O Bebedor Nocturno

O Bebedor Nocturno Herberto Helder

Resenhas - O BEBEDOR NOCTURNO

MachadiAninha 25/08/2021

Belíssima curadoria do Herberto
Sou do time da prosa, e descobri isso bem cedo. Tanto quanto escritora como leitora, a forma do poema sempre me pareceu estranha, secreta, complexa. Eu conheci a criação de Herberto Helder através de uma cadeira da faculdade (Santa literatura portuguesa!), e a identificação foi quase que instantânea.
Esse livro em específico é um compilado de poemas, canções e demais produções literárias advindas de culturas diferentes, desde africanas, arábicas, japonesas, gregas... Além de outras civilizações que eu nem conhecia.
O sentimento de ler sobre outro tempo, de compreender o senso de poesia desses lugares, além de encantar com as alegorias e linguagem ritualística. É um livro que te transporta, deixa seu coração quente, te faz encontrar raizes em locais em que nunca se esteve. Ou se esteve. Em outra vida, talvez.
É um conjunto de poesia pra se guardar no peito, bem no fundo.

Adriana Scarpin 06/06/2018

Exemplar trabalho de garimpagem e tradução de Helder do mais variados recantos do mundo em seu existir poético, dos quais minha preferência recai nos sempre resplandecentes koans zen-budistas.

"Se acaso vires na rua um homem iluminado,
não o abordes com palavras, não o abordes com silêncio."

"Quando o peixe se move, turvam-se as águas;
quando o pássaro voa, uma pena."

"Colhe flores, e as tuas vestes ficarão perfumadas;
tira água, e a lua estará nas tuas mãos."

"No fundo das montanhas está guardado um tesouro
para aquele que nunca o procurar."

Heyss 23/12/2016

Magnífico, misterioso, envolvente
Um dos livros de poemas mais impressionantes que já li. Os poemas parecem saídos de um tempo antigo e ao mesmo tempo atemporal, as palavras parecem memórias do inconsciente coletivo. Um livro para jamais esquecer.