Risco Calculado

Risco Calculado Elaine Elesbão

Resenhas - Risco Calculado

Priscila959 16/07/2021

Livro recomendado para +18.

Aqui conhecemos a história de uma mulher que ao longo da narrativa vai tendo muitos nomes, mas vamos começar chamando-a de Valentina. Quando ela tinha apenas 12 anos a família fez com que a menina se mudasse para a casa de um "padrinho" que poderia oferecer para ela tudo o que eles, de forma humilde, não tinham condições. Porém tudo vem com um preço e o que a doce Valentina estava obtendo de benéficos nunca imaginou o que aquilo iria se tornar como custo em sua vida adulta. Agora, uma mulher, ela se encontra casada com o seu suposto padrinho que na verdade se chama Hugo e vê a sua vida sendo controlada constantemente mesmo após ter crescido, sendo vista somente como um ser mimado, inocente e que a qualquer toque do mundo exterior poderia quebra-la. Sofrendo não apenas de ameaças mas com inúmeros tipos de violência tais como física e psicológica. Não havendo outra saída Valentina arquiteta um plano. Mas este não poderia haver falhas, porque muita coisa estaria em jogo, incluindo a sua própria vida.

Mas algo veio a tona sempre quando menos esperamos. E lá está ele, o verdadeito amor, que resoveu aparecer durante todo este plano meticulosamente estudado e trabalhado. Max vem, não apenas para somar a minha listinha de crushs literários, mas para ensinar muito a esta mulher. E como as coisas nunca acontecem por acaso, estes dois possuem mais em comum do que poderiam imaginar.

Seria o grande amor a ruína desta moça que tanto se dedicou ao seu plano? Ou seria a salvação?

Em um enredo envolvente e com uma escrita fluida a autora nos conduz ao longo desta trama que me despertou um turbilhão de sentimentos dos mais variados possíveis. Nunca imaginei que poderia sentir tanto ranço durante uma cena hot, ou que iria torcer para um estuprador cumprir com a sua palavra. Não bastando chocar o leitor, aqui também possuímos referencias muito boa tanto literárias quanto musicais.

Em um romance muito bem construído, sem pontas soltas, aborda temas importantíssimos como violência contra mulher. Sempre digo algo sobre livros desta temática, que eles são necessários. E este não poderia ser diferente. Para completar, aqui possuímos um final que foi completamente inesperado, digno de um livro da Agatha Christie! ?

Sou só elogios em relação a esta história e a edição que possui uma diagramação com letras em um tamanho confortável para a leitura, além de uma bela capa. Posso afirmar que este foi um dos meus livros favoritos da vida e que levarei a história comigo por um longo período! ?

Você pode encontrar o livro disponível no formato de ebook na amazon (gratuito pelo Kindle Unlimeted) e também nesta edição física com a compra feita no site da @tagoreeditora . Como sou parceria da editora, vocês tem a oportunidade de garantir 15% de desconto por tempo ilimitado ao usar o código: AUTORDEBSB . Então aproveitem a oportunidade viu? Um desconto é sempre bem vindo!

Gostou da resenha? Então me segue no instagram @leiturasdapri para conferir outras!

Marco.Antônio 09/05/2021

..........................Em breve..............................................

Oceano 12/11/2020

Um bom livro
Esse foi meu primeiro contato com Elaine. O livro estava na minha prateleira há um bom tempo, foi doado pela minha irmã. Não é um livro que vá mudar vidas, mas é uma leitura muito agradável, vale muito à pena ler!

Nattie 21/05/2020

Quando dizem que há uma linha tênue entre o amor e o ódio, não é mentira, e esse livro é a prova disso.

