A Febre

A Febre Megan Abbott

Resenhas - A Febre

Felipe.Tavares 29/09/2015

Fuja deste livro
Este livro caiu em minhas mãos por acaso e, como já havia visto vários anúncios dele em sites, acreditei que valeria a pena.
Cometi um terrível engano.
A história inicial é até interessante, mas de repente se torna algo pra lá de chato, repleto de clichês e com termos e analogias para lá de infantis. Talvez o livro seja direcionado a adolescentes e eu que estava errado lendo isso.
A autora usa de artifícios pobres para nos manter conectados ao livro, mas só o consegue é nos decepcionar página a página até chegar num final bobo digno de "Crepúsculo" e coisas do gênero.
Corra!
eurodrigoalves 10/11/2015minha estante
Esse livro é decepcionante.

Amanda 24/04/2016minha estante
Descrição perfeita.

Andréia 06/10/2016minha estante
Vish já ia comprar. Desisto!

@bardoriano 10/12/2016minha estante
Morrendo de rir com os comentários. Tô lendo no sufoco. Kkkkkkkkkk

Fernando Lafaiete 18/12/2016minha estante
Não leiam este livro. Eu até agora não sei como a autora conseguiu publicá-lo. Ele é mais do que péssimo!

Drica 01/03/2017minha estante
Eu fui até mais bondosa do que você e dei duas estrelas, mas foi um sacrifício terminar a leitura!!! Triste!

Thaís Furlan 26/06/2020minha estante
Nunca me decepcionei tanto. E o final? Que não explica nada!

@calinaus 16/07/2020minha estante
Em nome de uma adolescente com um pingo de cultura (q não seja crepúsculo) eu dogo que super concordo. É um livro chato e arrastado demais

Amanda2856 21/01/2021minha estante
Ces acreditam que eu tive pesadelo com esse livro? Eu abandonei real , não conseguir ir até o fim nao

Nathalia.Ceratti 07/01/2023minha estante
Obrigada pelos reviews! Estava pensando em retomar a leitura, mas já vou deixar de lado ?

fefasecretss 16/04/2024minha estante
Livro chato, minha memória pra cada história que já li (mais de 200 livros) é MINUCIOSAMENTE ÓTIMA, esse livro foi tão SACRIFICANTE que eu simplesmente não lembro de nada! Sei apenas que terminei. Chato demais.

madsven 17/08/2022

Wow
Quando eu li as resenhas que fizeram sobre esse livro eu fiquei bastante intrigada , acontece que eu já estava no meio do livro , mas queira saber do plot e como iam abordar a reviravolta .

Foi realmente fascinante , nunca imaginei q isso poderia acontecer , não me passou pela cabeça que aquelas meninas q vão quase todos os dias de meia calça e se espelham em colegas de classe fariam tamanha desonra que traria diversos problemas por conta de uma simples fofoca pela metade e sentimentos confusos.

A amizade que pensaram em ter sempre pode surpreender. Ações movidas a sentimentos e cochicho entre amigas ,sempre me facinara, culpo a sara shepard.

Não erraram quando disseram q esse livro é o próximo Garota Exemplar a ser batido , muito interessante a abordagem do poder letal dos desejos e baseados que proporcionam sonhos lúcidos , rsrsrs.

Beatriz2029 12/06/2016

Entediante
Leiam todas as resenhas negativas sobre esse livro. Acreditem nelas.
@bardoriano 10/12/2016minha estante
MELHOR COMENTÁRIO... kkkkkkkkkk

Drica 01/03/2017minha estante
Acredito, pois eu li!!! Péssimo!

Brenda1391 28/06/2020

Enrolação!
O livro inteiro é uma enrolação só, não acontece nada, o final foi corrido e acabou não explicando nada direito.

alinenotalien 05/01/2022

Quero esquecer que li essa bomba!!!
A Febre estava na minha lista de leitura desde o lançamento, lá em 2015. Eu totalmente fiquei intrigada com a sinopse, principalmente por prometer uma trama envolvendo uma epidemia mortal e ser um suspense dos bons. A decepção veio, e veio fortíssima. Me xingando mentalmente por ter escolhido esse desastre como primeiro livro do desafio #24LivrosAntesdos24.

Pra começar, a sinopse é enganosa. Não tem epidemia, não tem suspense, tudo o que esse livro tem é histeria coletiva sem fundamento nenhum, parece que TODO MUNDO é louco nessa desgraça de livro. A Febre contém uma quantidade excessiva de dramas desnecessários, além de uma tensão sexual que não acrescenta em NADA na história.

Honestamente, A Febre é um livro que não acrescenta em NADA na vida do leitor, porque justamente não acontece p*rra nenhuma por aqui, é somente uma enrolação sem sentido pra fazer o leitor perder tempo.

Esse livro é vendido como algo promissor, mas logo nas primeiras páginas fica dolorosamente óbvio que vai ser uma bomba clichê, mal escrita e com o desenvolvimento inexistente - a não ser quando se trata de uma adolescente querer perder a virgindade, porque aí tem desenvolvimento até demais, poxa Megan Abbott.

Não percam seu tempo com A Febre. Vão ver o filme do Pelé que o tempo será melhor gasto. Meia estrela, mas a vontade é de dar uma nota -100 pra essa bomba.

???
felps 05/01/2022minha estante
indo ali tirar esse livro da minha lista kkkkkkkk

Gêmeas Sperandi 10/09/2015

Esperava mais
Infelizmente me decepcionei um pouco com o livro. Acho que esperava mais da história. Sinto que a autora deixou muitas lacunas vazias, e algumas perguntas extremamente importantes sem resposta.

O livro é narrado em terceira pessoa, e não sei se foi por esse motivo, mas não consegui me aproximar e me identificar com a personagem principal, Deenie. Algumas ações da personagem ficaram um tanto quanto borradas, assim como as ações de seu irmão, Eli. Às vezes ficava difícil dizer quando era real e quando era só imaginação. Eu me perguntei várias vezes a razão de tal cena ter sido escrita, pois não acrescentou muito à história.

Achei a explicação principal para os desmaios um pouco fraca, e sem sentido. A autora poderia ter trabalhado em cima dessa explicação e ter ido mais a fundo, ter implantado detalhes extras ao decorrer da história para torná-la mais plausível. Não vou falar mais para não soltar spoilers.

Um ponto forte do da obra foi o suspense que a autora causa em cada página, então o ritmo de leitura se torna muito rápido, porque queremos descobrir o motivo dos desmaios, convulsões, etc. Confesso que fiquei com medo em algumas cenas.

A boa notícia é que "A Febre" vai virar uma série da MTV, produzida pela produtora de Sarah Jessica Parker! Muito legal, né? Vou assistir, quem sabe eles consigam transmitir algumas coisas que o livro deixou de lado.

Espero que a editora Intrínseca publique os outros livros de Megan Abbot, porque gostei muito da sua escrita e do suspense em cada página, mas infelizmente "A Febre" foi um livro que não me cativou.

site: http://www.gemeasescritoras.com/2015/09/resenha-febre.html
Joice (Jojo) 25/09/2015minha estante
Gostei das resenhas, meninas. =)

Amanda 24/04/2016minha estante
Somos duas. Também esperava mais, achei a motivação para o principal ataque muito medíocre. A histeria em si, ganhou pouco destaque e devia ter sido mais detalhada, já que sabíamos ser um livro baseado nisso. Não foi um livro que me prendeu, li só pra terminar, porque não achei tão ruim a ponto de abandonar. Mas esperava algo mais elaborado.

Nathi 22/01/2022

Uma leitura boa
O livro é bom, a história é bem construída, mas faz você criar uma expectativa maior do que o livro entrega.
Rafael Kerr 22/01/2022minha estante

Aline.Faria 29/06/2023

Suspense instigante, que nos prende e nos deixa o tempo todo querendo ler mais para saber o desenrolar da história. Plot twist inesperado.

Rodrigo 14/09/2015

Até um certo tempo atrás, o mercado editoral estava abarrotado de distopia, mas como tudo é fase, parece que a vasta gama de livros futuristas se esgotou. No fim desse período distópico veio o boom que foi Garota Exemplar e com isso, editoras e autores migraram para as obras de suspense ou policiais. Hoje, você entra na livraria e encontra uma infinidade de obras com tramas misteriosas e com uma citação mais ou menos desse jeito na capa: "Se você gostou de Garota Exemplar, irá amar este livro.". O que deixa os leitores que amaram a história de Amy curiosos para saber se o produto ofertado irá conseguir surpreendê-los tanto quanto a jornada da nossa querida garota exemplar. Só que existe um grande perigo nisto: a pessoa se empolgar para ler e ver que aquilo não tem nada haver com o que lhe foi oferecido.
Recentemente eu li A Garota no Trem, o livro que está sendo cotado para substituir a posição de Garota Exemplar e eu havia visto diversos e diversos comentários comparando as duas histórias. Quando li, vi que não existia nenhuma relação ou algo semelhante nas duas tramas e o mesmo aconteceu com A Febre. Então, antes de ler os dois livros que mencionei agora, esqueçam de Garota Exemplar, ok? Cada um tem sua história e ambas se destoam completamente uma das outras.
Mas enfim, vamos conversar sobre o que realmente interessa.

A Febre vai contar a história de um estranho acontecimento em uma cidade. Do nada, durante a aula, Lise Daniels começa a ter uma convulsão, o que causa alarde pois não se sabe o que levou àquela situação. Logo após disso, casos parecidos com o de Lise começam a acontecer o que acaba gerando um grande medo entre as alunas e nos pais. Suspeitas começam a circundar na cabeça da população... Seria uma vacina contra HPV que todas as garotas da escola de Lise tiveram que tomar que estava gerando tudo aquilo?

Recentemente, eu havia visto um anúncio gigante no Skoob sobre esse livro, o que me chamou a atenção pois havia um comentário bem generoso da Gillian Flynn, uma das minhas autoras favoritas. Então estava eu na Cultura quando vi um exemplar de A Febre e para passar o tempo, o peguei para ler. E socorro, me sentei e quando percebi, já estava na página 100, mas houve um grande problema, eu não tinha dinheiro pra comprar e tampouco tinha epub dele na net. O que me fez deixou louco, pois eu estava completamente absorto na história criada por Megan Abbott, então passou-se uma semana e, ATÉ QUE ENFIM, consegui ler o resto de A Febre.
Mas vamos ao que importa.

Com uma premissa bem atraente, A Febre começa com todo aquele clima de suspense e eu até arriscaria dizer paranoico, mas eu sabia que o livro não iria puxar para algo sobrenatural. Mas enfim, quando eu comecei a ler, fiquei completamente imerso em tudo o que estava acontecendo com Deenie e suas amigas. Aliás, quem não fica absorto numa boa história de suspense? A narrativa de Abbot é sensacional! Viciante e impactante. Faz com que cem páginas não pareçam nada e com que você fique curioso e a ansioso para saber o que realmente está acontecendo. Eu a aplaudo de pé.

Os personagens foram bem construídos e aos poucos foram desabrochando com o decorrer das páginas e a autora soube muito bem abrir um pouco de cada um no momento certo para não haver previsibilidade no desfecho.

Por falar em desfecho, eu não imaginava que o causador da "febre" fosse o que foi. Fui pego de supetão! Porém, eu esperava algo mais BOOM devido à toda narrativa que o livro estava sustentando, mas a conclusão foi satisfatória!

Sem mais delongas, eu recomendo A Febre para você que procura algo denso, forte e de qualidade. Sem dúvidas esse livro entra para o Hall onde está Objetos Cortantes.

site: dreamdropdistance.com
Renato 14/09/2015minha estante
Já estava com vontade de ler este livro, agora então... Ótima resenha!

julia 21/11/2015

Arrependida.
Sinto que o livro todo poderia ser escrito em 5 páginas. É muita enrolação, e sinto que alguns fatos importantes na história não teve uma explicação, o que esperei o livro todo, e achei que estaria nas ultimas paginas. Mas não. Ai o livro acaba, e a gente fica com aquela cara de "tá, mas o que aconteceu, afinal?". Não gostei.
@cheiade9h 07/12/2015minha estante
nossa, sim
eu fiquei muito surpresa com o final tão bobo que foi
eu elaborei MIL teorias todas DESTRUIDORAS pro final, pq né, na contra capa estava dizendo "próximo garota exemplar" então coloquei A EXPECTATIVA mas nossa, cai do cavalo

Heloisa.Dacoreggio 08/01/2022

bom
o desenvolvimento do livro é muito bom mas o final é decepcionante, é como se a autora não tivesse tempo para finalizar o livro e deixou um monte de pontas soltas.

YUNG00 19/05/2023

Uma merda!
Parei na página 27 ou 28, odiei a escrita dela... Eu sei que seria uma leitura boa, uma historia boa... Só que não aconteceu. AAAAAAAAAAAA, queria ler tanto só que tem uma vantagem é você ficar com ressaca literária. Não chega a capa que atordoa nós, imagina a história! kkkkk
É isso, até o próximo livro, xau xau!

Maria2264 22/05/2020

O que foi isso?!
Pelo amor de Deus, me digam que eu não fui a única a não entender nada do que aconteceu aqui... Esse livro me lembrou muito "Uma casa no fundo de um lago" do Josh Marlerman porque o livro é tão sem sentido de um jeito que te faz sentir raiva, vou te falar, plot twist mal escrito é ruim, mas pior ainda é quando o autor só joga as coisas sem pé nem cabeça em cima do leitor e não dá explicação de nada. Até teve uma revelação qualquer no final, tão sem sentido quanto o livro, mas acontece que essa mesma revelação não explica um terço das coisas que acontecem nesse livro e que acabaram sem explicação, pontas soltas em livros são coisas que me deixam com muita raiva, mas o que me deixa possessa mesmo é não entender nada... Os personagens são tão chatos e alguns extremamente esteriotipados e desnecessários, como o irmão e o pai da protagonista que tiveram mais foco que o assunto principal (que deveria ter tido um desenvolvimento descente, já que a premissa era muito boa) sem merecerem. Gente, mas que ódio que eu tinha desse pai dessa menina, era o típico pai estadunidense, professor divorciado, muito preocupado com os filhos e que tenta passar a imagem de homem bondoso e solitário. A autora focou tanto nesse homem sem motivo nenhum já que ele não acrescentava em nada na estória e a vida dele era tão monótona que eu tinha vontade de pular as partes que a autora narrava a vida dele, e o irmão songa monga dela que nunca via nada, nunca sabia o que estava acontecendo?! Do começo até o meio o livro se mantém bem e te dá a impressão de um grande plot twist no final e de uma estória bem desenvolvida, mas do meio para o final os personagens vão fazendo coisas nada a ver, você não entende o motivo de nada estar acontecendo, a narrativa vai ficando tediosa e sem pé nem cabeça, nada tem sentido... Não recomendo e não leria de novo.
Thaís Furlan 26/06/2020minha estante
Concordo. Além do irmão lerdo que nunca entende nada, um final que não explica nada.
Ninguém sabia o motivo da doença. Nem a autora rs

Maria2264 26/06/2020minha estante
Sim, decepção total

eurodrigoalves 09/11/2015

Decepção
Me deixei levar pelos comentários que vi na internet e resolvi ler este livro. Que história chata. Personagens rasos, desfecho sem graça. Não atendeu nem um pouco às minhas expectativas. O livro começou bem, foi se perdendo e o final foi lastimável.

