O Garoto Quase Atropelado

O Garoto Quase Atropelado Vinícius Grossos

Resenhas - O Garoto Quase Atropelado

Luiz1106 07/10/2022

intenso
O livro é tão gostoso e fluido, as músicas citadas são tão incríveis e os momentos em que eles estão juntos em amigos você sente que faz parte disso também. No final depois que acontece oque acontece, achei que o livro ficou meio arrastado em algumas partes.

outras coisas que gostei muito no livro também, foram, a amizade do Acácio e do garoto e a cena da lagoa.

Ewerton 30/09/2022

Totalmente irregular e desnecessário
Eu fiquei na dúvida entre ruim e razoável. E tô nessa dúvida até agora.

A história toda é uma chatice sem tamanho. Os personagens não são simpáticos e o enredo consegue deixar eles ainda mais pedantes e enfadonhos.

1. O autor força tanto essa metáfora "quase atropelado" que cheguei no final do livro e continuei sem captar a mensagem disso. Achei uma baboseira.

2. Totalmente desnecessário esses apelidos extremamente longos que ninguém usa na vida real. E aparecem tantas vezes que parece que o autor tá forçando a gente a achar graça nisso quando na verdade não funciona.

3. O livro foi revisado? Aparece várias vezes "todo O mundo..." que ler isso colocado dessa forma foi bem estranho. "Ela gostava de todo o mundo". "ela conhecia todo o mundo". "Ela queria que todo o mundo deixasse ela em paz...". Não sei se as frases tão assim no livro, mas era tipo isso. Achei bem esquisito essa forma. Mas não sei dizer se está ou não certa. Me parece que não, pois não lembro de ler alguma vez assim.

4. O livro é extremamente repetitivo. Inclusive da fins repetidos para personagens que foram importantes. Mas isso nem me incomoda. Falo mais das frases de efeito e uma autorreflexão exacerbada mesmo.

5. Vamos falar dos gatilhos no livro. Não falo das situações de suicídio, embora não haja um esforço do autor em levar a história pra uma tentativa de melhora da personagem par romântico. Falo das questões de abuso sexual e machismo com violência física. Vamos do começo: primeiro o irmão do personagem principal tenta estuprar uma mulher, e tem uma frase no livro que o personagem fala algo com o sentido de dizer que "talvez ela que incentivou aquilo porque fica nessa vida autodestrutiva". Daí nesse mesmo caso, engole a desculpa do irmão que era porque ele bebeu e tava passando por problemas amorosos. Que ele não tinha intenção. Em outra cena, o personagem principal que diz tanto amar a Laís mete um tabefe na cara dela na frente de várias pessoas que não fazem nada. Depois ele se desculpa e vida que segue. Me diz, que tipo de mensagem isso passa pra quem lê o livro? Que isso é tolerável quando se ama? ? #$%!& ? #$%!& !!!

6. A relação de amizade dos 4 é EXTREMAMENTE tóxica. Sério, não sei como eles se suportam. Eu já não estava suportando eles. Tirando a Natália (que fica extremamente apagada quase a história toda dentro da amizade deles), o resto é o poço das últimas opções de amigos.

7. O autor tentou encaixar tantos assuntos importantes no mesmo livro e acabou ficando sem espaço para desenvolver nenhum direito. Parecia que ele escolheu todos os clichês dos livros de adolescentes dos últimos anos e misturou num liquidificador. No fim, ficou raso de tudo.

Enfim... Boa sorte aí. Vai precisar de muita paciência pra terminar esse livro. Eu quase o abandonei. E eu só dou nota ruim quando um livro me faz me sentir assim, como se eu tivesse perdendo totalmente meu tempo. Esse foi um desses casos. Não me trouxe entretenimento, é uma história totalmente esquecível e que tive que fazer um esforço enorme pra terminar.

manu 28/09/2022

Meu livro preferido. Número 1 da minha lista.
Eu li o livro ano passado e lembro o tanto de emoções que senti lendo, o livro é perfeito! Não tenho muito o que dizer, irei reler ele com toda certeza. Vinícius Grossos é um autor de mão cheia, sou fã das obras dele, estarei sempre acompanhando o trabalho dele. Ah, e se você não gostou do livro, o problema está em você rsrs. ☺

Millenão 20/09/2022

Muito bom!!!
Achei muito bom e gostoso de ler, é um livro com várias músicas e frases poéticas e reflexivas. Amei a última página que fala pra gente queimar ela em homenagem a cabelo de raposa. Em geral é um livro muito bom mesmo, recomendo.

Camila.Moura 02/09/2022

Que livro incrível
Esse livro foi o primeiro que eu li do Vinicius.

E quando finalizei a leitura, mandei mensagem pra ele aos prantos.

E chorei não pelo fato de ser um livro triste, mas de ser inesquecível.

Terminei ele sabendo que JAMAIS leria um livro que me despertasse tanta coisa ao mesmo tempo.

É uma leitura intensa, que nos faz sentir quase atropelados por tantos sentimentos e nos faz perceber como é viver e se entregar pra vida.

Amei muito esse livro e não vejo a hora de conhecer todas as histórias que o Vinicius tem pra contar.

Cesar vieira 04/08/2022

Aiiii CABELO DE RAPOSA
Eu adorei o livro pra mim no meio ele deu uma esticada de leve mais acredito que era necessário, o final desse livro é ligado nos 220 você não quer largar ! Eu recomendo!

_douglast 29/07/2022

eu que tô quase atropelado agora
Vinícius Grossos tem o dom de dilacerar o meu emocional, honestamente: EU VOU MANDAR A CONTA DO TERAPEUTA!

?O garoto quase atropelado? começa apresentando aos poucos o personagem principal, seus problemas, traumas e problemas familiares. É mais que isso: a história, contada em primeira pessoa, desnuda o sentimental dele, nos mostrando como ele se encontra após um acontecimento terrível.

Confesso que achei que o livro tem um excesso de conflitos nos começo, e eles todos se resolvem muito rapidamente, sem contribuir muito para o enredo em si.

Vinícius conduz a descoberta da amizade, do amor e das problemáticas da adolescência maestralmente, cria uma personagem que sofreu o que muitas jovens sofreram e sofrem hoje, adquirindo traumas iguais ou parecidos na vida real. Laís é um reflexo de muitas meninas que foram abusadas sexualmente, tendo consequências catastróficas para suas personalidades e vida após o abuso.

Acácio e Natália também são um show a parte, com seus próprio problemas e complexos, são personagens muito reais que tratam de assuntos sérios e importantes.

No fim, ?O Garoto Quase Atropelado? nos deixa com a sensação que o título sugere. Nos faz repensar conceitos e atitudes e analisar melhor nossos próprios comportamentos.

Indico para todo mundo! Mas especialmente para adolescentes que ainda estão procurando entender o seu lugar no mundo.

Leiturasdorogerio 27/07/2022

Fui atropelado por esse livro ??
O garoto quase atropelado conta a história de um garoto cujo o nome não será revelado, então não saberemos quem é. Pode ser um vizinho seu, um amigo, entretanto você saberá tudo sobre ele e se tornará íntimo até o final.

A história começa com o garoto escrevendo em seu diário sobre como foi seu dia após uma recomendação de sua psicóloga. Ele está em uma depressão devido a um momento trágico que aconteceu em sua vida, a perda de uma pessoa muito próxima e ele precisa seguir em frente e uma maneira de fazer isso é colocando seus sentimentos para fora escrevendo nesse diário. Em um dia ele sai para dar uma volta e realmente é quase atropelado por uma garota de uma beleza única. Ele absorve todos os detalhes dessa garota e percebe que seu cabelo era castanho avermelhado, como a pelagem de uma raposa, então ele começa a chamá-la de cabelo de raposa. Cabelo de raposa segue seu caminho e o Garoto quase Atropelado torce para poder encontrá-la novamente mesmo não sabendo nada sobre ela. Por coincidência do destino seus passos se cruzam com os dela e com seus dois amigos, o James Dean não tão bonito e a menina de cabelo roxo.

Nesses encontros e momentos únicos, o garoto quase atropelado relata em seu diário os acontecimentos que está vivendo com esse trio incrível e a cada dia que passa ele conhece mais a fundo cada um, cabelo de raposa, James Dean não tão bonito e cabelo roxo. ( Não irei falar o nome deles para não estragar a história e você ficar mais interessado em ler).

Será que o garoto quase atropelado conseguirá encontrar o sentido da vida? Essa chama que nos move? E o que acontecerá com esse trio inseparável?

Primeiro irei falar algo sobre mim para depois dizer o que achei da história. Pois bem, quando eu vou começar um livro novo eu não gosto de ler o resumo nem a sinopse do mesmo, eu gosto de me sentir na história e gosto desse mistério em conhecer algo novo, algo inexplorado e se eu lesse um desses dois eu saberia algo, e eu sei, por mais que eu goste de escrever resenhas eu não leio, pra falar a verdade, acho que nunca li um resumo/resenha/sinopse de um livro pois cada experiência de leitura é única, uns irão gostar e outro não, mas faz parte. Posso parecer estranho, mas sou assim.

Pois bem, quando fui ler O Garoto quase Atropelado eu não sabia nada sobre o livro, a única coisa que eu sabia era que era sobre adolescentes e provavelmente sobre um garoto quase atropelado, pelo nome do livro, óbvio kkkk, mas eu confesso que me surpreendi com a história. Eu não estava preparado para ler algo assim, de tão bom e forte que foi a história toda.

