O livro das semelhanças

O livro das semelhanças Ana Martins Marques




Resenhas - O Livro das Semelhanças


218 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Claudia 24/04/2024

Palavras escritas para serem degustadas - assim é a poesia
Um livro de poemas livre de métrica e pontuação. Alguns poemas trazem trocadilhos simples e ainda assim, com sentidos complexos. Uns mexeram mais comigo, talvez por eu encontrar mais sentidos no meu conhecimento e na minha forma de sentir. Outros podem fazer sentido daqui um tempo (quem sabe?). Porém, poesia é sempre uma maneira de mergulhar em palavras.
comentários(0)comente



rodrigz 24/04/2024

Um livro de poesia diferente de todos os outros que ja li pois tem um aspecto de metalinguagem muito presente por toda a obra
comentários(0)comente



Lele 14/04/2024

A poesia é sempre bem vinda
Se você tem vontade de começar a ler poesia, bom você acaba de encontrar o livro certo!!

Fácil de entender, e ao mesmo tempo desafiador o livro vai te fazer amar poesia e começar a se aventurar nesse mundo dos versos.

Ana traz poemas profundos de sentimentos cotidianos semelhantes a atividades cotidianas.

Só leia!!
comentários(0)comente



Mrduro 01/04/2024

RESUMO INTERPRETATIVO
CAPÍTULO 1 - Ideias Para um Livro

- De ?CAPA? à ?EPÍGRAFE?, a autora explora aspectos fundamentais de um livro, simplisticamente descrevendo parte por parte. Mas o que soa simples a olho nu, é mais profundo ao ser analisado, pois a autora nesse início de livro faz relações entre estar começando sua obra e a própria vida pessoal. A princípio comentando sobre um passado amor misterioso, interpreto esse início como um testamento à pessoalidade de escrever um livro e como a obra ficcional se relaciona ao autor.

- Em ?PRIMEIRO POEMA? e ?SEGUNDO POEMA?, a autora explora a relação da leitura com o dia-a-dia humano, realizando comparações à dinâmicas de relacionamento amoroso. Eu interpreto como ela falando do início de um relacionamento, supostamente a parte mais difícil, mas ao olhar dela, nunca fica fácil, e somente se torna cada vez mais vazio, somente restando as palavras.

- Em ?ACIDENTE? e ?O ENCONTRO?, pela primeira vez no livro a autora fala singelamente do romance que vinha sendo referenciado, ilustrando que ele já acabou. A autora então complementa de forma sutil o que falou anteriormente, detalhando a redundância de seus encontros e suas conversas, também se relaciona à conclusão da própria, pois enquanto o amor dela se esvaia, o refúgio da própria era encontrado nas palavras, a única coisa que lhe restava.

- De ?TRADUÇÃO? a ?BOA IDEIA PARA UM POEMA?, a autora escreve sobre diferentes formas de comunicação via linguagem, no primeiro poema ela cita a forma que o ser humano contorna todas barreiras pra se comunicar um com outro, passando a complementar isso nos seguintes poemas. Falando de como ocorreu essa evolução, de como a mente da própria trabalha escrevendo um poema. E a interpretação que concluí desses densos textos foi que a poesia e o texto não convém da linguagem, e sim do coração e do cérebro, surgindo de forma natural e conseguindo ser repassada da forma que for.

- De ?ESCONDERIJO? a ?CONTRACAPA?, passamos por um dos períodos mais introspectivos do livro, em que a autora explora a palavra como veículo de comunicação ao humano, primeiramente falando de todas coisas de si que ela esconde, para depois relacionar isso com a vida do ser humano. Então ela reflete sobre como as palavras se reúnem em todos nossos atos, passando a serem parte de nosso convívio, mesmo de forma inconsciente ou sutil. Então no final ela relaciona o humano ao texto, colocando uma pessoa em cada palavra, concluindo no último poema uma reflexão, para o leitor largar o livro e ir ver tudo próximo de si, não como objetos, mas palavras e versos.


CAPÍTULO 2 - Cartografias

- O segundo capítulo do livro não é dividido em títulos, sendo extremamente diverso em tudo que aborda, com um tema base para todos poemas, este sendo um mapa. Minha interpretação principal é que esse segundo capítulo representa uma mudança de perspectiva para a autora, indo de ver sua vida em palavras, para agora como um
mapa. Agora o livro deixa de ter uma abordagem metalinguística, e passa a ter a autora como protagonista, em que todos poemas formam uma espécie de mapa rasgado ao leitor. Nosso dever é juntar todas peças rasgadas, conectando a jornada pessoal dela.

