Minha professora é um monstro! (Não Sou, não.)

Minha professora é um monstro! (Não Sou, não.) Peter Brown

Resenhas - Minha Professora É Um Monstro!

MiCandeloro 03/09/2015

Lindo, divertido e reflexivo!
Beto tinha um problemão na escola, ele se chamava sra. Kirby. A professora aterrorizava seus pequenos alunos. Tinha o hábito de berrar, de assustar e punia aqueles que jogavam aviõezinhos de papel no meio da aula, deixando-os sem recreio.

Que mal havia fazer um pouco de estripulia? Mas a sra. Kirby não tolerava, e comandava a sua turma com mãos de ferro, ou melhor, seriam garras de crocodilo? O que a professora não sabia é que a consideravam um monstro, verde, feio e furioso.

Se alguém dissesse isso a ela, a sra. Kirby falaria que não é verdade! Fato este que pôde ser comprovado por Beto, em um dia que a encontrou fora do colégio, sentada no seu parque favorito e lendo um livro.

O que será que Beto descobriu sobre a professora? E no que esta descoberta poderá afetar a sua relação com a mesma dentro da sala de aula?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Ok, todos vocês já sabem o quanto eu sou fissurada por livros infantis, principalmente os ilustrados, portanto, assim que soube desse lançamento, não pude deixar de solicitá-lo para a Editora. O que eu não sabia é o quanto iria me surpreender quando ele chegasse. Sabem aqueles livros que são lindos, que enchem os nossos olhos e que dá vontade de ficar folheando e admirando, e cheirando as páginas? Pois é, Minha professora não é um monstro! se enquadra nesta categoria.

Para começar, ele é enorme. Foge completamente do tamanho padrão ao qual estamos acostumados, e isso é ótimo, porque facilita o manuseio por parte da criança. Além disso, tem capa dura. Quem não gosta? As primeiras e últimas páginas são de um azul lindo, todo texturizado, e as ilustrações possuem um traço simples e caricato, aparentando terem sido feitas à mão com giz pastel e aquarela.

A Editora Intrínseca caprichou na edição que, por si só, já vale a compra do exemplar. Entretanto, não é só o design gráfico o responsável pelo sucesso da obra. Peter Brown aborda, de maneira delicada e descontraída, um tema muito importante, a difícil relação entre alunos e professores.

Infelizmente, cada vez mais vemos um abismo se abrir entre ambos. Alunos desrespeitam os seus mestres, enquanto os mesmos tornam o seu dia a dia um inferno. Quantas vezes perdemos o prazer de estudar determinada matéria por causa de um professor grosseirão? Assim como muitos docentes têm adoecido em razão não só da desvalorização do seu trabalho, mas também da dificuldade que possuem em lecionar para os alunos indisciplinados.

"Uma professora entrevistada pelo programa Profissão Repórter afirmou que “hoje os adolescentes só conhecem os seus direitos e ignoram ou desconhecem os seus deveres… São extremamente irresponsáveis, mal-educados, sem limites, sem alma, sem valores… E não existe uma lei que pudesse pará-los… Não existe uma punição sequer… É um verdadeiro descaso. E o professor que poderia ajudar na construção de um mundo melhor, está ficando extinto”. O professor se dedica, prepara uma senhora aula e se entusiasma para ministrá-la. Contudo, se depara com um grupo que não quer nada com nada. E os mesmos acabam contaminando os demais, transformando a sala de aula em um caos. A lei diz que não se pode reprovar, pois se perde muito tempo com isso, desmotiva alunos e gera gastos para o Estado. Este quadro desmotiva os professores. Não que eles desejam reprovar alunos. Isso é questão de desrespeito e desvalorização da profissão que leva muitos profissionais à desistência. Quantos bons professores não mais estão na sala de aula por conta deste quadro caótico? O quanto o país tem perdido com isso?" Fonte.

Na história, nenhum dos personagens está correto em suas atitudes. Beto não deveria atrapalhar as aulas da sra. Kirby, mas ela também não precisaria ser tão autoritária e estúpida com ele. Na minha opinião, a má conduta da professora jamais será justificada, independente das dificuldades que ela encontrar em sua profissão.

Mas, então, o que fazer para que alunos e professores se deem bem? O autor não nos oferece uma resposta, mas possibilita o debate e o questionamento. Por meio do livro, podemos discutir o assunto com os nossos filhos e identificar a reação deles quanto à história, descobrindo se eles pensam o mesmo de seus professores e perguntando sobre como tem sido as aulas e a sua relação com os mesmos.

Em Minha professora é um monstro!, Peter nos lembra que ninguém é perfeito e que costumamos criar impressões erradas das pessoas sem ao menos conhecê-las, dificultando a interação que poderíamos ter com elas. O que tem faltado hoje em dia, dentro e fora das salas de aula, é a empatia e o respeito de um para com o outro. Como já dizia a sabia R. J. Palacio, "gentileza gera gentileza". Então vamos fazer a nossa parte!

site: http://www.recantodami.com/

beatrxste 16/10/2023

Leitura pra sondagem das kids
(leitura realizada para sondagem de português dos meus alunos do 1º ano)

achei uma ótima ideia de leitura para crianças, principalmente no que tange a entender seus sentimentos e como eles influenciam as forma que vemos as coisas, e que no final todos somos monstros em algum momento.