O Garoto Quase Atropelado

O Garoto Quase Atropelado Vinícius Grossos

Resenhas - O Garoto Quase Atropelado

James Light 16/03/2024

Estar quase atropelado é um sentimento aqui
Acredito que no fundo de todas as pessoas houve ou haverá algum momento em que nos sentimos quase atropelados.

Quase como uma emoção em comum, uma intensidade única, algo que queremos compartilhar uns com os outros.

Se sentir assim é algo interessante na obra e na escrita deste livro.

Acho que o fogo que muitas vezes consome os pensamentos das pessoas tem relação com emoções ou coisas importantes, dor, felicidade, momentos especiais construídos ao lado de pessoas que realmente são essenciais para sua vida.

O garoto quase atropelado é uma leitura fascinante.

Citações Favoritas:

?Morrer é apenas o efeito colateral de se estar vivo.?

?a confiança que existia no relacionamento deles se quebrou e eles nunca mais conseguiram colar os caquinhos. Então ?decidiram? se separar.?

?olhando por cima, era nítido que uma relação sem sentimento só trazia dor aos envolvidos.?

?uma das coisas mais difíceis é justamente conseguir achar alguém a quem você possa confiar seus medos, seus sonhos e suas fraquezas.?

?O que eu quero dizer é que a maldade está na cabeça dos outros.?

?- Sim, ele sempre tem esse jeito de pessoa quase atropelada.?

?Amizades verdadeiras surgem nos momentos mais inusitados e impróprios.?

?Acho que por trás de toda pessoa que parece poderosa existe alguém bem frágil e com a alma cheia de buracos.?

?É difícil responder quando minha racionalidade se perdia de mim diante de um simples sorriso dela.?

?Quando estamos bem e felizes é tudo fácil. Sem julgamentos, sem dores e drama. É como se apenas houvesse nós dois, brilhando pela noite!?

?Na verdade qualquer dose de Laís me atraía e me conduzia de forma quase irracional.?

?Abrir-me para alguém significaria ter que me abrir para mim mesmo, e eu não sabia se estava completamente preparado para isso.?

?Eu tenho a mente quebrada.?

?O mundo precisa de garotos quase atropelados como você.?

?Aprendi que só é possível sofrer menos quando a gente aceita a dor, aceita falar sobre ela.?

P.Victor 16/03/2024

Me atropelou de um jeito bem ruim....
A história gira em torno de Leonardo, um adolescente introspectivo que sofre de transtorno de ansiedade e vive em constante conflito com sua família. Após testemunhar um acidente de carro que quase resulta na morte de um garoto, Leonardo é confrontado com suas próprias angústias e medos, levando-o a questionar suas escolhas e sua visão de mundo.
Essa angústia se estende por vários capítulos, é meio difícil entender no começo mas com o passar dos capítulos podemos ver esses conflitos e a ansiedade emanando do livro.
Com isso Ao longo do livro, acompanhamos o amadurecimento de Leonardo, à medida que ele enfrenta seus demônios internos e busca encontrar seu lugar no mundo. Com a ajuda de novos amigos e de uma paixão inesperada, ele descobre o poder da amizade, do amor e da superação.
Porém deixa a desejar em alguns pontos , ele se estende demais em certas coisas e em outras tem uma passagem muito rápida... É um livro cansativo em alguns momentos... E romantizam de mais temas polêmicos.

João 19/02/2024

Nunca fiquei feliz em terminar um livro
Não sei o que escrever sobre esse livro, mas confesso que li arrastado e apenas para acabar logo. Queria tanto escrever bonitinho, mas a preguiça me domina quando se trata do deste livro. Apenas ressalto que odiei o romance principal e a cabelo de raposa é chata e o fato de que peguei ranço dela no começo não me fez simpatizar com os problemas e traumas que ela passou, apesar que neste livro é abordado muitos assuntos problemáticos e pesados

anna 14/02/2024

Quase que decepcionante
Não sei como começar essa resenha, eu gostei um pouco do livro mas passei maior parte do tempo irritada com tudo o que estava acontecendo, o começo do livro é muito bom te prende e te faz se identificar com o protagonista e querer viver, mas depois que os outros personagens começam a ter espaço na história tudo desanda.

