S.O.S Mamãe de Primeira Viagem

S.O.S Mamãe de Primeira Viagem Amanda Bonatti

Resenhas - Sos Mamãe de Primeira Viagem

Laura 08/01/2023

Emoções
Daqui uns meses estarei com meu bebê no colo, a leitura desse livro me ajudou muito, pois os sentimentos que a autora descreve são exatamente o que sinto, que coisa não? A obra não é bem um manual, mas sim a experiência vivida por ela na fase maternidade, gostei de ter acompanhado e me identificado com algumas situações.

Elaine.Cristine 17/12/2020

Interessante
Guia prático e sem enrolação. Bom para passar mais segurança nesse momento tão especial e desafiador na vida da mulher, a maternidade!

Clarissa Barradas 06/04/2021

Recomendo muito!
Eu gostei muito do livro, é leve, tem informações importantes e não tem enrolação.
Fiquei encantada pois dúvidas simples que sempre quis saber e que não encontrei.em.libar nenhum, nesse livro encontrei. Super recomendo!
É um livro bem legal.

Lu 17/10/2015

Um guia perfeito para todas as mamães!
"S.O.S. Mamãe de Primeira Viagem" é um livro perfeito para as mamães de primeira viagem, para aquelas que pretendem ter filhos, mas ainda não se planejaram e, é claro, para as mamães de longa data. Mesmo eu não fazendo parte de nenhuma das três categorias (rsrs), tenho que admitir que a escrita da autora é incrível. Ela tem uma leveza e total domínio do assunto que até assusta! rs O livro é muito bem humorado (me peguei rindo várias vezes com as situações), lindo, tocante, bem descritivo e a diagramação ficou delicada e cheia de detalhes bacanas. Um dos livros mais bonitos da minha coleção
Bonatti 12/04/2016minha estante
Lu, obrigada pela resenha. Adorei que você leu mesmo ainda não sendo mamãe (e nem pretendendo por enquanto) hehe
Mil beijos

Mari Sales 11/04/2016

História de ouro
Amanda Bonatti traz para nós uma história divertida e interessante sobre a experiência de engravidar, ter um bebê e formar uma família.

Narrado em primeira pessoa, nos sentimos como sua melhor amiga. De forma simples, a leitura flui como num piscar de olhos. Ela fala sobre a família, avós, tios e todos os palpiteiros de plantão, os legais e os intrometidos.

Os personagens principais são a narradora, anjo e seu marido atencioso. O foco está no relacionamento da mãe com seu bebê, desde o planejamento até quando nasceu. Claro, o marido está fazendo o seu papel de marido e de pai. Posso falar? Um bom papel de apoio e compartilhamento!

Não existe ilusão da gestação, apenas um relato amoroso de como foram todas essas etapas. Então, não esperem reclamação e fim do mundo aqui. Esperem a realidade e o quanto o amor pode mudar essa realidade!
O amor de mãe é o mais forte e sublime que conheço. É o amor que dá forças e esperança. Eu sei que vou chorar, vou ter medo, preocupações, mas, qual mãe seria mãe se não as tivesse?

Então, para as mamães e as futuras mamães curiosas, ler como foi o antes, durante e depois de uma gestação é uma informação de ouro!

site: http://www.resenhasnacionais.com.br/2016/04/amanda-bonatti-sos-mamae-de-primeira.html

Nu e As 1001 Nuccias 19/07/2016

Resenha do Blog As 1001 Nuccias
Em S.O.S. Mamãe de Primeira Viagem conhecemos um pouco da emoção que é se descobrir grávida de forma inesperada (não planejada), como é a reação da família, como são as expectativas e as pesquisas. É uma gama incrível de sentimentos e sensações que merecem ser compartilhadas.

Depois de um prólogo, em que reproduz uma conversa com seu marido sobre a vontade de ser mãe e recebe o famoso "mais pra frente", o livro narra em primeira pessoa, claro, como foi a descoberta e o desenvolvimento da sua primeira (e por enquanto única) gravidez. O que sentiu, o que comia, como foi a reação do pai e da família, como foram as visitas aos médicos, a avaliação das escolhas entre parto normal e cesária, o curso pré-natal, as compras, e tudo mais relativo ao momento.

Com muitas passagens cômicas, especialmente quando tem o marido envolvido, Amanda traz um mundo novo que é ter um novo humano dentro de você.

Narra como foram suas pesquisas na internet, como passou a participar de fóruns de discussão e dúvida (e acho que foi assim que surgiu a ideia do livro, porque é muita informação desencontrada ou encontrada de um jeito totalmente 'ahn?') e até fala das famosas simpatias para descobrir o sexo no neném.

E, então, minha opinião final: eu não sou mãe e tudo que foi narrado pode ser que eu nunca vá conhecer (afinal, o reloginho biológico não para), mas como foi divertido e instrutivo ler esse livro!

Não só dá pra perceber todo o carisma e o amor da autora em cada palavra escrita, como dá pra entender perfeitamente cada momento e dúvida que ela passou. Desde seus desejos e enjoos loucos até às frustrações de não poder ter o parto que queria e às dores do pós-parto.

Sendo uma leitura leve, extrovertida e muito informativa, eu recomendo com louvor! Com pouco mais de 100 páginas, tem muito mais amor que um bocado de livros de 350 páginas por aí. Mas olha! Eu recomendo pra você que nem sonha em ser mãe também! É legal à beça, vai te distrair e te dar muito material pra sonhar! ;)

*leia a resenha completa com quotes e fotos no blog!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2016/07/resenha-livro-sos-mamae-primeira-viagem.html

LT 20/07/2016

Uma linda viagem!
Quem leu minhas primeiras impressões sobre esse livro, com certeza sabe que eu estava loucamente apaixonada por ele. Quando o livro chegou pra mim, enlouqueci.
Esse livro mostra todas as partes, desde quando você descobre que está gravida até a chegada do bebê. A maneira descontraída da autora de escrever sobre essa parte magica da sua vida, é o que faz o livro ser magico. O livro não é apenas para quem já teve seu filho e já sabe o que passou, é para quem ainda não tem e sonha em ter e/ou para quem está vivenciando uma gestação também.
O livro começa com uma conversa entre Amanda e seu marido, ela sempre sonhou em ser mãe e ele não se importa muito, não está naquela parte deseja um filho. Todavia, imprevistos acontecem, Amanda está gravida e agora é a hora de ter um bebê, mesmo sendo uma surpresa. Depois do estado de choque de seu marido, ele fica super feliz.
E a partir daí ela mostra como é sua vida depois da descoberta, como é contar para todos sobre como a família vai crescer.

"Oi mãe, tudo bem?" Pergunto ansiosa, com o teste na mão.
"Tudo, e ai..."
"Mãe, eu tenho um novidade pra..."
"O que é?" Ela pergunta curiosa.
"Ah mãe, uma novidade, adivinha?" Digo louca para contar de uma vez.
"O quê... O quê, filha?"
"O quê mãe? Advinha?" Começo a rir.
"Você está gravida??"
"Ahhhhh!! Sim!"

Depois de todos ficarem sabendo, dos parabéns, sempre tem aquelas dicas de quem já teve bebê, o que pode ou não fazer. Amanda entra em um grupo de mamães que os filhos vão nascer em agosto e por ai vai, cada uma tem uma coisa para compartilhar sobre o que está acontecendo.

O livro mostra bastante o crescimento de Amanda, nessa nova parte de sua vida, a transformação da mulher em mãe. A obra é toda fofa, cheia de imagens fofas em cada subtítulo. O jeito delicado e suave com que a Amanda escreveu o livro, nos faz ver como essa parte da vida pode ser bagunçada, masque, ainda assim, é especial.

Amei o livro desde o primeiro contato com ele, e por mais que eu seja nova, é uma parte da vida que eu quero viver, quem sabe... mais pra frente.

“Ser mãe é descobrir que o amor é um dom. É compreender o sentido da palavra felicidade.”

Um livro de uma leitura rápida que traz uma história curtinha, mas delicada e bonita, que pode tirar as dúvidas de algumas futuras mamães, fazer outras reviverem suas histórias; enfim: um livro que indico para qualquer pessoa, homem ou mulher que sonhem em ser Pais e ou que queiram apenas ter uma ideia de como pode ser. Uma edição delicada, fonte em bom tamanho para leitura e que conta com a escrita fluida da Amanda Bonatti.

Como é o desfecho? Ele é bem óbvio, mas acredite, vale a pena ler, ver como se deu e... quem sabe a Amanda possa ainda escrever uma sequencia: "Depois que você chegou"... #ficaopedido rs

É isso! Até mais ver!

Resenhista: Analuiza Amorim.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/
Bonatti 08/02/2017minha estante
Amei! Obrigada por postar a resenha!
Obrigada pelo carinho, beijos!

Paulinha 02/01/2017

Uma surpresa!
S.O.S – Mamãe de Primeira Viagem é uma história narrada em primeira pessoa que aborda assuntos como a experiência da gravidez, a família e toda a relação que é estabelecida entre bebê e mamãe. Como narrador-personagem, a autora retrata todo o processo de planejamento da gravidez até o nascimento, com a presença constante do marido, que é parte essencial neste período. E a escritora Amanda Bonatti retrata o papel de pai como aquele que presta total assistência ao seu bebê e, também, à mãe. Todos os cuidados com alimentação, roupas e o bem estar da criança é retratado no livro, trazendo ainda mais um toque de realidade e do cuidado materno.

A leitura é aberta para àquelas que já foram mães, ou que estão grávidas, ou, até mesmo, àqueles leitores que buscam uma leitura limpa, simples e que flua, como este livro faz.
O que é muito importante enfatizar é que, em momento algum, há a visão ilusória da gravidez, e sim uma abordagem real de como o amor move a história desde o princípio. Mostrando as relações daqueles parentes que sempre acham ser “expert” no quesito maternidade, o que mostra bastante a realidade.

site: https://naoleia.com/2016/06/29/resenha-s-o-s-mamae-de-primeira-viagem-por-amanda-bonatti/
Bonatti 08/02/2017minha estante
Obrigada Paulinha pela resenha :) Gostei muito de saber a sua opinião.
Abraços

Noemy 17/10/2020

Me emocionei lendo
E uma pena o livro ser tão curtinho, li em mais ou menos 1 hora.
Me vi em muitas situações, mas a ida até o hospital, todo o processo do parto e a papinha salgada, parecia que a autora viveu minha história e descreveu no livro.
Minha filha tem 4 anos hoje e chorei lendo a mensagem final.
O livro é um relato muito bonito da maternidade de primeira viagem, eu amei.

minha4 06/12/2020

SOS mamães de primeira viagem
Desmistificando a gravidez.
Na internet é tudo muito bonito, mas dificilmente alguém vai falar as dificuldades.

Deyze 31/03/2022

Leitura agradável
Minha primeira leitura sobre maternidade e eu achei bem leve e prático. Um livro simples, mas que traz muita identificação.
Achei ótimo para introduzir assuntos do mundo da maternidade.

A autora escreve bem e me fez sentir como conversando com uma amiga.
Além disso, é super curtinho. Dá pra ler em um dia.

Giuliana Sperandio 30/08/2015

Ser Mãe é uma aventura inesquecível e única...
Um livro escrito com todo coração por uma mãe de primeira viagem, mas com a sabedoria e intuição que só Deus é capaz de dar. Ri, relembrei e questionei-me em vários momentos durante essa leitura.

No final, fiz o que toda mãe faz ao se deixar levar pelas emoções da descoberta desse dom da maternidade: me emocionei! Parabéns, amiga Amanda Bonatti, pela sensibilidade que retratou em SOS mamãe de Primeira Viagem, com a descoberta de ser mãe. Viajei nas memórias da minha experiência contigo.
"Costuma-se comentar por aí que filho deveria vir com manual de instruções, não é mesmo? Mas o fato é que eles não vêm. No entanto não se desespere. Existe, sim, esperança para pais e mamães de primeira viagem. SOS MAMÃE DE PRIMEIRA VIAGEM aborda temas relacionados à gravidez, ao parto, aos cuidados com o bebê após o nascimento e com humor e leveza narra as aventuras que toda mamãe vive durante esta nova caminhada. Uma obra onde as leitoras vão se comover com algumas histórias, identificar-se com outras tantas situações, rir de si próprias, pensar sobre a maternidade e rir-se à gargalhada com situações por que todas nós já passamos."

Ler este livro foi como acompanhar de perto uma pessoa tão querida, (como é a autora) vivendo esse momento fantástico e mágico que é a gestação. Foi tão real que por muitas vezes senti vontade de conversar com ela em tempo real, como fiz no Wattpad (bendito Wattpad que nos dá oportunidade de conhecer histórias lindas e reais como esta)!

