A sexta extinção

A sexta extinção Elizabeth Kolbert

Resenhas - A Sexta Extinção

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jv02 03/07/2023

A sexta-extinção está realmente chegando
O livro é bom demais, a leitura é muito tranquila apesar dos capítulos grandes mas o jeito como se é apresentado os capítulos e os assuntos é muito interessante pois traz muitas informações e história da própria autora durante esse processo e nos lugares que visitou, é mostrado durante o livro que a culpa atualmente por parte das extinções de diversos animais é realmente dos humanos por meio da caça, poluição e engaiolamento de alguns para venda. Mostrando e descrevendo diversos animais antigos ou que foram extintos e suas causas e passando rapidamente por cada ano histórico como o Cenozoico, Mesozoico, Paleozoico...

Muito bom!!!

Vini87 16/06/2023

Chega a ser difícil descrever essa experiência.
O livro realmente apresenta uma leitura leve e em alguns momentos até mesmo descontraída, mas não é um livro pra você ler em uma tacada só, os textos trazem reflexões e aprendizados pesados que muitas vezes causaram uma explosão na minha mente, com certeza marcou minha trajetória de leitor.

Sempre venho tentando melhorar como ser humano para vivermos em um lugar melhor, tenho a plena consciência que nossas ações estão cada vez mais acabando com o nosso lar, ler sobre isso e tentar tomar ações para evitar esse fim são coisas que sempre estiveram ao meu redor, essa leitura (por vezes assustadora) me tornou mais consciente ainda.

Super indico, muito bom mesmo.

Erika 13/06/2023

A sexta extinção está ocorrendo neste exato momento...
Um livro de cunho científico, de fácil leitura e compreensão, para os leitores mais leigos. O livro mostra como as ações do ser humano está levando para uma sexta extinção em massa. Nos capítulos descreve espécies que já foram extintas em séculos mais recentes, e há milhares de anos atrás, como os animais da megafauna, com o surgimento dos primeiros humanos. A autora também conta como surgiu o conceito de extinção, os primeiros estudiosos a pensar no conceito, os primeiros fósseis de animais antigos, a evolução da teoria da extinção. Em suas viagens para conhecer locais e institutos de estudos, tendo esforços para salvar espécies em risco de extinção, em locais diferentes do mundo (como na floresta amazônica). Ela se esforçou muito para trazer as informações atuais e relevantes para se explicar a questão da extinção ocorrida no momento, onde um grande número de espécies estão se extinguindo, e outras tantas ameaçadas. A questão do tempo é primordial, pois está ocorrendo em grande velocidade, onde as espécies tanto de plantas e animais não tem tempo de se adaptar e mudar de local. Na história da terra esse evento está ocorrendo em muito pouco tempo. O livro nos deixa a reflexão sobre o futuro, que a extinção de diversas espécies, e a destruição dos ecossistemas, não poderá também levar à extinção da espécie humana?

Beatriz.Littig 31/03/2023

Incrível
Comecei a ler por conta de um trabalho da faculdade por isso demorei quase um ano kkk abandonei e depois voltei

O livro é extremamente envolvente e principalmente pra quem gosta dessas questões ambientais ele agrega muito conhecimento. Pra quem não é da área, não se preocupe pq o livro é super didático, e pra quem é da área, leia pq vai agregar muito na forma de enxergar e entender o mundo!!!

Muito bom! quero a versão física agora rs

Romeu Felix 22/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "A Sexta Extinção: Uma História Não Natural" é escrito por Elizabeth Kolbert e foi publicado em 2015 pela editora Intrínseca. O livro aborda a extinção em massa que está ocorrendo na Terra e que tem sido causada principalmente pela atividade humana.

Kolbert começa o livro falando sobre as extinções em massa que já ocorreram na história da Terra, incluindo a extinção dos dinossauros. Ela explica que essas extinções são eventos raros, que ocorrem quando as condições ambientais mudam muito rapidamente, tornando-se desfavoráveis para a maioria das espécies.

Em seguida, Kolbert descreve a atual extinção em massa, que ela chama de "Sexta Extinção". Ela apresenta evidências de que a taxa de extinção atual é muito maior do que em qualquer outro período da história da Terra, e que as causas dessa extinção são principalmente a destruição de habitats naturais, a introdução de espécies invasoras e a poluição.

Kolbert viaja pelo mundo para investigar os efeitos da atividade humana sobre a biodiversidade. Ela visita a Floresta Amazônica, a Grande Barreira de Coral, a Ilha de Guam e muitos outros lugares. Em cada um desses lugares, ela descreve como a atividade humana está afetando as espécies locais e os ecossistemas.

O livro também explora a ciência por trás da extinção, incluindo a genética, a ecologia e a paleontologia. Kolbert entrevista cientistas que estão estudando as causas e os efeitos da Sexta Extinção, e descreve suas descobertas de forma acessível e envolvente.

"A Sexta Extinção" é um livro preocupante, mas também inspirador. Kolbert mostra que ainda há tempo para salvar muitas das espécies em risco de extinção, mas apenas se agirmos agora. Ela faz um apelo urgente para que tomemos medidas para proteger a biodiversidade da Terra, antes que seja tarde demais.

Em resumo, "A Sexta Extinção: Uma História Não Natural" é um livro bem escrito e informativo que explora um tema importante e atual. Ele oferece uma visão abrangente da extinção em massa que está ocorrendo na Terra e nos faz refletir sobre o nosso papel como seres humanos na preservação da biodiversidade.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

GeanPerius 09/02/2023

Excelente!
Livro excelente, muito esclarecedor sobre a degradação do nosso meio ambiente e do que nos espera. Nos narra todas as cinco primeiras extinções em massa do planeta.

