O Guardião da Última Fada

O Guardião da Última Fada Marcelo Siqueira

Resenhas - O Guardião da última Fada

P. 26/08/2021

Infinitamente cheio de clichês, o autor bebeu tanto das suas fontes que se engasgou e produziu uma obra que não passa de uma regurgitação de tropos e situações aleatórias na esperança de produzir uma atmosfera lúdica que se remeta a Harry Potter, Alice no País das Maravilhas ou o Pequeno Príncipe. Nenhum desafio tem algum peso na narrativa: todos os que são apresentados são imediatamente resolvidos com um deus ex-machina ou com a introdução do próximo personagem que será esquecido nos próximos dois capítulos. Com o uso exagerado de referências à cultura pop, personagens rasos e conflitos pouco emocionantes, a melhor qualidade do Guardião da última Fada é o fato dele ser rápido de ler.

beatriz.cardoso 06/01/2022

esse livro é muito bom, foi uma leitura super leve. Você entra na aventura de criaturas de outro mundo com o personagem principal, achei uma leitura super leve também e recomendo para todas as idades. O personagem principal era apenas um menino comum quando ele passa por um acidente de carro e acaba indo para outro mundo aonde descobre que é guardião da última fada, então ele passa por várias aventuras até conhecer a sua fada. É uma história super fofa, recomendo muuuuito uma história brasileira!

Milena 07/10/2023

Entre o bom e o razoável.
Livro de fantasia/aventura gostosinho!
Ele não é muito inovador quando se trata de narração e personagens, pois traz referências de muitas outras obras (o que não é de todo ruim). Não é uma história que prende, você por vários capítulos consegue terminar sem ficar instigado a ir para o próximo.
No início me irritou bastante a linguagem que mesclava entre o formal e informal, acredito que isso deva ser usado com parcimônia e pra determinados personagens, não de forma aleatória como senti no começo.
A história se desenrola bem, tem um começo, meio e fim explicados e conectados. O final da história é bem amarrado e de certa forma diferente do esperado.
É um bom livro, não é extraordinário, mas vale a leitura. 7,5/10

Fran.Silva 23/09/2015

Incrível Jornada
O Guardião da última fada é surpreendente.Quando terminei a leitura não conseguia encontrar palavras pra dizer como me sentia, pra avaliar, comentar com o que entendi, aprendi....Enzo e Lara e todos os outros personagens são expetaculares!
Gosto muito de capítulos curtos, fazem com que queiramos ler mais um e mais um até nos darmos conta que o livro chegou ao fim...
Marcelo Siqueira foi muito feliz m todas as palavras e ações de seus personagens e por isso EU ACREDITO EM FADAS!

patyalgayer 02/10/2015

Divertido, delicado e viciante!
A muito tempo atrás, li o livro O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo, e me encantei com a escrita do Marcelo e do Gustavo, autores dessa obra maravilhosa. Então, quando soube que o Marcelo estava lançando um livro só dele, fiquei louca para conferir! Comecei a ler O Guardião da Última Fada com altas expectativas, e tive a sorte de vê-las todas superadas... este livro é lindo, repleto de aventuras, meio "maluquinho" e, ao mesmo tempo, de uma delicadeza incrível... impossível não se apaixonar!

Enzo é um garoto de 14 anos, que leva uma vida absolutamente normal, ao lado de seus tios e de sua mãe, até se ver misteriosamente transportado para outro mundo. Neste mundo fantástico e repleto de criaturas inacreditáveis, o garoto precisará passar por muitos perigos e desafios, a fim de salvar a última Fada... será que Enzo está preparado para ser um Guardião, e definir o destino da própria Existência?

A história deste livro é linda, dinâmica e absolutamente viciante; impossível largar a obra até que suas páginas cheguem ao fim! O enredo é rico, super original e muito marcante, diverte ao mesmo tempo em que nos faz refletir sobre muitos aspectos de nossa vida... se for para comparar, a trama de O Guardião da Última Fada é uma mistura de Alice no País das Maravilhas - com seus personagens no mínimo "diferentes", lugares maravilhosos e situações muitas vezes beirando o impossível - com a delicadeza de O Pequeno Príncipe; ou seja, uma obra-prima, uma aventura fantástica que todo mundo deveria conhecer!

