Suma Gramatical da Língua Portuguesa

Suma Gramatical da Língua Portuguesa Carlos Nougué




Resenhas - Suma Gramatical da Língua Portuguesa


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Hildeberto 28/01/2021

Gramática a partir da lógica
Lógica e gramática são duas coisas distintas: grosso modo, a primeira trata das regras para formular argumentos, a segunda normativa a construção de frases. As duas não são excludentes, mas raramente são tratadas como um todo (a exceção do Trivium).

O que o autor Carlos Nougué tentou nesta gramática foi escrever uma obra normativa que dialogasse com a lógica. Em certa medida, ele obteve sucesso. Outro mérito seu foi abordar a língua portuguesa comparativamente, frente ao latim, a outras línguas latinas e, às vezes, a línguas de outras famílias.

Contudo, "Suma Gramatical" fica aquém de outras gramáticas, como a do Celso Cunha. Há aprofundamentos demasiados em questões secundárias, e tratamento relapso de outras importantes. Alguns posicionamentos não tradicionais do autor são coerentes, mas nem sempre. Por fim, temas importantes são tratados a partir da transcrição de trechos da gramática de Rocha Lima, com adição de comentários de Nougué.

É uma obra para aprofundamento, para aqueles que já têm certo domínio do que estabelece a gramática normativa tradicional. A perspectiva diferenciada é rica e pode levar a uma compreensão mais completa da língua portuguesa, mas também pode confundir quem já não tiver certo domínio.
comentários(0)comente



Márcio 20/05/2020

Necessário...
Livro necessário a todos(as) que querem, de alguma forma, utilizar a ferramenta de escrita(e da leitura). O ideal mesmo é que cada falante da Língua Portuguesa se aproprie de sua norma culta. Enfim... Leiam.
comentários(0)comente



rodrigo pinheiro 26/07/2018

Muito bom
comentários(0)comente



tiagonbraz 17/07/2021

Suma Gramatical da Língua Portuguesa, de Carlos Nougué
“A pena é língua da alma; quais forem os conceitos que nela se engendraram, tais serão seus escritos.”
- Cervantes, Dom Quixote.

A Suma é o que se propõe ser: uma Gramática Geral e Avançada. O leitor deve ter uma base já formada em Gramática, além de algumas noções básicas de filosofia. Não é um livro para iniciantes; se se tentar começar os estudos por esta obra, a desistência ocorrerá após cinco páginas de leitura.

Dito isso, a obra é espetacular para quem está preparado para lê-la e conseguir dedicar-se verdadeiramente a ela. Nougué expõe o verdadeiro trabalho do gramático: fechar paradigmas, diminuir as controvérsias e a anfibologia, e tentar conservar o padrão culto da língua portuguesa, que infelizmente tem sido abandonado em nossos tempos.

É importante expor que, como o restante das áreas do conhecimento, a Gramática é um aprendizado contínuo; ao terminar a Suma, é claro que o leitor não se tornará um mestre da língua - este texto muito provavelmente comete muitos erros -, mas sairá da leitura muitíssimo melhor do que quando a iniciou.

Durante o livro, deparar-se-á com diversos pontos incorretamente ensinados na educação básica - isto devido à tradição gramatical corrente estar equivocada em tais tópicos. Nougué cita "ipsis litteris" outros gramáticos, e mostra, ponto por ponto, os erros (e acertos) que cometeram, enunciando então qual o modo mais correto de falar ou escrever. É uma verdadeira aula, da qual se sairá um melhor falante e escritor da Língua Portuguesa.
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR