Vírus tropical

Vírus tropical Power Paola

Resenhas - Vírus Tropical

Cilmara Lopes 01/08/2016

Conhecendo Power Paola
Paola, vem de uma família bem peculiar, um pai sacerdote que faz missas clandestinas em casa, uma mãe vidente que lê o futuro em dominós, uma irmã porra louca e outra irmã beata.
Dentro deste contexto familiar, Paola narra em vários subtítulos sua passagem da infância para a adolescência, as principais descobertas e desafios, por trás de um humor carregado de cultura temos uma jovem construindo sua identidade em meio a tanta loucura.
Não há nada de extraordinário, pois no decorrer percebemos que se trata de uma família como qualquer outra, é válido como uma leitura ocasional. Me distraiu suficientemente bem, e muitas vezes é só disso que precisamos.

Jaime.Azevedo 30/08/2018

Infeccioso!
Essa HQ causou um conflito interno em mim: não gostei do traço, mas não conseguia parar de ler pelo roteiro, maravilhoso.

Power Paola conta a história da sua vida com graça, sensibilidade, humor e senso de espetáculo.

A família é retratada com todas as suas glórias e imperfeições, uma caricatura carregada e irresistível que, de quebra, também traz um retrato da vida na Colômbia e no Equador.

Conhecemos o pai, um ex-padre que realiza missas clandestinas, a mãe lendo a sorte nos dominós, a empregada e sua relação tensa com a família, suas irmãs e as flutuações dos laços fraternais, rompidos e reatados pelo amadurecimento. Uma família insana como todas as outras e pronta para virar uma sitcom excêntrica da Netflix (por enquanto já virou um longa de animação). Apesar do olho para o design da autora, inteligente nos contrastes e na distribuição dos elementos, não gostei muito do estilo do desenho. São opções criativas, é verdade, que sempre trazem algum risco embutido.

Vírus Tropical é uma HQ visualmente irregular, mas definitivamente viciante. Não se espante se terminar a leitura querendo visitar os parentes de Paola na Colômbia...

Anielly 16/01/2019

contruções
o que faz você a pessoa que vive hoje? certamente tem fatores genéticos e familiares nisso, e isso é sobre vírus tropical, primeira "identidade" de Paola, para garota apegada a irmã mais velha, adolescente q faz brownies,a presença e ausência de todos na família determinaram quem ela é hoje e com essa obra, ela vem reconhecer tudo isso.

Mila 29/06/2020

Razoável
Não me interessei muito por esse HQ por mais que trouxe algumas questões interessantes sobre a mulher na sociedade... Talvez seja falta de hábito com o tipo de leitura.

Fábbio (@omeninoquele) 28/11/2020

Gostei.
#OMeninoResenhando

"Como as pessoas fazem para entender o mundo quando elas não tem irmãs mais velhas?"

Quando Paola Gaviria fora concebida, os pais não tinham a planejado e sua mãe depois de ir à alguns médicos, confirmara que "o vírus tropical" que ela achara que era, na verdade era mais uma filha. A família é natural da Colômbia, mas se mudaram a alguns anos pra Quito no Equador onde tentam levar uma nova vida.

O pai de Paola é sacerdote e dá missas clandestinas em casa, mas não demora muito e ele se separa da mãe delas e vai morar em Medellín, e sua mãe, pra manter a casa decide trabalhar como vidente, vendo o futuro das pessoas no dominó. E a medida que as filhas vão crescendo, e os problemas da adolescência surgindo, a gente vai percebendo que essa família é tão normal como qualquer outra, mas a sua história se torna muito singular pelas personalidade das pessoas que compõe esse seio familiar e pelo modo como as mulheres da família lidam com esses problemas.

Numa narrativa bastante singular e cômica, conhecemos mais a fundo a Paola que tenta encontrar seu espaço e sua identidade. A acompanhamos desde seu nascimento, e passamos por todas as suas fases, bem como as mudanças que foi ocorrendo na sua família. Essa é uma narrativa bastante singular de uma família colombiana, o que pra mim foi uma surpresa, já que não conhecia nada sobre essa cultura e estilo de vida.