Além de Enzo, muitos dos personagens apresentados por Marcelo chamam a atenção: desde os Irmãos Esquilos, Veloz e Ligeiro - um pouco irritantes às vezes, mas bons companheiros e de suma importância para a missão de nosso herói - , ao imponente Imperador, passando pelo simpático Nhô Urso, os leais Yanx e Zepher, o sábio Lobeno... cada personagem foi muito bem construído, tem uma importância significativa na história e consegue conquistar o leitor com seu jeito peculiar de agir! Destaque também para os Devoradores, as bestas humanoides com trombas de elefantes e presas de marfim (que, por sinal, ilustram a capa do livro), seres horríveis com o único propósito de destruir a última Fada... poucas vezes senti tanta aflição ao ler um livro, quanto as em que Enzo precisou enfrentar esses monstros! De fato, as descrições do autor são tão imersivas, que acaba ficando impossível não se sentir parte da história, vibrar com as vitórias de nosso Guardião, roer as unhas nos momentos de perigo e suspense, e torcer com todas as forças para essa história ter um final feliz... é uma experiência enriquecedora, pode ter certeza!

Como li este livro em e-book (que me foi cedido pelo autor), não há muito que eu possa falar sobre os aspectos gráficos do livro físico... mas posso dizer que a diagramação do e-book é linda, com belas ilustrações entre as partes da história, símbolos nos inícios de capítulos, bom tamanho de fonte e um bom trabalho de revisão do texto; se for assim também em sua versão impressa, junto a essa capa maravilhosa, o livro deve ser de encher os olhos! Finalizo esta resenha recomendando fortemente a leitura de O Guardião da Última Fada, principalmente para os fãs de aventuras e fantasia... mergulhe de cabeça nesta história maravilhosa, você não vai se arrepender! ;)

site: http://magicacult.blogspot.com.br/2015/10/o-guardiao-da-ultima-fada-de-marcelo.html
Anna Gabby 09/10/2015minha estante
Você sabe se ele faz parte de uma série ou se é livro único?

Kenia 15/08/2016

"Não se pode ter pressa. A calma e a tranquilidade são elementos fundamentais na jornada. O Processo é lento. É um desenvolvimento a longo prazo."

A aventura de Enzo já começa nas primeiras páginas, que envolto em um sonho, ele se encontra em um lugar escuro, e quanto mais ele avança, maior e mais infinito o lugar parece. Ele avança porque uma voz doce o chama, pedindo por ajuda. Em um determinado ponto, ele para em frente a uma porta cheia de símbolos pintados de vermelho e sem pestanejar, ele chuta a porta e entra no cômodo. A voz continua chamando pelo garoto e ele não sabe se continua em busca da voz misteriosa ou se esconde dos perigos que podem existir por lá. Ele se vê diante de várias portas e ao abrí-las, encontra várias criaturas mortas.

Após diversas frustações ao abrir as portas, uma voz masculina o encontra e o leva para um lugar mais seguro. A voz masculina é de um anão e Enzo não sabe se deve confiar nele, mas o segue mesmo assim para um jardim abandonado, deixando a imagem de um castelo para trás. A cabeça dele está confusa e preocupada em achar a dona daquela voz, o que ele não imagina é que algo super importante está para acontecer e que vai mudar sua vida para sempre. Fugindo das batidas assustadoras, Enzo segue o anão de olhos cor de ouro. Eles começam a avançar por uma floresta e de repente sua visão começa a distorcer e ele acorda na varanda da casa de campo de seus tios.

Esse sonho estranho não sai de sua cabeça e o garoto não consegue mais dormir. No dia seguinte, Enzo se envolve em ajudar seu tio nas tarefas de casa até o finalzinho da tarde e após sentir uma pressão no peito, decide buscar lenha na floresta. Mesmo caminhando cautelosamente por lá, ele sente uma forte dor em sua cabeça e de repente se encontra desacordado.
Esse pequeno acidente o leva novamente para o mundo mágico e ele encontra com aquele mesmo anão de seu sonho. O anão parece meio aflito e leva Enzo para um ponto da floresta. Lá, ele retira uma semente, arremessa em uma rocha cinza e pede para Enzo regá-la. Mesmo incrédulo, Enzo rega a pedra e uma rosa azul brota, deixando o garoto admirado! O que ele ainda não percebeu é que com isso, ele é o Último Guardião da Última Fada!

"Você é cheio de perguntas. Entendo sua preocupação. Mas muitas vezes falhamos em nossas missões por nos precipitarmos."

Enzo tem a missão de proteger a rosa dos inimigos conhecidos como Devoradores de Fadas. E em proteger, ele vai conhecer várias criaturas fantásticas como a Coruja que usa calças, o lobo ancião, a doceira do Nhô Urso, um touro apaixonado por uma sereia, bonequinhos suicidas feitos de bombas de chocolate e muitos outros. Cada personagem traz uma mensagem que vai contribuir para o amadurecimento do garoto Enzo e na realização de sua missão.

São 239 páginas de um mundo fantástico incrível que Marcelo estruturou muito bem! A escrita é bem fluida e os personagens muito bem contruídos. Como eu já conferi a escrita dele na trilogia do Príncipe Gato, esse livro me encantou ainda mais. Me encantei com cada cena, cada personagem que se encaixou perfeitamente na missão do querido Enzo. A última frase do livro me deixou meio intrigada: será que vai haver uma outra aventura? Espero que sim!

Leiam essa maravilha da literatura nacional e se encantem!

Nico 03/09/2016

Uma Jornada Sobre a Vida
Tive conhecimento d'O Guardião da Última Fada através da página no facebook. Fiz a pré-venda sem saber ao certo o que esperar, mas o livro estava em minhas mãos bem antes do imaginado. Acabei postando uma foto no instagram e me surpreendi quando o autor me respondeu, é como dizem por aí, uma das partes mais legais dos livros nacionais é a possibilidade de você conhecer quem escreveu a obra, e quem sabe até sentar uma tarde para discutir ideias e opiniões. Acompanhei vídeos musicais e covers feitos pelo Marcelo, e gostei muito disso. Pude notar a paixão dele pelo que faz, porque quando realmente amamos o que fazemos usamos todos os meios para transmitir ao mundo o que passa em nosso coração.

Eu imagino que ao lançar um livro ficamos na ansiedade de saber logo quais foram as primeiras impressões dos leitores, e isso foge totalmente do nosso controle, muitas vezes só saberemos essa opinião através de comentários rápidos, resenhas em blogs, ou estrelas e notas em sites de críticas. Mas estamos falando de alguém que já é macaco velho nessa história: Marcelo Siqueira e seu primo Gustavo Almeida lançaram o primeiro livro da trilogia o Príncipe Gato ainda em 2011, logo, esta é a quarta obra do autor.

O livro narra as aventuras de Enzo, um rapaz de quatorze anos que se pega preso em um mundo mágico com a árdua missão de ser o guardião de uma criatura que, de fato, mantém tudo funcionando, e ainda precisa protegê-la de monstros assustadores com uma fome voraz. Conforme a trama avança, você percebe que não se trata apenas de uma longa aventura atrás de um objetivo específico, é muito mais do que isso. Há inúmeros personagens nas mais diferentes ocasiões, você percebe nitidamente que há uma mensagem por trás de cada um deles, cabe ao leitor refletir. A maneira como o herói se depara com cada criatura e o que eles acrescentam à jornada e ao seu amadurecimento é o que realmente importa.

O livro é extremamente rápido de se ler, pude terminá-lo em apenas dois dias. A escrita fluiu de maneira graciosa, a equipe da editora fez um bom trabalho com a diagramação, revisão e ilustrações; encontrei apenas dois errinhos de digitação que escaparam da revisão, mas que no momento me fogem à memória.

Se vai ter uma continuação ou não, então eu digo que aqui está uma daquelas obras que deixam inúmeras perguntas para trás, e que ao mesmo tempo não precisa resolvê-las. Há espaço para mais, mas só se o autor quiser. Vivemos um tempo de preguiçosos, gostamos de ter respostas de mãos dadas e fácil compreensão para não ficarmos pensando nelas depois, já que estamos sempre atolados de informações atiradas por todo lado e na constante busca por mais.
Creio que, pelo menos eu, por um tempo refletirei sobre o que li e senti em O Guardião da Última Fada. Talvez antes eu desejasse agir como um Ultron maligno que prefere exterminar todos para recomeçar do zero, mas agora penso em cada pessoa que fez parte de minha vida e acompanhou a minha jornada, e começo a hesitar. Acho que qualquer um hesitaria, é uma responsabilidade tremenda, as decisões são feitas, e se elas foram certas ou erradas, como viver com esse fardo?