O livro além de ser do gênero Diário, também é Young adult e sick lit e alguns dos temas abordados na trama são: depressão, ansiedade, transtornos alimentares, aceitação e muito sentimento. Por ter lido neste ano em que estamos todos isolados e sem contato com amigos e pessoas próximas, na nossa cabeça passa de tudo, até algo que não devia, e ler o livro do Vini mexeu comigo nos pontos de aceitação e em dar mais valor aos nossos amigos que estão conosco nos dias ensolarados e nublados. Eu sou uma pessoa que parece que gosta de sofrer e gosto de ler livros com essas temáticas porque aí eu literalmente fico mal e posso ir lá no fundo do poço, mas ao ler sobre esses temas esse ano foi algo que me impactou, acho que foi porque meus sentimentos estão mais aflorados por tudo que estamos vivendo e eu senti cada dor, cada momento vivido por esses quatro personagens e eu fiquei mal. Entretanto eu amei o livro, é uma super história com pontos que devem ser abordados.

A leitura fluiu tranquilamente. Vini como sempre trouxe os temas da melhor maneira possível. A diagramação desse livro é linda e perfeita e eu amei. Logo nos primeiros capítulos eu percebi que a história me lembrou a do Charles de As vantagens de ser invisível, em vários pontos, e eu amei mais ainda. Me lembrou também de Quem é você, Alaska? Pelo mistério envolvido.

As vantagens de ser invisível foi o primeiro livro que eu li em forma de carta e que trouxe um personagem homossexual e esse livro foi e é super importante na minha vida

Super recomendo esse livro e todos os outros do Vini.

(Lido e resenhado em 2021)

Grazi 22/07/2022

quase, só quase, atropelada
O livro é bom, história é emocionante, só acho que não funcionou pra mim (não sei quando eu me tornei essa pessoa amargurada, meu pai). Não consegui me conectar com os personagens, nem indivudualmente, nem juntos.
Apesar disso, o livro tem seus pontos positivos. Me lembra muito "Quem é voce, Alasca?".
Eu recomendo, mas cuidado com os gatilhos.

lipelimma 19/07/2022

2.5*
Sou fã do autor e esse livro é muito importante fala sobre temas importantes mas pra ser franco ele não funcionou pra mim e não consegui me conectar com os personagens em nenhum momento e também me incomodam resoluções "automáticas" enfim. Não é ruim mas não rolou muito pra mim.

Lucas 11/07/2022

Fui quase atropelado pelo livro,mas não completamente
Bem,assim que terminei o livro pensei que 5 estrelas era completamente merecido,depois analisei e vi que o 4.5 se encaixava melhor
Agora percebo que um 4 é justo,mas talvez desça para 3.5
Qualquer livro que trate de amizade me interessa e muitas vezes consegue me marcar,o que não foi diferente com O Garoto Quase Atropelado,o livro apresentou personagens legais e até que eles foram bem desenvolvidos(com destaque para o Acácio)
Eu admito que não esperava o final,realmente me deixou triste e pensativo,algo que não aconteceu durante toda a primeira metade
Mas o maior erro desse livro,que me fez baixar a nota em uma estrela,foi que o Vinicius tentou encaixar muitos assuntos pesados de uma vez,sem desenvolve-los da forma que deviam ser desenvolvidos
Para mim,se ele tivesse abordado uma quantidade menor de temas,mas com maior desenvolvimento,o livro seria 4.5 ou até 5 estrelas
De qualquer forma,não é um livro ruim e consegue sim marcar o leitor,eu sinceramente me senti quase atropelado com o final
Eu recomendo o livro,aviso que possui vários gatilhos pesados,mas é uma leitura interessante

Juu 02/07/2022

Nacional
Surpreendente! Não imaginava que ia ser tão denso e imerso, o nome do personogem principal e o local onde se passa não são mencionados, pode ser qualquer um, qualquer lugar.
A narrativa é excelente, a escrita, descrição, todo o livro!!!!!
Os personagens parecem tão reais que chega a ser "palpável", a história conversa com você, e as músicas, os desenhos do diário da Cabelo de raposa são sem dúvidas incríveis.
Agora um aviso: O livro tem vários gatilhos, oq não é avisado nele, por isso já deixo aqui antes para vocês darem uma pesquisada antes de ler.
Fiquei com vontade de ler mais livros do autor...

cabeceiradabia 27/06/2022

Eterna cabelo de raposa
Não sei muito o que escrever sobre o livro ainda estou impactada e apaixonada por toda a trama. Ri e chorei horrores com eles.
Amei os aprendizados do livro.
Vale a pena a leitura!