Longe dos Olhos Ivan Jaf

Resenhas - Longe dos Olhos

Bella 16/09/2021

Gostei muito da maneira que introduz "O Mulato" e de como mostra que muitas coisas, infelizmente, permanecem as mesmas desde o período imperial no Brasil.

Cissa 19/05/2013

Longe dos olhos, mas perto do coração
O livro Longe dos Olhos, escrito por Ivan Jaf e publicado pela editora Ática no ano de 2004 consegue envolver o leitor de modo que ele se identifique com os personagens e que, de certa forma, viva seus conflitos e inseguranças. A obra trabalha com a temática do preconceito, principalmente racial, fazendo referência e misturando-se com o livro "O mulato" do escritor Aluísio Azevedo, à partir desse ponto a história começa a se desenrolar.

Oto, o protagonista, guarda dentro de si um profundo rancor que foi alimentado, com o passar dos anos, pelos olhares preconceituosos, piadinhas racistas e tratamentos hostis que recebeu devido a sua cor e condição financeira. O acaso leva-o a conhecer Síntia, uma jovem branca com aparente estabilidade econômica, porém cega. Quando ela passa a frequentar a ONG na qual Oto trabalha, uma série de equívocos leva-o a mentir, fazendo-a acreditar que ele é loiro, branco e surfista, sendo este, na verdade, o estereotipo de seu amigo Leo. Os trabalhadores da ONG lêem livros, gibis, revistas e/ou jornais para aqueles que não estão mais aptos, como idosos, por exemplo. Consequentemente Oto se encarrega de ler o livro "O mulato" para Síntia e é possível notar semelhanças entre sua vida e a história de Raimundo, personagem principal do livro de Aluísio Azevedo.

O caráter descritivo e detalhista do livro deu vida a minha imaginação, embora, talvez, tenha permanecido algumas margens para erro. A história se desenvolve de um jeito simples e sereno, tornando algumas passagens praticamente palpáveis. O autor mistura romance, insegurança, amizade e ainda aborda o tema do preconceito de diversos ângulos, inclusive de formas inusitadas quando o Leo rouba a cena com sua personalidade descontraída. Em suma, a obra consegue tratar de questões sociais com seriedade e, simultaneamente, de modo cômico, sendo, então, uma ótima indicação para qualquer tipo leitor.

Luísa 29/08/2021

Uma leitura com gostinho de lar e certamente a mais linda que já li. Rica em até valores históricos. E podre de rica em trazer milhares de sentimentos do qual me fizeram desitratar. Ps; muito boa para criar o hábito de ler, eu diria

Luiz Fernando 03/03/2014

Perto da felicidade
Longe dos olhos traz um romance bastante completo e chega a ser divertido. Mas o principal ponto deste livro é o fato do envolvimento com o clássico literário brasileiro, "O mulato". Ou seja, o romance entre Oto e Sílvia vai se desenrolando ao mesmo passo do romance de Aluísio Azevedo, englobando desde o preconceito até o amor que se juga impossível. Com esse envolvimento e a apresentação de partes de "O mulato", o leitor vai criando um desejo de lê-lo, e nada melhor do que ler um clássico. Contendo uma linguagem simples e de fácil entendimento, é um livro recomendável a qualquer pessoa, independente da idade, que queira ler um belo romance, principalmente por fazer menção a um clássico.
Jureg.Leitinho 07/04/2017minha estante
Namoral cara, Te amo ?

Matheus 02/06/2010

Longe dos Olhos
O reeconto da obra de Aluizio de Azevedo é feito de uma forma bem simples, porém bem interessante. A história envolve muito mais que o clássico "O Mulato", ela tambem conta com uma envolvente história de Oto e Sílvia, que acaba tocando em um ponto muito sensível que é o preconceito - seja ele, dos outros, seu, ou até mesmo com você mesmo. Livro de sessão da tarde, mas recomendo...

Juju 25/06/2022

Livro simples que contém muitos aprendizados
Um dos livros mais fofos que já li. Romance bem construído, que traz temáticas importantes como racismo, deficiência, estereótipos, e muito mais!

Ké Alves 15/08/2012

Longe dos Olhos.
Esse livro é bom,porque ele fala de uma coisa que é o preconceito, muitas pessoas tem esse preconceito por pessoas cegas e pela pobreza também, e isso não é uma coisa boa, porque nessa história fala de um amor verdadeiro mesmo com tantas dificuldades nenhum deles desistiu e lutou pelo seu amor, e não houve o problema do preconceito nem por ele ser negro e ela cega, e o amor permaneceu acima de tudo. Livros assim que mostram a realidade de verdade para as pessoas e incentivam elas a não terem preconceito e nem discriminação com as pessoas negras!

Cristina 17/06/2019

longe

*Jaque 11/08/2011

essa historia é muito linda mas o tema principal é a questão do preconceito isso realmente acotece no nosso dia dia pessoas criando perfis falsos com medo que os outros descubram sua identidade longe dos olhos é bom mais deveria ter avançado mais com o conteudo.

Hankzinho 15/08/2012

Longe dos Olhos
O reeconto da obra de Aluizio de Azevedo é feito de uma forma bem simples, porém bem interessante. Ela tambem conta com uma envolvente história de Oto e Sílvia, que acaba tocando em um ponto muito sensível que é o preconceito - seja ele, dos outros, seu, ou até mesmo com você mesmo.

Na minha opinião o livro é sim muito bom, mas se tivesse mais personagens e mais drama junto com o preconceito a história poderia ficar mais divertida...

Isis Costa 02/05/2021

Um livro favoritado
A história está voltada a assuntos como o preconceito, mas também mostra que não existem barreiras para o amor. Durante a leitura eu percebi que Oto rejeita a própria cor e para superar seu próprio preconceito dedicou-se aos estudos.

Percebe-se já nos primeiros capítulos que inúmeras manifestações preconceituosas vão marcar o enredo da história, pois a chave da narrativa é a afeição do jovem negro, Oto, interessado em literatura e atento aos problemas sociais do país, por Sílvia, uma bela garota branca, cega desde o nascimento.

A envolvente história de Oto e Sílvia toca em um ponto muito sensível que é o preconceito, seja ele, dos outros, seu, ou até mesmo com você mesmo. No livro são relatados fatos que realmente acontecem no nosso dia a dia, as pessoas criando perfis falsos com medo que os outros descubram sua verdadeira identidade."