Deixo apenas os elogios para este autor que no final da obra conseguiu me deixar naquela espécie de ressaca literária, de querer voltar para esse universo que o Marcelo abriu as portas e me emprestou a chave para que eu mergulhasse de cabeça nele. Senti-me em casa. Só não sei se voltarei tão cedo, mas acho que guardei um certo novelo de lã branco no quarto para me lembrar desses grandes momentos...

site: http://reinodesellure.blogspot.com.br/2015/08/o-guardiao-da-ultima-fada-resenha.html

Apollo Souza 05/09/2016

A historia narra a trajetória de Enzo, o Guardião em busca da essência da ultima fada. O menino cujo destino é muito maior do que ele imagina tem um crescimento considerável no decorrer da trama, sendo perseptivel essa mudança no decorrer dos acontecimentos.
O livro para mim foi um tanto arrastado e enfadonho mesmo sendo curtinho demorei meses para termina-lo (nao sei se foi a escrita ou a minha falta de vontade). Em muitos momentos (quase todos) o garoto se mostrou um completo idiota dependendo apenas do acaso para continuar em sua missão (P$#%A é serio isso!). As poucas cenas de ação nao se mostraram tão emocionantes quanto eu imaginava. (fui com muita sede ao livro)
No fim, a mensagem passada pelos protagonistas nos faz pensar no futuro das pessoas e em como estamos nos comportando com relação a nos mesmos, aos outros e com o nosso planeta.

site: http://anjoenerd.blogspot.com.br/2016/08/resenha-o-guardiao-da-ultima-fada.html

Triz 07/01/2017

[RESENHA] O GUARDIÃO DA ÚLTIMA FADA – MARCELO SIQUEIRA.
Uma mistura dos clássicos da fantasia literária, o mundo de Alice, a coragem das crianças de Nárnia, o pequeno príncipe e sua flor, e o “eu acredito” de Peter Pan. Uma história de aventuras e escolhas. Uma história ambientada em um mundo à beira da destruição e a única pessoa que pode salvá-lo é Enzo, o guardião da última fada.

Resenha:

Um dos fatores que me fez embarcar nesse mundo foi o autor. Sim, o autor Marcelo Siqueira. Não pelo fato dele ser ele, mas por ser um brasileiro e acredito que nós – leitores brasileiros – devemos apoiar todos escritores nacionais.

Esse livro provocou-me uma enorme curiosidade no instante em que comecei a leitura. – Enzo, um garotinho “sonhando” com estranhas batidas, e um doce sussurrar que o chamava. E no momento em que ele acordou pensei: “O que é que está acontecendo neste livro?” É após esse pensamento não o soltei, até ler a última linha da última folha.
(RESTANTE DA RESENHA NO BLOG)

site: https://vivendonoslivros.wordpress.com/2016/09/12/resenha-o-guardiao-da-ultima-fada-marcelo-siqueira/

melnoliteraverso 25/05/2021

Incrivel
Cara, uma leitura super fluida, ao qual você começa a ler e não tem vontade de parar para saber o que irá acontecer.

Trend Literária 15/06/2022

O Guardião da Última Fada
Para mim a coisa mais importante em um livro é o fato de ter começo, meio e fim bem introduzidos e definidos, isso é facil de perceber neste livro.
O autor te faz viajar no mundo da imaginação e se perguntar se você realmente intende de interpretação tanto quanto você acha.
Ao ler o livro eu me senti na pele do protagonista senti sua angústia, sua alegria, seu medo. E tudo de forma clara e espontânea, eu realmente me senti dentro do livro.
A única parte que para mim foi meio chata foi o fato do final ser meio aberto, nada que atrapalhe o fechamento da história, apenas dá margem para novos livros.
Além do livro ser nacional o que por si só é um ótimo fator para ler, e ajudar a comunidade de autores nacionais.

Xoxo bjs: Trend Literária
??

Patty 12/02/2024

O livro só não foi perfeito porque o final aberto me deixou doida, queria muito saber mais detalhes sobre a batalha final.

O livro me lembrou muito O Caminho do Poço das Lágrimas, do André Vianco, inclusive os livros são mais ou menos da mesma época.

O final me deixou bem triste e chorosa, apesar de ser uma fantasia é possível fazer muitas relações com a realidade, além de ter uma crítica social muito forte sobre preservação da natureza e até o veganismo.

Com certeza é uma leitura que vou guardar no coração.