Canaan 17/09/2019

Surpreendentemente
Eu tinha um certo preconceito e não estava disposta a ler, mas o livro caiu na minha mão e comecei. Simplesmente adorei esse livro. Sensacional. Me prendeu desde o início. Fiquei curiosa página a página. E o final, mesmo eu achando que seria previsível foi muito surpreendente. A autora brasileira escreve muito bem e de uma forma simples, clara e objetiva. Seus personagens bons sempre tem um toque de perfeição demais. Isso me irrita um pouco. Rsrs. Dei graças por esse mocinho não ser podre de rico. Se fosse eu ia desistir. Eu li A Escalada de Eva e foi a mesma coisa, com personagens ultra perfeitos. Gostei mais ainda desse livro. Quero tê-lo na minha estante.
Ivanna 13/10/2019minha estante
O melhor foi a forma como amarrou a história. Foi uma surpresa o desfecho!

Luciana Souto de Oliveira 14/06/2017

Perfeito!!!
Vou ser muito sincera com vocês: Este foi um dos melhores livros que já li. A autora pensou em tudo. Fechou todas (todas mesmo) as arestas que possam ter existido na história e o final foi fantástico.

No início, fiquei um pouco incomodada porque é uma história que tem um romance hot, com cenas fortes e palavras bem pesadas, mas, depois, percebi que era necessário, parte da trama.

Valentina foi vendida pelos pais, ainda criança, a Hugo, um homem bem mais velho, ciumento e possessivo, que tinha um comportamento doentio e fez, da menina pobre, sua esposa. Uma mulher lindíssima, sofisticada e muito bem educada, que só falava quando Hugo achava conveniente e era monitorada 24 horas por dia por seguranças e empregados, sem poder ir, aonde quer que fosse, sozinha.

Quando Valentina comportava-se de uma forma que Hugo não achava conveniente, este cometia as maiores atrocidades, a ponto de humilhá-la em alguns tipos de orgias para mostrar que era ele quem mandava.

Como Valentina passa muito tempo em casa, ela tem oportunidades para descobrir segredos do seu marido e numa de suas investidas para a descoberta desses segredos, ocorre um fato que a obriga a fugir daquela casa.

Valentina vai para outra cidade. Agora, livre do inferno onde vivia, ela assume um outro nome, disfarça-se, para não ser reconhecida, já que seu marido tem dinheiro para virar o mundo atrás dela.

Na sua nova vida, Valentina conhece Max, com quem viverá tórridos momentos de prazer e amor, algo que ela nunca conheceu antes; mas, após alguns meses, é descoberta e precisa voltar para sua antiga vida. Na época em que esteve fora, ela contou com a lealdade de uma de suas empregadas, D. Teresa, que a deixou a par dos acontecimentos na vida de Hugo quando de sua ausência.

Valentina encontra Hugo muito doente. A suspeita dele é que esteja com um mal degenerativo, a doença de Huntington, a mesma enfermidade que matou o seu pai. E ele já havia avisado à esposa, se fosse para sofrer com a doença, ele se mataria e exigiu que Valentina se comprometesse, também, a se suicidar. O que ele não contava era que sua esposa era uma mulher muito inteligente.

O desfecho da trama foi, simplesmente, espetacular!

Leituras à meia-noite 01/03/2017

Surpreendente!
Não tenho outra palavra que melhor descreva esta estória. Confesso que no começo eu quase desisti dela, você leva um tempo pra compreender todo o enredo. Além do fato dele ser uma trama um pouco pesada, também temos cenas bem eróticas(coisas que eu não curto muito, ao menos não nesse grau). O ponto alto é mesmo o final.
A garota fraca e submissa vai te surpreender. Dêem uma chance pra "risco calculado ", tente compreender toda a trama por trás dos fatos.

Paula Juliana 26/01/2017

Resenha: Risco Calculado - Elaine Elesbão

''Quando amor e ódio se confundem ou se confrontam, tudo pode acontecer...''

Paixão. Superação. Amor. Ódio. Nojo.
Como colocar em palavras a intensidade dessa história tão forte e até complexa?! Risco Calculado foi uma senhora leitura, rápida e que me prendeu a cada linha, Valentina uma personagem protagonista estritamente surpreendente, uma mocinha além das palavras que sofreu de todas as formas possíveis, Max um mocinho apaixonante, e Hugo?! Nossa! O que dizer desse antagonista, vilão, ser humano da pior especie que existe?! Nunca pensei que sentiria tanto nojo, tanta raiva de um personagem. Elaine Elesbão com todo o seu enredo, sua escrita e personagens controversos me fez engolir essa trama.

