O livro das semelhanças

O livro das semelhanças Ana Martins Marques

Resenhas - O Livro das Semelhanças

Bookster Pedro Pacifico 29/04/2021

O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques
Para muitos, assim como para mim, a poesia pode assustar um pouco. Acho que é a nossa tendência de querer racionalizar tudo, compreender as palavras de uma forma palpável. E foi conversando com muitos apaixonados pela poesia aqui pelo @book.ster que passei a entender que a mágica desse gênero literário está justamente na possibilidade de não precisar compreender tudo de forma tão objetiva. A leitura pode ir muito mais solta, na direção das sensações.

É muito mais sobre o sentir do que sobre o compreender.

E depois de pedir muitas dicas de livros para iniciantes, acabei escolhendo esse livro incrível da autora mineira Ana Martins Marques - que me foi muito bem recomendado. E, realmente, a obra me permitiu desapegar dessa necessidade constante de racionalização de uma forma gradual, já que a autora tem uma linguagem mais acessível e constrói poemas menos “abstratos”. Tanto isso é verdade que logo na primeira parte, Ana nos leva para uma viagem poética por meio do objeto livro, por suas partes que nos são tão bem conhecidas. É lindo demais!

Ao final, senti que estava mais próximo da Poesia e com muita mais vontade de me tornar um companheiro rotineiro desse gênero que vem encantando gerações há tanto tempo.

Bora ler mais poesia? Para aonde devo continuar nesse meu caminho?

Nota 9/10

site: http://instagram.com/book.ster
Mahira Caixeta 30/04/2021minha estante
Um útero é do tamanho de um punho, da Angelica Freitas é um ótimo caminho pra continuar!

@freitas.fff 01/06/2021minha estante
Foi justamente através de sua indicação no Instagram que li o livro. Já acostumado a ler poesia, eu utilizei sua indicação apenas pra quebrar o peso e densidade das minhas últimas leituras. E caiu feito uma luva, muito obrigado!

Ubiratan 09/12/2022minha estante
Acabei de ler esse livro! É muito bom mesmo! Se me permite uma indicação, vai o Esculturas Fluidas, do João Paulo Parísio. Simples de ler, acessível, e maravilhoso. Presentearia ele para meus amigos que tem dificuldade com poesia.

LuciAlen 17/05/2023minha estante
Lerei motivada pela tua resenha ?

Rosangela Max 19/03/2023

Me proporcionou uma experiência diferente de leitura.
Ler estes poemas me deu a sensação de estar tentando montar um quebra-cabeça ou decifrar um enigma.
Não são poemas que apresentam um começo, meio e fim de forma clara. Aparentemente essa é uma característica do trabalho da autora e que a torna uma poeta singular.
Confesso que não é tipo de poema que gosto, mas é uma leitura que vale a pena para conhecer outras formas de construção e expressão.
Recomendo.

Ana Sá 23/09/2023

Quero dar este livro de presente de Natal pra todo mundo!
Uma vez, num documentário, vi o Arnaldo Antunes dizendo que os livros de poesia devem ser tratados como discos de vinil... Eles merecem revisita, devem ser retirados da estante de tempos em tempos, apreciados aos poucos. Eles não se acabam. E é isso que a Ana Martins Marques provocou em mim! Uma vontade de guardar este livro no meu armário tendo a certeza de um reencontro num futuro próximo. Ele não acaba.

Não sei falar de poesia, só consigo afirmar que me deparei com um conjunto de bonitezas!

Arnaldo Antunes dizia que um livro de poemas é como um disco de vinil...

A Ana Martins Marques diz em "O livro das semelhanças" que a leitura é coreografia...

... Que prazer foi ser embalada por essa música!
Ricardo.Borges 23/09/2023minha estante
Uma delícia de leitura, né? Pega o coração de jeito!

Alê | @alexandrejjr 23/09/2023minha estante
Dos poetas contemporâneos, a Ana Martins Marques definitivamente está um degrau acima. Ela e o Paulo Henriques Britto.

Vania.Cristina 24/09/2023minha estante
Leio pouco poesia mas sempre quis conhecer essa poeta

Flávia Menezes 24/09/2023minha estante
Amiga, que doçura de resenha!! E que vontade me deu de ler esse!!! ??

Ana Sá 25/09/2023minha estante
Ricardo e Alexandre, fiquei encantada! Que gostoso ser surpreendida assim numa leitura que comecei totalmente no escuro!

Ana Sá 25/09/2023minha estante
Vania e Flávia, o livro é curtinho, recomendo muito!

Os poemas abordam o tema do próprio processo de escrita, cenas do cotidiano e uns versos de amor que achei muito bonitos!

caspaeletrica 14/01/2023

6/10: O livro do desmatamento/O livro do livro sobre livros
Embora tenham sido desmatadas várias árvores para imprimir diversas folhas em branco, alguns deflorestamentos até valeram a pena.

Nesse livro, embora a maior parte sejam de poemas um tanto quanto fracos, quando se encontra um poema bom, ele realmente consegue ser extraordinário.

Ana neste livro fala o que todos nós já pensamos alguma vez em nossas vidas. Esse livro sobre livros que falam sobre livros, acerta em cheio em algumas reflexões, embora sua execução tenha falhado bastante, principalmente nos poemas que fogem da temática.

MELHORES POEMAS: BOA IDEIA PARA UM POEMA, CARTOGRAFIAS, MAR & MINAS
Sabrina758 14/01/2023minha estante
O LIVRO DO DESMATAMENTO KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

caspaeletrica 14/01/2023minha estante
@sabs KKKKKKAMOU? em horas de detonar livros, eu até viro ativista.... ambientalista ksksks

Juh 14/12/2023

O Livro das Semelhanças
Das leituras para o vestibular, esse foi minha favorita! Gostei muito e é sempre bom estar em contato com obras nacionais

colecionamos selos
mas não
viagens
Larissa 14/12/2023minha estante
Esse livro era leitura obrigatória pra qual vestibular?

Juh 14/12/2023minha estante
UFPR

@freitas.fff 01/06/2021

Doce e simples
Um livro de poesia excelente pra quem não está acostumado com o gênero literário, mas gostaria de iniciar.

O livro da semelhança é uma reunião de poesias metafóricas, que diz o que se sente através da percepção e descrição de diversas outras sensações que assemelham-se e relacionam-se, fazendo uma verdadeira dança de palavras para entregar o sentido da poesia.

O mais interessante é a metalinguagem utilizada para brincar com a construção de um livro. Você vera várias poesias sobre livros de poesia.

Leitura rápida, fluida e gostosa. Recomendo para quebrar qualquer ressaca literaria.
Dayana.Trajano 03/06/2021minha estante
Eu não costumo ler poesia, acredita? Não saberia por onde começar.

@freitas.fff 03/06/2021minha estante
Esse livro é EXATAMENTE por onde começar. E acredito que você vai amar.

@freitas.fff 03/06/2021minha estante
O Book.ster fez uma resenha dele aqui no skoob. Resenha incrível!

Dayana.Trajano 03/06/2021minha estante
Vou dar uma olhada depois então

@freitas.fff 03/06/2021minha estante
Da pra ler numa sentada, a tarde.

Leila de Carvalho e Gonçalves 07/05/2021

A Ressignificação Do Cotidiano
Livro das Semelhanças é o terceiro da mineira Ana Martins Marques, um nome que vem conquistando proeminência no circuito literário contemporâneo.

Resumidamente, trata-se de um seleção de poemas voltada para a ressignificação do cotidiano mediante o redimensionamento da linguagem cujos versos, livres da métrica e de rimas, apresentam uma sonoridade impactante, em especial, por conta do hábil manejo das palavras.

O livro é em quatro partes e a primeira é um exercício de Metaliteratura, isto é, um convite para o leitor direcionar o olhar sobre como se estrutura um livro, começando pela ?Capa?, seguindo pela ?Dedicatória?, até chegar ao ?Colofão? e a ?Contra-Capa?. Nela, a autora revela segredos, ?Não Sei Fazer Poemas Sobre Gatos?, discute acerca da autoria, ?Boa Ideia Para Um Poema?, e até comenta sobre os percalços da ?Tradução?.

?Este poema / em outra língua / seria outro poema / / um relógio atrasado / que marca a hora certa / de algum outro lugar / / uma criança que inventa / uma língua só para falar / com outra criança / / uma casa de montanha / reconstruída sobre a praia / corroída pouco a pouco pela presença do mar / o importante é que / num determinado ponto / / os poemas fiquem emparelhados / / como em certos problemas de física de / / velhos livros escolares.?

Já a segunda parte, denominada ?Cartografias?, utiliza mapas para esquadrinhar caminhos com o escopo de resolver a complexa interação entre o amor e a proximidade, capaz de tornar a distância uma ilusão.

?Não sei viajar não tenho disposição / não tenho coragem / / mas posso esquecer uma laranja sobre o México / desenhar um veleiro sobre a Índia / pintar as ilhas de Cabo Verde uma a uma / como se fossem unhas / duplicar a África com um espelho / criar sobre o Atlântico um círculo de água / pousando sobre ele meu copo de cerveja / circunscrever a Islândia com meu anel de noivado / ou ocultar o Sri Lanka depositando sobre ele / uma moeda média / visitar os nomes das cidades / levar o mundo a passeio / por ruas conhecidas / abrir o mapa numa esquina, como se o consultasse / apenas para que tome / algum sol.?

Quanto a Terceira Parte, ?Visitas Ao Lugar-Comum?, Martins Marques tematiza algumas expressões populares do nosso idioma, dando um novo sentido poético ao que elas possuem de literal. Bons exemplos são dobrar a língua, cortar relações e torar fotografias.

?Tirar fotografias / e depois devolvê-las / àqueles de quem as tiramos / à mulher fora de foco / em seu vestido violeta / à casa de janelas verdes / às paisagens / tomadas emprestadas / à casca / de cada coisa / aos vários ângulos / da Torre Eiffel / ao cachorro morto / na praia.?

Finalmente, a última parte é ?O Livro Das Semelhanças? que se debruça
sobre a identidade, a analogia e até a imitação, ao observar a conformidade entre modelo e cópia. Esta é uma das temáticas do livro, sendo mais explícita, a ideia de autoria e originalidade perpassa sob distintos ângulos os poemas, brincando com palavras cujas sintaxes e fonéticas, se similares, jamais se repetem com o mesmo sentido.

?Estou no dia de hoje como num cavalo / você está nas suas roupas como num navio / estamos na cidade como num teatro numa floresta na água / a tarde de terça é uma feira de bairro / nos encontramos quase por descuido / à mesa do café com sua toalha xadrez / de frente para o cinema contínuo do mar / no vagão deste mês setembro sereia sinuosa / era quente o dia era o equívoco das estações / era a música pequena da memória / estou no dia de hoje como num casaco largo demais / estou no país desta tarde estudei / na escola do enfado / você dobra a tarde como as mangas / da sua camisa branca / você desdobra a tarde como um guardanapo /lançado ao colo / você conhece os modos no que se refere às tardes / você sabe usar / os talheres da tarde / estou desconfortável no meu nome estou / na antessala do amor estou na estação / da espera queria distrair a morte / você conhece muitas coisas você sabe falar / sobre as coisas como esses bichos que conhecem / desde sempre as rotas ancestrais / como os pássaros que trazem impressos no corpo / os mapas migratórios você conhece a língua do amor / que eu soletro tão mal.?

Enfim, adquiri o e-book e recomendo. Sem medo de errar, esse é um livro que não pode faltar na biblioteca de quem curte poesia.

Biografia: Ana Martins Marques nasceu em 1977, em Belo Horizonte, onde mora. Graduada em Letras, tem doutorado em literatura comparada pela UFMG. É autora de Vida Submarina (Scriptum, 2009) e Das Arte Das Armadilhas (Companhia das Letras, 2011) que recebeu o Prêmio Biblioteca Nacional (2012).