Com um traço super expressivo, "Vírus Tropical" me ganhou por trazer essa realidade de uma família colombiana, me mostrando uma cultura que até então desconhecia, e que consegue nos entreter acompanhando os percalços dessa família, em meio aos dramas e humor, com uma escrita super fluída e traços de uma artista que é bastante singular, numa obra autobiográfica impossível de não se viciar. Eu recomendo muito!

#VírusTropical #PowerPaola #EditoraNemo

site: https://www.instagram.com/p/CIG8jmuDNk7/

K-Roll 05/12/2020

Sem pé nem cabeça. Barraco o tempo todo na hq. Nem novela mexicana se compara.

@quadrinsdobatera 07/01/2021

📚 "Vírus Tropical", por Power Paola.
"Vírus Tropical" é um quadrinho autobiográfico da @powepaola, onde a talentosa artista colombiana conta histórias desde seu nascimento até o dia em que decide sair de casa e experimentar novos rumos.

Aqui a autora nos apresenta sua família e as peculiaridades que os cercam, retratando a luta diária de sua mãe em cuidar de três filhas e garantir algum dinheiro realizando previsões a partir de peças de dominó, um pai que é devoto religioso e realiza missas em casa de modo clandestino, uma das irmãs que é rebelde e impulsiva e a outra irmã que Paola sempre gostou e se espelhou mais.

Por meio de capítulos curtos, a partir dos desenhos de Paola somos convidados a adentrar na sua residência e experenciar detalhes da vida de uma família comum, que se mantém buscando manter a normalidade diária.

Em sua obra Paola nos apresenta as amizades que cultivou, aborda a descoberta dos relacionamentos, sempre deixando claras as características existentes na transição entre infância e adolescência.

Quadrinho simples, direto e divertido. Acredito que dos materiais autobiográficos que li, tenha sido o mais leve deles. Deu vontade de ler mais coisas da Paola.

#hq #quadrinho #gibi #comics #leitura #quadrinhosdobatera #leiturasdobatera #editoranemo #bateria #drums #quarentena #ficaemcasa #fortaleza #ceara #brasil

Para acompanhar esse e outros textos, vos convido a conhecerem o meu Instagram voltado para leitura de quadrinhos alternativos/independentes: Quadrins do Batera (@quadrinsdobatera). Obrigado!

bia 24/09/2021

não sei o que achar
simplesmente fiquei confusa 100% do tempo,quando eu tava achando bom acabou????? ainda bem que eu não paguei 50 reais nele,apesar dos quadrinhos.Achei bem confuso mas divertido

Maíra Marques | @literamai 05/03/2022

Uma autobiografia!
Paola irá compartilhar conosco como foi sua vida desde seu nascimento. Ela nasceu numa família equatoriana, o pai- ex-padre- a mãe- lê o futuro das pessoas em um dominó. Tem duas irmãs mais velhas: Claudia (que tem tudo pra ter um futuro brilhante, mas prefere enfi4r no **) e Patty (com quem brigava muito na infância e depois passou a ser sua melhor amiga- irônia do destino, eu diria).
Em sua trajetória, Paola vai mostrando como era o relacionamento de sua família, como foi para ela crescer em um colégio apenas para meninas e depois ser transferida para uma escola mista, se tornar "mocinha", o primeiro beijo, a primeira relação sexu4l, enfim... Até se tornar a mulher que é hoje (ou quase lá).
É um bom quadrinho para passar o tempo e conhecer uma grande artista, além de que a história prende do início ao fim.

Debora.Oliveira 05/05/2022

Minha primeira HQ!
Primeira HQ lida, graças a LC do @leiamulheres_niteroi. Me surpreendeu demais! Amei ter esse contato com HQ's e já estou pensando em ler outras!

Miyako.Matsumoto 10/07/2022

"Cair no mundo e construir minha própria vida"
É muito difícil avaliar memoir, mas gostei muito de ter lido e me identifiquei em certos momentos com a Paola.
To gostando bastante de conhecer esse gênero, que consegue ser bem impactante apesar de não ser escrito pensando em grandes plots.