Valentina tem uma história de vida difícil.
Vindo de uma realidade pobre, quando completa doze anos é vendida para seu padrinho, de forma que é a partir desse momento criada por ele, e de um certo modo sua propriedade. Seus pais a entregam para esse ''padrinho'' achando que assim terá melhores chances de vida, que Hugo dará para a menina o que eles em suas condições financeiras nunca poderiam dar.

Comida. Educação. Formação. Uma vida melhor.
E ao longo dos anos é o que Hugo dá para Valentina. Porém, a menina vai crescendo e se tornando uma linda mulher e as motivações das ações desse homem ficam mais claras. Valentina agora é a mulher troféu. Antes a menina criada e educada pelo padrinho, dindo, agora a mulher que deve ser tratada como uma moça, antes o padrinho, agora o homem Hugo. Valentina é levada pelas circunstancias e começa a ver o homem Hugo e se envolver por ele.

Hugo Rosenthal é um homem controlador, autoritário, que criou Valentina para o abate. Quase como quando uma refém se apaixona por seu sequestrador, a moça é induzida a ter também seu inicio de vida sexual com o homem, esse até agora o único que sempre lhe deu tudo, desde conforto até o que entende por afeto.

Claro, que quando a moça cresce e consegue visualizar que tudo o que conhece é pouco e restrito e que existe um mundo de possibilidades lá fora, o homem que até agora foi seu mundo, se torna seu algoz e então Valentina o vê como é verdadeiramente. Um homem que a controla de todas as formas, que não a ama - de uma forma saudável - e que simplesmente quer lhe possuir em todos os sentidos.

Valentina é uma personagem forte, logo no inicio da obra podemos até achar que é uma menininha bobinha, que aceita tudo e não faz nada para mudar sua situação, mas ao longo da leitura vemos que é esperta, fodona, que não vai deixar por menos o que Hugo lhe fez.
O livro trata por meio de Valentina e Hugo de inúmeras questões, abuso sexual, violência física e psicológica, a questão da estética, de como Hugo queria a mostrar, fazer de Valentina seu troféu, como sempre tinha que estar perfeita, ''uma mulher que sabe seu lugar''. O Controle é elemento principal da trama, Hugo controla tudo, Valentina não tem voz ativa, não tem opção de escolha, ele dita desde o que ela vai comer, até estudar, vestir e fazer.

Como a história é contada por Valentina com capítulos intercalados entre o presente e o passado, conhecemos também o mocinho Max que é um personagem lindo e intensamente apaixonante. Me identifiquei muito com Max, seu amor livre, sem ciúmes e amarras, um amor seguro, tranquilo, parceiro, sem jogos amorosos ou guerras por poder. Totalmente o oposto de Hugo, Valentina por sua vez como foi criada pelo vilão tem uma visão distorcida do amor, por vezes começa a agir com Max da mesma forma que foi ensinada por Hugo no sentido psicológico e não físico.

É um turbilhão de enredo! Romance! Vingança! Sexo! Violência! Algumas vezes a aflição foi tão forte que tive que parar, respirar e assim continuar a leitura. A escrita da autora é fácil, rápida e gostosa, as cenas de sexo não são escrachadas, e mesmo sendo fortes e tratando de assuntos polêmicos como estupro e violência a leitura não fica pesada e complicada.

Risco Calculado é uma obra sobre superação, mostra a força desta mulher - que assim como milhares de mulheres convivem diretamente com as violências em suas relações, mostra a forma que a mocinha agiu durante a história, se ''comportando'' como deveria, engolindo tudo, sendo perfeita, e na verdade fazendo o que tinha que fazer para sobreviver, passar por tudo aquilo e VENCER! Recomendo para todos que gostam de romances fortes e para maiores, com finais surpreendentes e muito bem fechados!

Paula Juliana e Katiane Antunes.

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

SaraFranAa 13/12/2016

Resenha - Risco Calculado, Elaine Elesbão.

Valentina ainda uma menina foi separada da família para viver com seu padrinho Hugo. Muito novinha não entendia porque não podia mais brincar com os irmãos e conviver com sua família. Indo morar em uma cidade completamente diferente do pequeno sítio onde cresceu lá ela irá viver com seu "padrinho".

Nessa casa Valentina é tratada como uma princesa, o que encanta a menina que até então carecia de coisas básicas na vida. Recebe estudos, aulas de etiqueta e muito mais para se transformar em uma mocinha fina e da alta sociedade. Tudo isso é incentivado por seu tutor... Mas até que ponto uma criança pode deixar de ser criança? Anos se passam e Valentina começa a perceber que não é nada mais que um enfeite. Um lindo e caro enfeite para ser visto, nunca tocado por ninguém. Ao chegar à maturidade ela se envolve com Hugo, percebam que já não é mais padrinho. Foi inevitável o romance entre eles já que Hugo fazia questão que sua Nina não o visse como um padrinho, mas como um homem. Isolada do mundo e com os hormônios em ebulição foi inevitável que Valentina olhasse para o que estava sendo oferecido bem em sua cara.

Ao se tornar a Senhora Rosenthal, Valentina esperava que sua vida fosse mudar, afinal como uma mulher casada ela poderia sair mais até mesmo se inteirar da vida do marido de uma forma que nunca foi permitido a ela antes. Ledo engano. Tudo continuou igual, proibições e regras a serem seguidas, até mais agora por ser a esposa "prêmio" o troféu do grande Hugo Rosenthal.

Sua vida que já era uma desgraça só não fica pior por poder contar com Dona Teresa a mãezinha que sempre tem um colo para oferecer a ela. Com sua vida sendo controlada ao máximo e sem poder escolher nem mesmo sua roupa Valentina irá lutar, chantagear e implorar por uma mudança. E ela está disposta a suportar tudo isso para ter uma nova vida.

Minhas considerações são:

Eu queria ler esse livro a algum tem já desde que vi a Tribo das Letras anunciando seu lançamento e a própria autora divulgando nas redes sociais. Risco Calculado foi uma miríade de emoções. Muitas das cenas me deram raiva por estar sendo dirigidas a uma pessoa que na verdade era indefesa, não sabia como se defender a não ser sendo o que foi treinada para ser, uma criança, uma grande e estranha criança que mais era tratada como boneca que como gente. Eu não consegui largar o livro passei 2 dias lendo em cada oportunidade que me surgia. O final do livro chegou a ser decepcionante para mim porque acabei por igualar Valentina e Hugo. E não gostei da sensação. Vemos tudo pelos olhos da Valentina passado e presente sendo alternados em cada capítulo o que nos possibilita olhar o que aconteceu e entender as mudanças que encontramos na Valentina.

O livro está muito bem escrito, parabéns a autora pelo primoroso trabalho feito e obrigada a editora pelo envio do livro #amei. Livro muito bom e promete todas as emoções que está na sinopse. Vale muito a pena ser conferido.

Deixo essa dica de leitura hoje para vocês. Espero que gostem 😘.

Simone 07/05/2016

Cruel e Apaixonante!
Eu poderia adjetivá-lo de várias formas. Porém, estes três itens são os que perduram em minha mente, afinal, nem todos contos de fadas têm o seu lado mágico — e essa história leva consigo um requinte de crueldade, envolto em sentimentos confusos, e, por fim, um verdadeiro e único amor.

Risco Calculado conta a história de Valentina, hoje uma mulher. Contudo, aos 12 anos, foi arrancada de seus pais para viver com o seu tutor chamado, Hugo. Se vocês pensam que os pais da garota foram vítimas de todo acontecimento, pasmem, na verdade eles são uns pilantras, que venderam a filha, fazendo com que a garota acreditasse que só queriam o seu bem. No entanto, o único propósito disto tudo foi o dinheiro que receberam em troca.