- A minha interpretação foi que ela se via perdida na própria vida, sem um mapa para guiá-la, então a autora busca suas soluções, primeiro por um relacionamento amoroso, que serve para guiá-la a princípio, mas acaba a deixando mais perdida. Então ela busca seu mapa na natureza, tentando fazer com que o natural guie ela para o lugar certo, escolha que parece trazer luz temporária a ela, vendo em si um desenvolvimento próprio. No caso eu interpreto o novo besouro que ela referencia, como a própria autora, renascida e agora em paz.
comentários(0)comente



sabel 28/03/2024

Leitura escolar
Tive que ler por conta da escola e nossa acho que nunca vai ter um dia em que eu n vou achar livro de poesia insuportavelmente chato
mas pelo menos vc consegue ler poesia rapido. li esse livro todo em tipo 40 min
comentários(0)comente



Lais123 25/03/2024

Com certeza poesia não é um gênero de livro que me interessa, mas me fizeram uma boa propaganda desse livro. Achei muito bom o livro das semelhanças dentro do livro das semelhanças que está dentro do lucro das semelhanças
comentários(0)comente



starsvhs 18/03/2024

Você conhece a língua do amor, que eu soletro tão mal.
Li pro vestibular e me surpreendi com o quanto foi uma leitura agradável. Não li muitos livros de poemas até o momento, mas por enquanto esse ocupa o primeiro lugar na lista.
Recomendaria pra todo mundo pois é uma leitura fluída em que você pega o livro e logo termina, alguns poemas podem parecer meio confusos (pelo menos pra mim) mas outros você fica ???
comentários(0)comente



Freddy Bacus 15/03/2024

Poesia não-romantizada
Muito bonito os poemas aqui, minha relação com esse livro foi engraçada.
Na biblioteca, pedi para minha colega bibliotecária para me indicar um livro de poesia, e me perguntou se eu já tinha lido Ana Martins Marques, e disse que não. E foi nesse contexto que mantive minha primeira - e não última - relação com a poesia de Ana Martins Marques, pois o que encontrei me agradou, uma poesia drummondiana/bandeira fenomenal, com um cunho do hoje e do não-romantico muito interessante.
Na dúvida, leiam esse livro!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



bonmo 09/03/2024

Poemas para pensar...
Muitos desses poemas eu não compreendi, mas os que absorvi foram letais e me deixaram pensativa.
Recomendo, é um livro muito rápido e fácil de entender a proposta!
comentários(0)comente



Ana Parisi 20/02/2024

Doce, leve, poético.
"Sempre acabo tomando o caminho errado
que falta me faz um mapa
que me levasse pela mão"

Um livro que pode ser lido tudo de uma vez ou um poema por dia.
comentários(0)comente



malu517 18/02/2024

Tive que ler esse livro porque é um dos que pedem pro vestibular. Confesso que é uma leitura um pouco confusa, porém é bem rapidinho. Li em algumas poucas horas
comentários(0)comente



helo 12/02/2024

O livro das semelhanças
Só li por causa do vestibular, e jurei que seria chato e arrastado mas acabei gostando!! foi bem rapidinho de ler

"se eu encostasse meu ouvido no seu peito ouviria o tumulto do mar"
comentários(0)comente



Luiza918 05/02/2024

Um livro para quem lê sentindo
Não sei ao certo o que dizer sobre esse apanhado de poemas. Não sou poeta, tampouco escritora. Mas sou leitora. E como uma boa leitora, gosto de saborear as palavras e deixar-me ser atravessada por elas.
Acho que foi isso o que aconteceu. ?O livro das semelhanças? me atravessou e deixou um gosto doce de quem não se saciou com tamanha façanha. Ana Marques brinca com as palavras e seus sentidos, em alguns poemas mais do que em outros; incitando o bom leitor a se conectar com a linguagem, e não ler e entender, mas sentir.

Esse é um livro para quem lê sentindo.
comentários(0)comente



Iza 27/01/2024

Minha primeira leitura de poesia ?
Não sabia sobre a minha vontade de ler poesia até o momento que comecei a ler poesia.

Me deparei com um verso lindo através de um podcast que me pegou desprevenida com a frase sobre amar profundamente mas checar volta e meia se ainda dá pé.
É sobre se conhecer, sobre saber quem é e não se deixar levar pelo outro a ponto de não se conhecer mais.

ABSURDA! Que frase absurda! Eu nunca fui tão impactada por uma frase quanto fui com essa. Checar se ainda dá pé é saber que existe um ponto de segurança sozinho, saber que vai conseguir se salvar de si sem depender da boia do outro.

Essa é a forma que eu vejo a minha vida. Vim ao mundo com uma pessoa, já não nasci sozinha, tive que caminhar por caminhos muito parecidos com o dela pra até então entender que precisava trilhar o meu próprio; hoje eu checo sempre se ainda dá pé e graças a Deus, sempre dá.

Transbordo com todos os meus amigos, transbordo com a minha família, transbordo em todas as minhas relações, mas sempre consciente que no fim, sou eu por mim. E que paz terrível ??
comentários(0)comente



218 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR