O Garoto Quase Atropelado

O Garoto Quase Atropelado Vinícius Grossos

Resenhas - O Garoto Quase Atropelado

Nadyne Garcia 08/09/2020

Ótimo livro nacional
O livro trás uma história fantástica de amizade, superação, libertação, amor... e muito mais. Vale muito a pena a leitura.

Os personagens principais são: O Garoto Quase atropelando, cabelo de raposa, James Jean não- tão-bonito e a menina do cabelo roxo.

Sozinhos são somente jovens com problemas, mas juntos, são capazes de fazerem coisas incríveis.

A história é muito bem desenvolvida, os personagens são cativantes, sem falar no capricho do livro, com imagens e playlist de músicas sugeridas pelos personagens.

Girassol 26/08/2023

Que absurdo é esse?
Gente, que livro é esse? kkakakakakakkk o começo é ótimo, e eu já cheguei marcando tudo, com ótimos quotes. Mas depois de um tempo, os personagens começam a ficar ABSURDOS.Eles fazem coisas terríveis e seguem a vida como se tudo fizesse sentido.
É muito repetitivo, apesar de ser fluido. Odeio praticamente todos os personagens, e odeio o romance principal, que NEM TEM SENTIDO

Spoilers:
?o irmão do cara tenta estuprar a Laís e nada acontece. "Ele só tava bêbado tadinho, não teve a intenção" QUE?
?O protagonista resolve meter o tapa na cara do interesse romântico dele, e de novo, nada acontece.
? Laís também é uma retardada, que usou do problema da "amiga" pra ganhar uma briga nada a ver.

gente, em que mundo isso tem sentido???
Duda Mel @epifania_literaria 06/02/2024minha estante
Esse livro tem muitos erros. O autor resolveu abordar vários temas sensíveis e achei que trabalhou de maneira muito irresponsável.
Na época que li (abandonei a leitura na página 120), fiquei irritada demais com o quase estupro do irmão dele, ainda mais todos agindo como se tivesse tudo bem. Como que a garota ia estar ok sendo que ela mesma diz que já tinha sido estuprada antes??? E a primeira vez deles dois que o quase atropelado tenta forçar ela a fazer determinada coisa, ela se tranca no banheiro e ele diz que ela estragou tudo? Aquilo não se diferencia de uma tentativa de abuso. Parei ali. Não dava mais.
Obrigada por essa resenha. Me senti aliviada de ver que não fui a única incomodada com o livro.

Girassol 24/02/2024minha estante
juro amg, não sei como tem tantas resenhas positivas. Cada linha é um absurdo diferente

Nanna - Livraneios 21/07/2021

Diferente do que eu esperava
Eu não sei bem o que esperava, mas devia saber que o Vinícius iria acabar me surpreendendo. O Garoto Quase Atropelado não é um livro alegrinho como a capa pode passar. É uma história que aborda luto, transtornos alimentares, homofobia, depressão, suicídio, estupro, pedofilia e agressão física. Tudo isso é abordado por meio de personagens profundos e imperfeitos, que eu tive dificuldade de me aproximar. Durante a leitura pensei que isso poderia atrapalhar no resultado final, porém não foi o caso.
O Garoto Quase Atropelado é um livro sutil, que leva o leitor de maneira gradual à complexidade dos personagens abordados e suas mentes. Uma leitura que pode ser difícil, mas que fala sobre a vida em seus extremos de alegria e dor, com toda a profundidade que os seres humanos carregam consigo.
Uma história que emociona e conquista pela sua mensagem, que é trabalhada com cuidado no decorrer das 270 páginas. Se você está em um bom momento, pode ser uma excelente experiência (atente-se aos gatilhos, por favor ?)

Lorena Miyuki 12/09/2017

Gatilhos e tristeza
Aaaah.
Esse livro tem muitos problemas. Não acho que vou fazer resenha completa, detalhada e tal, mas vou comentar algumas coisas que mais me incomodaram:
- de modo geral, a escrita não condiz com o personagem/história. Parece mais um livro de auto-ajuda (sem muita característica de auto-ajuda também) porque os pensamentos do autor se misturam/são os do protagonista, que não mostra muita personalidade. Dificilmente encontraria um adolescente falando como ele fala, pensando, usando tais e tais palavras. Enfim, isso me incomodou.
- erro de autor iniciante: usar uma mesma palavra nova repetidas vezes, e depois simplesmente esquecer que ela existe. Vi muito. Faltou copidesque.
- a história tem falta de coesão e coerência em muitos pontos, faltou revisão e copidesque².
- não há um enredo bem definido. Senti como se estivesse lendo aleatoriamente passagens de uma vida qualquer - isso pode ser bom, mas não foi a sensação geral da leitura, infelizmente.
- achei boa parte da ideia (e de algumas cenas, inclusive) muito, _muito_ parecida com as coisas que li em "As Vantagens de Se Invisível", que, ao contrário, tem um enredo bem definido. Não pude evitar comparações.
- agora o que realmente mais me incomodou foi o _tom_ geral da trama. É uma história triste, mas um triste que _te deixa triste_. Me senti mal em muitos momentos porque infelizmente não consegui tirar uma lição positiva da maioria das passagens - parece tudo muito conformista, muito estagnado e "pra baixo" mesmo. Não acho que seja motivador, pelo contrário....

Enfim. Tive momentos em que achei certas passagens muito boas, mas outras que foram me deixando bem pra baixo, então não posso classificar como mais que isso se a leitura não me traz coisas positivas em sua maior parte.
Rita 06/11/2017minha estante
Essa é a unica resenha que representa o q foi essa leitura pra mim. Concordo com todos oz os pontos que você mencionou.Obrigada! Eu estava começando a me sentir louca no mar de resenhas super positivas q encontrei aqui.

Ana Mutti 28/11/2017minha estante
Aparentemente nos três somos as únicas que não gostaram e encontraram diversos problemas no livro. Concordo com quase tudo, exceto com a parte da tristeza pq sinceramente eu não tive empatia nenhuma pelos personagens o que me levou a não sentir absolutamente nada ?

Lorena Miyuki 01/12/2017minha estante
ah, gente, tem outras pessoas que não gostaram (detestaram) o livro, elas só não dão a cara à tapa.

fabi 27/03/2018minha estante
Lindíssima falou tudo! cara, o livro é meio sem nexo, uma mistura de drama de outros best-sellers, além de ser mamão com açúcar. O garoto disse que amava a guria umas duas vezes, logo depois, estava receoso em dizer novamente como se fosse a primeira vez! eu ri. Sem sentido. Ademais, ele mal a conhecia, faltou enredo faltou preparação. Muito lento em algumas partes, e rápido dms no relacionamento dos personagens.

Shaykovisky 13/01/2019minha estante
Me representa totalmente.

rodrigo está lendo 19/01/2019minha estante
senti a mesma coisa lendo esse livro.

Shaykovisky 01/03/2019minha estante
Encontrei meu clube!!! Eu tinha uma enorme vontade de ler esse livro e me decepcionei.

Juh 27/05/2020minha estante
Exato, ainda bem que os outros livros do Vinícius são ótimos pois esse não tem sentido nenhum.

Ana Mutti 02/06/2020minha estante
Ain Juh, sério que são bons? Porque eu tenho um aqui dele com outro autor, mas depois desse eu fiquei bem receosa em pegar pra ler.

Juh 02/06/2020minha estante
Siim, esse é um dos melhores dele só perde pra feitos de sol que é perfeito

Shaykovisky 02/06/2020minha estante
Ana, o livro 1+1 é perfeito. Vale muito a pena.
E Juh, confesso que depois de ler o livro "O garoto quase atropelado" fiquei com muito receio de ler "Feitos de Sol". Depois que você disse que é perfeito, vou repensar e, talvez, dar uma chance. Hehehe

Ana Mutti 02/06/2020minha estante
Juh e Shay vocês me convenceram hahahaha volto aqui pra dizer o que achei depois de ler (só não sei quando farei isso, pois a fila é grande kkk)

Juh 02/06/2020minha estante
Shay, é um dos meus livros preferidos e da pra ver perfeitamente como a escrita do Vinícius melhorou os protagonistas são muito legais bem diferente da Laís de o garoto quase atropelado ahhaah
E Ana lê sim acho q não vai se arrepender

Lorena Miyuki 04/06/2020minha estante
Gente.... 1+1 também não é bom não, tá?

Shaykovisky 04/06/2020minha estante
Hahaha... Isso aqui vai virar um fórum! Gosto! Lorena, eu amei 1+1 kkk

Juh 04/06/2020minha estante
1 + 1 é bom sim quer dizer eu gosto

Tonco.books 06/06/2020minha estante
Faço de suas palavras as minhas. Definição perfeita. Não consegui tirar na positivo desse livro. Fique mega puto do autor tratar assuntos seríssimos como se fossem nada, tentando as vezes justificar coisas injustificáveis

Albieri 29/03/2020

Intenso
Confesso que o começo não me prendeu como achei que prenderia, já que FEITOS DE SOL do mesmo autor me prendeu desde o começo, mas quanto mais me aprofundei nos personagens e nas narrativas de cada um me envolvi demais e senti demais. Vários sentimentos se misturaram. Amei.

Ale_5ilva 16/11/2022

O Melhor Livro Nacional ((minha opinião ?...
"Era apenas um livro sincero com uma mensagem profunda e tocante."

Ganhei esse livro de prensente, vindo de um sebo(?). Nunca havia ouvido falar dele, já que é um livro nacional e (confesso que tenho certo ranço de livros assim por conta das leituras obrigatórias da escola), então comecei a ler sem expectativa nenhuma... Quem diria que eu ia ficar de cara com o conteúdo que tem ali dentro... Não tenho palavras para descrever o quanto esse livro me tocou. Ri, gritei, xinguei, chorei, ri de novo, fiquei p*t4 com alguns personagens... enfim: lindo, perfeito, maravilho.

Vinícios Grossos, você está de parabéns!

Duda Mel @epifania_literaria 30/10/2020minha estante
MUITO OBRIGADA!
Sua resenha me deixou muito aliviada. Tu não faz ideia! Eu estava lendo e super indignada com tudo isso e mais.
A total falta de amor próprio do garoto quase atropelado. Vê Laís com outro, reclama. No dia seguinte, fazem sexo no lago. Depois tenta obrigar ela a fazer sexo oral nele. Ela surta e ele culpa ela por "estragar a noite perfeita".
Achei a abordagem dos temas MUITO irresponsável. Os personagens irritantes e sem carisma.

Deza Farias 30/08/2021

O Garoto Quase Atropelo
? GATILHOS: ESTUPRO, DEPRESSÃO, BULIMIA, HOMOFOBIA, SUICÍDIO.

Esse é aquele tipo de livro que aborda todos os assuntos necessários de uma maneira clara e até certo ponto leve.
O livro é escrito por um garoto que sofreu uma perda enorme, e que está em depressão. Sua família com medo que o pior venha acontecer o levam a psicóloga.

A psicóloga pede para que ele escreva o seu cotidiano. Um dia ele sai e é quase atropelado por uma garota. Ele não consegue tirar ela da pessoa e depois ele se reencontra com ela e seus amigos. E é quando ele vai viver as maiores aventuras de sua vida. Todas as novas descobertas e muitas primeiras vezes.

Cada personagem deste singelo grupo tem um problema perceptível; e juntos eles forma uma base de apoio.