Hugo é 20 anos mais velho que Valentina, um homem de status e poder, com gênio forte, possessivo e maldoso, que encontra no sexo dominador a forma de aproximação e de detenção. E mesmo sendo um bronco e louco das ideias, ainda assim é um homem atraente. Ele priva Valentina de tudo, e também a ludibria, envolvendo-a com seus galanteios, fazendo com que ela se apaixone por ele.

"Essa proximidade toda teve um efeito estranho sobre mim. Não conseguia mais olhar para o Hugo sem deixar de achá-lo bonito e charmoso." (Livro: Risco Calculado, Pág.24)

P.S: Confira a resenha completa no link abaixo.

site: http://simonepesci.blogspot.com.br/2015/11/falando-em-risco-calculado-de-elaine.html

Danielle Endebo 13/02/2016

Somente opinião
Não é resenha, pq não sou boa em escrever. Mas achei o livro bem fraco, levei dois meses para acabar, e sinceramente o exagero das mesmas palavras me irritou. O mineiro não fala uai em toda palavra... Enfim, esperava muito mais depois de ouvir vários elogios. A única parte que realmente gostei foi o epílogo.
Leituras à meia-noite 28/02/2017minha estante
Estou lendo, ainda não terminei, mas gostei do seu comentário. Adoro pessoas sinceras. E o problema do " Uai", é gritante.

Danielle Endebo 01/03/2017minha estante
Obrigada ."...às vezes eu sou sincera até demais. Espero que goste da leitura depois venha me contar

Meu Vício em Livros 15/12/2015

Enredo Envolvente
leia mais aqui:http://www.meuvicioemlivros.com/2015/12/resenha-risco-calculado-elaine-elesbao.html
Valentina ao dez anos de idade ganha um "padrinho" que, segundo sua mãe, vai cuidar dela com todo o carinho ao tirá-la do meio do mato onde vive até os doze e não sabe nem sequer ler e escrever. Como um homem maravilhoso que aparenta ser, Hugo faz de tudo para que ela se adapte a mansão em que ele vive, oferece a ela todo o conforto e tudo do bom e do melhor.

Estudo, aulas de etiqueta, de música, os melhores tratamentos estéticos e dentários fazem parte da sua nova rotina. Ela começa a apreciar o gosto pela leitura e se sente agradecida por receber tantas coisas maravilhosas, mas sempre pensa na família que deixou para trás, principalmente porque eles não tem acesso a tudo que ela tem. Quando Valentina completa quinze anos, a proximidade com seu padrinho, vinte anos mais velho, faz com que ela olhe para ele de uma maneira diferente, e então ele inicia sua vida sexual e começa a mostrar um outro lado de sua personalidade.
"Ainda não entendia que estava sendo tratada como uma joia na vitrine. Uma peça criada por um caprichoso designer e também proprietário, mas que servia apenas para chamar a atenção das pessoas para riqueza e o bom gosto do seu criador e dono." - Valentina
Já no inicio do livro, Valentina está fugindo de casa, driblando os seguranças para ficar livre de uma marido ciumento e extremamente controlador. Sai de cena a Valentina Rosenthal, a esposa troféu, e entra em seu lugar uma moça simples que precisa arrumar um emprego. uma casa para morar e que principalmente, precisa de liberdade. O enredo prende a atenção, é diferente, instigante e cheio de mistério. Até um determinado momento eu torcia pelo Hugo, foi uma verdadeira relação amor/ódio até para mim e queria que a autora tivesse dado um rumo diferente para que não fosse revelado o que de fato ele era: um homem de mente doentia, que teve paciência para moldar uma menina durante anos a fim de que ela se tornasse exatamente a mulher que ele queria.
"Aprecio mais a obediência do que a inteligencia." - Hugo
Algumas cenas tanto me chocaram como me enojaram, todas elas de conteúdo sexual. Devido a vigilância em que é mantida, ela demora a conseguir escapar de uma casa que está mais para uma prisão. Max surge em sua vida para mostrar à ela o que é o verdadeiro amor. Impossível não se apaixonar por ele. Lindo, educado, fofo, amigo e bem humorado. Valentina narra toda sua trajetória, mesclando o presente com fatos do passado, fazendo com que o leitor entenda tudo que aconteceu e também os motivos que a levaram a agir de uma determinada maneira. A autora aborda uma tema polêmico e infelizmente ainda uma realidade e muitos lugares no Brasil e no mundo. Pais que vendem seus filhos em troca de uma vida melhor e que não querem saber o que ele vão vivenciar ao sair de casa.