Bruno.Dellatorre 09/05/2020

Leia a resenha toda...
Eu andava bem preocupado com a poesia brasileira contemporânea. Andei lendo vários livros horríveis de poemas que davam vontade de queimar. E eu achei que esse fosse ser mais um desses casos, mas graças a Deus, não foi!
Ana Martins Marques é um talento admirável nesse nosso cenário tão preocupante. Seus poemas são poesia.

E é importante lembrar que existe uma diferença entre essas duas coisas. Poema é qualquer coisa que for escrita em verso. Poesia é aquilo que toca o coração.

Ana Martins Marques escreve poesia. Seus poemas são bastante imagéticos, evocam figuras com as quais podemos nos identificar, promove sutis reflexões, e também funciona como um espelho de coisas banais do dia a dia, mas ao invés de espelhar a banalidade, seus poemas lançam luz à coisas que não recebem a atenção que deveriam, e isso chama a atenção de qualquer leitor. Em resumo, a poesia dela é poesia de verdade. Mexe com o leitor.

Não é como Angélica Freitas, Francisco Alvim, Marília Garcia, dentre outras pessoas que eu poderia citar, que escrevem apenas poemas.

Qualquer coisa
está
em verso.
acho isso
ridículo.

A sorte é que temos alguém como Ana Martins Marques para salvar o cenário da poesia brasileira contemporânea!

Lika.Tanaka 01/10/2023

?Houve um tempo em que se usava/ nos livros/ papel de seda para separar/ as palavras e as imagens.? Tais versos, como muitos outros deste O livro das semelhanças, expõem com o wit e a delicadeza característicos da autora esse tatear entre as palavras e as coisas.

gabi.s03 26/10/2022

"O primeiro verso é o mais difícil
o leitor está à porta
não sabe ainda se entra
ou só espia
se se lança ao livro
ou finalmente encara o dia

o dia: contas a pagar
correspondência atrasada
congestionamentos
xícaras sujas

aqui ao menos não encontrarás,
leitor,
xícaras sujas."

Eu só li esse livro pro vestibular mas gostei demaisss! É de poemas então pensei que não fosse gostar, mas a autora escreve de uma forma bem diferente e pra mim, inovadora.

O livro é bem curto e a leitura é mega fluida, porque os poemas são realmente incríveis e porque a autora quase não usa pontuação, então você só vai lendo e lendo kkkk

Meu poema favorito foi esse ai de cima e o "tenho quebrado copos".

starsvhs 18/03/2024

Você conhece a língua do amor, que eu soletro tão mal.
Li pro vestibular e me surpreendi com o quanto foi uma leitura agradável. Não li muitos livros de poemas até o momento, mas por enquanto esse ocupa o primeiro lugar na lista.
Recomendaria pra todo mundo pois é uma leitura fluída em que você pega o livro e logo termina, alguns poemas podem parecer meio confusos (pelo menos pra mim) mas outros você fica ???

Maria 17/04/2022

Leitura obrigatória satisfatória
Conheci o livro por conta de fazer parte da lista de leituras obrigatórias da UFPR. Primeira obra de poesia que leio e devo admitir que estava com receio, pois ao estudar poesia em Literatura passa-se a impressão de que é algo difícil e não é cotidiano, porém o livro das semelhanças é o oposto, com uma leitura fácil e que retrata o cotidiano os sentimentos passados são incríveis! Com certeza irei me arriscar mais nesse estilo de escrita e também conhecer mais da autora.

Bianca547 25/02/2023

Ahh poesia, eu acho que não estou acostumada porque a maioria eu nn entendi de primeira, mas pensando e conversando e tal é legal até... obv q nn leria se nn fosse pelo vestibular mas neh

Antonio 02/12/2021

Leve e delicado
Um livro de poesia que brinca com as palavras e as coisas, trazendo luz e beleza para situações cotidianas, pensamentos banais, criando imagens que surpreendem. Uma leitura que voa.

Max 06/07/2023

Poetisa de Beagá...
A poetisa aqui de Beagá traz nessa obra um apanhado de poemas que me transmitiram leveza e uma certa doçura.
Foi bastante prazeroso!