Guilherme.Oliveira 30/01/2023

Nós humaninhos e a capacidade ímpar de ferrar as coisas.

Ok, as primeiras grandes extinções não teve dedo nosso, mas, como foi dito, "ajudando uma espécie a se extinguir"... Só a pontinha do iceberg.

O livro é bem interessante e sua abordagem não é complexa, e, foi edificante ver outros prismas e vertentes do assunto.

Nando 30/10/2022

Impactante
Sofri muito ao ler esse livro, sabendo que tudo é verdade e que precisamos agir hoje a mudar as coisas.

Leandro.Margotti 27/10/2022

Somos a causa ou a consequência??
Neste livro a autora mostrou que existem inúmeros grupos de pesquisas e estudiosos acompanhando as mudanças no planeta e conseguiu sintetizar de uma forma muito fácil de entender. Estas mudanças geralmente são negativas para o planeta, mas estes mesmos grupos lutam para salvar suas causas e isso me levou a pensar...
Causamos este mal por pura maldade (vontade de destruir) ou a grande maioria por tentarmos consertar algo que já tínhamos estragado e isso só foi piorando e chegaremos ao ponto de nos extinguir?

Paula Volpi 09/10/2022

Serrando o galho em que estamos sentados
Ah pouco terminei este livro, mas ele não sairá de mim tão rapidamente.
Mesclando histórias e experiências, a autora conseguiu transmitir informações preciosas, e preocupantes, sobre o futuro do nosso planeta, da nossa casa. Não é um livro difícil de se ler quando se trata de entender o assunto, mas é difícil a partir do momento que começamos a entende-lo, aonde a autora quer chegar. Estamos destruindo nossa propria casa desde o momento que passamos a existir, e somos egoístas e egocêntricos demais para admitir isso, pelo menos a grande maioria de nós.
É um livro que precisa ser lido por todos em algum momento da vida, a partir dele percebi que nao posso deixar para amanhã conhecer o mundo que vivo e as belezas que existem nele, porque pode ser que ainda em vida, eu deixe de ter essa oportunidade.

Gabi Mauruto 27/09/2022

Fácil compreensão e muita informação
Gostei demais da leitura do livro! Precisa de calma, pois há muitas informações e é interessante levar o seu tempo para processar todas.
A leitura é gostosa, a autora trás uma narrativa não tão detalhada mas que não possibilita sentir o ambiente e entender as passagens.
Sou da área de biológicas e vi o livro como uma atualização sobre alguns pontos na história que ainda não conhecia e que merecem nossa atenção como sociedade.

Recomendo o livro como uma reflexão sobre nosso papel como espécie e para compreender como a ciência nos ajuda a compreender passado, presente e futuro .

jordana109 24/08/2022

Conclui esse livro com a perspectiva de que o ser humano é 90% arrombado e 10% tenta não ser tão arrombado assim

Marcone989 11/08/2022

Próximos de um fim longínquo.
A sexta extinção aborda de forma didática as causas que impactaram o planeta terra e levaram ou podem nos levar futuramente a uma extinção. Percorremos diversas áreas de estudo relacionadas ao tema, e é surpreendente descobrir a cada página, como a vida na terra é frágil. O livro não é pessimista, muito pelo contrário. Ele nos alerta, e também nos mostra o altruísmo e a compaixão que também podemos ter pela vida natural. Muitas extinções ocorreram de forma natural, outras foram forçadas pela desinformação e ganância dos seres humanos. Ganhamos a capacidade de alterar o ambiente, e fazemos isso de forma desenfreada, a extinção é inevitável para todos os seres. Mas se temos a oportunidade de adia-la, por quê não tentar ? A autodestruição não pode nem deve ser o caminho, e é de máxima importância que voltemos nossos esforços para tornar o mundo mais saudável com o tempo que nos resta. Se não para nós para os que virão no futuro.

Isa 29/07/2022

Serrando o próprio galho
Esse livro é um tapa na cara que todo mundo deveria tomar. Não é como se não soubéssemos que estamos destruindo o planeta, mas entender a extensão disso é essencial.
Pontos positivos: a linguagem desse livro é bem clara e simples, o que, na minha opinião, é o mais importante num livro informativo de não ficção. Também gostei muito da escrita da autora, intercalando informações científicas com narrações de viagens e exemplos, tornou a leitura menos monótona. Outro ponto positivo foi o tom que a autora usou durante o livro todo, sem deixar de imputar a responsabilidade ao ser humano, mas com bom humor, sem encher o livro com frases de efeito vazias. Por fim, na visão da leitora leiga que sou, as informações são de ótima qualidade, um mix de pesquisas que deve ter dado muito trabalho para compilar e simplificar de modo a fazer sentido.
Pontos negativos: minha única quebra de expectativa com esse livro foi que pensei que o leria em dois dias, por ser curtinho. Já nos primeiros capítulos percebi que isso seria impossível, porque a leitura é densa e, na minha opinião, o legal é você ler cada capítulo com calma, para realmente digerir as informações. Por isso, o ritmo da leitura é um pouco lento, principalmente para pessoas que não estão familiarizadas com o tema e/ou com o gênero de não ficção.
Enfim, não foi uma leitura super simples, muitas vezes foi até bem triste, mas foi muito necessária. Recomendo para todos!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6