Destino ou Acaso

Destino ou Acaso Alessandra Vale

Resenhas - Destino ou Acaso

Conchego das Letras 17/07/2015

Resenha completa
Hoje trago o segundo romance da autora Alessandra Vale. Li o primeiro, que tem como título Simplesmente Amigos (veja a resenha clicando aqui), há pouco tempo e me tornei super fã, daquelas que lê até lista de mercado rsrs.

O livro Destino ou Acaso, mesmo sendo também um romance, é uma história completamente diferente da apresentada no primeiro livro desta autora. É mais leve, tipico para depois de uma ressaca literária, por ter comédia e suspense. Eu amooooooo!

Nele, vamos conhecer Alice, uma mulher forte e romântica. Mesmo depois de desilusões amorosas, ela só quer ser feliz e amada.

Ela viveu relacionamentos complicados. Primeiro, namorou durante quatorze anos com Carlos e foi abandonada próximo ao casamento. Ao substituir uma amiga que havia entrado de licença maternidade conheceu aquele que acreditava ser o seu grande amor, Paulo Renato, mas devido a algumas situações foram separados e não puderam viver esse amor. Depois ficou noiva de Bernardo, mas, faltando uma semana para o casamento, termina tudo por não ama-lo. Por último, temos o meu favorito e querido Jafoi (não escrevi errado, o nome dele é Jafoi mesmo rsrs).

"Como uma pessoa simples e sem grandes estudos poderia ter tocado em partes tão ocultas da minha personalidade? Talvez eu rotulasse demais as pessoas e perdesse de conhecer o que elas tinham de melhor para me oferecer. Pág. 152"

A história é intercalada entre o momento atual vivido por Alice e o período em que passou o relacionamento com Paulo Renato, explicando tudo o que fez ela se apaixonar por ele e nunca esquece-lo. Eu ficava imaginando o que teria acontecido com ele, o que aconteceu para eles não prosseguirem com esse relacionamento. Imaginei tantas coisas, que ele tivesse morrido, ido embora, sofrido um acidente, casado com outra... Você lendo, não vai ser diferente!

Quando Alice terminou o noivado com Bernardo foi passar seus dias de férias na casa dos avós maternos no Maranhão, para não enfrentar os convidados e os mexericos sobre a separação. Foi essa a parte da história que mais gostei, ria tanto com os momentos que ela passou...

Ela ficou no interior, convivendo com pessoas simples que conseguiram passar tantos ensinamentos para Alice e para mim. Sim, para mim, porque não?

Eu amo como Alessandra escreve, a forma poética e cheia de emoção.
"Temos que nos conscientizar que teremos que perdoar e aceitar muitas vezes, quase sempre, muito mais do que desejamos. O mais lindo de todos é quando amamos com o coração... Isso é o que enfeita a vida, nos faz ver beleza onde não existe... Suspirar em momentos inusitados por causa de uma simples lembrança! Pág 208."

Jafoi é um rapaz lindo, por dentro e por fora, que trabalha na fazendo dos avós de Alice . Eu torcia a cada página que virava para eles ficarem juntos. Quis que Alice esquecesse o tal Paulo Renato e fosse viver uma nova aventura, mesmo que fosse morar na fazendo, largando a "cidade grande", ou que ele fosse morar no Rio de Janeiro. Torci de verdade por isso e quando ... eu... Pois é, haha, não vou contar se acontece ou não.

O relacionamento entre Alice e Paulo Renato marcou tanto ela, que passou a não conseguir se apaixonar por mais ninguém; mas com a sinceridade e simplicidade de Jafoi, ela consegue perceber que precisa se amar antes de amar outra pessoa e se conhecer como mulher, para viver um grande amor.

"Fechei os olhos e suspirei. Alguns homens não permaneceram na minha vida porque eles escolheram não ficar, e quer saber? Me senti muito grata por isso, mas há um ano eu pude ser senhora do meu destino, dei oportunidades ao acaso e conheci as possibilidades, eu poderia ter errado na minha escolha? Sim, mas percebi a diferença entre as duas pessoas. Pág. 337"

Quem será que Alice vai ficar depois que descobre o que a mulher dentro dela quer de verdade? Quem será a outra metade da laranja de Alice: Bernardo, Paulo Renato, Jafoi ou outro homem?

Gostou dessa resenha, feita por Daya Maciel? Quer ver as imagens ou ler outras resenhas? Então entre em nosso Blog!

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/07/resenha-destino-ou-acaso.html#more