Péssimo. A pior leitura de 2015.

Maria Gabriela 11/11/2021

Horrível que chegou a me dar Febre
Uma verdadeira porcaria. Um dos piores livros que já li. A premissa é interessante e promete um suspense de tirar o sono do leitor, com a temática de uma epidemia mortal e misteriosa, entretanto, ficou apenas na promessa de ser algo realmente bom. O tom sombrio e perturbador que muitos disseram ter é simplesmente desastroso e mal articulado, isso quando há. O suposto pânico que seria espalhado tanto na escola quanto na cidade é ridículo e quando "acontece", é rapidamente esquecido por outros assuntos triviais e sem necessidade para o desenvolvimento dos personagens. Quanto a situação das vítimas? Pode esperar não encontrar nada muito profundo.

Quando se lê a sinopse e o título, espera-se uma verdadeira pandemia, um surto imparável de um vírus ou uma febre de origens sobrenaturais ou naturais, capaz de abalar todas as estruturas da sociedade, mas não passa apenas de um mal estar qualquer. O pânico imposto pela autora faz parecer que é o fim do mundo, quando é apenas um verdadeiro surto coletivo sem fundamento e sem razão alguma, em que os personagens estão tão cegos no perigo que não existe e não analisam que um remédio de dez reais na farmácia resolveria o problema de todos. O suspense é mal desenvolvido e muito mal aproveitado, e é uma desculpa esfarrapada para mostrar como a protagonista sofre por não conseguir fazer atos de fornicação com o garoto que gosta, esquecendo completamente que uma amiga ou colega próxima a ela está MUITO mal (e quando ela lembra de se importar, o que é raro, é um drama e um choro desnecessários); o dito garoto é o exemplo perfeito de rapaz que só pensa em atos pecaminosos e que fala disso o livro INTEIRO, como se fosse o verdadeiro pegador (esse menino existe apenas para isso, ele não tem importância NENHUMA na trama e poderia ser facilmente descartado). O pai da protagonista, então, é o mesmo que a filha: foca apenas em decepcionar Jesus e quando lembra que as pessoas próximas a sua filha e a ele próprio estão correndo perigo, senta e clama por ajuda, mas não faz NADA. Os personagens em si são banais e ridículos, chega a dar dó dos coitados.

O início é vendido como promissor e o leitor compra cegamente, porém, durante o desenvolvimento, a ficha rapidamente caí e percebe-se que é uma trama clichê e mal organizada, com aspectos absurdos e um foco generalizado para o drama adolescente em querer perder a virgindade e lembrar do nada que o amiguinho está morrendo, mas não fazer nada. É quase como ver um filme genérico de ensino médio! O final do livro é uma porcaria ainda maior. A suposta febre que tirou a paz de muitos poderia ser resolvida com um remedinho caseiro de vó e uma benção de uma senhora idosa que mora numa casa cheirando a menta e chá que sua mãe conhece há anos, que te pegou no colo quando você tinha apenas 1 ano de vida. É facilmente vendido como um livro de suspense e terror, mas que não passa de um drama adolescente qualquer com personagens que mais falam do que fazem, e que quando decidem fazer algo é completamente idiota e sem sentido. Horrível e detestável.
LeitorMorto 11/11/2021minha estante
~indo tirar da minha lista~

Maria Gabriela 11/11/2021minha estante
Bem que faz amg, esse livro é muito ruim

Nazli.Dias 11/11/2021minha estante
Muito drama pra pouco paracetamol

Maria Gabriela 11/11/2021minha estante
KKAKWKWKKKKKKKK O BERRO QUE EU DEI