A Filosofia do Não

A Filosofia do Não Bachelard




Resenhas - A Filosofia do Não


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Truga 26/08/2021

Livro muito bom. Pedrada.
Bachelard nesse livro tem um objetivo: parte da metafísica que vai do racionalismo à experiência para caracterizar a filosofia da ciência física contemporânea. Para isso, ele vai usar de alguns exemplos – espaçados pelo livro – com destaque massa, para a física newtoniana e a física quântica. Um capítulo inteiro é dedicado apenas a filosofia da química.

Portanto, embora o livro seja dividido em seis capítulos, o texto segue uma grande narrativa de fundo, com alguns parêntesis aqui e ali, solidificando com o leitor a necessidade de um pluralismo filosófico “o único capaz de informar os elemtnos tão diversos da experiência e da teoria” (p.16).

Sinto que Bachelard consegue escrever bem algumas ideias que escreveríamos de modo muito mais simples. Seu estilo é único. Por exemplo, um trecho: “Em vez da melodia matemática que outrora acompanhava o trabalho do físico, é toda uma harmonia que romanceia matematicamente a propagação. Mais exatamente, é um quarteto que o matemático deve dirigir, na mecânica de Dirac, para combinar as quatro funções associadas a qualquer propagação” p. 33

Já se encaminhando pro final, Bachelard traz o trabalho de O. L. Reiser, que levanta problemas dialéticos da maioria dos postulados da Física clássica. Após, ele traz Jean-Louis Destouches, físico e filósofo que também apareceu no livro da A experiência do espaço na física contemporânea (já resenhado, #trugaindica72).

RESUMO: igual ao outros resumos do Bachelard. Livro clássico, ótimas críticas e apontamentos, mas demanda trabalho intelectual. Texto para ser debatido com colegas. Leitura ímpar para formação de cientistas, destaque físicos(as) e químicos(as).

IG literário: @trugaindica
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR