Morte na Rua Hickory

Morte na Rua Hickory Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Morte na Rua Hickory

@vaisetratarleitora 23/04/2024

Diferente de todos até agora
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 61º livro, publicado em 1955.

A característica mais marcante desse livro pra mim, foi a representatividade de diversas nacionalidades, incluindo alguns países da África, Índia e outros países da Europa. É o livro da Agatha com mais representatividade negra até agora. O racismo foi abordado e de uma forma que deixa claro que é errado, o que faltava na maioria dos livros dela. Inclusive, um personagem negro foi quem deu a pista que levou a policia até o fim da investigação e que corroborou as ideias do Poirot. Acho que isso pode refletir as mudanças que estavam ocorrendo na sociedade da época ou na própria Agatha, entendendo melhor o assunto e pensando mais sobre isso.

Achei interessante que inicialmente o livro parece um conto, com um desfecho sendo revelado muito rápido, que me fez pensar "Nossa, mas era só isso? Já acabou?", mas logo após ocorre uma reviravolta que faz a história realmente começar a andar como normalmente.

Adorei o fato da história abordar a vida de jovens estudantes da época, todos muito inteligentes em suas áreas. Gostei muito da ambientação da pensão e do desenvolvimento da história como um todo. Cada plot twist me deixava mais presa ao livro, tentando desvendar quem seria o criminoso secreto e porquê. Nem preciso dizer que errei feio, mas foi muito legal.

Como sempre, Poirot estava impecável, mostrando que mesmo já idoso (embora ele nunca tenha sido muito novo), ainda está no ápice da sua forma cerebral.

Eu gostei muito desse livro e recomendo demais.
__________________________________________________________

Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, mas a maior foi a Agatha Christie's Poirot, onde foi adaptado boa parte dos livros dele. A série foi ao ar na Inglaterra entre 1989 e 2013, com cerca de 71 episódios. Ela é estrelada pelo ator David Suchet que faz uma caracterização magnífica do Poirot, tendo estudado minuciosamente o seu jeito para reproduzir.

Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.

Esse livro foi adaptado no 2° episódio da 6ª temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 30 minutos de duração.

Esse episódio foi bem decepcionante pra mim, pois o livro é o que mais tem representatividade negra, entre todos da Agatha até então. A história se passa em uma pensão que recebe estudantes universitários de diversos países, então temos muitos alunos negros, vindo de diversos países da África, alunos indianos também, além de outras nacionalidades da Europa. O livro aborda de forma mais crítica do que todos até então, a questão do racismo na sociedade da época. E a série simplesmente apagou tudo isso, removendo inclusive um personagem negro que dá uma pista valiosa pra polícia, que os ajuda na descoberta do que está acontecendo na pensão e que corrobora as ideias do Poirot.

A série entrega de mão beijada o envolvimento da dona da pensão em tudo, mudou vários fatos e relacionamentos, acrescentou coisas nada a ver (como a aluna agente), além de colocar novamente o Japp que sequer aparece nessa história.

Até o final eles conseguiram mudar a forma como acontece. Simplesmente horrível. O livro é super empolgante e interessante e a série acabou com a história. Uma pena.

Pra mim, a nota é 1/5.

shay 11/04/2024

Morte na rua Hickory
Ahhhh Monseier Hercule Poirot é maravilhoso. Como é sensacional ler suas histórias. Ver sua ideiazinhas serem colocada em prática.

William.Bernardino 08/04/2024

Morte na Rua Hickory: DUCA (só assim pra descrever)
Simplesmente um dos melhores de Agatha Christie que já li, e foi surpreendente demais!!! Não consegui deixar de ler. Trama envolvente e sempre muito instigante. Curioso é que a participação de Poirot é mais discreta neste livro, mas mesmo assim: nota 10.

kahreads 31/03/2024

Muito bom!
Tudo começa porque a secretária de Poirot, srta Lemon, escreve uma carta com três erros ortográficos. Ela está preocupada com irmã dela, que trabalha num alojamento estudantil e várias coisas foram roubadas. Poirot ajuda a descobrir, mas não antes de ter assassinato.

