A Serva do Império

A Serva do Império Raymond E. Feist
Janny Wurts

Resenhas - A Serva do Império

Susan.Kelle 12/02/2024

O crescimento de Mara neste volume foi muito muito grande. As reviravoltas pelas quais ela passa sempre acabam ensinando a ela algo. Acho que senti falta apenas de ver os cho-ja guerreando com mais vontade. E se por um lado fiquei triste pelo fim de Kevin vejo Hokanu com bons olhos. Resolvidos os grandes conflitos de Mara não sei o que esperar do terceiro volume já que toda trama do início foi resolvida. Já estou ansiosa pelo próximo volume.

Pett 16/09/2023

Cheio de reviravoltas
Antes de mais nada já preciso dizer que esse livro me deixou surpreso em vários momentos durante a leitura, seja pela morte de personagens a qual eu não esperava, seja pelo rumo imprevisível que a história tomou.

Nesse segundo livro, encontramos uma protagonista totalmente segura das coisas que tem que fazer e completamente ciente e ponderada em suas decisões, com sede pelo Jogo do Conselho.
Mara não é mais uma jovem inexperiente tentando sobreviver a um jogo mortal. Ela agora é uma Senhora que provou seu valor e que colocou os Acoma em ascensão. O livro focará no desenvolvimento de Mara e de como ela começará a questionar os costumes e tradições de seu mundo assim como dará foco tbm a seu romance com Kevin, um escravo bárbaro.

Kevin foi um personagem muito bem introduzido e sua interação com Mara rendeu bons momentos além de ele ser o personagem responsável por fazer Mara repensar sobre vários conceitos tsurani como escravidão, vida e honra, e fazer com que Mara enxergue os costumes e tradições através de outra óptica. Essa nova forma de enxergar as coisas foi crucial para os acontecimentos no final do livro.

Algo que gostei bastante foi que cada personagem secundário que já tinha conquistado nosso afeto no primeiro livro como Keioke, Nacoya e Arakasi, aqui alcançam seu ápice e possuem, cada um, seu momento de brilho. E em vários momentos o medo de um desses personagens morrer me fazia virar as páginas freneticamente.

Algo diferente em relação ao primeiro livro é que esse se alterna entre os pontos de vista de vários personagens, o que nos permite saber o que se passa na casa dos Minwanabi, e foi bem interessante ver o que se passava na cabeça dos antagonistas, principalmente de Tasaio, que se mostrou ser um personagem com quem eu gostei bastante e sem dúvida um ótimo vilão.

Equiparável a Game of Trones, a morte de personagens principais e importantes à historia contribuiu para que o livro mantivesse um clima de insegurança sobre toda a narrativa. Isso somado as várias (VÁRIAS) reviravoltas que lançam os personagens e a política de Tsuranuanni por rumos imprevisíveis, contribuiu para que um livro com mais de 700 páginas fosse lido tão rápido.

Por fim, queria dizer que o desenvolvimento de Mara, seu romance com Kevin, a morte de um personagem querido, as despedidas de outros e o final que de certa forma foi bem fechado me deu uma sensação boa, de missão comprida como sempre ocorre quando acabamos de ler um bom livro, mas ao mesmo tempo me pergunto: o que será que o autor guardou para o terceiro e último volume da saga?

Jefe 12/06/2023

Sou fã desse tipo de livro. Intrigas. Ficção. Disputa entre famílias. Amores. Honra.
Tem tudo nesse segundo livro da saga. E ainda conta com personagens interessantes. Ansioso para o livro final. Pra saber como termina a história de Mara e Kevin.

morfeu 07/05/2023

Mara, Senhora dos Acoma
O começo é meio travado e lento, mas em determinado ponto começa a ficar muito bom e me dava muitas sensações enquanto eu lia, adorei
Mara definitivamente é uma das personagens, ao menos dos livros de fantasia que eu já li, que mais me agrada, excelente personagem naquilo que se propõe a ser.
nesse livro acho q o ponto q eu menos gostei foi a parte do romance, mas ainda assim é ok.

Marcelo.Castro 18/04/2023

Uma ótima evolução
Segundo livro da trilogia, a Serva do Império evolui bem na história, encontrando seu tom. A narrativa amadurece com sua protagonista, e as cenas de batalha trazem grande dinamismo e emoção a história. Também vemos os Grandes melhor explorados, embora ainda guardem muitos segredos ocultos. Da mesma forma ainda restam muitas perguntas sobre os portais e os mundos bárbaros de além, assim como quanto a estranha fauna e flora do mundo em que a história se desdobra (temos um céu verde?!). Claro que a história tem umas imperfeições. O romance de Kevin e Mara é importante para a construção da narrativa, mas o melodrama excede um pouco do que se espera de uma aventura de literatura fantástica. A natureza por vezes paradoxal de Mara também causa algum incômodo: hora é esperta, sagaz, inteligente e forte. Hora é quase uma donzela indefesa que só com muita sorte, ajuda dos deuses e daqueles ao seu redor consegue ver seus planos funcionarem. A dicotomia é real e traz profundidade ao personagem, mas às vezes é excessiva e depõe contra a grande mulher guerreira que Mara é, e como assim deve ser retratada. Mas no fim das contas o livro é muito bom, um prêmio para quem superou a narrativa um pouco vacilante do primeiro volume, e certamente nutre grandes expectativas para o leitor no desfecho da obra. Recomendo e quero mais!

