Filhos da Lua: O Legado

Filhos da Lua: O Legado Marcella Rossetti

Resenhas - Filhos da Lua

Bela Landim 28/08/2016

Karibakis!
Por conta do trabalho de Laura, sua irmã, Bianca e ela são nômades modernas, sempre mudando de cidade em cidade. É claro que no fundo, Bianca sabe que essa não é inteiramente a verdade por trás mudanças, a verdade é que Laura está convencida de que constantes mudanças diminuem as crises de sonambulismo e pesadelos horríveis que Bianca tem desde o assassinato de sua mãe e seu padastro. Em uma dessas mudanças, acabam em Santos,SP, e é ali, em meio as situações mais estranhas como desmaiar em frente ao cara mais lindo do colégio, ser atacada por braços macabros saindo de uma parede e entender que nem tudo é folclore, que Bianca descobrirá quem realmente é, a ultima Farejadora de uma raça de criaturas chamada Karibaki.

"Não amamos o que queremos, mas o que não escolhemos"

No começo, Bianca me tirou do sério. Ela é meio bobinha mesmo com toda aquela coisa " Garoto mais bonito da escola" e "chego caindo", além de não ter um pingo do quesito Girl Power que tanto chama atenção nas personagens atuais, que conseguem se salvar sozinhas dos perigos que as cercam. Mas criticando a Bia eu percebi uma coisa muito importante sobre os personagens que são apresentados para nós recentemente. O fato é que na época da escola - vulgo ano passado- eu era exatamente como ela, meu crush era mesmo o cara mais bonito da escola e eu era simplesmente um desastre ambulante, e sinceramente, se eu fosse assaltada e corresse o risco de ser estuprada por 3 caras, nem em meus mais mirabolantes sonhos eu conseguiria me salvar sozinha, então porque infernos eu estava esperando qualquer coisa diferente por parte da Bianca? Por que eu estava criticando ela por ser uma garota normal? É que estamos cada vez mais sendo atacados por personagens idealizados que, apesar de terem idade para serem adolescentes, não o são por completos.

" - Nosso Mundo é muito estranho, Bia..."

E é isso que diferencia a Bia desses personagens; enquanto eles tentam ser normais, ela é, apesar do sonambulismo e outras estranhezas . O que acaba por abrir um espaço imenso no livro para a evolução da personagem, ela vai superando seus medos e amadurecendo, se tornando não só uma adolescente forte, mas também uma mulher, e sem perceber, nós estamos torcendo por ela e nos orgulhando por cada conquista. No fim, ela é essa personagem incrível que nós vimos crescer, e não vemos a hora de ver o que ela fará com a vida dela.

"- Eu sou Julian - Imitou ele com voz dramática - aquele cujo olhar ignora o aquecimento global e congela qualquer coisa viva por onde anda. Eu sou Julian, cuja sombra gera blackouts e cuja risada mata qualquer criancinha de medo.

Outra coisa legal de reparar, são as subtramas e os outros personagens. Temos o Renan que é super fofo e a Nicole, que me conquistou na primeira aparição, mesmo cheia de mistérios e uma certa indiferença.E existe sim um "triângulo amoroso", mas o bom é que fica em segundo plano, onde nós temos o Lucas e o Julian como interesses da Bia, e eles não são aqueles personagens que você pode classificar como bonzinho ou Bad Boy. Eles são mais que isso, e principalmente, eles tem defeitos reais. Aliás, todos os personagens tem defeitos reais, não dá pra dizer que nenhum deles é perfeito, e é bom.

"Olá jovem trocador de pele! Não, você não é um lobisomem! E por favor nunca mais use essa palavra aqui novamente. Odiamos ser chamados assim, acredite!"

O que nos puxa para a mitologia criada, ou melhor, reinventada, do livro. É fascinante, e isso é tudo o que eu posso dizer sobre os lobisomens/trocadores de pele do livro, que são chamados Karibaki, sem estragar as grandes surpresas. Até porquê a existência deles é muito bem costurada na nossa, o que a torna muito fácil de acreditar.

" -Talvez ele seja adotado - começou Duda. - Ricardo deve ser parente de canguru e não de Karibaki."

Quando a Marcella Rossetti me enviou um e-mail propondo uma parceria, o interesse foi imediato; lobisomens em Santos? Eu simplesmente não poderia perder essa. Primeiro porque é fantasia brasileira e tem uma dinâmica completamente diferente do que a que vem lá de fora. Os personagens vivem na nossa cultura e são as pequenas coisas que estão presentes no cotidiano de nós brasileiros, igualmente presentes no livro, que possibilitam uma maior identificação com os personagens.

- Vaga-lume? Por que me chamou disso?
- Não sei – respondeu ele dando de ombros. - Acho você lembra esses bichinhos estranhos.

Além disso, existe o fato de que o livro, obviamente, foi escrito em português, o que significa que estamos lendo exatamente o que a autora gostaria que lêssemos. Nada se perdeu na tradução! Ou seja, nada foi mudado e não corremos o risco de encontrar uma personagem com 16 anos que fala como alguém um tanto mais velho. O que por sua vez produz uma certa sensação de familiaridade com a leitura que não encontramos ao ler qualquer outra que não tenha sido escrita por um brasileiro.

Outra coisa a ser ressaltada é o fato de que o livro se passa em terras tupiniquins, em grande parte na cidade de Santos, no estado de São Paulo. É muito mais interessante ler algo que se passa no seu país ao invés de NY, por exemplo. Quer dizer que se você realmente gostar, é muito mais fácil dar um pulinho e ver os lugares em que a personagem se encontra, além de conferir uma certa veracidade do dia-a-dia brasileiro. E falando por alguém que morou em Santos por 4 anos, no fim do livro eu estava meio que stalkeando a personagem, - só pra ficar registrado,ela morava a 20 minutos de caminhada de onde eu morei.

"Você precisa abraçar a dor .. Senti lá não é o problema. O problema é ficar incapacitada por ela."

Dito isso, eu só posso acrescentar que o livro merece ser lido por qualquer um que se interesse por livros de fantasia e se você é um desses, pode adquirir o E-book na Amazon, ou o livro físico, na Saraiva, ainda em Pré-Venda e com um brinde muito legal.

Blog: http://isylandim.com.br/

site: http://isylandim.com.br/

mouemily 26/08/2016

Filhos da Lua: O Legado foi uma surpresa. Eu não queria ler a sinopse ou qualquer review antes de ler pelo menos uma boa parte do livro para evitar qualquer tipo de spoiler, então não sabia praticamente nada quando comecei a lê-lo.

A começar pelo óbvio: Esse é um livro brasileiro, escrito por uma mulher brasileira, que se passa no Brasil. Talvez a história toda não tenha elementos tão característicos como a gente vê em um André Vianco da vida, por exemplo, mas parte dos acontecimentos se passa em Santos e São Vicente, duas cidades que ficam ali perto de São Paulo, e os personagens têm, em sua grande maioria, nomes tipicamente brasileiros e, o mais importante, diferentes tons de pele. A personagem principal é uma adolescente, criada pela meia irmã mais velha, que faz amizade com outras meninas e está mais preocupada com o que está acontecendo ao seu redor do que com possíveis namorados (apesar de se preocupar com isso, também). Uma de suas amigas, inclusive, é lésbica e faz parte de um dos casais mais importantes da história.

Pode parecer bobagem citar elementos tão corriqueiros assim, mas eles foram essenciais para que eu me apaixonasse pela história. Não é toda hora que a gente encontra todos eles assim, de bandeja. Adicione a tudo isso o fato do livro ter sido escrito, pelo o que eu entendi, por uma professora que queria contar sua história além das classes de aula - Impossível não ficar, ao menos, curiosa.

É claro, nem tudo são flores. A escrita de Marcella não foi uma das minhas favoritas, havendo momentos em que a história parecia correr rápido demais. Faltas de vírgulas e algumas construções de frases me incomodaram um pouco também. Por introduzir um mundo completamente novo, há muitas informações e personagens novos sendo inseridos a todos os momentos, o que pode acabar confundindo um pouco o leitor - Eu sei que demorei para lembrar quem era quem em alguns momentos e em outros eu simplesmente desisti e segui em frente, querendo saber o que acontecia em seguida.

Mas, justamente por apresentar tanta coisa nova, eu deixei de lado essas coisinhas que não me cairam bem e segui em frente porque fiquei presa na história de Bianca, a protagonista. Sabendo tanto sobre seu passado quanto o leitor, ela vai, aos poucos, aprendendo tudo o que acontece e, ao mesmo tempo, levantando novas questões. Os trechos que passavam fora da vista de Bia eram enigmáticos e me deixavam cada vez mais curiosa. Aliás, ainda tem coisa que não foi explicada, o que me deixou louca pela continuação.

Eu não sabia que esse livro não era stand alone. Na minha rápida pesquisa antes da leitura, encontrei pouca coisa sobre ele, então fiquei bem surpresa quando a história acabou e fios ficaram soltos.

Quanto aos karibakis, os personagens fantásticos do livro, posso dizer que me surpreenderam - só não sei se positiva ou negativamente. Como amante de lobisomens que sou, eu estava animada para ler um livro inteiro sobre eles - mas logo percebi que não era exatamente isso que eu teria. Divididos em legados, com poderes especiais e um refúgio maravilhoso com uma tecnologia de ponta e histórias do passado, eles acabaram ganhando um espacinho no meu coração, apesar de serem extremamente regrados e até mesmo violentos, de forma que me assustaram um pouco. Tenho esperanças de mudanças para a continuação, mas por enquanto é só isso. Não sei o que vai acontecer com eles e se minha relação com os mesmos vai mudar. Espero profundamente que sim.

No geral, fiquei apaixonada pelo livro. Muita coisa aconteceu, muitas questões foram levantadas, muitas vírgulas faltaram e o ritmo da história não é exatamente uma obra prima, mas, ainda assim, ele é um romance infanto-juvenil brasileiro sobre minhas criaturas místicas favoritas com personagens femininas fortes e fantásticas, escrito por uma brasileira e se passando no Brasil (eu nem mencionei, mas o Refúgio brasileiro é, segundo o próprio livro, o maior e mais importante do mundo! Take that, USA!!). Mal posso esperar para comprar a versão física do livro, um vez que eu o li no Kindle antes da mesma ser lançada, e mais importante ainda - mal posso esperar pela continuação!

Fernanda @condutaliteraria 19/08/2016

Envolvente!
Bianca sofre com crises de sonambulismo após o trauma de presenciar a morte de sua mãe e padrasto, porém mesmo estando presente, ela não consegue se lembrar de nada. Sofre constantes pesadelos e sente que na realidade não foi um assalto que resultou na morte de ambos.

Com 16 anos, Bianca agora vive com a meia irmã Laura, e vive mudando de cidade por achar que isso ajudaria nas crises.

A história se passa em Santos e utiliza muito da história da cidade. O que eu gostei muito.

Logo no primeiro dia de aula Bianca conhece Renan e Nicole e logo após Lucas e sua turma, quando o vê sente forte dor de cabeça e desmaia.

“Sentiu o toque leve dela em sua marca de nascimento e Carol soltou uma expressão de reconhecimento”

Como nem tudo é o que parece ser e é certo que por detrás do passado de Bianca tem algo mais, a autora nos conduz a um mundo de fantasia urbana adolescente com Uivadores, Furiosos, Destemidos, Furtivos e Farejadores. E claro, os Karibakis.

Os Karibakis são uma raça única, composta por aqueles que carregam o sangue da lua, nem humanos, nem lobos. São capazes de trocar a pele humana por uma lupina, algo que não chega a ser um lobo, porém maior e mais feroz. Dentre eles tem os que apesar de se desenvolverem dentro da linhagem, não trocam de pele.

“Não amamos o que queremos, mas o que escolhemos.”

Esse mundo paralelo a nossa realidade é muito bem criado pela a autora. A riqueza dos detalhes é perfeita e não deixa nenhuma dúvida ou ponta solta nos acontecimentos. Os Karibakis são bem descritos, bem como sua história, cultura e poderes. E como em toda fantasia urbana, se escondem da sociedade e têm um lugar próprio para viver. O que é muito bem explorado ao longo da história.

A adaptação de Bianca a essa nova realidade em sua vida é também, bem descrita. Cada etapa do processo é mostrada a nós, podemos acompanhar cada sentimento, medos e evolução da nossa protagonista.

Achei a trama bem envolvente, com mistérios que vão se desvendando ao longo da história e várias reviravoltas. Temos também romance, um triângulo amoroso na verdade, e como os Karibakis têm suas regras nesse quesito, isso também foi colocado. A parte da amizade também foi um ponto forte no livro.

“Você precisa abraçar a dor... Senti-la não é o problema. O problema é ficar incapacitada por ela.”

Realmente o mundo dos Karibakis e suas linhagens é muito amplo, quase impossível falar sem dar um spoiler.

Esse primeiro livro é apenas o começo, acho que muita coisa vem por ai e claro que fiquei curiosa pela continuação.

Agradeço a autora pela oportunidade dessa leitura! Foi uma experiência maravilhosa para mim.

Marcia Lopes 18/08/2016

Sensacional!
Quando eu era criança e assistia às séries de TV, A Mulher Maravilha, A Mulher Biônica eu sonhava ser como elas, aguardava ansiosamente o dia em que passaria o novo episódio poder me sentir poderosa, importante e especial. Pois bem, esse livro me fez reviver momentos assim, de adentrar a história a ponto de querer ser um desses personagens incríveis e inesquecíveis. Ah, não é um livro com rótulos para determinada idade, é uma história para todas e todos os tipos de idade.

Em Filhos da Lua você vai encontrar aventura, paixões, amor, homossexualidade , bullying , preconceito, ambição, segredos, mistérios, intrigas e desejo de poder. Mas tudo isso em um mundo paralelo ao nosso, o nome desse lugar por enquanto é Refúgio Serra do Mar.
Quando começar a ler esse livro você não vai mais conseguir parar, pode ter certeza. Este é o melhor livro que li esse ano até o momento. Se você leu e gostou de Jogos Vorazes, Harry Potter, O Senhor dos Anéis, O Hobbit , Instrumentos Mortais, Academia de Vampiros e até mesmo GOT, saiba que está diante de um livro tão bom quanto.

Essa história reuniu tudo que eu gosto em gênero de livros: diversão, emoção, empolgação e me levou a um em êxtase durante as cenas de lutas, curiosa ( e ainda estou pirando criando mil umas teorias enquanto espero o livro dois). Enfim, ele me encheu de emoções, esse é o LIVRO. Queria poder fazer vocês entenderem, então meu conselho é: leiam.

Não vou me estender além da sinopse, porque o gostoso é descobrir tudo com nossa protagonista Bianca.

Bianca e sua irmã Laura vivem mudando de cidade, o motivo ela não sabe, mas desconfia ser por causa de seu problema noturno, que segundo os psiquiatras, é causado pelo trauma de ter visto seus pais assassinados por assaltantes numa noite. Ela realmente viu. Mas seriam realmente assaltantes?

Agora elas estão em Santos, no litoral paulista. O que quer dizer, escola diferente e sem fazer amigos, pois não dá tempo. Nessa nova escola ela consegue interagir de imediato

com Renan e por tabela, com Nicole. Mas tudo fica muito estranho quando se depara com o trio Rafaela, Vitor e Lucas, em especial com o último, pois uma sensação física é tão forte que a faz desmaiar. Mas claro que também rola uma atração.

Muitas coisas estranhas começam a acontecer na cidade, até que chega o dia que por mais aterrorizante que tenham sido os fatos, foi libertador para Bianca, ela só não tinha ideia que saber quem era, fosse tão inacreditável, assustador e de grande responsabilidade.

Pronto! Ela já sabe que faz parte do mundo dos lobisomens, ops! Karibakis (nunca chame um trocador de pele de lobisomem é ofensivo) e que possui um legado que muitos achavam que nem mais existia, era quase uma lenda.

As marcas dos legados são:
1º Legado: Destemidos

2º Legado: Furiosos

3º Legado: Furtivos

4º Legado: Uivadores
É, mas as coisas não ficaram mais fáceis para Bianca ela não se lembra, não consegue controlar seus dons e muito menos saber quais são de verdade. Mas gente, inconscientemente ela faz coisas que nenhum Karibaki vivo, que ela saiba, consegue fazer.

Ela se sente muito solitária e por mais que odeie admitir, Julian acabou se tornando essencial nesse novo mundo.

Julian, primo de Nicole é extremamente arrogante, prepotente, não perde a oportunidade de humilhá-la, mas por que será que ela não consegue odiá-lo? Bem, caro leitor, posso adiantar que Julian fez, faz e vai fazer parte no que é mais importante da vida de Bianca

O livro tem muitas personagens e todos são bem construídos e difíceis de esquecer. Alguns são engraçados como Ricardo, fofos como Gabrielle, ternos como Leonardo, inteligentes como Nicole, sombrios como Julian, amargurados como Giovana, linda e misteriosa como Rafaela e Lucas e muito mais, porque nessa resenha não falei dos inimigos como Walter o pai de Julian mas será que é inimigo mesmo? Dos membros do conselho, dos pérfidos, dos vorazes, dos caçadores e Corvos e outros mais.

A última cena do livro que envolve luta é extremamente bela, emocionante, triste e reveladora.

Eu ainda não tenho certeza, mas acho que possuo a marca do 5º legado. Hein, Mas Marcia não são quatro? Pois é, leiam o livro e enlouqueçam como eu, pois saibam que ainda termina com uma profecia. E ansiosa pela continuação. pois é gente tem continuação para aumentar minhas crises ansiolíticas.

site: http://www.mundoliterando.com.br/resenha-filhos-da-lua-o-legado-de-marcella-rossetti/

Crisberg 17/08/2015

Resenha: Filhos da Lua - o Legado
Tinha algum tempo que não lia um livro que me prendia tão fortemente a estoria, como Filhos da Lua: o Legado fez, Livro escrito por Marcella Rossetti, tendo como tema principal, fantasia urbana adolescente, é de tirar o fôlego!

A estoria começa em torno de Bianca Bley, garota de 16 anos, que morava com sua irmã laura, Bianca levava uma vida conturbada sofria crises de sonambulismo, isso devido a um trauma em sua vida, de ter visto seus pais morrerem ainda quando era muito nova, elas sempre mudavam de cidade pois Laura pensava que mudanças ajudavam-na a dormir melhor, ela também passava por alguns tratamentos terapêuticos, mas pouco adiantavam, pois ela sabia que as causas desses transtornos estavam muito além da ciência comum.

Em Santos, cidade que acabara de mudar, no seu primeiro dia de aula conheceu Renan, um garoto legal, quem te ajudou a conhecer a escola, esforçava em fazer a menina se sentir bem, e acabou conhecendo também Nicole amiga de Renan que pouco esforçava em agrada-la, Logo no seu primeiro dia de aula passou o maior mico, pois desmaiou quando viu Lucas, um garoto muito bonito, de olhos verdes que chamava atenção de todos na escola, ela nunca conhecera alguém tão bonito em sua vida, Lucas andava com dois amigos, Vitor e Rafaela, Bianca não tinha noção que eles mudariam para sempre a sua vida.

"Está Brincando? Você arrasou! Como conseguiu isso? Eu nunca vi alguém lutar de olhos fechados."

A trama do livro é fantástica, espetacular! uma estoria que envolve seres fantásticos como lobisomens (Conhecidos como Karibakis), Taus, griats, Pérfidos ( Que são os Karibakis traidores), Voraz e o Deus destruidor Hoark, Facilmente Filhos da Lua poderia virar uma serie como as de Tv norte-americana!

As Linhagens dos karibakis é um ponto que gostei muito, e dividido em 5 linhagens, Os Uivadores, Furiosos, Destemidos, Furtivos e Farejadores, o nome dos personagens foi muito bem pensado, nomes que gravamos com facilidade, uma estoria repleta de personagens, mas conseguimos gravar o nome de todos.
Ah! o Refugio, que lugar maravilhoso rsrs, e o metamold? que é a tecnologia utilizada no refugio, e impressionante!

Um Ponto muito bom que devo ressaltar é que você pode utilizar o Site Oficial no acompanhamento da leitura, pois tem todas a informações sobre os karibakis e suas linhagens, a linguagem utilizada pelos karibakis que é a Ki, e Informações sobre os personagens e suas características, linhagens, idade, entre outros.

Romance, Traição, Ficção, Fantasia, por fim uma estoria de tirar o fôlego!

site: www.febredelivro.com.br

Duda 08/11/2015

Incrível!
Comecei a ler o livro com a ideia de ser só mais um, com um tema que nunca me interessou, mas bastaram algumas páginas para que eu ficasse completamente vidrada com a emocionante história que o livro conta. Foi impossível parar de ler. É muito melhor do que eu podia esperar, é incrível! Espero ansiosamente para ler a continuação deste livro sensacional.

Aninha (@paraisoliterario) 07/08/2016

Filhos da Lua: O Legado
Bianca é uma adolescente um tanto incomum de seu ponto de vista. Com uma infância perturbada e acessos de sonambulismo, ela se torna um pouco introvertida, fora o fato de esta sempre mudando de cidade com sua irmã Laura, que é uma restauradora e como tal deve ir onde se encontra o trabalho.

É quando Laura aceita um trabalho para restaurar uma igreja em Santos/SP que as coisas realmente começam a mudar e as dúvidas sobre tudo o que ocorreu no passado de Bianca (que para ela é muito confuso e incompreensível) começam a se esclarecer.

Em uma nova cidade e uma nova escola, Bianca se surpreende com novas amizades e situações constrangedoras, ela começa a viver momentos que todo adolescente comum vive, porém ela acaba descobrindo que adolescente comum não é bem um rotulo que se encaixa ao que ela realmente é.

Eu amei a história de um modo geral, cada personagem é muito bem escrito e o mundo que foi criado pela Marcella é sensacional! Esqueça tudo o que você acha que sabe sobre Lobisomens, abra a mente e tenha uma releitura completamente diferente desses seres místicos.

O inicio da história é um pouquinho arrastado (você fica com aquela sensação de que ela é diferente, mas nada de extraordinário acontece) então fica um pouquinho difícil, mas sabem aquele difícil extremamente necessário? É o de O Legado, porque quando as coisas começam realmente a acontecer, a gente precisa daquele inicio de história que não tem tanta movimentação para entender as reações de Bianca, e é exatamente por esse inicio de história que fica fácil compreender ela e seus pensamentos, e cada reação que ela tem ao mundo novo.

Os personagens são incríveis e cada um tem uma participação legal na história, e são muitosssss personagens, então vou falar só de alguns, que acabaram se tornando meus queridinhos ;D

Bianca: é a personagem principal, e admito que no inicio eu até pensei “a não, ela não vai ficar aceitando o que os outros dizem e se sentir fraca e daí acabar sendo fraca por aceitar a opinião dos outros”, mas ai mais uma vez a Marcella só disse o que? Fica quietinha e lê rs. E aí ela se mostrou aquele clássico de superação, ela fez por ela e não pelos outros. E quando nos vamos descobrindo mais da história dela, mais nos apaixonamos pela personagem.

Lucas: aqui eu preciso dizer que comecei o livro apaixonada por ele, mas acabei sem saber o que realmente sinto em relação a ele. O Lucas é um personagem inegavelmente forte, a cada passagem da história isto fica muito claro, porém eu vejo nele uma figura irritante do politicamente correto, o mocinho que não pode desapontar os outros, e isto me irritou um pouco.

Julian: é até difícil falar sobre o Julian, pois eu realmente me apaixonei por ele na primeira cena em que ele apareceu, e por quê? Porque ele é extremamente folgado, tão seguro de si a ponto de ser irritante, mas eu me apaixonei justamente por ele ser esse tipo bad boy, que encanta e irrita e de uma certa maneira ele deixa (por menor que seja sua intenção) transparecer coisas que ele fez e faz que não são tão de garoto mal assim, e de um modo geral para mim ele é o maior exemplo de garoto em busca do certo.

Nicole: Sabe aquela que quando você olha pensa “antipática”, mas que depois se torna a melhor amiga? É ela e isto até me deixou um pouco surpresa, pois suas atitudes no inicio mostram uma pessoa bem chatinha e depois a gente vê que é só uma maneira de se proteger, e é para mim de longe a personagem mais inteligente, ela raciocina rápido e tem uma confiança incrível que somente quem sabe o que faz tem.

Rafaela: Para mim ela está ali para ser forte, mostrar que você pode ser aquilo que realmente quer ser e ainda assim seguir as ordens rígidas que comandam seu mundo. Eu realmente acho que ela poderia ter um foco maior, pois ela se mostra uma pessoa muito forte e bem inteligente também.

Ricardo: Sabe o amigo engraçado? É ele, me encantou desde o momento em que apareceu, sempre disposto a alegrar o dia ou a fazer o possível e o impossível para ajudar os amigos, no inicio eu achei que ele era o engraçado e medroso, mas ai ele vai evoluindo , e para mim o processo de evolução dele é quase tão interessante quanto o da Bianca. E preciso ressaltar que ele realmente tem o meu amor

site: http://www.paraisoliterario.com/2016/08/resenha-filhos-da-lua-o-legado.html

Laís Helena 02/08/2016

Resenha do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia
Conheci Filhos da Lua em um dos muitos eventos online sobre literatura nacional de que costumo participar. Ganhei marcadores da série nesse evento e, como a premissa me interessou (e como achei a ilustração linda), assim que o livro ficou gratuito na Amazon, não tive dúvidas. E não me decepcionei nem um pouco.

Filhos da Lua pode, no início, ser muito parecido com Harry Potter, mas aos poucos essa impressão se desfaz. Bianca Fernandes acredita ser apenas uma adolescente normal (ou quase normal, já que sofre de sonambulismo) que está tentando se adaptar a uma nova cidade e um novo colégio. Ela inclusive é órfã e acredita ter perdido a mãe e o padrasto em um assalto, sendo que nunca conheceu o pai.

Bianca por isso vive com Laura, filha de seu padrasto e, para todos os efeitos, sua irmã. A princípio devido ao trabalho desta como restauradora, mudam de cidade em cidade conforme Laura assume novos projetos, e há pouco tempo se instalaram em Santos, no estado de São Paulo. Bianca se enturma em sua nova escola, conhecendo personagens que se revelam muito importantes no decorrer da trama, como Nicole, Lucas e Julian, e aos poucos vai se enredando em mistérios e perigos que logo lhe trazem uma revelação: ela é uma Karibaki, o nome com que a autora decidiu chamar seus lobisomens.

Gostei muito dos Karibakis e da maneira como a autora construiu a espécie, seus poderes e sua história e cultura. Eles são divididos em diversas linhagens e, como é comum em muitas histórias de fantasia urbana, escondem sua condição da sociedade em geral e até mesmo têm um lugar próprio para viver. E isso tudo é muito bem explorado ao longo de todo o enredo.

Enredo este que é bem interessante e foi bem bolado, com mistérios que se desvendam aos poucos, boas cenas de ação e excelentes reviravoltas. Como é uma história adolescente, há, é claro, um pouco de romance, mas em nenhum momento eu senti que ele tomou mais espaço do que deveria (embora eu não tenha gostado muito do triângulo amoroso). Inclusive os Karibakis têm regras bem restritas quanto ao romance, então mesmo esta parte se mostrou necessária e bem aproveitada.

Além disso, a história tem bons personagens e as relações entre eles são bem construídas, então não temos amizades ou namoros surgindo do nada. Gostei especialmente da relação entre Bianca e Laura. Como a narrativa é em terceira pessoa, ela se alterna entre alguns dos vários personagens, por isso é possível conhecer ao menos um pouco de cada um, o que foi um ponto muito positivo.

E eu gostei muito da narrativa. A revisão tem alguns deslizes (principalmente períodos separados por vírgula, quando estes exigiam ser separados em duas frases distintas por ponto final e uso de palavras como “ontem” e “aqui”, que numa narrativa em terceira pessoa soaram estranhas) e algumas construções são repetitivas, como esta, logo no primeiro capítulo:

“SENTIU UM APERTO NO ESTÔMAGO, LAURA ESTAVA COM MEDO”.

Aqui a autora conta que Laura estava com medo, ainda que na mesma frase tenha mencionado uma sensação que poderia já indicar o medo. Mas de resto não tenho de reclamar, pois a escrita não é apressada e se detém nas cenas e personagens pelo tempo necessário para envolver o leitor e explorar todo o potencial. E, com a trama extensa e o grande número de personagens, além de um novo universo para ser apresentado, as 560 páginas realmente se fazem necessárias.

A ambientação também é excelente. As localidades em Santos foram citadas de maneira natural, sem dar direções demais e ao mesmo tempo sem deixar o leitor (especialmente para quem não conhece a cidade) perdido. O Refúgio, o lar dos Karibakis, de início pode também lembrar Hogwarts, mas é bem diferente com sua tecnologia de ponta e sua filosofia voltada para o combate. Aliás, a adaptação de Bianca ao refúgio e aos costumes dos Karibakis foi retratada de maneira bem realista: devido ao seu atraso, ela sente dificuldades para acompanhar sua turma e muitas vezes passa vergonha pela falta de conhecimento sobre a cultura de sua raça.

O final traz muitas cenas de ação, uma revelação importante e fecha o primeiro volume de maneira satisfatória. Foram deixados ganchos para os próximos volumes, mas sem passar a impressão de que o livro é incompleto, apenas uma parte de um todo.

Em resumo, Filhos da Lua foi uma leitura que me agradou muito e uma excelente (e corajosa, se considerarmos as 560 páginas) estreia. Mal posso esperar para conferir a continuação.

Atualização: conversei com a autora e ela me disse que o livro agora será publicado pela editora Avec, e por isso passou por uma nova revisão. Então os problemas que comentei, em relação à escrita, dizem respeito à primeira edição, publicada de forma independente.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2016/08/resenha95.html

barb ximenes 29/07/2016

Resenha ig @docebiblioteca
É o primeiro livro da saga, e também é o primeiro livro da Marcella Rossetti, conta de uma maneira diferente a histórias dos Lobisomens, ops? Karibakis ? não os chamem de lobisomens, eles não gostam. No livro também muitas outras criaturas fascinantes. Eu, como Bianca, também fiquei confusa no começo, mas logo eles vão explicando tudo à protagonista e você fica a par de tudo dessa história super envolvente.

Expliquei um pouco quem são os Karibakis numa outra foto aqui do ig, dê uma olhadinha lá ou visite o site da saga: www.filhosdalua.com

Neste livro você descobre um novo universo de fantasia urbana, tendo como cenário o nosso país. A autora apresenta uma aventura cheia de mistérios cuja personagem principal é Bianca, uma adolescente de 17 anos que não imagina que sua chegada na cidade desencadearia uma série de acontecimentos capazes de transformar completamente a sua vida e revelar os segredos de um perigoso mundo.

Desde que Bianca se mudou para a cidade de Santos com sua meia irmã Laura, suas crises de sonambulismos e pesadelos pioraram. Pesadelos nos quais era revivia o assassinato de sua mãe e seu padrasto pelas garras de uma criatura monstruosa e desconhecida até então. Eles se mudaram devido ao trabalho de Laura, ela é arquiteta especialista em restauração e por isso mudam de cidade constantemente.

Por terem mudado, Bia tem de começar tudo de novo. Novo primeiro dia de aula, novos amigos. Ela conhece Lucas que a convida para ir numa boate chamada Barba Azul, nem imagina que a partir dali sua vida irá mudar. Durante a festa uma confusão acontece.

A boate vira uma guerra e Bia vê seus pesadelos com a morte de sua mãe e seu padrasto voltando quando vê criaturas enormes com garras e dentes afiados. Lucas era uma dessas criaturas, mas Bia não estava mais em um pesadelo, era real.

Se eu amei esse livro? Ele está no topo de meus favoritos. A história é envolvente e nós acompanhamos cada fase do processo de adaptação de Bia nesse novo mundo. Chorei muito em algumas partes e fiquei com uma ressaca literária que eu só queria o segundo livro dessa saga maravilinda.

Vem conhecer meu ig: https://www.instagram.com/p/BPqXEA2gemn/

Yasmim 01/10/2015

Um dos melhores nacionais desse ano
"Não amamos o que queremos, mas o que não escolhemos."

Em Filhos da Lua: O legado você irá encontrar um mundo maravilhoso pronto para ser explorado e lido. Eu senti prazer na leitura desde o primeiro capítulo. A escrita da autora irá fazê-lo devorar em horas. E mesmo sendo um livro de gênero juvenil, você irá se encantar com a maturidade dos personagens e as situações em que eles são colocados.

A mitologia que a autora criou é única. E só tenho elogios a deixar ao livro. Você irá se encantar, chorar, berrar, sofrer, gritar e pular de alegria com as aventuras de Bianca.

E falando nessa personagem, o que dizer sobre ela? Bem, Bianca é tudo o que ela deveria ser. Eu não imagino nada mais do que uma personagem tão forte como ela. Ver seu crescimento no decorrer da leitura foi algo tão maravilhoso que não sei nem explicar. E o que dizer de Julian? Rafaela?

Apesar de ser um livro juvenil, a autora irá trazer várias cenas no livro que farão o leitor se questionar: isso está certo? O que o deixa mais perfeito ainda. É preciso estar bastante atento ao pequenos detalhes, se o leitor não fizer isso, perderá metade de toda a ação.

"Um Karibaki está disposto a se sacrificar por aquilo que acredita ser o melhor para seu povo e para os humanos."

Karibakis são trocadores de pele ou lobisomens, entretanto, eles não gostam desse último termo. Os Filhos da Lua como também são conhecidos, são divididos em Destemidos, Furiosos, Furtivos e Uivadores, quatro linhagem de grande importância entre a raça. Há muitos anos atrás acreditava-se que a linhagem de Farejadores havia sido extinta, entretanto, com a chegada de Bianca um novo rumo será tomado. Ela carrega consigo a marca dos Farejadores, o que a colocará em um mundo repleto de intrigas e traições. Amizades serão formadas, amores renascerão. Será que Bianca está pronta para as aventuras que a esperam? Leiam e confiram.

Leia a resenha completa em:

site: http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/2015/09/resenha-filhos-da-lua-o-legado-marcella.html

neo 09/10/2015

Filhos da Lua foi uma surpresa bastante agradável.

Tenho que admitir, antes de tudo, que uma parte dessa surpresa se deve a um preconceito meu. Não contra livros brasileiros nesse caso, mas sim contra o gênero: fantasia urbana. Já comentei por aqui que não costumo ler muitos livros assim por odiar como quase tudo nesse gênero acaba sendo colocado de lado em favor do romance. E, para ser sincera, muito disso tem a ver com o modo errado com que várias histórias são promovidas. Afinal de contas, há uma grande diferença entre romance paranormal e fantasia urbana (e o mundo seria um lugar bem melhor se as editoras agissem em cima disso).

Então quando comecei a ler Filhos da Lua eu estava meio que esperando um romance paranormal e não uma fantasia urbana (nada contra romances paranormais, mas não é minha praia). Felizmente, eu estava errada.

Filhos da Lua é uma história interessante. Primeiro, porque a mitologia dos lobisomens (Karibakis) que a autora criou é bem criativa e diferente (e mulheres podem ser lobisomens aqui! Amém!), segundo porque o próprio plot brinca um pouco com as expectativas do leitor ao apresentar elementos meio clichés ao gênero e então os modifica o suficiente para surpreender. E, terceiro, porque a escrita é ótima.

Para falar a verdade, nos primeiros 20% da história eu estava extremamente entediada. Tudo indicava que o livro seria mais um daqueles sobre uma garota diferente de todas as outras que se apaixona pelo garoto misterioso da escola e blá blá blá (quando o Lucas apareceu então, quase soltei um grito de frustração). Depois que a festa no Barba Azul aconteceu, porém, a história melhorou de forma extraordinária, tanto que não consegui parar de ler até terminar. Filhos da Lua tem um ótimo ritmo e seus personagens são no geral bem interessantes, mas foram os mistérios sobre Bianca, a personagem principal, que me mantiveram grudada na história.

Os motivos de eu não ter dado cinco estrelas para Filhos da Lua são, portanto, poucos.

Primeiro, por causa do Renan. Depois do que aconteceu no Barba Azul, Bianca e Nicole mal se lembram dele. Tudo bem que eles não eram próximos e tudo mais, mas né... Acho que uma foi uma oportunidade perdida para dar um pouco mais de profundidade aos personagens. Segundo, a Nicole. Na minha opinião uma boa parte da personalidade dela se perdeu após Bianca ir para o refúgio, mesmo ela ainda sendo uma personagem muito legal (e o romance dela com a Rafaela é bem fofinho).