Valentina é uma personagem forte, amadureceu descobrindo fatos nada agradáveis sobre si mesma e sobre um homem que ela pensava que conhecia e amava. A capa é linda e este é o primeiro livro que leio da Elaine, já tinha ouvido muito falar sobre sua trilogia "A Escalada de Eva". Uma coisa que me incomodou muito neste livro foi o emprego excessivo da palavra "contudo", o que tornou a narração cansativa. Fora isto, gostei muito da escrita. Já o final da trama, até agora não sei dizer se gostei ou não. Com exceção da frase de efeito da protagonista que definiu exatamente a essência do drama, não acho que precisava de tudo aquilo, mas enfim, fica a dica de leitura para que vocês tirem suas próprias conclusões.

site: http://www.meuvicioemlivros.com/2015/12/resenha-risco-calculado-elaine-elesbao.html

Mila.Cris 09/11/2015

Encantador
Que surpresa boa ao ler esse livro. Valentina brilhou do começo ao fim (Sim, ela é a estrela do livro). Uma leitura gostosa, um enredo envolvente, personagens maravilhosos... Tudo que eu precisava. rsrs
Primeiro livro que li e gostei da mocinha logo de cara (Geralmente, as odeio!) Mas... Não tem como não gostar da "Tina", uma mulher que mesmo com um passado assustador, é forte, inteligente e tem um bom coração.
Confesso que Max não é meu tipo preferido de mocinho literário, talvez por causa dele viver na "lei do desapego" rsrsrs (Gosto de um mocinho mais grudento, só que não tanto quanto o Hugo) . Mas ele é tudo que a Valentina precisa, sem tirar nem pôr.
Hugo... ahh, Hugo! Comecei gostando dele. Entrentanto, conforme o conhecia, vi que o homem precisava seriamente de ajuda psiquiátrica. Um homem cheio de crenças distorcidas sobre "a esposa ideal", mas muito inteligente... às vezes, me pegava pensando no que ele falava com tanta convicção! rsrs
Foram 3 dias lendo esse livro. E eu queria ter demorado um pouquinho mais... :/ ‪#‎PenaQueAcabou‬
Durante toda a leitura, eu imaginava as cenas como em um filme. E, agora que terminei, posso comentar que as atuações dos personagens foram divinas... rsrs
Parabéns, Elaine!
Perdoem o linguajar, mas o livro é FODA!
‪#‎RiscoCalculado‬ ‪#‎TriboDasLetras‬

Loja APL 03/11/2015

(Resenha) Risco Calculado - Blog O Amante de Livros
Duas coisas que aprendi como leitora: a primeira é que com o tempo a gente fica mais exigente e a segunda é que agente aprende a reconhecer as escrita dos nossos autores preferidos ou daqueles que lemos com mais frequência. A resenha de hoje é de um livro vindo da nossa parceria com a Editora Tribo das Letras, mas antes de tudo da parceria leitora/fã (eu) e autor (Elaine); um livro que pela sinopse, eu já sabia que seria díspar da seu projeto anterior (a série A Escalada de Eva).
Quando terminei de ler Risco Calculado, pedi a mim mesma um "tempo" pra reunir minha opinião, daí a demora para resenhar, as vezes você precisa de proximidade para interpretar algo e ao mesmo tempo, um certo distanciamento para olhar a "situação" e dar uma opinião mais consistente e precisa. O que posso dizer, RC me deu a sensação de soco no estomago, tristeza pelo que não se pode remediar, e esperança de superação; e ao mesmo tempo me fez lembrar de Hamlet (Shakespeare) e de um provérbio chinês bem clichê, mas bem pontual ao livro: "Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida."
Na resenha comumente desenvolvemos um texto de segue o enredo da estória, e ao final emitimos nossa opinião, vou fugir um pouco a essa métrica, e pontuarei minha opinião final.
Vamos ao veredito?