Kamui Leo 24/10/2022

Mara, a Senhora dos Acoma, conhece melhor que ninguém os segredos do Jogo do Conselho. Por meio de sangrentas manobras políticas, ela se tornou uma poderosa força no Império. Mas, rodeada de rivais impiedosos, terá que ser a melhor se quiser sobreviver. Como se isso não bastasse, a jovem precisa lutar em duas frentes. Na corte dos Tsurani, intrigas e traições desestabilizam o poder. Em seu coração, a paixão por um bárbaro do mundo inimigo de Midkemia a leva a questionar os princípios que sempre nortearam sua existência. Com seu filho em perigo e a continuidade de sua Casa ameaçada, Mara usa de todos os meios para tentar controlar a crueldade dos seus inimigos. Os desafios que terá que enfrentar dessa vez irão colocar em xeque as tradições dos Tsurani e suas próprias convicções. Neste jogo de sentimentos e poder, talvez ninguém saia vencedor…

Thef 25/08/2022

O segundo livro consegue te encantar ainda mais com o primeiro, os novos personagens que entram, os novos cenários, as intrigas do jogos, definitivamente um livro pra colocar no lugar especial da estante.

juresenhas 31/05/2022

eu amei muito o segundo livro da trilogia, o crescimento da Mara e o amadurecimento das personagens, chorei e ri com eles e quero muito ver como vai ser o desfecho no terceiro livro

Fagner 17/05/2022

Ótimo.
Um livro muito inteligente, cheio de ação, intrigas, romance e muito sagaz. Um livro cheio de reviravoltas, de conflitos pessoais. Perfeito.

Fabrício Araújo 17/04/2022

MEU DEUSSSSS
COMO QUE NÃO SURTA COM ESSE FINAL? PQPQPQPQPQLAP

Eu amei o primeiro livro e esperava que o segundo fosse seguir no mesmo nível, mas pqp, esse segundo livro é muito melhor e esse final me fez ter um orgasmo literário, manooooo que protagonista maravilhosa.

Só tô super dividido enquanto ao romance dessse livro pq não sei oq vai ser dele, quero muito vê como que vai acabar essa safadeza

Robbie5 04/12/2021

Esperava mais
Meio chato
Escrita cansativa
A leitura demorou a fluir
Mt descritivo
Enche demais linguiça
Tem umas partes muito desnecessárias
Mas as cenas de batalha entregam tudo
A intriga política é perfeita, apesar de não saber quem é quem, por ter milhares de personagens
Os personagens são muito apegáveis
Aquele final foi muito nhé
Mds q desfecho foi aquele
Esperava uma batalha entre a Mara e o Tasaio
E recebi bateção de boca
Parecia até que tava nos casos de família
Gabiiiii 04/12/2021minha estante
Eu tbm não gostei muito...

Arya4 16/07/2021

Serva do Império. Livro 2.
Mara é uma garota,filha de um grande Senhor do Império. Sua Casa é uma das três mais antigas e importantes. Depois da morte de seu pai e de seu irmão mais velho,ela vê encurralada:fugir ou assumir um trono que vem acompanhado de grande responsabilidade e de um punhado de inimigos furiosos. No lugar onde Mara nasceu,a honra é mais importante que vida,sua Casa determina quem você é,a mera decisão dos deuses julga se você nascerá escravo ou rei. Depois dos acontecimentos do primeiro livro e de sua incrível vitória em um jogo de vida e morte,ela agora é um Senhora que não pode ser subestimada. Mas logo surge Tasaio,um Senhor violento e com sede de vingança o suficiente pra prometer que sua família e ele mesmo se matariam se Mara dos Acoma não for destruída. Assim se segue a história nesse segundo livro eletrizante!
Depois de dois anos,eu termino esse livro imenso. Gostaria de ter terminado mais rápido,claro,mas como é uma leitura mais densa e detalhada não consegui.
Ainda assim,que livro maravilhoso! Que livro bem feito. A trama é complexa e inovadora,os personagens são uma mistura de ódio,perseverança e desejo. Mara definitivamente se tornou minha favorita. Personagens queridos se foram,eu lamentei e vem que vem próximo livro. Daqui dois anos eu faço outra resenha do livro 3. Rsrsrs.
A única pergunta que fica,depois de conhecer o Império e seus Senhores é:até onde você iria pela sua honra?

Vinícius 04/07/2021

Quem disse que o segundo não pode ser melhor que o primeiro?
Confesso que tive dificuldades para realizar a leitura do primeiro livro, foi meio massante em alguns capítulos.
O final do primeiro fez valer a pena, mas mesmo assim não comecei o segundo com grandes espectativas, talvez tenha sido por isso que ele me surpreendeu tanto.
Os jogos politicos e estratégicos são bem mais fluidos do que no primeiro, e você sempre fica na expectativa de acontecer algo interessante, que te dá aquele desejo se devorar os capítulos.

A leitura realmente vale a pena.