Terceiro, o desenvolvimento do relacionamento entre Julian e Bianca poderia ter sido melhor. Muito da aproximação deles ficou mais contada do que mostrada, então o romance acabou não me convencendo muito não. Quarto, a escrita deu alguns escorregões, mas nada grave.

E por último, eu não gostei muito do Julian. Ou do Lucas. Gostei mais do Julian do que Lucas, verdade, mas pra mim Bianca ainda tinha que ter retalhado a cara dele pelo que ele fez lá na arena.

Fora isso, o livro é muito, muito bom. Acho que foi o melhor nacional que li esse ano, talvez empatado com Estações de Caça do Lauro Kociuba. Mal posso esperar para ler o segundo volume. 4.0 estrelas para Filhos da Lua.

PS: (SPOILER!!!!) Confesso que estou um pouco apreensiva com o casal da história. Tomara que esse ~romance proibido~ não se torne o foco da série porque ew.

site: http://chimeriane.blogspot.com.br/

Elane.Magre 17/03/2024

Ótimo
?Todas as linhagens odiarão Bianca Bley e desejarão sua morte, pois ninguém entenderá, e eles terão medo?.

Bells 03/11/2015

Resenha: Filhos da lua: o legado
Filhos da Lua nos apresenta uma nova mitologia sobre os lobisomens, mas eles não gostam deste termo preferindo serem chamados de Karibakis. Eles podem ser parentes ou trocadores de pele e são divididos entre as linhagens: Destemidos; Uivadores; Furtivos; Furiosos; e Farejadores. Cada uma da linhagens possui dons especiais. Sendo que a linhagem do farejadores esta extinta até a descoberta do legado na Bianca, que é a protagonista do livro.

No livro também á aparições de taus, fantasmas e espíritos. À existência dos Pérfidos, Vorazes, e os corvos.

Os Pérfidos são os karibakis que traem a própria raça com o intuito de agradar seu deus criador Hoark de todas as formas possíveis. Já os Vorazes são filhos de dois trocadores de pele, onde eles permanecem em sua forma de besta.

O livro é narrado em terceira pessoa, e é dividido em duas parte:

Parte I: O Legado: Essa parte do livro narra quando a Bianca encontrou-se pela primeira vez com os karibakis, e como reagiu diante deles. A estória começa a ficar boa após os acontecimentos na Boate da Barba Azul.
Bianca também se apaixona por Lucas. E é no final da primeira parte em que aparece o personagem Julian (já disse que amo o Julian). Outro fator muito importante ha ser destacado nessa primeira parte é que o cenário é a cidade de Santos.

Parte II: O Refúgio: Essa parte é uma consequência de acontecimentos que se desencadearam na parte I, em especial após a noite na Boate Barba Azul.
Aqui vai ser narrado a chegada da Bianca ao refúgio dos Karibakis, o lugar mais seguro para eles, onde são protegidos por uma tecnologia muito mais avançada do que a dos humanos. Aqui a Bianca vai ser treinada e também vai ser surpreendida.

Os Karibakis estão vivendo em guerra a muitos anos, por isso os inimigos vão tentar de todas as formas capturar a ultima farejadora.
O livro se passa em torno disso, a descoberta de Bianca Bley como a ultima farejadora.

O que dizer desse livro? Sinceramente, esse livro até então foi um dos melhores nacionais que li este ano. O final dele me surpreendeu muito. Ele possui sim alguns erros na escrita, mas nada que atrapalhe a leitura, e também não gostei de algo que aconteceu na Boate Barba Azul. Na Boate aconteceu algo com o amigo da Nicole e da Bianca, mas depois esse acontecimento não foi mais abordado, o que contraria um pouco a personalidade da Bianca, já que em todos os momentos ela se mostrou uma pessoal com fortes sentimentos e sempre tenta ajudar as pessoas de alguma maneira.

site: https://mysecretworldbells.blogspot.com.br/2015/11/resenha-filhos-da-lua-o-legado.html

Lais.Tavares 11/12/2015

Maravilhoso!
Como posso começar? Filhos da Lua é um livro maravilhoso, com personagens que de cara vão te fazer se apaixonar por eles e com uma história super criativa e original. A autora conseguiu, através de palavras, envolver tantos assuntos diferentes e de grande importância. O livro não pode ser definido em outras palavras sem ser surpreendente. Se você acha que sabe o que vai acontecer, meu amigo, você não sabe de nada. Acho que todos subestimaram o livro, achando que iria ser mais um dos famosos clichês, e se tem uma palavra que não pode ser usada na definição do livro é clichê. Marcella mostra que você nunca pode ter certeza do que vai acontecer, mas que mesmo assim, você tem que se jogar de cabeça nessa loucura que é a vida.
Os personagens, ah, o que falar deles? Cativantes, apaixonantes, enigmáticos... Marcella criou personagens tão complexos e normais ao mesmo tempo, que as vezes acho que vou esbarrar com um deles pelas ruas haha O mundo criado é tão... tão... incrível? Qualquer um que leu o livro vai querer ser parte desse mundo, sem dúvidas. A autora conseguiu ser original até aqui! Tenho certeza que ninguém havia visitado ou escutado nada como O Refúgio. Tá aí! O livro pode ser definido assim, com esse nome. Sempre que você precisar de um refúgio, é só abrir o livro, que com certeza vai estar ali para te desligar dos problemas. Eu não poderia estar mais orgulhosa do que esse livro se tornou.