Três coisas que absorvi com a leitura de Risco Calculado:

1º A vingança é um sentimento que nos alimenta de ambos os lados, seja pela luta de "vencer" aquilo que nos fez mal, seja por alimentar o pior que há dentro de nós;

2º Reafirmei com a leitura de RC,que superação é algo que tem de vir de dentro para fora, e não algo que apenas dizemos de forma fazia ou que ouvimos como conselho;

3º O amor realmente supera tudo, não o amor ao outro, mas inicialmente o amor próprio, se ele não existe não há como amar os outros de maneira plena.

Sim nem tudo que parece é, e Valentina aprende isso a duras pena, ainda muito criança é dada aos cuidados do "padrinho", Hugo, a quem considera um bom homem, e seu salvador, dentro de uma realidade de pobreza e privações. Ela cresce tendo o melhor que o dinheiro pode dar, depois de crescida, para uma criança ela aprende a ler e escrever, e aprende a ver o mundo de outra maneira, torna-se uma leitora e aprendiz voraz e vê no "tio" um homem exigente com sua educação e ao mesmo tempo carinhoso e preocupado com seu aprendizado.

Com o passar dos anos, e chegada da adolescência, Valentina vê não só o "padrinho" que lhe ajudou a se transformar numa nova pessoa, mas também o homem atraente que começa a desejar. O problema é que a muito Hugo a deseja, e de maneira muito possessiva e dominadora. Com Hugo, Valentina passa a descobrir o prazer e o "amor", ou a ideia que ela tem dele, só que com o casamento e o passar dos anos, Hugo torná-se obcecado em manter Valentina somente para ele e longe do mundo...
Alguns anos e acontecimentos depois, Valentina percebe que o que Hugo tem por ela, é várias coisa, mas não amor, os anos lhe deram maturidade e mais senso crítico, além de uma beleza lapidada não só pela genética mais também por algumas intervenções, inclusive no seu peso, que Hugo controlava de maneira sistemática.
Como viver uma vida onde não se pode decidir nada, o que vestir, comer, seu cabelo ou amizades?

Valentina resolve escapar dessa realidade e experimentar uma nova vida, onde possa decidir o que vai ser e como conduzir sua vida, e é aí que entra Max aíiiiiiiiiiiiiii (suspiros), e põe o mundo de Valentina, que nunca seguiu uma ordem muito usual, de pernas pra o ar...

Com uma trama cheia de suspense, amor, desilusão, raiva, violência e humilhação, Elaine nos conduz por esse estória cheia de nuances e reviravoltas, que nos faz contestar "certezas" e mudar de opinião.
Com certeza, uma das melhores leituras que fiz esse ano.

site: http://www.oamantedelivros.com.br/2015/11/resenha-risco-calculado-elaine-elesbao.html

Dani_LJI 14/10/2015

Resenha Risco Calculado
O novo livro de Elaine Elesbão autora da trilogia A escalada de Eva é um livro que mistura hot e um drama denso da personagem Valentina.

A história de Valentina começa quando aos 12 anos seus pais a entregam a Hugo, um homem que dizia ser seu padrinho e a cercava de todos os cuidados, ao leva-la para sua mansão, ele trata logo de lapida-la, transformando a menina em uma princesa, ensinando como se portar e incluindo na sua rotina professores para melhorar a sua alfabetização.

Alguns anos depois quando ela amadurece, Hugo começa a vê-la de outra forma, não mais como sua afilhada inocente, e assim eles começam um romance tórrido, intenso e dominador.
Hugo Rosenthal começa a mostrar o seu lado mais obscuro para Valentina, que aprisiona em sua casa, e fazendo dela o que bem entender.

