O Garoto Quase Atropelado

O Garoto Quase Atropelado Vinícius Grossos

Resenhas - O Garoto Quase Atropelado

Paula 04/08/2021

Todos precisam de tratamento psiquiátrico neste livro
É, basicamente um livro cheio de gatilhos e de gente irritante, mas um livro muito bom! A escrita é bem fluída. Vou procurar mais livros deste autor!

My | @pagesandseasons 16/09/2021

Logo de cara dá para ver como a escrita do Vinícius estava nas suas primeiras fases. Depois, dá para sentir até um amadurecimento e, pensando agora, isso foi legal porque combina com o amadurecimento do protagonista também.

Confesso que quase desisti na primeira metade, tinha muitas repetições, furos e uma cena em específico que me tirou do sério (isso influenciou bastante minha experiência, pois fiquei irritada pelo resto do livro).

Lá pelos 60% o livro me envolveu um pouco mais e fiquei animada em finalizar. Terminei com um sentimento positivo, acho que apesar das ressalvas, é uma boa história.

Importante lembrar que o livro é repleto de gatilhos: estupro, pedofilia, bulimia, homofobia, suicídio.

asnmendes 14/06/2020

Eu que me senti quase atropelado
Eu me senti perdido em tudo o que li neste livro. Ainda não consigo dizer se foi bom ou não. Acredito que a principal mensagem é sobre a importância das amizades e amores, e é nisso que tento me apegar, mas é difícil! Muitos temas complexos foram abordados e não trabalhados. Além disso, nenhum personagem me cativou. Faltou carisma.
O que mais incomodou foram os diálogos improváveis e rasos.

Checco 02/12/2023

O Garoto Quase Atropelado
Achei a narrativa do livro interessante, e acredito que pelo fato de ser escrito como se fosse o diário da personagem principal, é possível se aproximar mais da narrativa.

A forma como o autor retratou alguns assuntos da vida me fizeram parar para refletir muito, afinal qual a diferença entre estar vivo e viver?

Quando você termina o livro e percebe que o diário foi escrito durante um mês todo sem pular um dia, percebe o quanto a vida pode ter seus altos e baixos e como o destino muda em instantes. O que para mim tornou o livro ainda mais interessante.

Algo que me incomodou foi a semelhança com o livro ?Quem é Você, Alasca? no destino ?pré-final? das personagens, mas gostei de como o autor amarrou a história de uma forma um pouco diferente.

?Independente do momento e da dificuldade que estejamos enfrentando, sempre podemos nos sentir quase atropelados na vida. Basta nos permitirmos isso.?

Bia 13/12/2020

Se deixe atropelar por essa história
Esse livro tem tanta coisa importante que é difícil até saber por onde começar. Eu simplesmente amei como o Vinícius Grossos conseguiu criar personagens tão únicos e envolventes que funcionam perfeitamente juntos em um grupo completamente desajustado. Enquanto eu lia parecia que ele me conhecia tão bem que tinha pego cada pedacinho da minha personalidade, meus medos e angústias e transformado tudo isso em personagens que eram exatamente quem eu sou.

site: https://bit.ly/pdl-o-garoto-quase-atropelado

Grazi 22/07/2022

quase, só quase, atropelada
O livro é bom, história é emocionante, só acho que não funcionou pra mim (não sei quando eu me tornei essa pessoa amargurada, meu pai). Não consegui me conectar com os personagens, nem indivudualmente, nem juntos.
Apesar disso, o livro tem seus pontos positivos. Me lembra muito "Quem é voce, Alasca?".
Eu recomendo, mas cuidado com os gatilhos.

Carstairs 30/05/2022

Vinícius Grossos é um dos autores nacionais que eu tenho gostado de ler ao longo desse último ano. Histórias cheias de representatividade e romances de destruir o coração, os livros dele são muito cativantes.

Eu decidi ler então O Garoto Quase Atropelado, que eu ainda não tinha lido. Apesar de achar esse um livro bom, eu tenho minhas ressalvas com a história. O livro conta sobre um garoto que tá tentando superar a perda do seu melhor amigo e nesse meio tempo, conhece uma garota que logo o puxa para um grupo de amigos e sua vida começa a tomar um novo rumo.

Sendo essa uma história adolescente e narrada em primeira pessoa, temos o pensamento desse personagem, seus erros e seus acertos. Entretanto, uma coisa que eu não gosto (em todos os livros em geral) e que está presente aqui no livro, é a questão do insta love. Eu simplesmente não suporto quando um personagem conhece o outro e em questão de duas semanas, já está dizendo que o ama. Entendo que, as pessoas têm seu próprio tempo e isso se aplica aos sentimentos, mas eu ainda acho isso completamente IRREAL. É impossível isso no meu ponto de vista.

Eu também tenho um problema com esse livro que é a questão de uma falta de alerta de gatilho também. O livro trata de assuntos sérios, como depressão e a questão do suicídio. Foi uma falta de tato e sensibilidade sem tamanho por parte da editora em não sinalizar os gatilhos que o livro apresenta.

Em resumo, é um livro bom e rápido, sem muitas reviravoltas, mas repletos de surpresas.