A escrita do autor é maravilhosa, mesmo com temas pesados eu li super rápido. Eu sofri horrores lendo o livro. É muito triste imaginar que pessoas escolhem morrer só porque não são aceitas como são, ou porque aqueles que deveriam lhes proteger são os primeiros a lhe causar mal.

A capa é linda, adorei a escolha de cores, super vibrante. E a playlist? Maravilhosa. Outro ponto que adorei foi as ilustrações, deixou o livro completo.

Cláudia - @diariodeduasleitoras 14/05/2020

O garoto quase atropelado
A indicação de hoje é mais um livro nacional, que tive o prazer de conhecer através do @bibliomabiaco que me presenteou com o volume. Deixo registrado - mais uma vez - minha gratidão migooo.

Uma história sobre adolescentes que escolheram acreditar no que sentiam. Uma história que vai fazer vc se apaixonar e pedir mais.Um texto todinho em forma de diário, inesquecível!

Dessa vez a resenha será diferente! Não vou pontuar sobre o enredo em si, o qual nos atropela ao mesmo tempo que contribui para o crescimento pessoal do leitor. Vou deixar aqui alguns trechos (poucos, eu sei!) mas que talvez te convença o porquê ler essa obra.

?A ignorância é outra marca deste mundo e nos coloca a qualquer momento num grupo de minorias, seja pela cor, pelo peso, pela origem, orientação sexual, pela introspecção.. Que merda!?

?Alguns dias são de sol, outros de chuva, mas não significa que mesmo em uma terrível tempestade, o sol não esteja lá. Só é mais difícil enxergá-lo?

?O fato de desejarmos não nos importar já mostra de certa forma que nos importamos?

?Em um instante estamos pisando no chão com uma sensação de segurança, uma estabilidade reconfortante e, então, num piscar de olhos, tudo desmorona, você não consegue mais ficar de pé e só o que deseja é ter sua antiga vida de volta?

?Nunca se esqueça nem deixe de se permitir sentir-se quase atropelado. Isso não impedirá que momentos ruins aconteçam, mas fará os momentos felizes valerem ainda mais a pena?

Isabella 10/03/2021

Eu adorei o livro e como ele é real. Nunca se sabe tudo o que está acontecendo na vida de outra pessoa, mesmo que seja uma pessoa próxima a você, e esse livro mostra exatamente isso!

Millenão 20/09/2022

Muito bom!!!
Achei muito bom e gostoso de ler, é um livro com várias músicas e frases poéticas e reflexivas. Amei a última página que fala pra gente queimar ela em homenagem a cabelo de raposa. Em geral é um livro muito bom mesmo, recomendo.

_bekazz 15/01/2021

UAU
Esse livro é simplesmente incrível, a forma como nos envolve, os sentimentos que nos causa, tô chorando horrores. É um dos meus favoritos, e com certeza uma leitura que vou levar pra vida, se tiver oportunidade, leia. Entre nesse universo, se sinta quase atropelado(a) como eu me senti.

goldluke 17/08/2023

Gostei do livro, tem todo um significado sobre amizade, superação e muitas outras coisas importantes, na metade do livro comecei a perceber uma certa semelhança cm quem é você, alaska? Achei a Laís muito parecida cm a alaska.

Duda Mel @epifania_literaria 30/10/2020minha estante
Estou na página 119 e pensando seriamente em abandonar este livro. O autor trabalho vários assuntos com muita irresponsabilidade. Ver essas resenhas que não dizem amar me faz sentir melhor, pois não sou a única a achar essas coisas absurdas. Obrigada pela resenha!

Vi | @virginiabrasil_ 30/05/2021minha estante
NOSSA, SIM!!!!!!!!!! EU TÔ INDIGNADA COM ESSE LIVRO!

Sophia759 27/06/2021minha estante
Nossa senhora, concordo plenamente. Fiquei chocada como tudo era resolvido cm um simples ?desculpa?

Maria4043 15/10/2021minha estante
CONCORDO PLENAMENTE! COM TUUUUUUDOOOOOOOOOOO!