O Aprendiz

O Aprendiz Taran Matharu

Resenhas - O Aprendiz

brenda 07/12/2023

Uma mistura de tudo, só que ficou nada
O livro é bom, mas parece um amontoado de diversos outros livros de fantasia.
Tudo muito do mesmo e nada surpreendente.

O livro é bom e traz aquela sensação boa de fantasia.

Kauã Mendes 07/07/2022

Minha primeira resenha
Esta vai ser a minha primeira resenha no Skoob então vou ser objetivo. Faz um tempo que li esse livro, gostei bastante dele e das suas sequências. A história é bem legal mas e um pouco menos movimentada do que eu esperava, esse livro fala muito sobre o desenvolvimento dos personagens, nos seguintes percebi que a história se desenrolou mais rápido. Um ponto interessante a se destacar são as raças dos demônios e seus respectivos níveis.

Leo Oliveira 23/04/2017

Eu amei tanto esse livro que me faltam palavras para descrever.
"O Aprendiz" é uma história de fantasia que mistura Harry Potter, Senhor dos Anéis e Pokémon. Com uma narrativa super envolvente Taran Matharu descreve a vida de Fletcher em um pouco mais de trezentas páginas, de uma forma tão divertida e intensa que fica difícil não se apaixonar pelo protagonista. O universo criado por Taran é rico em detalhes e uma boa dose de imaginação, neste primeiro livro da trilogia temos uma imersão tão grande na história de Fletcher que é impossível largar o livro antes de virar a última página.

Confesso que estou muito impressionado com a capacidade descritiva de Taran, a estrutura de seu texto e construção de personagens. É muito bom ver um autor tão jovem se aproveitando de elementos tão simples para elaborar e enriquecer o seu trabalho. Mal posso esperar pela continuação.
Nadson 27/04/2017minha estante
Eu tbm amei esse livro. O segundo é muito legal.

Leo Oliveira 29/04/2017minha estante
Preciso ler o segundo logo!

Marry 08/05/2017minha estante
Gostei da resenha. Quero ler.

Amanda2041 19/02/2023

Como o próprio autor diz, é uma mistura de pokémon, senhor dos anéis e Harry Potter.

Fletcher tem uma personalidade apaixonante, sincero, amável e livre de preconceitos, apesar dele mesmo sofrer muitos.

No geral, se você gosta de magia e aventura, esse livro é a tradução disso.

Acabou de uma forma que eu tive que correr pra ler o segundo livro kkk

João 06/09/2023

Início interessante
A trilogia começa com este livro, uma introdução ao universo dessa história. Com muito acontecimentos, muito coisa rolou aqui e o livro me surpreendeu eu não esperava que seria tão bom, mas o desenvolvimento dessa história foi muito bem construído, me prendeu logo nos primeiros capítulos.

Daniela 18/04/2023

Um órfão, alguns nobres poderosos, um elfo e vários anões
Uma leitura rápida e instigante, com personagens jovens e corajosos.
Fletcher é um órfão, um assistente de ferreiro que vive numa terra cheia de injustiças e se vê obrigado a fugir. Vai parar numa escola onde testa a habilidade recentemente descoberta após ter conjurado um demónio. Nessa escola, ele encontra amigos, alguns inimigos e luta muitas batalhas. Mais uma vez, precisa medir forças com os mais privilegiados e tentar vencer.
Adorei o protagonista e o seu Ignácio.
Temos anões, elfos, nobres poderosos e perigosos e demónios muito diversos. É um universo muito rico.

Bella 11/05/2020

Qualquer um que ame magia vai amar o mundo de O Conjurador
Se curte Harry Potter, Senhor dos Anéis e um pouquinho de Game of Thrones, pode comprar a saga inteira de uma única vez, porque todos os três livros da trilogia são INCRÍVEIS.

A saga foi indicação do meu irmão, e ele me aconselhou a comprar os três livros de uma só vez, porque segundo ele os dois primeiros livros terminam de uma forma que é impossível não querer começar o próximo. E ainda bem que escutei meu irmão, porque quando terminava um livro eu ficava em estado de choque. E acabei lendo os 3 seguidos e muito rápido, sem nem querer vir aqui e fazer as resenhas.

O primeiro livro da saga tem toda a introdução de espaço, cenário, personagem, tempo e mundo. No livro existem demônios, orcs, gremilins, conjuração, mana, feitiços, campeonatos, escola de magia, críticas políticas e sociais, inclusão, guerra, e muita coisa incrível que deixou o livro muito redondo.

Os personagens são construídos com muito cuidado e sensibilidade. Fletcher ganhou meu coração ja no primeiro capítulo. Um bebê abandonado numa vila, com muitos traumas e obstáculos hierárquicos, como não se apaixonar? Fora a relação dele com Ignacio e Berton.

Todos os personagens me agradaram, Serafim poderia ser melhor trabalhado e incluso melhor no roteiro, porque ele é realmente muito bom, como pessoa e conjurador. Mas com certeza Otelo e Salomão (demônio de Otelo) são minha dupla favorita. Todos os personagens do ciclo afetuoso de Fletcher me conquistaram de uma maneira muito boa.