Ela não conhecia outra vida, senão aquela que Hugo proporcionava com extrema perfeição, controle e submissão. Um amor doentio que a sufocava de todas as formas, sozinha no mundo ela contava somente com o carinho de Tereza, e mesmo assim Hugo a proibia de se aproximar dos empregados da casa.

Anos se passam nesse cárcere deixando cada dia mais Valentina cansada de todos os desatinos de Hugo, ela resolve fugir, por que somente assim ela teria paz. Na sua fuga para liberdade ela tenta começar uma nova vida, longe da dominação de Hugo, ela muda sua aparência, suas roupas e se muda para outra cidade.

O destino logo apronta de colocar em seu caminho duas pessoas Max e Alice irmãos que irão ajudar de muitas formas, essa nova fase de Valentina.
Max logo se apaixona e Valentina se entrega de corpo e alma para essa nova pessoa que não tenta domina-la e fazer sua vida um nada.

Nesse novo romance erótico de Elaine, ela nos traz uma história cheia de reviravoltas. A narrativa em primeira pessoa detalha a vida antes e depois de Valentina, com um final surpreendente da personagem.

Valentina a princípio de mostra uma pessoa submissa e inocente, aceitando as maldades e dominação de Hugo através do sexo, mostrando a sua superioridade, mas com o passar do tempo ela amadurece e revela uma nova pessoa disposta a mudar o rumo da sua vida.

Ela não tem mais nada a perder.

Hugo é um cara que desprezei do início ao fim, mesmo ele no final ficando doente, esse é o tipo de personagem que você fica enjoada de tanta maldade e coisas que ele submete Valentina a fazer. A forma como ele conduz a vida de Valentina é totalmente desumano, em certas partes do livro me peguei quase chorando de ver tanto sofrimento.

Max é uma pessoa digamos cativante, e faz a vida de Valentina tomar outro rumo, mostrando para ela o que é amor de verdade, e o verdadeiro prazer no sexo sem a dominação que ela sempre foi obrigada a sentir.

Nesse livro percebemos que a autora não economiza, nas atrocidades que Valentina irá passar. O rumo da história no final é perfeito, percebi nesse livro que a escrita da autora foi mais audaciosa, envolvendo erotismo, drama, suspense, e muito mistério. O final é merecido e surpreendente, jamais podia imaginar tais reviravoltas, mas o título do livro faz todo o sentindo.

Elaine nos mostrou nesse livro a sua capacidade de inovar nas histórias usando o seu ponto forte erotismo, as cenas são detalhadas e não economiza no palavreado, eu fiquei abismada (kkkkk) A única coisa que me incomodou foram os apelidos que Hugo usou com Valentina, a autora fez tudo bem pensando para fazer odiar esse personagem, e conseguiu!!!

Porém quero ressaltar que apesar desse livro ser ficção, a história não está longe da realidade, conversando com a autora que fez uma pesquisa aprofundada para esse livro, infelizmente existem fatos que são desconhecidos por todas as pessoas, famílias quem vendem seus filhos por uma promessa de vida melhor, não faz ideia da sentença de morte que leva a grande maioria. O livro apesar do seu cunho erótico traz consigo uma reflexão, alguns livros do gênero exploram a violência de forma errada, romantizando o abuso, o que não acontece em Risco Calculado.
A diagramação do livro está ótima, sem erros e divididos em capítulos, coisa que adoro em livros, a narrativa sucinta e objetiva da autora deixa a leitura ainda mais convidativa.

site: http://www.livrosajaneladaimaginacao.com.br/2015/10/resenha-risco-calculado.html
Elaine 14/10/2015minha estante
Dani, lindeza! Adorei a resenha! Obrigada pelo carinho! Você realmente entendeu a temática do livro. E o meu objetivo ao escrever as minhas histórias é o de sempre mostrar que toda forma de abuso deve ser condenada, que não se deve romantizar a violência e que as mulheres fortes e capazes podem sim fazer sucesso na literatura da mesma forma que fazem na vida real. Obrigada!