Mrduro 01/04/2024
RESUMO INTERPRETATIVO
CAPÍTULO 1 - Ideias Para um Livro
- De ?CAPA? à ?EPÍGRAFE?, a autora explora aspectos fundamentais de um livro, simplisticamente descrevendo parte por parte. Mas o que soa simples a olho nu, é mais profundo ao ser analisado, pois a autora nesse início de livro faz relações entre estar começando sua obra e a própria vida pessoal. A princípio comentando sobre um passado amor misterioso, interpreto esse início como um testamento à pessoalidade de escrever um livro e como a obra ficcional se relaciona ao autor.
- Em ?PRIMEIRO POEMA? e ?SEGUNDO POEMA?, a autora explora a relação da leitura com o dia-a-dia humano, realizando comparações à dinâmicas de relacionamento amoroso. Eu interpreto como ela falando do início de um relacionamento, supostamente a parte mais difícil, mas ao olhar dela, nunca fica fácil, e somente se torna cada vez mais vazio, somente restando as palavras.
- Em ?ACIDENTE? e ?O ENCONTRO?, pela primeira vez no livro a autora fala singelamente do romance que vinha sendo referenciado, ilustrando que ele já acabou. A autora então complementa de forma sutil o que falou anteriormente, detalhando a redundância de seus encontros e suas conversas, também se relaciona à conclusão da própria, pois enquanto o amor dela se esvaia, o refúgio da própria era encontrado nas palavras, a única coisa que lhe restava.
- De ?TRADUÇÃO? a ?BOA IDEIA PARA UM POEMA?, a autora escreve sobre diferentes formas de comunicação via linguagem, no primeiro poema ela cita a forma que o ser humano contorna todas barreiras pra se comunicar um com outro, passando a complementar isso nos seguintes poemas. Falando de como ocorreu essa evolução, de como a mente da própria trabalha escrevendo um poema. E a interpretação que concluí desses densos textos foi que a poesia e o texto não convém da linguagem, e sim do coração e do cérebro, surgindo de forma natural e conseguindo ser repassada da forma que for.
- De ?ESCONDERIJO? a ?CONTRACAPA?, passamos por um dos períodos mais introspectivos do livro, em que a autora explora a palavra como veículo de comunicação ao humano, primeiramente falando de todas coisas de si que ela esconde, para depois relacionar isso com a vida do ser humano. Então ela reflete sobre como as palavras se reúnem em todos nossos atos, passando a serem parte de nosso convívio, mesmo de forma inconsciente ou sutil. Então no final ela relaciona o humano ao texto, colocando uma pessoa em cada palavra, concluindo no último poema uma reflexão, para o leitor largar o livro e ir ver tudo próximo de si, não como objetos, mas palavras e versos.
CAPÍTULO 2 - Cartografias
- O segundo capítulo do livro não é dividido em títulos, sendo extremamente diverso em tudo que aborda, com um tema base para todos poemas, este sendo um mapa. Minha interpretação principal é que esse segundo capítulo representa uma mudança de perspectiva para a autora, indo de ver sua vida em palavras, para agora como um
mapa. Agora o livro deixa de ter uma abordagem metalinguística, e passa a ter a autora como protagonista, em que todos poemas formam uma espécie de mapa rasgado ao leitor. Nosso dever é juntar todas peças rasgadas, conectando a jornada pessoal dela.
- A minha interpretação foi que ela se via perdida na própria vida, sem um mapa para guiá-la, então a autora busca suas soluções, primeiro por um relacionamento amoroso, que serve para guiá-la a princípio, mas acaba a deixando mais perdida. Então ela busca seu mapa na natureza, tentando fazer com que o natural guie ela para o lugar certo, escolha que parece trazer luz temporária a ela, vendo em si um desenvolvimento próprio. No caso eu interpreto o novo besouro que ela referencia, como a própria autora, renascida e agora em paz.