Thystium

Thystium Peterson Rodrigues

Resenhas - Thystium

Natário 31/05/2020

Uma boa aventura mágica, com uma dose suficiente de romance.

Laíse 07/10/2015

Thystium: Quando a Magia Esgota
Thystium - Quando a Magia Esgota foi escrito por Peterson Rodrigues (28), professor de inglês e jogador de RPG, e foi publicado em 2015 pela Editora Livros Ilimitados.

Imagine um mundo onde a magia é a energia vital, onde todos sobrevivem da magia e pela magia. Este é o mundo fantástico de Thystium.

Nessa história cheia de mitologia, filosofia e com uma grande pitada de RPG, nós conhecemos Joe Cornwall, um jovem que nasceu dotado de poderes especiais e que aos poucos aprende a controlá-los. Encontramos o grande problema da história ao sabermos que a magia deste mundo está se esgotando, ou seja o mundo está morrendo. E Joe será um dos grandes responsáveis por salvar a magia!

O livro conta a história do Povoado, um lugar cercado por uma muralha de proteção invisível e vigiado por guardiões. Lá os anciões e fundadores tomam todas as decisões. Vários ataques começam a acontecer, até o sequestro de Jillian, uma bela jovem, pela qual Joe é apaixonado.

Em busca de Jillian, Joe e seu amigo Lothar saem do povoado, e então descobre os segredos de Thystium, da magia e dos seus próprios poderes. Enquanto isso, uma tríade de lordes da magia também tentam recuperar a sua força vital, através de meios não tão aprovados.

Um livro cheio de mistério e ação, digno de uma aventura épica de RPG!

Quer saber um pouco mais sobre Thystium?
Leia os primeiros capítulos do livro.
Leia alguns contos relacionados ao mundo de Thystium.

site: http://boardsebooks.blogspot.com.br/

Cloves.Gregorio 19/10/2015

Sobre Thystium
Thystium é um mundo fantástico onde o autor Petersonconseguiu reunir a receita perfeita com personagens cativantes e magia ilimitada para a confecção deste livro (Quem leu sabe que não tem como não amar o macaquinho fofoqueiro de pelos vermelhos chamado Barbu, entre muitos outros coadjuvantes). A narrativa é dinâmica e faz com que se torne viciante o passar das páginas, que no meu caso foram interrompida muitas vezes com as baldeações do trem e metrô, fazendo com que muitas vezes eu tivesse vontade de continuar na composição. Muitas criaturas originais também são apresentadas e logo passam a fazer parte de seu portfólio no bestiário (Por que se você joga RPG, vai querer arriscar a vida dos seus pjs colocando os em combate contra essas belezuras). Em suma, é muito gratificante adquirir uma obra do qual se saboreou cada paragrafo, e quando esta é produzida por um grande amigo é multiplicada por 70x7 diariamente.
Pet, sinta-se com a sensação de dever cumprido.

Rafael 28/01/2016

Thystium: Quando a Magia Começa! :D
Logo de cara, vemos que o autor foi muito original. A magia em Thystium é a fonte primordial de vida e poder. Caso algum lugar fique sem ela, é certo que essa localização se tornará um deserto desolado e seus habitantes, caso não morram de fraqueza, se tornarão seres desfigurados e sedentos por qualquer coisa que possa lhes prover magia. A magia também é capaz de fazer animais falarem.
Joe Cornwall é um garoto que vive no Povoado, um grande vilarejo que possui uma muralha invisível que serve de defesa para seres que queiram causar algum dano. Ele é um jovem comum, criado por Sandor, líder do vilarejo. Porém, Joe é capaz de manipular a magia a seu favor, é comum vê-lo voando ou se teletransportando. Ele possui um grande amigo, chamado Lothar e possui uma paixão por Jillian.
Vale ressaltar que no universo de Thystium, existem diversos mundos paralelos e, o mundo em que se encontra o povoado, não é o nosso. O autor de utilizou uma metáfora interessante, onde no "nosso mundo", a magia se esgotou deixando-o acinzentado e com pessoas que não só estão preocupadas com elas mesmas e praticamente perdendo o contato com a natureza(vai dizer que não é assim mesmo?! haha).
Existe uma ordem, chamada Monges das Aranhas, esse nome se dá pois todos os seus integrantes possuem a cabeça raspada e com uma aranha tatuada. Essa ordem rapta garotas para levá-las para nosso mundo e vendê-las, onde serão escravizadas em todos os sentidos. A quantidade de magia que elas possuem é capaz de inspirar diversos artistas e a empresa pra qual a ordem dos Monges vendem essas jovens fatura rios de dinheiro, sendo uma das mais poderosas.
A aventura se inicia quando essa ordem, massacra o Povoado e leva Jillian. Joe fica completamente desesperado e sai com Lothar para tentar salvá-la. Porém, a história não é tão simples assim, no decorrer do livro, somos apresentados a uma outra ordem, muito maior e mais poderosa e aparentemente maligna, liderada pelo Lorde da Magia, maior conhecedor das artes místicas de Thystium e que se considera um herói que irá salvar o mundo da crise mágica que vem ocorrendo e da destruição. Existe muito mistério ao redor disso e os vão aparecendo com o tempo.
OPINIÃO:
O pontos mais fortes ficam pra amizade entre Joe e Lothar, que se desenvolve muito bem e pelo fato auto descobrimento por qual Joe está passando, afinal, ele é um ser poderoso e não sabe muito bem como usar esses poderes. Outro ponto positivo é pra ordem dos Lordes, que possui um papel muito importante na história.
O único ponto negativo fica pra revisão do livro, não são raros os erros de digitação e isso pode acabar incomodando alguns, mas pra mim, não chegou a atrapalhar. Creio que com um pouco mais de atenção durante a revisão, esses erros seriam corrigidos.
O livro é competente em todos os sentidos, o autor foi muito inteligente e original, Peterson conseguiu criar uma história leve e divertida e ao mesmo tempo, cheia de metáforas. O mundo é diferente de tudo que já li e possui uma mitologia própria, com seres muito distintos e interessantes. Se você, assim como eu, gostar de assuntos ligados a cultura pop dos anos 90 e 2000, irá reconhecer muitas referências durante a obra(o que deixa tudo mais legal!).

site: http://melivrandoblog.blogspot.com.br/

nathy_vet 01/02/2016

Thystium - se você não leu, leia!
Nunca estive em uma mesa de RPG e nem sou muito fã de livros de fantasia (ou pelo menos achava que não era rsrs). Apesar disso, sempre tive um gosto bastante eclético e, pra assistir a uma série, um filme ou ler um livro, independente do estilo, basta que me seja bem recomendado. No caso de Thystium, me interessei em ler após devorar os contos disponíveis no wattpad, pois soube que eram escritos por Peterson, que foi um colega da infância, e então não pude esperar até receber meu exemplar pelo correio, para continuar a leitura sobre o mundo mágico em processo “pré-apocalíptico”.
Thystium é uma história complexa, séria, muito bem elaborada, com cenas muito ricas e muitos personagens distintos, frutos de uma imaginação ímpar. O que já era de se esperar, sendo o autor um bom mestre de RPG e ainda por cima canceriano (com a sensibilidade e criatividade à flor da pele)...
Querendo ou não, histórias deste gênero podem ser vistas por muitos como uma válvula de escape do mundo real, mas de certa forma nos ajudam também a enfrentar o mundo real. Thystium está vivendo uma crise mágica. Mas e nós? Quantas crises vivemos? Crise Hídrica, Econômica, Política, Ambiental, e tantas outras tão concretas, tão reais, e tantas outras que certamente ainda estão por vir... Crises essas que nos golpeiam e nos atingem diretamente. Se não temos esperança pra levantar da cama, pôr os pés no chão e insistir em enfrentar mais um dia, ou seja, se não temos esse auto-incentivo diário de perseverança a gente não vive, a gente deprime, adoece, perde o fôlego. E pode até ser infantil dizer isso, mas é por causa da criança que vive em cada um de nós que, mesmo inconsciente, se espelha em Joe e Lothar, assim como se espelha em Ash, em Frodo, em Atreyu, e em tantos heróis, que nos inspiravam na infância, e que ainda inspiram, é que tiramos bons exemplos pra enfrentar os problemas diários, e a vida de adulto nesse mundo cinza, "sem magia" de pessoas individualistas. A magia que restou aqui em nosso mundo, pode-se dizer, está nas mãos de artistas, criadores e escritores como Peterson que, com sua obra, transmite coragem, motiva e incentiva à luta.
O que me empolgou neste romance foi o fato do autor descrever cada detalhe de forma tão magnífica! Ele nos fez imaginar cada personagem, cada ambiente, cada lugar por onde Joe passou e cada uma das demais cenas. E desta forma podemos seguir adiante com aquela esperança inabalável de Joe. Seguir com ele, torcer por ele e evoluir com ele! As mesmas coisas que a gente sente quando está num filme de ação ou de aventura bem movimentados! E ao mesmo tempo com aquele arzinho de suspense e mistério, imaginando “O que será que vem no próximo capítulo?” E em cada capítulo, uma surpresa, uma revelação, um novo direcionamento totalmente inesperado... Me surpreendi muito em várias partes e principalmente nas revelações finais. Durante a leitura, em alguns momentos eu precisava parar para dar gargalhadas. Em outros momentos decisivos, chegava a parar pra pensar em tamanha imaginação que o autor teve para idealizar tais acontecimentos e desfechos.
Confesso que conforme fui chegando ao final, fui ficando triste. Tanto por alguns momentos da narrativa, quanto pelo fato das páginas estarem acabando entre meus dedos. Mas a história toda é linda! Do início ao fim... Vale muito a pena!!!
Enfim, o que posso dizer em minha conclusão final é que, diante de tantas novidades, tantas informações chegando a todo tempo e tornando coisas obsoletas a todo tempo, Peterson conseguiu ser inovador, moderno e cativante, sem fugir do clássico!
Espero que "Thystium - quando a magia esgota" seja o primeiro de muitos romances! Aguardo ansiosamente a continuação ou as próximas histórias desse mundo mágico, afinal, quem leu até o final sabe que ficou um gostinho de "quero mais".

Resende 21/03/2016

Originalidade
Quando se fala de fantasia e magia todos já imaginam algo como batalhas rápidas, infinitas magias, seres mágicos e possibilidades mágicas; ao ler Thystium verás um mundo mágico chegando ao colapso. A falta de magia faz com que os seres mais poderosos se aproveitem de sua força para obter mais magias e poder. Seres e itens mágicos são raros e difíceis de se obter, e a ausência de magia pode causar a morte, exceto no Povoado... A aventura começa quanto Jilian, amor de Joe, é sequestrada pelos Monges das Aranhas com a intenção de vendê-la em nosso mundo. Aqui a magia é capaz de inspirar os seres de uma forma singular. No desenrolar da trama, descobrimos junto com Joe o porque de toda essa ganancia e guerra que ronda os mundos. Do inicio ao fim, encontramos batalhas árduas, revelações e descobertas de reviram toda a história e vida dos personagens. Após Thystium verás a magia e os ventos de formas diferentes!

João Paulo 01/04/2016

Surpreendente
Surpreendente. É a principal palavra pra descrever minha opinião sobre o livro. Com uma história brilhante e alguns plot-twists bastante interessantes que tornam a jornada completamente imprevisível. A imaginação profundamente fértil de Peterson nos dá um choque de realidade ao fazer um paralelo entre o mundo do livro e a nossa sociedade moderna. Demorei para terminar o livro pela falta de tempo, mas agora estou triste por ter terminado, não queria ter saído daquele universo. Por isso contactei o autor para jogar o RPG de Thystium ou qualquer outro RPG criado pela sua vasta mente. E para um ocupado estudante de engenharia e estagiário, creio que isso conte como um senhor elogio.
Parabéns, Peterson. Aguardo novas criações.

desencaixados 18/01/2016

MUITO BOM!
Em Thystium conheceremos Joe Cornwall, um elfo negro que mora no Povoado junto com seu mestre Sandor. Povoado é um vilarejo cercado por uma muralha invisível, na qual tem o intuito de defender os seus moradores de qualquer tipo de ataque. Desse vilarejo, o único que é capaz de controlar a magia, é o jovem Joe, ele tem a capacidade de voar, teleportar e realizar as mais diversas magias. Joe Cornwall tem uma amizade implacável com Lothar, mas nada se compara ao intenso amor que ele sente por uma garota dos olhos violeta, cujo nome é Jillian.
As coisas no Povoado não vão muito bem, recentemente algumas pessoas foram encontradas mortas, outras tinham sido sequestradas. Um ataque estava sendo proclamado, mas Sandor, como mestre do Povoado, estava tentando acalmar a situação.
A situação no Povoado piora quando Jillian é sequestrada pelos Monges das Aranhas. Monges das Aranhas são seres que tem a cabeça raspada com tatuagens de aranhas, eles a sequestram e a levam para o nosso planeta, com a intenção de vendê-la para uma empresa rica, que faria da jovem uma escrava.
Irritado e totalmente surpreso pelo ataque dos Monges, Joe Cornwall e Lothar vão travar uma batalha para buscar Jillian. A partir dai a história começa a fluir de um modo muito interessante, que deixa qualquer leitor preso na história, até descobrir o final. Em meio as lutas, aos descobrimentos e ao poder da amizade e do amor, descobriremos como Joe é capaz de fazer coisas, que ele nem imaginava ser capaz.

Primeiramente quero dizer que o início do livro lembra muito Harry Potter, quando eu comecei a ler pensei “uai, isso não é Harry Potter!”, pensei dessa forma porque narra duas mulheres levando Joe ao Povoado. Quero deixar claro que nunca li Harry Potter e, esse não é um ponto negativo do livro, só pensei dessa forma porque já li e assisti o início do filme/livro.
Antes de compartilhar minha opinião com vocês, quero dizer que, esse é o primeiro livro de fantasia que li, então tive um pouco de dificuldade em relação a imaginação.

Peterson Rodrigues é um escritor que tem um incrível potencial em prender o leitor na história, desde o início eu não consegui largar o livro, só tive que me afastar um pouco devido a minha ressaca literária, mas não foi ela quem me impediu de adorar Thystium.
A capa do livro é diferente de muitas, mas ela retrata muitas coisas que acontece no livro, achei ela bem bonita, ela é um dos destaque da minha estante. A única coisa que poderia ser alterada, é a fonte, pra mim, elas não combinaram.
Os personagens do livro são fantástico, cada um tem uma qualidade melhor que o outro, eles foram perfeitamente criados e projetados, não me decepcionei com nenhum deles, muito pelo contrário, adorei todos, até aqueles que fizeram mal ao personagem que mais gostei (Joe ♥). Durante a história Joe e Lothar conhecem outros seres que não revelarei, porque pode ser uma puta spoiler (eu acho que só de ter falado isso é um spoilerzinho kkkkk).
A trama do livro é bem legal, cada cena foi incluída no momento certo. A única coisa que me incomodou durante a leitura, foi a quebra de linhas, porque tem páginas no livro que tem um espaço de uma linha, entre um paragrafo e o outro, geralmente esses espaços são quando alteram a cena ou algo do tipo, mas em Thystium não foi por esse motivo, muito pelo contrário, continuava na mesma cena e no mesmo momento. Além disso, tem alguns erros de revisão que apesar dos pesares, não me incomodou em nenhum momento, mas pode incomodar outros leitores.
Os erros e as linhas puladas, não foram capazes de tirar minha concentração da história, uma segunda revisão é capaz de ajeitar tudo isso e, deixar o livro mais perfeito do que é.
Se você curte uma fantasia cheia de batalhas, descobertas, aventuras e suspense, não deixe de ler Thystium, eu tenho a certeza que você vai amar. Mas se você for como eu, uma pessoa que não é acostumada a ler fantasia, leia também, você vai adorar!

site: http://desencaixados.blogspot.com.br/2015/12/resenha-thystium.html

GG 01/04/2016

Resenha Original no blog DNA Literário
A originalidade do enredo é algo que se nota de longe! Thystium é um lugar onde a magia é vital para os seres que moram lá. Joe Cornwall é o protagonista da história; ele vive no Povoado, um grande vilarejo que é protegido por uma muralha invisível e impenetrável.
Joe é um jovem carregado de magia e é mais poderoso do que imagina! Ele vive com seu mestre: Sandor, que impede que o garoto abuse muito da magia que possui. Seu melhor amigo é Lothar, um jovem habilidoso e fiel. E ainda temos Jillian, a menina dos olhos cor de violeta, por quem Joe é apaixonado.
O livro começa com um reconhecimento do lugar e dos personagens, mas a história só começa a deslanchar quando o Povoado é atacado e Jillian é seqüestrada pelos Monges Aranhas (estes são seres de cabeças raspadas com tatuagens de aranhas). Estes Monges sequestram mulheres, a fim de vendê-las para empresas em outro mundo, que as fazem de escravas. Joe resolve ir atrás dos sequestradores da namorada e, junto de Lothar, saem do Povoado para salvar Jillian.
Essa aventura leva Joe a se conhecer melhor e a amadurecer pouco a pouco. Também somos apresentados a situação do mundo de Thystium e aos vilões da trama, liderados pelo Lorde da Magia, que se consideram heróis, pois acreditam que serão eles a salvar Thystium. Joe vai se tornando mais forte e tendo que tomar decisões cada vez mais difíceis.
Enquanto eu lia, comentei com o Peterson, autor do livro, que Joe me irritava, por ter tudo o que um herói irritante tem. Impulsivo, leva o mundo nas costas e não pensa nas conseqüências. Peterson disse que eu iria me surpreender com ele... E eu realmente mordi minha língua. Joe demonstrou empatia e generosidade, foi crescendo e me conquistando durante a trama. Porém, não foi meu personagem preferido.
Lothar me conquistou desde o início. O humor, a fidelidade com Joe, a coragem... Simplesmente amo personagem assim! Outro de quem gostei e que me surpreendeu BASTANTE foi o Caçador, gostei demais da forma como o autor trabalhou a história dele, apesar de não ter curtido muito seu destino. Jillian, mesmo sendo uma personagem interessante, não me encheu muito os olhos. Dentre todos os personagens, o que mais amei além de Lothar foi Njoroge, o Bárbaro. Ele é forte e está sempre disposto a ajudar, gostaria de conhecer mais do passado dele.
A narrativa fluiu muito bem e tem uma pegada meio RPG que deu certa leveza a leitura. Achei que algumas partes poderiam ter sido mais bem trabalhadas, alguns acontecimentos passaram muito rápidos, principalmente na Parte IV Após o Fim - e eu não consegui acompanhar muito bem, sou meio lerda. Mas foram bem poucas essas situações, já que tudo é bem detalhado. Só que tem muita coisa misteriosa ainda...
Porém, o que mais incomodou mesmo foi a revisão, muitos erros de digitação, de ortografia e pontuação, mas já tem o e-book revisado para quem quiser, graças a Deus! Isso vai tornar a leitura muito mais gostosa e agradável.
O livro é repleto de reflexões que se você não estiver atento, não percebe. O que estamos fazendo com nosso mundo? Na obra de Peterson, existe uma metáfora, dizendo que nosso mundo perdeu as forças místicas, o mundo drena a magia de seus habitantes, que chamam tudo isso de progresso. Isso parece familiar, não?
Além disso, algo que eu achei sensacional foi outra analogia que o autor fez com nosso mundo, ele citou de forma singela o maior homem da história: Jesus. (Veja bem, essa foi minha interpretação, você pode entender diferente de mim, dependendo da sua religião, mas para isso, você tem que ler o livro e tirar suas próprias conclusões). O que importa é que eu achei lindo e uma forma muito interessante de demonstrar o quanto a empatia é importante em qualquer mundo.
Bom, apesar dos probleminhas enfrentados com a revisão, a leitura foi maravilhosa. Um enredo completamente original, diferente de tudo que já li. Vale muito a pena conhecer o mundo de Thystium!
É um livro leve, mas que te prende muito. Inclusive, foi uma das histórias que eu mais me surpreendi, nenhuma ou quase nenhuma das revelações que foram feitas eu previ... E olha que sou boa nisso, hein?! Eu só conseguia saber quando a revelação já estava na minha cara, com luzes piscando. Enfim... Venha conhecer Thystium e saber o que acontece quando a magia esgota.

site: http://dna-literario.blogspot.com.br/2016/03/resenha-thystium-peterson-rodrigues.html

Mari Palma | @a_maripalma 27/07/2016

Opinião | Perdida entre Vidas
É SOBRE O QUE MESMO?

Assim como todo RPG, temos um grupo de amigos que saem pra explorar o mundo e descobrem-se tendo que salvá-lo.

O QUE ACHEI...

Thystium foi baseada em jogo de RPG jogado pelo Peterson, com várias cenas clássicas de qualquer jogo e personagens com boas histórias por trás de suas ações. As reviravoltas também são muitas e Thystium é uma história que tem quase tudo pra ser boa, exceto o número de páginas. :/

Sim, temos um caso bem triste aqui. Um número reduzido de páginas que faz a história se transformar em uma correria sem tamanho. Achei, inclusive, que algumas ações perderam os sentido. As quase 250 páginas não são o suficiente para esta história que deveria ter, no mínimo, umas 400! Conversei com o Peterson sobre isso e fiquei sabendo que foi à pedido da editora que ele teve que fazer os cortes. :( Achei uma pena e uma atrocidade contra uma boa ideia. Além da revisão que foi péssima (uma falha e tanto da editora!).

Enfim, apesar dos pesares a leitura foi boa e graças à ela vou ficar de olho nos próximos trabalhos do Peterson. Considerando que em junho seu próximo livro - Espada e Dever - será lançado (e estará disponível pela Amazon), já sei que esse eu quer conferir!

site: https://perdidaentrevidas.blogspot.com.br