Morte na Rua Hickory Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Morte na Rua Hickory

Marlonbsan 26/01/2021

Morte na Rua Hickory
Após sua secretaria, Miss Lemon, cometer alguns erros, Poirot a questiona sobre o que a preocupa, o motivo é sua irmã, que gerencia uma pensão para estudantes na Rua Hickory e está com dificuldades para administrar de forma correta por conta dos roubos e atos de vandalismos inexplicáveis. E tudo se agrava após a visita de Poirot.

O livro é narrado em terceira pessoa, possui linguagem muito simples e fluída. Sempre me impressiono com o fato de Agatha Christie escrever nos anos 1950 e utilizar de linguagem tão direta e sem floreios.

A história é contada de uma forma um pouco diferente das demais, nesse livro não tem um narrador presente na história e acompanhamos o que acontece com os personagens de forma onisciente. Além disso, os acontecimentos são mais demorados para ocorrer por conta da introdução, o que ajuda a nos situar e interliga muito bem os acontecimentos, mas é em um ritmo mais devagar.

Como sempre, o destaque maior fica para a narrativa fluída, os diálogos que instigam e mostram a personalidade de cada pessoa que faz parte da trama, os detalhes que são percebidos, tanto pela investigação quanto por nós que estamos lendo. Além da progressão gradual até o desfecho.

Por conta da narrativa, o foco maior não fica para Poirot e isso pode não agradar muito, apesar de sua participação ser bem significativa. E também há certos momentos que se omitem informações para não entregar as respostas, o que é normal para esse tipo de livro, já que intercala entre explicar os fatos e dialogar até mostrar as respostas.

Seguem meu ig literário @marlonbsan

bibia 22/02/2021

foi o meu primeiro livro lido da agatha e eu assumo que estava com um pouco de medo de não gostar, porém a leitura fluiu MUITO eu extremamente rápido e não quis parar de ler até saber quem matou, não foi o melhor livro de mistério que eu já li mas eu com certeza amei a escrita e o estilo dela
Lia 23/02/2021minha estante
Eu te recomendo "os crimes abc" da Agatha, pq tem um mistérios super envolvente e é bem surpreendente.

Keka 13/11/2021

Uma série de roubos e acontecimentos estranhos, que aparentemente não possuem vinculo, levam Poirot a uma pensão de estudantes.

Claudia 14/04/2021

Eu nunca acerto o final
Como sempre acontece nos livros de Agatha Christie eu nunca descubro o culpado kkkk. História muito boaque me deixou super curiosa em descobrir o culpado de tudo. Adoro esse tipo de livro! Essa escritora é incrível e suas obras nunca decepcionam. Adorei.

belligna 29/03/2023

Obrigada Microsoft Edge por ler o livro pra mim enquanto eu trabalho porque se eu dependesse de como minha cabeça anda esses dias não terminaria esse nunca.
Poirot apareceu pouco e isso me chateou porque amo o velhote. E o livro não é dos melhores da autora, mas sigo querendo ler todos.

Gisele @li_trelando 10/09/2020

Agatha e suas rimas
Percebi uma tentativa de mudar a forma como os fatos acontecem, Poirot não apareceu tanto e vimos outro detetive fazendo as perguntas e conjecturas

William 01/11/2020

Um crime para encobrir outro crime.
Morte na rua Hickory é um livro com a participação do Hercule Poirot onde ele se envolva em uma investigação de furtos em um albergue de estudantes. Nesse albergue acontece vários pequenos furtos, porém Poirot desconfia que esses furtos só estão encobrindo algo muito maior. É uma história muito interessante, com personagens dos mais variados temperamentos. Muita gente reclamou que tinha muitos personagens, mas para mim foi tranquilo acompanhar o desenrolar do enredo e achei muito positivo ter um ambiente com bastantes pessoas testando a nossa capacidade de atenção e raciocínio. Para compreender a história bem é importante que o leitor leia com bastante atenção e o final, como sempre, Agatha Christie nos surpreende.

Bia Aguiar 09/09/2020

Morte da Rua Hickory Agatha Cristie
Gente, primeiro livro da Agatha que eu li, e adorei. Lógico que não é um dos melhores dela, mas de qualquer forma é muito bom, principalmente pela escrita super fluida da autora. Ela é demais.
Você começa a ler, e quando ver já está quase terminando o livro. Apenas o mistério eu achei um pouco exagerado com relação a solução. Não entendi como com pouca coisa, imaginaram algo tão imenso, de primeira. Enfim, gostei muito dos personagens, mas li em um dia, então quero muito mais.

Vivi 02/05/2021

Não me surpreendi tanto.
Diferente do que acontece com os livro da autora, nesse não fui muito surpreendida. Durante o desenrolar da narrativa já foi possível ter uma noção do que estava por vir. A surpresa ficou por conta da motivação dos personagens e isso ficou a cargo de Hercule Poirot, que nem apareceu muito nesse livro. A história se passa numa espécie de república, com estudantes de várias nacionalidades. É nítido o desprezo, na narrativa, por alguns desses alunos estrangeiros. No mais, é um bom livro pra entreter.

Well.Machado 06/05/2022

Chato, desinteressante e previsível!
Não gostei desse livro!!! Sempre quando falam de pior livro da Agatha Christie mencionam "Os Quatro Grandes" e "Os Elefantes Não Esquecem", mas Morte na Rua Hickory é MUITO pior (eu gosto dos outros dois apesar de serem mais fraquinhos). Mas esse eu achei uma trama muita chata e desinteressante e os personagens (os estudantes) extremamente sem carisma e insuportáveis. De todos os 20 livros da Agatha que já li por enquanto, esse foi o único que eu realmente não gostei e achei ruim, não me prendeu em nada e foi uma leitura super cansativa! E o final tão pouco me surpreendeu, até previsível demais!

Suzy 30/08/2021

Gostei bastante.
Eu diria que esse livro foi um livro bem diferente dos outros da Agatha. Claro que teve toda a investigação e mortes, mas não teve "enrolação", acontenceu lá pra metade o foco da história e só precisava resolver. Curti bastante porque no livro mesmo tem as suas pistas e deduções do Poirot, prefiro isso do que ter toda a história e só no final a explicação de algo que quase não tem no livro e você nunca imaginaria(que ja aconteceu nos livros da Agatha e achei meio brochante). Além de algumas referências que gostei demais.

Rodriguinho @literario.rojo 19/10/2020

"Hickory Dickory Rock"- "o ratinho vem e vagueia: a polícia faz "ah", mas quem é que será que vai parar na cadeia?"
Cantiga que nos é apresentada em mais uma história no qual Hercule Poirot protagoniza e tudo começa quando sua secretária srta. Felicity Lenon ao redigir uma carta comete alguns erros que deixa o detetive estarrecido e o faz questiona-la e assim srta. Lemon diz está bastante preocupada com sua irmã que trabalha em um albergue de estudantes universitários e que neste lugar roubos considerados peculiares vem ocorrendo o que aparenta ser algo sem muita importância para muitos para Poirot não e assim o mesmo passa a investigar sobre. E assim uma série de assassinatos passa a ocorrer no endereço na Rua Hickory n° 26.
O livro é apresentado inúmeros personagens de diferentes localidades do planeta e cada um com sua particularidade e temos também personagens de maneira intrigaveis e odiaveis, outros espertos e uns inocentes. A trama apresenta algumas reviravoltas que a autora fecha muito bem em seu desfecho que me convenceu pós término da leitura.

Sabrina382 26/12/2020

Morte na Rua Hickory
Agatha Christie tem o poder de nos envolver na história e apresentar diversos personagens confundido o leitor e fazendo duvidar de diversas teorias criadas no decorrer do livro.

Morte na Rua Hickory apresenta uma história intrigante com o tão conhecido detetive Poirot em mais uma aventura. Senti que nessa, o Poirot não apareceu tanto como normalmente acontece, mas foi interessante acompanhar o desenrolar dos acontecimentos.

Livro curto, fluido e como sempre surpreendente.

Carlos531 04/08/2023

Morte na Rua Hickory
Mais uma obra muito divertida da rainha das histórias policiais, mais uma vez com a participação do principal personagem de Agatha Christie, Hércule Poirot, o espetacular detetive belga. Poirot tem como método de investigação a análise psicológica dos suspeitos e, claro, sempre acaba chegando no final ao autor ou autores do crime. O interessante nas obras da autora é o seu imenso conhecimento sobre os mais variados tipos de venenos que fica evidente em muitos dos seus romances. Outro fato interessante é o seu pretenso xenofobismo que na minha opinião é na verdade uma espécie de denúncia do espírito e cultura dos ingleses da época, talvez devido a imensidão de colônias inglesas no tempo em que Agatha foi criada . Neste livro essa espécie de xenofobia fica evidente em alguns desses personagens mas se fosse também da autora é claro que não ia querer que isso fosse demonstrado em seus trabalhos. Tudo isso faz com que ficamos querendo ler mais e mais histórias da rainha dos romances polícias.

Rach 02/05/2021

Divertido
A história desse aqui me lembrou muito a história de um gato entre os pombos e, como gostei muito dela, também gostei dessa.
Nelas, têm muito ar de aventura jovial, principalmente porque ambas se passam em ambientes repletos de jovens e com uma atmosfera de que "algo está errado". O papel de Poirot não fica tão destacado, senti que o inspetor e a polícia colaboraram bastante para a resolução do caso mas, ao final, quem sempre descobre tudo não poderia ser outro que não o Poirot.