VitAria67 19/11/2022

A história é muuuuuito boa.
Eu li ele super rápido, leitura de um dia, gostei bastante do enredo, contando a vida da protagonista (tô tentando descobrir se é a vida da autora), tudo o que ela passou, a transição de quando ainda era um bebê até chegar a fase adulta, a relação com a família.
Assim, eu recomendo pra todo mundo, só aviso que tem umas cenas para maiores de 18.

manel T 24/11/2022

"Paola, uma mãe e duas irmãs"
Antes de qualquer coisa devo dizer; MELODRAMA TEM E SOBRA! Uma hq recheada de vivências, a princípio não é tão evidente, torna-se muito mais profunda do meio ao fim.
A narrativa não flui de maneira satisfatório por isso não merece 5 estrelas.

Bruna Moraes 25/12/2022

Vírus Tropical - Power Paola
Resumo:
A Sra. Gaviria tinha sido diagnosticada com “vírus tropical”, era a única explicação que os médicos podiam dar, já que com o ligamento das trompas era impossível estar grávida, ou estaria vivenciando uma gravidez psicológica, em razão dos sintomas. No entanto, para a surpresa de todos, a Sra. Gaviria estava grávida pela terceira vez e, para a decepção da maioria da família, era mais uma vez uma menina, a qual se chamaria Paola.
Sua família não era nem um pouco normal, seu pai um ex-padre que ainda praticava missa clandestinas em casa, sua mãe uma mística leitora de dominós, e de suas irmãs também tinham suas peculiaridades. Por fim, no meio disso tudo estava a pequena Paola, que tentava se encaixar na família e criar sua própria personalidade em torno do caos, no qual viva. Com a ausência paterna, sua mãe teve que criar sozinha as três filhas e lidar com os problemas com drogas, crises da adolescência, descoberta do sexo, entre outros conflitos que nem a própria pessoa conseguia lidar, imagine os pais. E assim, com bastante humor, ilustração e realidade, a autora Power Paola conta sua história de vida.

Crítica:
A narrativa se constrói entorno da autobiografia ilustrada da autora, uma história real, com personagens reais, mas com bastante leveza e humor, mesmo com as temáticas abordadas. De maneira alguma ela quer vitimizar sua infância ou problematizar a criação de suas irmãs, mas ela conta a vivência de sua família com uma riqueza de detalhes da cultura colombiana e equatoriana, que pouco é conhecida.
Os personagens são construídos pelos olhares da Paola, que acompanha o crescimento de suas irmãs e o desespero de sua mãe. Apesar da ausência paterna, quase que comum na vida de milhares de família, a mãe consegue criar suas filhas e oferecer tudo que elas precisam, mas pela sobrecarrega de função ela não consegue estar presente o tempo todo e ainda têm as crises da adolescência, que somadas podem te fazer vivenciar o mundo das drogas, por ser uma alternativa diferente e deslumbrante, e o livro expõe isso. Vale ressaltar ainda, a importância da descoberta sexual que é tão cheia de tabu, mas pouco comentada entre os pais com os filhos, os quais crescem cheios de dúvidas e incertezas, mas com muitas curiosidades.
Apesar de estrutura textual ser diferente, a história ser contada em quadrinhos, e ainda com base em uma cultura complemente diferente da habituada, a autora soube prender o leitor do início ao fim e até mesmo proporcionar momentos que te fizessem se aproximar dos personagens de tão reais, nenhuma família é perfeita, mas foi uma experiência incrível conhecer um pedacinho da vida da autora, a única parte ruim foi não saber a continuidade da história ou se há um livro 2, superou minhas expectativas, mas o final me frustrou um pouco.

“Como as pessoas fazem para entender o mundo quando elas não têm irmãs mais velhas?”.

PaulonoRio 05/01/2023

Uma surpresa de vírus
Fazia um tempo que eu não lia um quadrinho de uma sentada só. Aqui vemos a história de Paola, uma menina que nasceu numa família repleta de mulheres fortes e que sabem o que querem da vida. Crescer no meio do caos de mãe e filhas tentando se encaixar em uma Colômbia dominada pelo tráfico, é surreal. Paola conta sobre o quanto suas irmãs foram espelho pra uma adolescente tentando se encontrar no mundo. De fazer rir e chorar ao mesmo tempo.