O livro das semelhanças

O livro das semelhanças Ana Martins Marques

Resenhas - O Livro das Semelhanças

Claudia 24/04/2024

Palavras escritas para serem degustadas - assim é a poesia
Um livro de poemas livre de métrica e pontuação. Alguns poemas trazem trocadilhos simples e ainda assim, com sentidos complexos. Uns mexeram mais comigo, talvez por eu encontrar mais sentidos no meu conhecimento e na minha forma de sentir. Outros podem fazer sentido daqui um tempo (quem sabe?). Porém, poesia é sempre uma maneira de mergulhar em palavras.

rodrigz 24/04/2024

Um livro de poesia diferente de todos os outros que ja li pois tem um aspecto de metalinguagem muito presente por toda a obra

Lele 14/04/2024

A poesia é sempre bem vinda
Se você tem vontade de começar a ler poesia, bom você acaba de encontrar o livro certo!!

Fácil de entender, e ao mesmo tempo desafiador o livro vai te fazer amar poesia e começar a se aventurar nesse mundo dos versos.

Ana traz poemas profundos de sentimentos cotidianos semelhantes a atividades cotidianas.

Só leia!!

Mrduro 01/04/2024

RESUMO INTERPRETATIVO
CAPÍTULO 1 - Ideias Para um Livro

- De ?CAPA? à ?EPÍGRAFE?, a autora explora aspectos fundamentais de um livro, simplisticamente descrevendo parte por parte. Mas o que soa simples a olho nu, é mais profundo ao ser analisado, pois a autora nesse início de livro faz relações entre estar começando sua obra e a própria vida pessoal. A princípio comentando sobre um passado amor misterioso, interpreto esse início como um testamento à pessoalidade de escrever um livro e como a obra ficcional se relaciona ao autor.

- Em ?PRIMEIRO POEMA? e ?SEGUNDO POEMA?, a autora explora a relação da leitura com o dia-a-dia humano, realizando comparações à dinâmicas de relacionamento amoroso. Eu interpreto como ela falando do início de um relacionamento, supostamente a parte mais difícil, mas ao olhar dela, nunca fica fácil, e somente se torna cada vez mais vazio, somente restando as palavras.

- Em ?ACIDENTE? e ?O ENCONTRO?, pela primeira vez no livro a autora fala singelamente do romance que vinha sendo referenciado, ilustrando que ele já acabou. A autora então complementa de forma sutil o que falou anteriormente, detalhando a redundância de seus encontros e suas conversas, também se relaciona à conclusão da própria, pois enquanto o amor dela se esvaia, o refúgio da própria era encontrado nas palavras, a única coisa que lhe restava.

- De ?TRADUÇÃO? a ?BOA IDEIA PARA UM POEMA?, a autora escreve sobre diferentes formas de comunicação via linguagem, no primeiro poema ela cita a forma que o ser humano contorna todas barreiras pra se comunicar um com outro, passando a complementar isso nos seguintes poemas. Falando de como ocorreu essa evolução, de como a mente da própria trabalha escrevendo um poema. E a interpretação que concluí desses densos textos foi que a poesia e o texto não convém da linguagem, e sim do coração e do cérebro, surgindo de forma natural e conseguindo ser repassada da forma que for.

- De ?ESCONDERIJO? a ?CONTRACAPA?, passamos por um dos períodos mais introspectivos do livro, em que a autora explora a palavra como veículo de comunicação ao humano, primeiramente falando de todas coisas de si que ela esconde, para depois relacionar isso com a vida do ser humano. Então ela reflete sobre como as palavras se reúnem em todos nossos atos, passando a serem parte de nosso convívio, mesmo de forma inconsciente ou sutil. Então no final ela relaciona o humano ao texto, colocando uma pessoa em cada palavra, concluindo no último poema uma reflexão, para o leitor largar o livro e ir ver tudo próximo de si, não como objetos, mas palavras e versos.

CAPÍTULO 2 - Cartografias

- O segundo capítulo do livro não é dividido em títulos, sendo extremamente diverso em tudo que aborda, com um tema base para todos poemas, este sendo um mapa. Minha interpretação principal é que esse segundo capítulo representa uma mudança de perspectiva para a autora, indo de ver sua vida em palavras, para agora como um
mapa. Agora o livro deixa de ter uma abordagem metalinguística, e passa a ter a autora como protagonista, em que todos poemas formam uma espécie de mapa rasgado ao leitor. Nosso dever é juntar todas peças rasgadas, conectando a jornada pessoal dela.

