Gabriel Medina

Gabriel Medina Tulio Brandão

Resenhas - Gabriel Medina

Bruno Rodrigues 25/12/2022

?Ninguém é maior que Deus?
A biografia conta a trajetória de Gabriel Medina, desde o início da história de sua avó Aurora, até a glória de se tornar ainda muito jovem, o primeiro brasileiro campeão mundial de surf.
O livro se inicia com um prefácio de KELLY SLATER (não preciso falar nada, Kelly). No primeiro capítulo já temos uma introdução da jornada de Gabriel rumo ao título mundial, DE ARREPIAR, demostrando toda tenção dos bastidores do campeonato mundial, ao lado de lendas como Kelly Slater e Mick Fanning, mas sempre com muito foco, concentração, confiança no padrasto e treinador Charles, e o mais importante, muita fé em Deus ?Ninguém é maior que Deus?.
Logo depois o livro trás a história da família Medina, desde a história da avó de Gabriel, todas as dificuldades vividas pela mãe, a gravidez de Gabriel e dois anos depois Felipe, a ausência do pai biológico, até a primeira vez que Gabriel subiu em uma prancha em Maresias. Logo depois sua mãe se apaixonara por Charles, ele já estava inserido no mundo do surfe e se tornava fundamental no início da carreira de Gabriel, vendo o desenvolvimento do garoto, Charles logo o chamou para uma conversa séria sobre seu futuro no surf e Gabriel disse: ?- Pai, eu quero ser campeão mundial.?
A partir daí se inicia a carreira brilhante de Gabriel Medina direcionada primeiramente por Deus, e por Charles, ele vai em busca de patrocinadores e uma equipe para dar suporte para Gabriel, daí se inicia a grande jornada até se chegar ao Circuito Mundial de Surf e suas primeiras etapas.
O livro trás uma parte que apresenta o físico de Medina, ele é simplesmente perfeito para a prática esportiva, é muito impressionante o físico do Gabriel. Essa parte descreve que Gabriel sem jamais ter entrado em uma piscina, com pouquíssimo tempo, passou a nadar 100m abaixo de 1 minuto, isso é incrível!
Posteriormente o livro também retrata todo preconceito sofrido pela brazilian storm. Com a chegada da tempestade brasileira ao circuito mundial, a torcida brasileira se mostrava em peso nas etapas, sempre torcendo de forma extravagante, isso foi muito mau visto pela bancada tradicional do surf, e os atletas brasileiros tiveram que lidar com mais essa dificuldade.
A parte final do livro é instigante e empolgante, todo o Brasil na torcida, e toda a luta e tensão de Gabriel até se tornar a se tornar campeão mundial.
O livro é fantástico pra quem gosta de surf ou aprecia uma boa história de muita garra, fé e sucesso. A história é impressionante ilustrada com imagens chaves dos momentos narrados.
Bruno Rodrigues 26/12/2022minha estante
Vontade de ler de novo depois de fazer essa resenha, sou fã de surf.