_theamboy 28/07/2021

Tristeza quase atropelada!
Talvez o meu cancelamento chegue através dessa resenha?.

Olá meus sobrinhos! Tudo bom com vocês? A titia finalizou mais um livro este ano e vim aqui falar um tantinho pra vocês.

Olha, confesso que está sendo bem difícil falar sobre ?O garoto quase atropelado?, do Vinicius Grossos, mas, eu vou ser sincero e respeitarei toda a obra do autor.

No livro, você não sabe o nome do protagonista (fica ao seu critério e imaginação), que após passar por uma tragédia, decide sair de sua casa, com o intuito de espairecer e viver um pouco. Acontece que nessa saída, ele é quase atropelado, literalmente, pela pessoa no qual ele vai ter a vida transformada. Graças a esse incidente, ele conhece a cabelo de raposa, o James Dean não tão bonito assim e a cabelo roxo. Juntos eles vão superar seus traumas e viverem como se não houvesse o amanhã.

JÁ AVISO DE ANTEMÃO QUE O LIVRO ESTÁ LOTADO, eu falei L O T A D O de gatilhos, então já sabem o recadinho da tia: se possuir gatilhos com assuntos como abuso, homofobia e transtornos alimentares NÃO LEIAM!

Eu, titia, confesso que fiquei chocado e até mesmo preocupado com a quantidade de gatilhos presentes no livro. São sequenciais. A forma como o protagonista lida com a sua dor é preocupante até antes do último capítulo, onde no final apresenta que tudo está bem e que ele está seguindo sua vida. Acontece que ele chega ser até um tantinho irritante no início. Principalmente em relação a Cabelo de raposa. Ela, que possui n motivos para suas atitudes, é um ser livre, mas ainda sim conturbada. O que deixa o livro com aquele ar de que foi feito para incomodar ou até mesmo deixar triste até as pessoas mais frias. E funciona, viu? Fiquei triste lendo alguns trechos, que, embora sejam ficcionais ali nas páginas, é real para MUITA, MUITA GENTE.

Eu sou um grande fã do autor, já tinha lido outro livro dele, feitos de sol. A escrita de OGQA para Feitos de Sol tem uma diferença gritante e a história do último em questão é bem mais explorada e construída. Não que OGQA seja ruim, porque não é, mas, o que me incomodou ali foi os diversos gatilhos e situações que, ao meu ver, não precisava tanto (um exemplo, a viagem que eles fazem) Mas, ainda sim é uma boa história.

Eu, titia, dou três chazinhos para o livro. Ele é bom, mas, fiquei mal pelas diversas situações presentes. De qualquer forma, não deixe de aproveitá-lo!

Um cheiro da titia e até logo ?

nina :) 17/09/2021

Perfeito
É incrível como o livro aborda temas importantes, e de uma forma muito boa, valeu a pena cada choro, cada surto e cada risada. Você se conecta com os personagens de um jeito inexplicável, é tudo tão bem escrito e desenvolvido, a leitura não fica chata ou enjoativa em momento algum. Se tornou um dos meus livros favoritos. Recomendo muito, só acho bom ver quais são as temáticas, para ver se nenhuma vai te dar gatilho. Enfim, favoritei, amei demais

Gláucia 16/09/2020

Pode até ser clichê mas é fato, é impossível não se sentir quase atropelado também.
O livro aborda fatores que estão e são presentes na sociedade mas que não queremos ver, que achamos distante da nossa realidade. Fatores que deveriam ser discutidos para assim tentarmos evitá-los e não ser tratado como tabu.

blogreflexosliterarios 17/12/2020

Atropelada por este livro
O garoto quase atropelado é um livro que nos faz pensar sobre a vida, sobre o porquê estamos aqui e qual impacto que nós temos na vida das pessoas ao nosso redor.

Ele nos traz reflexões sobre amizades profundas, amores intensos, relações familiares conturbadas e principalmente sobre o sentido da vida, depressão e suicídio.

Algumas pessoas podem ter alguns gatilhos com os temas depressão e suicídio, por isso é recomendado cautela ao lê-lo.

Este livro com certeza entrou para os meus favoritos.

Fiz vários quotes e com certeza postarei no meu blog.

Me segue lá @blogreflexosliterarios.

Cristiana.Dieguez 13/01/2023

Livro perfeito nos faz refletir sobre tudo o que há de bom na vida e que coisas ruins devem ser deixadas pra trás e devemos seguir em frente

shelovescastiel 07/08/2020

maria clara atropelada
gostei bastante da intenção do autor, a vontade de abordar vários temas importantes e marcantes da adolescência. entretanto, acredito que alguns assuntos foram tratados com uma certa irresponsabilidade. li o livro em um dia, gostei da leitura, me emocinei e derramei algumas lágrimas em algumas páginas. não senti nenhuma raiva lendo o livro, algumas partes me incomodaram, mas, fiz uma leitura tranquila ! :)

GuiBrandao 25/06/2021

Eu estou quase atropelado
Amei demais esse livro apesar dos gatilhos é uma experiência incrível, quando chegou na metade do livro eu não consegui parar de ler, amei demais os personagens e chorei horrores tudo pra mim