Sinceramente odiei o casal principal, odiei o foco que a laís teve, basicamente tudo começou a girar em torno da garota ?Cool Girl? super misteriosa que na real não tinha nada de interessante. Realmente a Natália tinha razão no fim a Laís consegue tudo o que quer com esse jeito dela, e ela fica na sombra da amiga. Ele diz que apesar dos defeitos da Laís ela tinha suas inúmeras qualidades mas passou o livro todo ela sem mostrar uma qualidade, não vi ela sendo verdadeira com nenhum dos amigos e ao que se parece eles se mantinham amigos por puro comodismo porque no fim ela não fazia nada por eles, ficava só naquele negócio de ?aí eu sou difícil de lidar? e eles aceitavam. Dizendo o prota que ele começou a viver depois que ela apareceu, e tá ele começou a sair da depressão mas ela não fez nada, só manteve aquela pose de garota difícil e ele como um bom virjol4 ficou extasiado com a beleza dela e ficou totalmente biruta fazendo um monte de coisa sem sentido, ele colocou ela como salvadora dele quando na verdade em todas as vezes que eles fizeram alguma coisa pra ele se sentir melhor, ela não tava pensando nele e sim em si mesmo.

Acho que a natália e o acácio tiveram muito mais importância na vida do protagonista e ele simplesmente não percebeu pq tava numa paixonite, o acácio é quase uma versão do thiago e ainda sim ele não teve um destaque tão grande na vida do prota justamente por causa da obsessão pela laís e digo que se a laís não tivesse presente no livro não ia fazer tanta diferença assim, continuaria sendo um livro sobre amizade e uma busca pela vontade de viver e a natália e o acácio iam entregar TUDO!!
João 19/02/2024minha estante
CONCORDO COM TUDOO

Mi 07/02/2024

Leitura fluída, mas com várias problemáticas
Fiquei muito em dúvida de como avaliar esse e como me sentir sobre ele. A leitura foi muito fluída pra mim, porque esse é um modelo de livro que me atrai muito, tipo um diário que o protagonista vai se abrindo. Achei a história com aspectos muito parecidos com As "Vantagens de Ser Invisível" (que amo, acho que talvez por isso tenha fluido pra mim) e o final é muito parecido com "Quem é Você, Alasca?" (que gosto mais ou menos), não sei se foram inspirações do autor.
Mas o que atrapalhou minha experiência foi a abordagem de algumas problemáticas sem responsabilidade. A cena de abuso do Henrique com a Laís foi extremamente desnecessária já que a gente conseguiria ver os traumas dela por outros acontecimentos. Tudo o que se sucedeu disso me chateou DEMAIS, o protagonista simplesmente ignorou o que o irmão dele fez com a desculpa da bebida e continuou passando o maior pano pra ele e torcendo pra ele voltar com a Valéria, que ele também tinha prejudicado (também com a desculpa da bebida). Além de todo o problema por trás disso, não acho que foi condizente com a personalidade do personagem, ele queria tanto proteger a Laís, mas o irmão dele tentar abusar dela e sair impune tudo bem, como assim???
O que me deixou bem chateada mesmo foi esse trecho: "Meu irmão cometeu um erro - ou quase cometeu -, mas talvez induzido pela própria Laís. Pra mim tudo ficou no passado"
Tem tanta coisa errada nesse trecho, o irmão dele quase cometeu um CRIME, não um erro e essa culpa pra cima da mulher me deixou bem frustrada. Acho complicado abordar isso dessa forma em um livro para público jovem.
Tirando esse acontecimento que realmente me chateou, a leitura foi positiva, rápida e consegui me apegar aos personagens, ele é o exato tipo de livro que gosto e seria muito bom se as problemáticas fossem abordadas da forma correta. Fiquei com muita vontade de ler mais alguma coisa do autor, porque adorei a escrita dele e a construção de personagem, espero ter outras oportunidades logo!

fairyofshampoo 05/02/2024

Incrível
Quando eu li esse livro pela primeira vez, eu senti uma sensação tão diferente e tão boa porque havia tantas frases, momentos nos quais eu me identifiquei, além de personagens nos quais eu me apeguei tanto e "cabelo de raposa" essa é pra você. Eu nunca gostei tanto de uma personagem como ela e eu acho que vai ser um pouco difícil ter outro que vá superar, porque ela é humana, ela tem falhas, ela erra bastante, diz coisas que não deveriam ser ditas, tem uma personalidade cheia de mudanças e eu amo tanto cada detalhe colocado nela nesse livro, eu amo a sua construção e amo tudo sobre ela.

O incrível desse livro é que cada personagem possui a sua própria personalidade que só de ler um pouco você já consegue descobrir quem é quem e isso é maravilhoso. Foi um dos livros que eu li quando mais nova e pretende reler de novo porque eu não consigo me despegar.

Obrigado Vinicius Grossos por ter criado um livro tão incrível.

fairy2 25/01/2024

Sinta-se quase atropelado de vez em quando
Esse livro é uma mistura. Ele tem muitas coisas interessantes do ponto de vista do protagonista, ele diz muitas coisas certas enquanto lida com suas questões - destaquei alguns trechos. E tanto ele quanto os outros personagens são carismáticos, tirando seu irmão e seu interesse amoroso - que é uma grande irresponsável. Quando ele se apaixona por uma garota (o estereótipo da ?cool girl?) ele vê uma perfeição nela que a própria não faz por onde. Em momento nenhum eu vi as qualidades que ele cita, quando ela faz algo pra animá-lo é pensando no que ela considera animador, não há perguntas, não tentativa de realmente conhecer esse menino. Saber as dores de uma pessoa não é conhecê-la. Outra coisa: se não é legal personagem masculino babaca justificado por passado ruim, feminina também não é. Mas este é um livro de 2015, pensávamos diferente e a literatura YA em alta na época era semelhante a encontrada nesse livro. O mundo ser terrível não justifica você tratar mal os outros. E outra: tem coisas que pedidos de desculpa não resolvem. Por pior que ela fosse, o garoto quase atropelado cruza uma linha que não deveria de maneira nenhuma. Acho que rola uma passada de pano pra coisas pesadas. E o único casal que eu queria não pode acontecer, infelizmente. A cabelo de raposa é tão ?pesada? que até os amigos dela são muito mais interessantes sem ela.
A escrita é bem fluida, você nem percebemos que tem poucas falas e só quer saber o que vem depois. Achei isso muito interessante.
Por outro lado nunca li tantas vezes a palavra ?gay?. Dava uma impressão completamente errada sobre o protagonista! Mas o livro tem quase dez anos e sei que hoje muita coisa seria diferente.

giuvic 01/01/2024

"[...]Gotta stay high all my life to forget I'm missing you"
Comprei esse livro na bienal, no período em que ele tinha sido publicado, mas cometi a burrice de tê-lo deixado na estante. Só decidi de fato dar uma chance a ele em meados de 2023. Comecei por impulso e ainda bem que o fiz, porquê esse livro é incrível em vários sentidos. Você consegue sentir cada sentimento que passa pelo garoto quase atropelado, todos os altos e baixos que ele vive. Meus olhos enchem de lágrimas só de lembrar como todo o enredo da história começou e principalmente como se deu seu desfecho. Um ótimo livro nacional para quem gosta de histórias que te tocam no seu ser mais profundo.

Checco 02/12/2023

O Garoto Quase Atropelado
Achei a narrativa do livro interessante, e acredito que pelo fato de ser escrito como se fosse o diário da personagem principal, é possível se aproximar mais da narrativa.

A forma como o autor retratou alguns assuntos da vida me fizeram parar para refletir muito, afinal qual a diferença entre estar vivo e viver?

Quando você termina o livro e percebe que o diário foi escrito durante um mês todo sem pular um dia, percebe o quanto a vida pode ter seus altos e baixos e como o destino muda em instantes. O que para mim tornou o livro ainda mais interessante.

Algo que me incomodou foi a semelhança com o livro ?Quem é Você, Alasca? no destino ?pré-final? das personagens, mas gostei de como o autor amarrou a história de uma forma um pouco diferente.

?Independente do momento e da dificuldade que estejamos enfrentando, sempre podemos nos sentir quase atropelados na vida. Basta nos permitirmos isso.?

ilyily0 24/11/2023

Eu real queria saber se o autor pensa igual a o protagonista ou se a intenção dele era mesmo fazer ele idiota assim mesmo, as coisas que ele acredita e o jeito que ele passa pano pra as coisas ME IRRITA MUITO. Te adoro Laís ?

Cristiana.Alicia 18/10/2023

Que livro incrível, não imaginei que ia chorar tanto. Uma leitura pesada, mas TÃO gostosa. Que livro lindo!!!

Fábbio (@omeninoquele) 22/09/2023

Uma experiência super positiva!
#OMeninoResenhando

"... Ela, que me ensinou que viver e estar vivo eram coisas completamente diferentes."

Depois que perdera uma pessoa importante em sua vida, esse garoto quase cometeu suicídio e então passou a frequentar uma psicóloga, para superar seus traumas. A vida pode ser difícil e parece que nada faz sentido, mas encontrar algo em meio ao turbilhão de coisas ruins é o que te ajuda a seguir em frente.