Julielton 04/12/2015

Gabriel Medina por Tulio Brandão
Gabriel Medina por Tulio Brandão, é um livro biográfico que narra a trajetória do primeiro brasileiro campeão mundial de surfe, Gabriel Medina. Publicado pelo Selo Primeira Pessoa da Editora Sextante, o livro traz em suas páginas histórias do surfista desde sua origem humilde nas praias de Maresias, São Sebastião a vitória que o consagrou ao mundo em Pipeline no Havaí.
Lançado em julho deste ano o livro é escrito por Tulio Brandão colunista do site especializado em surfe, Waves, de onde diz ter tirado o aprimoramento necessário para chegar a capacidade de ser qualificado para escrever a biografia daquele quem 2014 tornou-se o símbolo da redenção do povo brasileiro, ao reivindicar o título de campeão mundial, e aplanar as dores sofridas no último jogo da nossa Seleção de Futebol na Copa do Mundo do Brasil.
Embora eu tenha certo preconceito com biografias, está foi uma grata surpresa. Quando recebi o livro da Editora Sextante não estava muito animado com o que encontraria em seu interior, afinal, um livro focado em um rapaz de vinte anos que se tornou campeão mundial em um esporte pouco divulgado e trabalhado no nosso país, não parecia ser o tipo de leitura agradável a que estou acostumado.
Contudo, como já mencionei a leitura deste livro não somente foi agradável como um surpresa em geral.
Túlio Brandão não se prendeu aos estilizados padrões das biografias encontradas nas bibliotecas de escolas e universidades, ele escreveu sim uma obra biográfica, mas a escreveu para os fãs de Medina. De forma sucinta e simplista ele tece ao longo das duzentas e oito páginas do livro a trajetória do garoto pobre que aos onze anos decidiu ser campeão mundial de surfe e que aos vinte, não apenas superou todas as adversidades da vida como se tornou um jovem temente a Deus, milionário, ídolo mundial e galã entre a mulherada. E a forma como Túlio encontrou para fazer isto mostra o quanto seu conhecimento sobre o mundo deste esporte é amplo.
Ele narra não apenas o trajeto de Medina como surfista, mas também descreve com clareza a origem do rapaz, desde suas origens chilenas por parte materna as origens caiçaras por parte de pai, descreve seu crescimento enquanto menino pobre que tinha que ver a mãe labutar diariamente para colocar alimento sobre a mesa e oferecer educação aos filhos. Mostra o surgimento do anjo Charles, o inicio do treinamento, os desafios enquanto amador, e os altos e baixos do mundo profissional.
Estabelece uma linha clara entre a criação dada pelos pais e a influência da família e de sua fé no esporte que tanto admira. Demonstra o quão humano e integro é o garoto cujo sonho ambicioso era dominar o mundo sobre uma prancha. É definitivamente uma história de superação, determinação, fé, comprometimento e vitória.
Não é apenas uma biografia de um ídolo teen, ou de uma subcelebridade do esporte que teve seus quinze minutos de fama, é a história de um guerreiro que teve que derrotar seus leões, derrubar gigantes e dominar monstros assassinos. É a exemplificação do sonho brasileiro, onde desistir não é uma opção.
De todo o conteúdo da obra alguns trechos foram mais significativos do que a história que todos já conhecem, do jovem prodígio que dominou ondas gigantes, e são justamente os trechos que poucos se interessariam em ler, mas são estes que demonstram que não se trata apenas de um esportista buscando gloria, dinheiros e mulheres, é a história do menino peralta que se lançou as ondas mesmo sem saber surfar, é a história de uma mãe guerreira que desistiu de tudo para apoiar o sonho do filho, é a história de um homem, que não se limitou apenas em ser o padrasto, mas que buscou enraizar seus laços de carinho e amor por um garoto que antes apenas lhe causou problemas, é a história de superação dos índices brasileiros que apontam um futuro negro aos jovens de baixa renda.
E acima de tudo é a história de um menino apaixonado pelo esporte, que ao lado da família procura sempre se superar, se mostrar acima das expectativas e que sempre mantem Deus em primeiro lugar.
Sobre o aspecto físico do livro, não a o que reclamar, a editoração fez um trabalho incrível porque o que temos aqui não é apenas uma biografia escrita, mas também fotografada, em todo o decorrer do livro os capítulos são permeados por belas imagens da história de Medina, cada uma exemplificando o que o autor descrevia. Além de tudo, a inúmeras citações de amigos, esportistas, pessoas ligadas ao esporte, citações que apenas enriquecem o trabalho de Brandão.
Sobre diagramação, espaçamento, escolha de caracteres, também não o que pontuar negativamente, tudo é adequado a estrutura escolhida proporcionando uma boa leitura e uma confortável sensação de qualidade. Talvez o tamanho do livro que tem 21,00cm de largura tenha prejudicado um pouco a leitura, mas vai um conselho não tente ler deitado mantendo o livro suspenso diante do rosto, os braços vão doer e, é bem provável que cause algum acidente em seu rosto.
Ademais o livro é uma ótima pedida para os amantes do esporte, mas também para aqueles que procuram valorizar nossos talentos, além de se aprofundar na história daquele que nos representa no exterior. Recomendo o livro e lhe atribuo uma nota de 4,5/5,0, mas como não trabalhamos com notas quebradas, lhe dou um 5,0.

site: http://dialeticaproposital.blogspot.com.br/2015/12/livr-40-gabriel-medina-por-tulio-brandao.html

Juh 23/03/2023

Gostei muito de ver a trajetória do medina, eu já gostava dele, mas após essa leitura fiquei mais encantada ainda

Amanda 21/11/2020

A obra é uma declaração de amor a Gabriel Medina, feita de Tulio Brandão aos fãs do surfista.

A biografia é interesse, mas falta profundidade, talvez pela jovem carreira. Diferente das outras, não se debruça em entrevistas/citações do próprio Medina ou pessoas que fizeram parte da trajetória do surfista. Na verdade, mais do que uma biografia, o livro se assemelha a um currículo detalhado, uma copilado com informações e resumos dos campeonatos até o título mundial.

Um ponto positivo do livro são as fotos constantes, marcando e ilustrando os pontos importantes da trajetória e dos títulos de Medina.

Exatamente por ser o primeiro campeão mundial brasileiro de Surf, um feito histórico de um menino que ainda tem muito a ganhar, Medina e seu esporte pouco difundido mereciam mais. Mas, ainda sim, vale a leitura.