A escrita de Taran Matharu é muito fácil de fluir a leitura, bem explicativa (com um novo mundo de demônios sendo inserido é obrigatória uma escrita didática). Maaaaas como nem todo mundo é uma J.k Rowling, a escrita do autor as vezes se perde no tom e ?maturidade?. Alguns momentos ele se perdia com o público na escrita, em pontos era mais formal e sério, com uma escrita adulta e muito mais elaborado, semelhante às vezes, foquem no ?as vezes?, com George Martin.. mas em outros usava diálogos muito teens, bem adolescente e bobos. Tiveram momentos que eu ficava me questionando qual era o público do livro. Fora os clichês básicos de malhação: mocinho, vilao e diálogos provocativos e infantis.

Ah vale lembrar que a editora cometeu diversos erros digitais, palavras sem espaçamento, letra faltando, tinta manchada nas palavras. Além de ter tradução errada, as vezes traduziam os nomes em inglês e as vezes não, as vezes lia Arcturo (português) e no MESMO PARÁGRAFO lia Arcturus (inglês). Eu nunca entendo como um setor dentro da editora aprova uma impressão com tantas falhas ortográficas. Porque não passa só por uma única pessoa, são diversos olhos conferindo e lendo.

Mas tirando esse detalhe da escrita (e não da editora porque isso não é culpa do autor) o roteiro e o mundo que Taran Matharu cria são bem envolvente e intrigante. Gostaria de explicar melhor alguns pontos, mas poderia ser interpretado como spoiler. Mas é muito bom debater com quem já leu, são muitos assuntos e pautas bem gostosos de serem debatidos e analisados.

Adorei passar o tempo lendo a trilogia, e recomendo pra todo amante de magia e ficção.
wandersorn 11/05/2020minha estante
tenho uma leve vontade de ler...

Bella 11/05/2020minha estante
Se curte magia é uma ótima dica. O livro 2 é o meu favorito

Wesley 17/09/2020

Uma ótima leitura para amantes de Harry Potter
o "aprendiz" e o primeiro livro da trilogia do conjurador, e conta a história de Fletcher, um plebeu órfão de 15 anos criado por um ferreiro no pequeno vilarejo de pelego e que após conjurar (sem querer) um demônio, parte em uma aventura envolvendo guerras entre raças, orcs e muita ação. O primeiro livro nós apresenta a um universo que, segundo o próprio autor, seria uma mistura entre pokémon, senhor dos anéis e Harry Potter. E se você tiver se perguntado, sim, essa realmente e uma boa definição para a serie. Contendo até uma escola de magia bem similar com a Hogwarts de Harry Potter, várias raças que lembra bastante senhor dos aneis além dos dos demônios que seria como "pokémons" da história. Uma coisa que me chamou bastante atenção foi o preconceito com os anões que são muito discriminados no universo do livro, algo abordado muito bem pelo autor. Falando do autor (Taran matharu) vamos falar da sua escrita que eu achei muito boa, principalmente nas cenas de ações que você chega a vibrar de tão bem descrevidas que elas são. O desenvolvimento da história também foi bem interessante, nós apresentando a personagens que apesar de alguns serem clichê (como os os irmãos Forsyth que são os tipicos "draco Malfoy" da história) conseguem ser legais e nos faz amarmos (ou odiar) alguns. E eu não preciso nem falar dos demônios que são sensacionais, tendo vários tipos (e até uma lista com todos no final do livro). No final de tudo, esse e um livro que vale a pena ser lido, principalmente por quem curte uma boa história de fantasia com elementos de Harry Potter e senhor dos anéis.

Minha nota: 4 estrelas

@livrosmundofantastico 12/05/2021

Espirituoso e Misterioso
“Ele disse que o maior inimigo de um guerreiro pode ser também seu maior professor. Aquele guri anão tem uma sabedoria que vai muito além da sua idade”

Magia, poder, segredos, amizade e coragem. Fletcher não conheceu seus pais foi deixado no portão da cidade de Pelego e criado pelo ferreiro Berdon, quando conhece um velho soldado que lhe dá de presente um livro de um conjurador que morreu durante uma sentinela, ele encontra entre as páginas um pedaço de pergaminho e sem saber desperta uma salamandra que se torna seu companheiro. Mas durante uma briga com o filho de um importante da cidade ele não vê outra saída a não ser fugir de Pelego para não ser preso.

Fletcher chega em Corcillum e descobre que é um conjurador ao ser enviado para a escola de aprendiz, lá descobre que todos os conjuradores precisam ter um ano de treinamento e enviado para a batalha entre os Orcs. O jovem acaba ganhando amizades que vão lhe ajudar durante sua jornada.