Amiga, se antes eu já sabia que o seu talento com a escrita era mais que apenas criatividade, hoje tenho a certeza de que é um dom. Você é uma mãe escritora que faz tudo com o coração, desde a criação de seu pequeno filho de sangue, até aos gerados através de seus dedos, no papel.
Obrigada por me dar o privilégio da sua amizade, parceria, companheirismo e de confiar em minhas maluquices.
Obrigada por tudo, sempre, Amandinha. Te amo do fundo do meu coração

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2015/08/bienal-open-books-entrevista-x-resenha.html
Bonatti 31/08/2015minha estante
?Iupiiii

Bonatti 31/08/2015minha estante
Adorei a resenha

CuraLeitura 14/04/2017

O livro é uma leitura essencial para atuais e futuros papais e mamães. Ótimo também para todos que, como eu, tem curiosidade para saber como é esse momento da vida.
S.O.S Mamãe de Primeira Viagem é um livro super divertido que mostra como foi a experiencia da autora na missão mais complicada de todas: ser mãe.
O livro inicia com Amanda e seu marido discutindo o "tempo certo" para engravidar. Amanda já estava preparada, mas seu marido insistia em dizer que ainda não era a hora. A vida, claro, resolveu pregar uma peça nos dois e um belo dia Amanda se vê grávida.
Então, o momento certo é exatamente aquele em que você engravida. Estar grávida faz o momento ser o certo, perfeito e bem-vindo.
A partir daí, Amanda começa a narrar passo a passo a rotina dela nesta nova jornada. Ser mãe de primeira viajem não é uma tarefa fácil. Assim que ela descobre a gravidez, já começa a pesquisar sobre tudo na internet: o que comer, o que vestir, quantos quilos posso engordar?, qual o melhor tipo de parto, e muito mais. Tudo isso, claro, com um toque de loucura e bom humor.
Confesso que em minha fantasia, pensei que ele iria me rodopiar, beijar minha barriga, que iríamos sair e já começar a comprar o enxoval, mas isso era muito clichê. Meu marido ficou ali parecendo não acreditar, pensando sei lá o que, e eu chorando, de emoção e surpresa.
Além disso, vamos acompanhar toda sua rotina por mês. O mês em que ela passou mal, o mês em que ela ouviu pela primeira vez o coraçãozinho do bebê, o mês em que ela viu (ou quase) o seu bebê pelo ultrassom pela primeira vez, o mês em que ela começou a comprar e montar o quarto do bebê, se estendendo até o dia do parto e os primeiros dias pós o nascimento da criança. Todos os meses, acompanhado de uma nota da autora bem divertida.

Nota: No primeiro mês senti muito cansaço e o apetite aumentou consideravelmente. Alguém pode me trazer um X-duplo, com tudo dentro, por favor?

S.O.S Mamãe de Primeira Viagem é um livro narrado em primeira pessoa, divertido e interessante que vai nos mostrar com leveza como foi para a autora a aventura de ser mãe.
Eu não sou mãe ainda e mesmo para mim o livro funcionou, a forma com que a autora narra sua história é como uma amiga. O livro flui rapidamente e quando me dei conta já tinha terminado a leitura.
Para as mamães de plantão, tenho certeza de que quando lerem a obra vão se identificar muito com algumas de suas passagens. Para as que ainda não são, como eu, o livro é ótimo para entendermos como é esse momento e como fica a relação mãe/pai/bebê, sem contar os risos que o livro provoca.
S.O.S aborda também a relação e reação de toda a família enquanto espera a chegada do novo integrante, e também mostra a dificuldade de manter a calma quando começam a aparecer palpiteiros apenas para assustar uma mãe que já se encontra em pleno estado de nervos.

O que eu mais gostei do livro foi que a autora conta tudo o que passou exatamente como foi. Não tem ilusão e nem exagero. O que foi bom, foi bom. o que não foi, paciência. Você sobrevive!

Achei a leitura maravilhosa, me diverti muito, aprendi muito sobre esse universo e, juro, fiquei com muita vontade de vivência-lo também.
Sobre a estrutura do livro: a capa é linda, trazendo a autora na capa com seu barrigão imenso e lindo rsrsrs.
A diagramação é a coisinha mais fofa que eu já vi, todas as páginas vem com um desenho, lua, carrinho de bebê, ursinho...
As letras têm um tamanho bom e o ebook está bem revisado.

site: http://www.curaleitura.com.br

Marcela.Carvalho 30/07/2017

Um livro encantador, com uma proposta um tanto quanto fofa e corajosa

Um livro encantador, com uma proposta um tanto quanto fofa e corajosa: apresentar o dia a dia de uma mamãe em sua primeira viagem com a maternidade.

Como em um diário íntimo, conhecemos a autora e seu marido do momento em que o casal apenas conversa e imagina a possibilidade de um novo serzinho integrar a família (como sempre, o marido decide que “ainda não é a hora certa”), logo em seguida quando as duas listrinhas aparecem e entregam a notícia que vai mudar a vida deles para sempre, até alguns meses após o nascimento do tão esperado, primeiro filho.

Ao decorrer dos meses, observamos as adaptações, o preparo, os medos e, principalmente, a ansiedade de dois pais que se veem diante do desafio da vida – e a ansiedade do leitor cresce junto à deles.

“Ser mãe de primeira viagem nada mais é do que descobrir, aprender, tentar, errar e acertar, todo o nosso pensamento, nosso tempo e cuidado se voltam para este ser tão pequenino, mas que nos desperta tantas emoções.”

Já não é surpresa para ninguém que a maternidade não é um “conto-de-fadas”, não é mais o grande sonho de toda mulher, não é algo fácil e, muito menos, simples. Mas a autora, Amanda Bonatti, mostra essas questões de forma bastante leve, divertida e descontraída, por meio de capítulos curtinhos, bem construídos, humorados e super fofos (como não se apaixonar pelas ilustrações e por essa capa amorzinho?)!

“Minha casa após a papinha parece um cenário de filme onde há guerra de comida. Outro dia, fui ao supermercado, e quando reparei, tinha um fiapo de macarrão em meus cabelos.
BÁ-SI-CO!!”

Não, a obra não é apenas para mulheres ou para mamães; o livro é indicado para qualquer tipo de público. Jovens, adultos, quem pretende ter filhos ou não… Acredito ainda que seria interessante que homens cis (“cis” é o oposto de “trans”. E segundo o Wikipédia: cisgênero é o contraste de transgênero. De acordo com Jaqueline Gomes de Jesus, cisgênero é “um conceito que abarca as pessoas que se identificam com o gênero que lhes foi determinado no momento de seu nascimento, ou seja, as pessoas não-transgênero”.) lessem obras do gênero, para que pudessem ao menos ter uma noção do que se passa na cabeça das mamães enquanto tantas mudanças acontecem em seus corpos e mentes.

Particularmente, tenho acentuado trauma quando o assunto é “gravidez” – imediatamente me vêm à mente os tópicos “parto”, “dor” e “sofrimento”! Foi um dos motivos por eu ter me interessado mais ainda neste livro. Aqui a maternidade não é fantasiada, mas também não é renegada, é simplesmente… Realista. De acordo com a vivência, privilégios e experiência da autora.

"O corpo vai mudar, a casa e o casamento também vão mudar, aliás, toda a sua vida vai mudar após a chegada do bebê, mas, não se preocupe, muitas mudanças serão para melhor. Você vai descobrir uma alegria em cada mudança e aprender que foram necessárias para fazer sua casa se transformar em um lar, o amor me multiplicar e seu corpo, fertilizado, virar moradia. Não recordo ao certo a primeira vez em que coloquei meus pés no mar, nem tampouco a primeira vez que pude ver o nascer do sol, mas nunca esquecerei do dia que me tornei mãe, do dia no qual um sentimento maravilhoso invadiu meu coração e me completou.”

Viajar em “S.O.S Mamãe de Primeira Viagem” foi uma aventura e tanto, que me surpreendeu do início ao fim, sobretudo no que se refere ao modo simples, hilário e delicado da escritora em suas narrativas.

Acabei separando mais quotes do que caberia numa resenha (foram mais de 30 que não pude deixar passar! Hahaha) e, por isto, trarei uma pequena série com esses quotes.

É só ficar ligado! 😉

“Amei intensamente, mudei, trouxe à tona partes de mim que, até então, desconhecia. Tive muitas preocupações, sonhei com o futuro, e desejei que ele fosse um lugar muito melhor para viver e, principalmente, percebi com muita alegria, que não importa o tempo que passar, sempre serei mãe. Para sempre.”

site: https://devaneiosdalua.wordpress.com/2017/07/30/s-o-s-mamae-de-primeira-viagem-amanda-bonatti/