Vidas Secas: Graphic Novel

Resenhas - Vidas Secas: Graphic Novel

1 | 2 | 3 | 4

mais1capítulo 01/04/2023

Lindo lindo
O livro é lindo, imagens bonitas
A história é triste
Mostra a realidade do sertão, e a injustiça e pobreza
Lidar com o luto, a discriminação

Gostei da experiência

Larissa 24/06/2021

Sofrimento da seca
Na graphic novel de "Vidas secas", temos a adaptação do texto de Graciliano Ramos de uma forma sensível e visualmente perfeita pata retratar a história de Fabiano, Sinhá Vitória, dos dois meninos e de Baleia. Os traços fortes e as cores ajudam a dar vida ao sofrimento da família na seca do sertão nordestino. O texto original e a adaptação são complementares, a leitura de um não exclui a necessidade de se ler o outro.

Mandark 04/04/2021

Bela adaptação
Outra forma de apresentar esse grande clássico da literatura. Os traços e a paleta de cores são muito bem escolhidos, representam bem a seca e forma impessoal como seus personagens se relacionam com o mundo ao redor deles e entre si. Uma história marcante sob um outro formato, ampliando seu alcance!

Aefe! 08/10/2022

Não acrescenta
A HQ não acrescenta nada à obra. A ilustração não tem estudo de contexto, não transmite a paisagem sertaneja, e os personagens parecem paulistas. O resumo também não traz a emoção da obra original, é isso fica mais nítido no capítulo da Baleia.

letixavier 03/10/2023

Li o livro porque a escola pediu, porém nunca me surpreendi tanto, achei o livro incrível, mesmo ele tendo sido escrito a décadas atrás ele continua trazendo algo atual por meio de uma ilustração que nós faz sentir o sofrimento que os personagens passam por causa da seca.

Wania Cris 13/12/2020

Baleia...
Uma HQ tão maravilhosa quanto a estória original, enriquecerá leitura do livro com desenhos tão sensíveis.

EduardoCDias 16/03/2021

Faltou capricho
Um clássico da literatura brasileira diminuído pela produção sem muito capricho... A fonte utilizada é confusa e em alguns textos fica quase impossível de se decifrar. Uma obra tão importante merecia tratamento melhor.

PedroHarpy 10/05/2021

Uma bela adaptação do livro "Vidas Secas", que acaba sendo representada em forma de quadrinhos. A obra é uma das mais importantes da literatura brasileira, além de ser um dos meus livros preferidos, então podemos ver a grande responsabilidade em retratar tal grandiosidade. Felizmente, a adaptação ficou incrível e acabou respeitando o texto original, a história da jornada da família de retirantes sertanejos em busca de água, comida e melhores condições de vida ganha ritmo incrível através dos traços dos desenhos.
Mas, mesmo assim prefiro o texto original rsrsrs.

maryelli0 01/01/2024

Impossível ser ruim.
Não sei se a hq é fiel ao livro, mas me animou muito para ler o livro original!!
Achei as ilustrações bem bonitas e gostei o modo que essa edição abordou a falta de diálogo dos personagens.

Evy 16/05/2021

Li Vidas Secas há bastante tempo, mas a história tão humana e verdadeira na brilhante narrativa de Graciliano Ramos ficou marcada na memória e no coração. Portanto, quando descobri essa Graphic Novel, gênero que tenho gostado muito, não podia deixar de conferir.

A história foi adaptada pelo roteirista Arnaldo Branco, responsável pela adaptação em HQ de outros clássicos da literatura brasileira e traz o traço do premiado quadrinista Eloar Guazzelli. Para quem ainda não teve a oportunidade de ler o texto integral, é uma ótima oportunidade de ter um primeiro contato com a história de Fabiano e sua família, retirantes sertanejos, em busca de melhores condições de vida.

A Graphic novel abre novas percepções sobre a obra através dos desenhos de Guazzelli que parecem ter sido retirados de dentro da nossa imaginação. São imagens tristes que retratam os sofrimentos das personagens ao longo da caminhada. O que me chamou muito a atenção e me deixou bastante emocionada, foi a forma como Guazzelli trouxe a essência da cadela Baleia às suas ilustrações, mantendo uma expressão de tamanho sentimento que reforça seu aspecto mais humano que os próprios humanos da história, que ao contrário têm uma representação mais animalesca devido à seca e as dificuldades de suas condições de retirantes.

As cenas são riquíssimas em ilustração e sentimentos, porém senti que o roteiro traz um recorte menos impactante do que quando lido na íntegra em sua obra original, o que também pode ser um ponto super positivo e despertar o interesse dos novos leitores para conhecê-la.

Super recomendo a leitura!

Jul_ 10/11/2023

Comentários
Um livro muito bom. Mostra muito da realidade sem nenhum medo, representa aquilo que em algum momento aconteceu.
No fim, o livro termina como começa. Apesar dos vários planos, Fabiano, Sinhá Vitória e as crianças continuaram morando na casa dos outros e sofrendo injustiças

Laranfm 06/09/2021

A grafic novel é fiel ao texto de Graciliano Ramos, e transmite a essência da história de vidas secas, uma história linda, atemporal, triste, profunda, real, um retrato maravilhoso e cru do povo sertanejo.... as ilustrações são belíssimas e sensíveis a história.

Duda 12/07/2023

Outro q eu ganhei e li mttt novinha, então não entendi quase nada por causa do vocabulário meio antigo e de uma região do Brasil distante da minha. recentemente decidi reler e gostei mt, planejo ler o livro em breve

Carina143 28/03/2020

Achei interessante o uso de uma só cor para os desenhos, e sendo uma cor q bem representa o sertão, isso foi bastante legal.

cinthiaan 04/08/2021

Uma boa leitura.
Comprei essa hq justamente porque eu li Vidas secas e me emocionei muito com a história da familia que busca sobreviver e fugir da seca do sertao.

Queria ver se sentia as mesmas emoçoes que senti ao ler o livro algum tempo atras. Acontece que eu achei uma boa adaptação, as artes fortes, cheias de textura e falta de expressão dos personagens ajuda a transmitir o peso da história mas ainda sim senti falta de mais. Parece que ficou faltando algo pra mim que me fez sentir as emoçoes quando li ao livro. Principalmente no capítulo da cachorra baleia que, ainda sendo emocionante, no livro senti muito mais do que na HQ.

1 | 2 | 3 | 4