A sexta extinção Elizabeth Kolbert

Resenhas - A Sexta Extinção

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

ranylson.carvalho 20/02/2024

A sexta extinção
Conteúdo excelente. A dinâmica com que ela vai apresentando os cenários, as descobertas e estimativas me atraíram. O cenário é preocupante demais, vai muita além do que já vimos sobre esse tema na escola, mídia ou em roda de conversas. A narrativa e citações da autora me instigaram a querer ler outras obras sobre temas relacionados. Recomendo.

Camis 05/01/2024

Comecei o livro com expectativas altas e no começo estava até interessante. Porém, achei que depois de um tempo ficou cansativo. A temática é importante, porém, talvez pudesse ter sido melhor abordada do ponto de vista da exposição das informações.

Fat212 29/12/2023

Leitura necessária?
Daqueles livros que conseguem aproximar pessoas de diferentes pontos de vista, de diferentes backgrounds e diferentes profissões. Só leia!

Dani Gundes 08/12/2023

Uma dose de realidade necessária!
Que os seres humanos estão destruindo o planeta, nós já sabemos! Mas em que proporção, qual o tamanho do estrago? Neste livro, a autora, de forma muito clara, traz alguns dados da extinção em massa causada pelo homem; tão relevante que se equipara a períodos geológicos passados de extinção em massa, que recebeu uma denominação própria: o Antropoceno. Recomendo!!

bieussauro 25/11/2023

A Sexta Extinção
A autora apresenta um trabalho jornalístico fantástico que leva o autor superficialmente através das grandes extinções em massa que ocorreram em nosso planeta e aponta principalmente para a sexta delas, cujo motivo somos nós mesmos.

Cleber 21/11/2023

A recente extinção
A sexta extinção descreve como o ser humano está em meio aos eventos e é a principal causa da mais recente extinção. Podemos ser e ter a solução para vários dos problemas enfrentados atualmente, mas acabamos sendo um câncer para nosso próprio planeta. A autora explica sobre as varias extinções e deixa o livro como um alerta do que está acontecendo e o que esta por vir. Ainda dá tempo !?!
Milena.Fratelli 22/11/2023minha estante
Creio q não tenhamos mais tempo, né? ?

Cleber 23/11/2023minha estante
Ainda quero acreditar que ainda dá tempo ?

Oliver- 17/11/2023

Razoável ?
O início da leitura te prende para algo como: Estamos causando a sexta extinção.

Mas no decorrer da leitura temos enrolação, falando sobre espécies que foram extintas por causa das mudanças climáticas e/ou alterações no ambiente feitas pelo ser humano. Entendo que Kolbert faz todo um percurso, dando informações para entendermos o final que, obviamente, estamos fadados a causar.. nosso próprio fim. Achei muito cansativo para só no final nos dar um choque de realidade.

Sim, é muito bem detalhado. Sim, é muito bem escrito. Sim, é muito muito muito muito muito... É tanto que cansa. Sobre ser "exagerado" : Nossa é o fim dos tempos, nossa como estamos acabando com o planeta, nossa como estamos nos levando para o fim de nossa espécie.." Se fosse uns anos atrás, teríamos esse pensamento.. mas as coisas mudaram de uma forma tão rápida que realmente passamos a ter quer SER EXAGERADO SIM. A atividade humana está matando a biodiversidade do planeta e estamos sentindo todas essas ações HOJE.

O que fazer para mudar ? Não há mais o que fazer.. não há volta.

Pedro.Augusto 05/10/2023

Terror científico
Apesar da data de publicação (considerando que traz informações que já sofreram atualizações), o livro traça um panorama interessante sobre os processos de transformação que o planeta tem passado e o papel do ser humano nas mudanças mais recentes.
São mostradas as evidências sobre grandes eventos de extinção e aquele mais atual que parece ser causado de forma bastante acelerada por uma espécie que tem consciência disso, nós mesmos.
Pra quem gosta de literatura científica (com explicações simples e de maneira didática) e se interessa por geologia, evolução e ecologia, é um bom livro. Mas cuidado para não se aterrorizar. Durante as quase 300 páginas (e os milhões de anos retratados), milhares, talvez milhões de espécies deixaram de existir. E tantas outras terão o mesmo destino. É assustador!

thiago_leitor 02/10/2023

Palmas ??
Livro sensacional, extremamente técnico e interessantíssimo pra quem gosta de ciência, história e apocalipse haha