Ao logo da leitura percebi que a história tem referências com a bússola de ouro, Harry Potter e senhor dos anéis. O primeiro livro de uma trilogia que já estou curiosa para saber a jornada de cada personagem.

site: https://www.instagram.com/p/CN-7hfTjGWU/

Infrabit 20/09/2022

Ótimo livro
Bom demais, mal posso esperar para ler a sequência. Leitura boa de se fazer, os capítulos curtos ajudam demais nisso, e a história segue sem enrolação. Gostei muito, e recomendo com vontade

Carla 05/08/2021

Tedioso até engatar ao ritmo de leitura
O Aprendiz (Conjurador) é o primeiro livro da triologia, razoável para um primeiro volume. Quanto ao universo que o autor criou me impressionou bastante e realmente curti essa ideia de conjuradores, demônios e seres élficos, mas não acho que tenha criado uma boa ambientação, que como primeiro livro cabe a função de ser mais detalhado, o que me trouxe certa dificuldade de imaginar cenas na história. A primeira metade do livro é muito lenta e maçante, personagens carismáticos mesmo somente os demônios porque o resto foi com deus. Boa parte dos objetivos e entrada do protagonista ao mundo que ele até então desconhecida só acontecem ao final do livro, que é quando a história passa a ser mais interessante, mas até chegar nesse ponto me entediei muito na leitura. O final é até promissor, quando Fletcher finalmente vai dominando mais conhecimento e coisas vão realmente acontecendo, mas não é suficiente para compensar todo o tédio que tive durante a leitura. Considerando o fato de ser um livro de 350 páginas, tinha muito espaço para o autor criar uma trama bem mais dinâmica.

Eloiza 11/11/2022

Divertido, inteligente, criativo, mas não genial.
O livro faz juz, quando diz que é inspirado em Harry Potter e Pokemon, (já senhor dos anéis eu já não sei, pois não conheço a saga).
O começo é um pouco maçante, aí a história vai se revelando interessante com claras inspirações de outros livros, oque pode te deixar animado por estar revivendo uma história com personagens parecidos de outras obras, ou pode te deixar meio desanimado por ser mais do que vc já viu (isso dai é com sua objetividade lendo o livro), porém ele vai se revelando interessante, e criativo com suas narrativas.
Não espere um plot tão bem elaborado que te deixara admirado pela geanilidade do autor, e sim algo covenientemente empolgante para uma fantasia.

Belizário 17/10/2022

Bom livro
É um bom livro. Prende bem desde o início.
Mas poderia ser melhor desenvolvido. A continuação teve alguns furos em relação a este primeiro, mas tem valido a leitura.

Marco 25/07/2020

O inicio de uma promissora saga...
Fazia um bom tempo que eu não lia nada, resolvi escolher este para meu retorno por possuir um temática que me agrada bastante. Não me arrependi.

A história, apesar de clichê, é boa e consegue te prender. O livro foca em te apresentar o universo, as regras, as questões politicas. etc. Isso dá a impressão de um desenvolvimento lento pro enredo, mas não menos prazeroso por isso. Li em três noites. Os personagens são carismáticos e lembram muito os da saga Harry Potter.

Um ponto a ressaltar é que fiquei com a impressão de que o autor não se decidiu entre seguir uma escrita mais juvenil ou adulta, oscilando entre as duas no decorrer do livro.

Ao final, o saldo foi positivo: me interessei pelo universo criado e já iniciei a leitura do segundo (seja por ter curtido ou pelo cliffhanger do final rs).

Isa Gama 23/08/2015

Passei a madrugada de ontem lendo o ebook em inglês! Estava esperando algo bem diferente, mas no geral gostei bastante! O final é totalmente brochante e você fica se perguntando "e agora, o que vai acontecer?" Lembra BASTANTE Harry Potter, com uma pitadinha de Senhor dos Anéis (presença de orcs, anões, elfos e humanos), a novidade talvez sejam os demônios (fonte de poder mágico, mas até mesmo isso me faz lembrar de alguma outra coisa que eu não sei exatamente o que é...). Curiosíssima pra saber o que vai acontecer, pena que o próximo tem previsão pra sair em maio do ano que vem....
Vick 28/08/2015minha estante
A capa me chamou muito atenção, vou adquirir ele agora na bienal. Tomara que seja diferente dos tantos orcs, anões, elfos, e até demônios que já vimos tanto por ai. Ansiosa pra ler.

Isa Gama 15/09/2015minha estante
Olha, eu não vou te dizer que ele é "diferente" do que tem por aí. Mas isso não impede que ele tenha o seu próprio mérito. Simplesmente adorei o Fletcher e Ignatius!

Bárbara 01/10/2015minha estante
Na verdade eu achei a sinopse idêntica ao enredo do livro A Aprendiz, da trilogia Mago Negro. Quem copiou quem?

Isa Gama 23/10/2015minha estante
Eu não conheço essa trilogia Mago Negro, mas provavalmente O Aprendiz que eu li deve ser mais novo do que esse que você tá falando

Tairo Forbat 26/10/2015minha estante
Ia falar a mesma coisa que a Bárbara, a sinopse é muito parecida com 'A Aprendiz' da trilogia 'O mago negro', Trudi Canavan. Em questão do enredo e tal. Se seguir o mesmo estilo será um livro muito bom.