- A minha interpretação foi que ela se via perdida na própria vida, sem um mapa para guiá-la, então a autora busca suas soluções, primeiro por um relacionamento amoroso, que serve para guiá-la a princípio, mas acaba a deixando mais perdida. Então ela busca seu mapa na natureza, tentando fazer com que o natural guie ela para o lugar certo, escolha que parece trazer luz temporária a ela, vendo em si um desenvolvimento próprio. No caso eu interpreto o novo besouro que ela referencia, como a própria autora, renascida e agora em paz.

sabel 28/03/2024

Leitura escolar
Tive que ler por conta da escola e nossa acho que nunca vai ter um dia em que eu n vou achar livro de poesia insuportavelmente chato
mas pelo menos vc consegue ler poesia rapido. li esse livro todo em tipo 40 min

Lais123 25/03/2024

Com certeza poesia não é um gênero de livro que me interessa, mas me fizeram uma boa propaganda desse livro. Achei muito bom o livro das semelhanças dentro do livro das semelhanças que está dentro do lucro das semelhanças

starsvhs 18/03/2024

Você conhece a língua do amor, que eu soletro tão mal.
Li pro vestibular e me surpreendi com o quanto foi uma leitura agradável. Não li muitos livros de poemas até o momento, mas por enquanto esse ocupa o primeiro lugar na lista.
Recomendaria pra todo mundo pois é uma leitura fluída em que você pega o livro e logo termina, alguns poemas podem parecer meio confusos (pelo menos pra mim) mas outros você fica ???

Freddy Bacus 15/03/2024

Poesia não-romantizada
Muito bonito os poemas aqui, minha relação com esse livro foi engraçada.
Na biblioteca, pedi para minha colega bibliotecária para me indicar um livro de poesia, e me perguntou se eu já tinha lido Ana Martins Marques, e disse que não. E foi nesse contexto que mantive minha primeira - e não última - relação com a poesia de Ana Martins Marques, pois o que encontrei me agradou, uma poesia drummondiana/bandeira fenomenal, com um cunho do hoje e do não-romantico muito interessante.
Na dúvida, leiam esse livro!

bonmo 09/03/2024

Poemas para pensar...
Muitos desses poemas eu não compreendi, mas os que absorvi foram letais e me deixaram pensativa.
Recomendo, é um livro muito rápido e fácil de entender a proposta!

Ana Parisi 20/02/2024

Doce, leve, poético.
"Sempre acabo tomando o caminho errado
que falta me faz um mapa
que me levasse pela mão"

Um livro que pode ser lido tudo de uma vez ou um poema por dia.

malu517 18/02/2024

Tive que ler esse livro porque é um dos que pedem pro vestibular. Confesso que é uma leitura um pouco confusa, porém é bem rapidinho. Li em algumas poucas horas

helo 12/02/2024

O livro das semelhanças
Só li por causa do vestibular, e jurei que seria chato e arrastado mas acabei gostando!! foi bem rapidinho de ler

"se eu encostasse meu ouvido no seu peito ouviria o tumulto do mar"

Luiza918 05/02/2024

Um livro para quem lê sentindo
Não sei ao certo o que dizer sobre esse apanhado de poemas. Não sou poeta, tampouco escritora. Mas sou leitora. E como uma boa leitora, gosto de saborear as palavras e deixar-me ser atravessada por elas.
Acho que foi isso o que aconteceu. ?O livro das semelhanças? me atravessou e deixou um gosto doce de quem não se saciou com tamanha façanha. Ana Marques brinca com as palavras e seus sentidos, em alguns poemas mais do que em outros; incitando o bom leitor a se conectar com a linguagem, e não ler e entender, mas sentir.

Esse é um livro para quem lê sentindo.

Iza 27/01/2024

Minha primeira leitura de poesia ?
Não sabia sobre a minha vontade de ler poesia até o momento que comecei a ler poesia.

Me deparei com um verso lindo através de um podcast que me pegou desprevenida com a frase sobre amar profundamente mas checar volta e meia se ainda dá pé.
É sobre se conhecer, sobre saber quem é e não se deixar levar pelo outro a ponto de não se conhecer mais.

ABSURDA! Que frase absurda! Eu nunca fui tão impactada por uma frase quanto fui com essa. Checar se ainda dá pé é saber que existe um ponto de segurança sozinho, saber que vai conseguir se salvar de si sem depender da boia do outro.

Essa é a forma que eu vejo a minha vida. Vim ao mundo com uma pessoa, já não nasci sozinha, tive que caminhar por caminhos muito parecidos com o dela pra até então entender que precisava trilhar o meu próprio; hoje eu checo sempre se ainda dá pé e graças a Deus, sempre dá.

Transbordo com todos os meus amigos, transbordo com a minha família, transbordo em todas as minhas relações, mas sempre consciente que no fim, sou eu por mim. E que paz terrível ??