Guilherme 03/03/2024

A história começa um pouco confusa devido a quantidade de personagens, mas é até bem interessante, apesar de Hercule Poirot ter uma atuação um tanto discreta. De todo jeito, vale a leitura.

Annaplima 13/02/2024

"O relógio bateu uma hora, O rato desatou a fugir, Hickory, dickory, dock..."
O livro não é um dos melhores. Esperava mais.

Manurenata 24/01/2024

Ah mano. Curti.
Eu meio que descobri quem tava envolvido nos assassinatos então não deu o choque do plot, foi tipo "ah, já sabia legal legal" mas tudo certo.
Gostei do desenvolvimento, acho que por ser jovem (não igual os da época claro) mas basicamente pude sentir eu incluída na história. Gostei bastante do livro.

Leleus 14/01/2024

Adotei quase todos jovens Graças a Deus uns do que não adotei que era * assassin* ???? aprendi mto bem com meu avô poirot

Leitora.Voraz 03/01/2024

À uma certinho
desce o ratinho
Hickory dickory dock.

Leitura interessante para passar o tempo. O plot vem bem no final, nas últimas páginas, o que marca o estilo da Agatha Christie. Gostei!

Greice21 21/12/2023

Ratinhos
A empregada de Hercule Poirot anda preocupada. Sua irmã iniciou um novo emprego, está dirigindo um albergue para universitários. E o que mais a aflige, é que muitos objetivos tem sido furtados no pouco tempo em que trabalhando. Mais bizarro ainda que os objetos são dos mais peculiares, desde uma lâmpada até um estetoscópio. Em meio a todo esse mistério mirabolante, o suposto autor dos roubos se anuncia, assim como um noivado, seguido de nada menos que a morte da noiva.

Achei bem construída a história, e por alguns segundos achei que ia ser fácil demais para Hercule, mas depois de um tempo várias outras peças começaram a surgir. Achei bem interessante, que os personagens, por se tratarem de universitários, compõem várias áreas acadêmicas, bem como classes sociais, padrões de beleza e raças diversas.A capa tem pouca relação com a história, por se tratar de uma cantiga. Normalmente, redireciona-se a um objeto ou chave peça do suspense. Mas no mais, encerro o desafio deste ano com está obra.

Carlos531 04/08/2023

Morte na Rua Hickory
Mais uma obra muito divertida da rainha das histórias policiais, mais uma vez com a participação do principal personagem de Agatha Christie, Hércule Poirot, o espetacular detetive belga. Poirot tem como método de investigação a análise psicológica dos suspeitos e, claro, sempre acaba chegando no final ao autor ou autores do crime. O interessante nas obras da autora é o seu imenso conhecimento sobre os mais variados tipos de venenos que fica evidente em muitos dos seus romances. Outro fato interessante é o seu pretenso xenofobismo que na minha opinião é na verdade uma espécie de denúncia do espírito e cultura dos ingleses da época, talvez devido a imensidão de colônias inglesas no tempo em que Agatha foi criada . Neste livro essa espécie de xenofobia fica evidente em alguns desses personagens mas se fosse também da autora é claro que não ia querer que isso fosse demonstrado em seus trabalhos. Tudo isso faz com que ficamos querendo ler mais e mais histórias da rainha dos romances polícias.

Ju 28/06/2023

Me surpreendeu
Um suspense bem escrito. Me surpreendi com o final. Um desfecho empolgante
Essa escritora é top.
Agatha Christie não decepciona.

juju 12/05/2023

Talvez eu (e nem ninguém) seja capaz de, algum dia, compreender como funcionava a cabeça da Rainha do Crime.

O óbvio era óbvio, mas nem tão óbvio assim.

Sempre fico meio atordoada com os encerramentos de caso destrinchados pelo Poirot.