecther sabia que as provocações do ferreiro eram sua maneira de demonstrar carinho, então elas não o incomodavam.. Berdon sempre respeitara sua privacidade, desde que o menino começara a falar. Era um relacionamento estranho, o solteirão rústico e bondoso com seu aprendiz introvertido, porém eles conseguiam fazer dar certo. Flecther sempre seria grato por Berdon tê-lo acolhido quando ninguém mais o quis."

Quando chega na Academia, Fletcher precisa enfrentar o bullying. E isso foi uma das coisas que mais gostei no livro. Fica claro que o autor quis trazer a tona uma reflexão sobre o preconceito social.

"A injustiça era comum em Pelego, e o rapaz aceitara havia muito que, num mundo de privilegiados e desfavorecidos, ele certamente fazia parte da segunda categoria.."

"O Aprendiz" foi uma grata surpresa para mim. Não fazia ideia de que gostaria tanto assim do livro, que ficaria ansiosa pela continuação. Por falar em continuação, a Galera Record já anunciou que o segundo livro "A Inquisição" será lançado em Fevereiro deste ano. Indico esse livro para todos os fãs de fantasia que buscam uma leitura fluida e empolgante.

site: www.livrosecafe.com
Fabi 31/07/2017minha estante