A psicóloga passa uma tarefa, escrever um mês, num diário, todas as suas emoções e tudo aquilo que sente dificuldade em pôr pra fora. A tarefa é simples, e desafiadora, e de cara o garoto acha que não vai cumprir por ser bobo demais, mas quando começa, aquele se torna seu refúgio, o lugar onde pode se expressar sem medo.

Mas a vida desse garoto vai mudar completamente quando ele é quase atropelado por uma menina que ele passa a chamar de Cabelo de Raposa, e surge uma amizade desse momento inesperado e assim, o garoto conhece os outros dois amigos dela e juntos, os quatro viverão momentos que jamais o garoto quase atropelado esperaria viver. E ele novamente se sente vivo, como nunca mais havia sentido e toda a dor, parece que está encontrando seu final.

Ele em dado momento começa a nutrir uma paixão pela Cabelo de Raposa, que é uma pessoa totalmente livre de tudo que nos prende e que por conta disso, talvez, tenha despertado o interesse nele. Aliás, os quatro são personagens muito completos, com características super densas que posso dizer que os transformam em quase pessoas reais.

O livro conversa muito sobre amizades, recomeços e sobre outros assuntos mega delicados e pesados que fazem parte da vida de pessoas comuns como nós. E é por isso que eu recomendo que leia esse livro só se você estiver super bem consigo mesmo. A história é bonita e delicada, mas cheia de buracos negros.

O personagem principal não tem nome, para que essa história esteja mais próxima do leitor possível. E os personagens são incríveis, ainda que a Cabelo de Raposa tenha me tirado da linha algumas vezes por todo esse espírito de ser livre que ela tem e que me incomoda, mas é também uma personagem magnífica e que trás aquela intensidade à história.

Uma trama super fluida, apesar dos temas que aborda e cheia de frases reflexivas que nos deixa pensativos por muitos momentos. Esse é o segundo livro que leio do autor, o primeiro solo e aqui eu pude conhecer um pouco mais de sua escrita. Estou lendo por ordem e espero que possa ver o amadurecimento dela nos trabalhos mais recentes, mas posso dizer que já gosto e sou fã.

A metáfora "quase atropelado" aparece em muitos momentos na história e acho que deveríamos a usar mais, porque afinal, podemos sim ser atropelados por coisas boas, que nos trarão felicidade e nos permitir ver que as coisas ruins que acontecem com a gente, são para que esses atropelamentos bons, sejam mais apreciados. Recomendo muito!!

#OGarotoQuaseAtropelado #ViniciusGrossos #FaroEditorial

site: https://www.instagram.com/p/CxgfYeWP_3i/

Girassol 26/08/2023

Que absurdo é esse?
Gente, que livro é esse? kkakakakakakkk o começo é ótimo, e eu já cheguei marcando tudo, com ótimos quotes. Mas depois de um tempo, os personagens começam a ficar ABSURDOS.Eles fazem coisas terríveis e seguem a vida como se tudo fizesse sentido.
É muito repetitivo, apesar de ser fluido. Odeio praticamente todos os personagens, e odeio o romance principal, que NEM TEM SENTIDO

Spoilers:
?o irmão do cara tenta estuprar a Laís e nada acontece. "Ele só tava bêbado tadinho, não teve a intenção" QUE?
?O protagonista resolve meter o tapa na cara do interesse romântico dele, e de novo, nada acontece.
? Laís também é uma retardada, que usou do problema da "amiga" pra ganhar uma briga nada a ver.

gente, em que mundo isso tem sentido???
Duda Mel @epifania_literaria 06/02/2024minha estante
Esse livro tem muitos erros. O autor resolveu abordar vários temas sensíveis e achei que trabalhou de maneira muito irresponsável.
Na época que li (abandonei a leitura na página 120), fiquei irritada demais com o quase estupro do irmão dele, ainda mais todos agindo como se tivesse tudo bem. Como que a garota ia estar ok sendo que ela mesma diz que já tinha sido estuprada antes??? E a primeira vez deles dois que o quase atropelado tenta forçar ela a fazer determinada coisa, ela se tranca no banheiro e ele diz que ela estragou tudo? Aquilo não se diferencia de uma tentativa de abuso. Parei ali. Não dava mais.
Obrigada por essa resenha. Me senti aliviada de ver que não fui a única incomodada com o livro.

Girassol 24/02/2024minha estante
juro amg, não sei como tem tantas resenhas positivas. Cada linha é um absurdo diferente

goldluke 17/08/2023

Gostei do livro, tem todo um significado sobre amizade, superação e muitas outras coisas importantes, na metade do livro comecei a perceber uma certa semelhança cm quem é você, alaska? Achei a Laís muito parecida cm a alaska.