Tainara76 17/09/2023

Como o ser humano está provocando sua própria extinção
O primeiro grande evento de extinção de organismos terrestres ocorreu há mais de 400 milhões de anos atrás devido, provavelmente, a um resfriamento do planeta, caracterizando o fim do período Ordoviciano. O segundo evento marcou o fim do período Devoniano, e esta extinção pode ter sido provocada por um aquecimento global.
O terceiro evento extinguiu o período Permiano e talvez tenha sido uma crise climática que dizimou diversas espécies terrestres. O quarto evento pode ter ocorrido devido a atividades vulcânicas que afetou todo o planeta, dando fim ao período Triássico. No quinto evento, que decretou o fim do período Cretáceo, um meteorito colidiu com a Terra e seus efeitos foram sentidos em todo o planeta.
Nesse livro, a jornalista Elizabeth Kolbert, traz relatos sobre várias espécies que foram ou estão em processos de extinção devido a ação humana. E mostra também como muitas pessoas estão trabalhando para evitar que o pior aconteça.
Além de leituras de trabalhos publicados, a autora visitou onde as espécies em conservação habitam, ou no caso daquelas que já foram extintas, onde habitavam, e pode experimentar um pouco de como são os trabalhos dos conservacionistas.
Observando como as espécies estão sendo perdidas devido às ações antropogênicas, a autora chega a uma conclusão: estamos caminhando para o fim de uma era, em que ocorrerá uma nova extinção em massa conhecida como a sexta extinção.

Criis.Souza 07/09/2023

Essencial para amantes da biodiversidade
O livro é ganhadora de um prêmio e não é por acaso. A escritora é uma jornalista que sabe como fazer um compilado de informações relevantes e ao final direcionar seu pensamento/julgamento sobre o assunto. O livro como o título diz, narra o período conhecido como Antropoceno, ou seja, um período totalmente influenciado pela humanidade, tanto para o bem quanto para o mal. O foco são as relações entre a presença humana e o desaparecimento de espécies. Me surpreendi com informações relevantes que a autora coloca que até mesmo eu, uma bióloga formada e atuante na área há 12 anos, não sabia. Por isso, indico a todes a leitura!

@eu_rafaelfa 01/09/2023

Sentimentos mistos
Complicado comentar esse livro, as vezes ele poderia ser facilmente classificado como "exagerado", por vezes como prelúdio do caus, e ocasionalmente cansativo.
É uma boa leitura se você não conhece a bomba relógio em que estamos sentados.

PITUCALELE 25/08/2023

A sexta extinção
Excelente leitura, explicativa, objetiva e de fácil entendimento, a escrita da autora é bem fluida, com um toque de humor o que nos faz desfrutar do livro, mesmo sendo sobre assuntos tão importantes e chega a ser assustadores o quanto o bicho faz mal a este planeta de um modo geral.

Ivan 17/08/2023

Todo momento é histórico
Vários cientistas já nos mostraram que houve grandes extinções que mudaram o mundo várias vezes anteriormente, algumas das causas conhecemos, mas não temos como ter 100% de certeza de nada.
Hoje, agora, estamos na Sexta Extinção, somos uma parte muito importante dela, estamos causando ela? Com certeza, estamos ajudando muito no seu andar, podemos sim ajudar a adiantar e piorar o processo, ou amenizar para as outras espécies que não tem tanto poder de mudança, só precisamos nos tocar que esse é um mundo só, um planeta apenas, e que estamos no mesmo barco junto com todas as outras especies; e sim, seremos extintos em algum momento, se achando importante ou não.

hellensbruzzi 12/07/2023

A sexta extinção é um livro muito bom. A autora soube conduzir muito bem as discussões entre a extinção, descobertas científicas e viagens que fez pra escrever esse livro. Em alguns momentos você nota que ela tendencia certos assuntos meio que expressando uma opinião final sobre, quando na verdade se você é biólogo/geólogo ou pelo menos está a par do assunto sabe que não é exatamente daquele jeito. Todos os capítulos tem suas peculiaridades e são interessantes, mas alguns acabaram me tocando mais que outros, como o do arau gigante, que possui uma brutalidade chocante em certos momentos. Num comentário final, eu diria que realmente é um ótimo livro e que todos deveriam ler.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6