O Aprendiz

O Aprendiz Taran Matharu

Resenhas - O Aprendiz

Belizário 17/10/2022

Bom livro
É um bom livro. Prende bem desde o início.
Mas poderia ser melhor desenvolvido. A continuação teve alguns furos em relação a este primeiro, mas tem valido a leitura.

Carol 24/10/2015

Surpreendente
Confesso que a primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a capa (e acho que mais gente também compartilha desse fato rsrs), depois vi que tinha como referencias Harry Potter, pokemón e Senhor dos anéis... O que posso dizer? Meu coração bateu mais forte e pedi de aniversário. E não me arrependi.
Embora em alguns momentos tenha sentido falta de um "q" a mais na cena (talvez porque eu esteja na onda de ler conflitos) achei a leitura incrivelmente fácil, os personagens cativantes (com exceção do Rook ¬¬) e a história bem interessante. Me surpreendi com o torneio e, contradizendo algumas opiniões, o final me deixou -> º0º . Quase tentei entrar no livro no meio da rua só para ver se conseguia saber o que aconteceria depois daquela ultima página. É um livro que vale a pena ler se você gosta do gênero!
TFreitas 09/12/2015minha estante
Deus, como eu quase morri com esse final. HSAHA' Simplesmente queria esganar alguém porque o coitado do Fletcher consegue ser injustiçado o livro inteiro, quando ele ta por cima acontece isso. Ai você vai procurar o dois e não tem '-' Baixei no lelivros pensando que não ia gostar muito, embora tenha curtido a capa.

Eloiza 11/11/2022

Divertido, inteligente, criativo, mas não genial.
O livro faz juz, quando diz que é inspirado em Harry Potter e Pokemon, (já senhor dos anéis eu já não sei, pois não conheço a saga).
O começo é um pouco maçante, aí a história vai se revelando interessante com claras inspirações de outros livros, oque pode te deixar animado por estar revivendo uma história com personagens parecidos de outras obras, ou pode te deixar meio desanimado por ser mais do que vc já viu (isso dai é com sua objetividade lendo o livro), porém ele vai se revelando interessante, e criativo com suas narrativas.
Não espere um plot tão bem elaborado que te deixara admirado pela geanilidade do autor, e sim algo covenientemente empolgante para uma fantasia.

Marco 25/07/2020

O inicio de uma promissora saga...
Fazia um bom tempo que eu não lia nada, resolvi escolher este para meu retorno por possuir um temática que me agrada bastante. Não me arrependi.

A história, apesar de clichê, é boa e consegue te prender. O livro foca em te apresentar o universo, as regras, as questões politicas. etc. Isso dá a impressão de um desenvolvimento lento pro enredo, mas não menos prazeroso por isso. Li em três noites. Os personagens são carismáticos e lembram muito os da saga Harry Potter.

Um ponto a ressaltar é que fiquei com a impressão de que o autor não se decidiu entre seguir uma escrita mais juvenil ou adulta, oscilando entre as duas no decorrer do livro.

Ao final, o saldo foi positivo: me interessei pelo universo criado e já iniciei a leitura do segundo (seja por ter curtido ou pelo cliffhanger do final rs).

Beca 27/03/2022

MANO
Q livro perfeito, q sabor juroooo, só leiam não consigo nem descrever como é bom tipo LEIAM (MANO PQP) INCRÍVEL!!!!

Ann4lvess 09/09/2023

Primeiro volume da série Conjurador, O aprendiz é um prato cheio para os fãs de Harry Potter, O Senhor dos Anéis e outros clássicos da fantasia. Com referências a jogos de RPG, Pokémon e Skyrim, o romance mescla a magia dos mundos fantásticos com criaturas poderosas em duelos de tirar o fôlego.
Fletcher é um órfão de 15 anos e, para sua surpresa, conseguiu invocar um demônio do quinto nível. O problema é que apenas os nobres deveriam ser capazes de conjurar criaturas e usá-las na guerra contra os orcs. Mas plebeus como Fletcher também podem ser conjuradores, e o garoto consegue uma vaga na Academia Vocans, uma escola de magos que prepara seus alunos para os campos de batalha. Lá, ele irá enfrentar o bullying dos nobres, mas também aprenderá feitiços e fará amigos incomuns, como anões e elfos. Além de se provar digno de uma boa patente na guerra, Fletcher e seu grupo de segregados precisam se unir e vencer o preconceito que sofrem na desigual sociedade de Hominum.

skuser02844 09/05/2022

A história me prendeu.
Uma história de enredo simples mas que me cativou e me prendeu do começo ao fim.
O Aprendiz é uma fantasia juvenil mas acredito que era o estilo agradável de leitura que eu estava procurando no momento.
A escrita está muito boa e a história fecha as pontas necessárias, deixando em aberto apenas aquelas que são continuadas pelo próximo livro.

Fletcher é o personagem principal e vi bastante do menino de 15 anos que ele é, apesar de seja ele ou outros personagens muitas vezes agirem com maior amadurecimento.
Ele é um personagem que não entra no esteriótipo de "bonzão", ele possui talento mas o que conquista, ele conquista com muito esforço e dedicação.
Realmente curti o toque estilo Pokémon da história e como o Pikachu, Ignácio não fica para trás como uma das estrelas principais do livro.

Já prossegui para a continuação da história e espero, talvez, ver um pouco mais daqueles que fazem o papel dos vilões, já que nesse somente os fez como um bando de mauricinhos, mimados e que amam o bullying (nada de muito novo kkk).
Louise.Rosado 09/05/2022minha estante
Pikachu kkkkkkk

Maria16279 13/02/2024

RPG LITERARIO
Então, né? eu fiquei com tédio, mas logo me acostumei. Esse livro é para todos os fãs de J.K. Rowling, criador de Harry Potter porque também fala de magia. tem muita ação, aventura, emoção...

gostei(um pouco)

Fêzin 04/08/2023

Conjurador
É pouco famoso ow sinceramente me impressiona pq ele é literalmente muito bom, o mundo criado como base é bem construído

Erika.Reis 09/05/2022

Tem algumas coisas que me incomodam nesse livro:
1. É muito parecido com Harry Potter no início
2. Todo mundo gosta desse cara
Mas são impressões iniciais e a história vai tomando rumos diferentes no decorrer da história. Gostei dos plots, gostei dos encaixes. Então num geral é muito bom. Não senti apego ou raiva por nenhum personagem, mas como é um livro introdutório, espero q seja melhor desenvolvido ao longo da história.

Carla 05/08/2021

Tedioso até engatar ao ritmo de leitura
O Aprendiz (Conjurador) é o primeiro livro da triologia, razoável para um primeiro volume. Quanto ao universo que o autor criou me impressionou bastante e realmente curti essa ideia de conjuradores, demônios e seres élficos, mas não acho que tenha criado uma boa ambientação, que como primeiro livro cabe a função de ser mais detalhado, o que me trouxe certa dificuldade de imaginar cenas na história. A primeira metade do livro é muito lenta e maçante, personagens carismáticos mesmo somente os demônios porque o resto foi com deus. Boa parte dos objetivos e entrada do protagonista ao mundo que ele até então desconhecida só acontecem ao final do livro, que é quando a história passa a ser mais interessante, mas até chegar nesse ponto me entediei muito na leitura. O final é até promissor, quando Fletcher finalmente vai dominando mais conhecimento e coisas vão realmente acontecendo, mas não é suficiente para compensar todo o tédio que tive durante a leitura. Considerando o fato de ser um livro de 350 páginas, tinha muito espaço para o autor criar uma trama bem mais dinâmica.

Debs 18/11/2020

Que isso
Não estava dando muita esperança para esse livro e devo dizer que fiquei extremamente feliz em saber que ESTAVA ERRADA. É chocante de bom haha. Eu só conseguia lembrar de Hp, a bússola de ouro... uma similaridade grande, mas tão original por si msm! Não sei explicar como, amo esse estilo de livro fantasioso que te faz viajar e te prende, msm o primeiro sendo mais explicações eu gostei, vou logo ler o segundo pq o fim me deixou muito brava aaaaaa

Wesley 17/09/2020

Uma ótima leitura para amantes de Harry Potter
o "aprendiz" e o primeiro livro da trilogia do conjurador, e conta a história de Fletcher, um plebeu órfão de 15 anos criado por um ferreiro no pequeno vilarejo de pelego e que após conjurar (sem querer) um demônio, parte em uma aventura envolvendo guerras entre raças, orcs e muita ação. O primeiro livro nós apresenta a um universo que, segundo o próprio autor, seria uma mistura entre pokémon, senhor dos anéis e Harry Potter. E se você tiver se perguntado, sim, essa realmente e uma boa definição para a serie. Contendo até uma escola de magia bem similar com a Hogwarts de Harry Potter, várias raças que lembra bastante senhor dos aneis além dos dos demônios que seria como "pokémons" da história. Uma coisa que me chamou bastante atenção foi o preconceito com os anões que são muito discriminados no universo do livro, algo abordado muito bem pelo autor. Falando do autor (Taran matharu) vamos falar da sua escrita que eu achei muito boa, principalmente nas cenas de ações que você chega a vibrar de tão bem descrevidas que elas são. O desenvolvimento da história também foi bem interessante, nós apresentando a personagens que apesar de alguns serem clichê (como os os irmãos Forsyth que são os tipicos "draco Malfoy" da história) conseguem ser legais e nos faz amarmos (ou odiar) alguns. E eu não preciso nem falar dos demônios que são sensacionais, tendo vários tipos (e até uma lista com todos no final do livro). No final de tudo, esse e um livro que vale a pena ser lido, principalmente por quem curte uma boa história de fantasia com elementos de Harry Potter e senhor dos anéis.

Minha nota: 4 estrelas