O Garoto Quase Atropelado

O Garoto Quase Atropelado Vinícius Grossos

Resenhas - O Garoto Quase Atropelado

Lucas 03/11/2015

Resenha - O Garoto Quase Atropelado
"Acredito que todas as pessoas que entram em nossas vidas o fazem por algum motivo. Não é algo meramente casual."

Já perdi a conta de quantas vezes eu tentei escrever essa resenha e sempre que chegava próximo à metade ou até mesmo ao fim, eu acabava deletando tudo porque sentia que não estava conseguindo transmitir nem 5% do que o livro tinha me passado. Então, se tem alguém lendo isso, é porque acho que consegui...

Sabe aquela sensação de se perder nas páginas de um livro e começar a viver aquela história como se fosse a sua própria vida? Você se identifica com os acontecimentos, se apega aos personagens, sofre com eles, sente como se fizesse parte daquela amizade e, então, quando menos percebe, você se sente quase atropelado.

Ao iniciar a leitura, você se depara com uma pequena introdução explicando que esse será um diário e que você não saberá o nome de quem o escreveu, nem onde mora, nem nenhuma outra informação que possa identificá-lo, mas já deixa claro que você irá conhecê-lo de uma forma profunda, verdadeira e cruel.

"Realmente, é difícil lidar com a dor, que parece infinita, quando você perde a única pessoa que não o deixava se sentir a criatura mais solitária e perdida do mundo. De vez em quando ainda escuto a voz dele... Ele grita, desesperadamente, pedindo minha ajuda... Mas eu falho."

Resenha completa no blog Nunca Desnorteados :)

site: http://nuncadesnorteados.blogspot.com.br/2015/11/resenha-o-garoto-quase-atropelado.html

gabifin_ 01/02/2023

Esse livro me fez querer ter a sensação de quase ser atropelado,a sensação de medo,angústia e alegria por ainda estar vivo.
A imagem que esse livro passou sobre a morte e como ela é algo que machuca,mas que ao mesmo tempo é algo natural da vida,foi uma das coisas mais lindas eu já li...o autor conseguiu pegar algo que nos machuca,que nos passa medo e transformar em algo que faz parte do nosso ciclo de uma forma tão doce que eu não tenho palavras para descrever,ele não deixou de dizer que e ainda sim é algo que nos destrói e nos machuca.
Não posso dizer mais nada sobre esse livro (pedido do próprio autor),mas o que eu posso dizer é leiam esse livro,sintam a sensação de ser quase atropelado.

Bruna 20/09/2021

Gostei demais do livro, mais esse tem suas falhas.
Contudo a história é fluída e leve, além de trazer a tona assuntos importantes.

Junior 13/11/2015

Nunca me senti em uma montanha russa de sentimentos tão grande em toda minha vida
A história de como conheci esse livro é bem divertida, estava caminhando pela Bienal do Livro (Rio, 2015) com alguns de meus alunos, quando me deparo com uma mesinha redonda em frente ao estande da Girassol com alguns livros amarelos que me chamaram bastante a atenção, chamei "minhas crianças" e partimos em direção aquela mesinha. Chegando em frente a mesa, peguei um dos livros e comecei a ler a sinopse e me encantei logo de cara, peguei o livro fui até o caixa e garanti meu exemplar, e é claro, fui até o Vinícius para que autografasse meu mais novo bebê e MEU DEUS, QUE PESSOA INCRÍVEL. O Vinícius foi um amor de pessoa, super receptivo e olha, se encontrarem com ele por ai peçam um abraço, pois os abraços dele ficaram famosos na bienal rs...
Agora vamos ao que interessa:
O livro é escrito em primeira pessoa e conta a história do menino quase atropelado, menino que se isolou do mundo devido a uma grande perda (#SemSpoiler), e encontra em um diário (que é o livro em si) um refugio, uma forma de expressar seus sentimentos, angustia e suas lembranças.
Em uma tarde entediante o menino resolve dar uma volta de bicicleta pelo condomínio em que vive e em um momento de distração nosso protagonista quase foi atropelado por uma jovem ¬ que desde o inicio fora um mistério, com cabelo castanho- avermelho como a pelagem da cauda de uma raposa e seu jeito espontâneo. Essa jovem que o Menino Quase Atropelado (nome pelo qual é chamado durante todo o livro, isso mesmo, em nenhum momento da história iremos saber qual é o nome do protagonista) nem sabia o nome, não saia de seus pensamentos.
Alguns dias depois, a vida resolveu presentear nosso menino com a oportunidade de reencontrar a menina que não saia da sua cabeça. Acompanhada de dois amigos [O James Dean não-tão-bonito (Acácio) e a Menina de cabelo roxo (Natália)] eles acabam interagindo sem ao menos se apresentarem. E quem diria que a amizade desses quatro personagens totalmente diferentes começaria assim.
O autor não retrata apenas as aventuras que esse grupo tem, mas também os desafios que cada personagem enfrenta. Abuso sexual de álcool e tabaco, homossexualidade, lares desfeitos, bullying, suicídio, luto, bulimia, depressão .... esses são alguns dos temas que Vinícius abordou com muita sensibilidade.
No decorrer do livro acabamos nos identificando com algumas situações e é inevitável não sofrer com determinadas coisas. O livro vai muito bem até que... que... foi nesse momento que larguei o livro e gritei "NÃÃO PODE SER, NÃO, ME RECUSO" (paro por aqui, sem spoiler).
Como em todos os livros, coisas não muito felizes acontecem (sério, Junior?) e não seria diferente em "O Garoto Quase Atropelado". Partindo para o final da narrativa vemos pessoas que superaram seus "traumas" e sobreviveram as situações em que a vida nos coloca.
Não tenho o que dizer sobre esse livro incrível, que sem dúvidas está no meu top livros da vida.
Não sei se já falei isso por aqui, mas vou falar de novo "NUNCA ESTIVE NUMA MONTANHA RUSSA DE SENTIMENTOS TÃO GRANDE EM TODA A MINHA VIDA".

site: http://ninetykids.blogspot.com.br/2015/11/o-garoto-quase-atropelado-vinicius.html

Fraga 27/01/2022

A longa tempestade é um aviso para um grande arco-íris
Um dos livros mais bonitos que li esse ano.

Confesso que no começo não estava entrando muito na vibe do livro e tinham coisas que eu achava errado vindo do protagonista, no entanto o livro começa a surpreender quando aparecem os outros personagens.

Já digo que todos os personagens deste livro são bem escritos, desde de a mãe até o par romântico do protagonistas. Alguns desenvolvimentos melhores do que outros.

O escritor pegou vários temas polêmicos e que eram tabus na época como bulimia, homofobia, suicídio, depressão e estupro. Tirando a parte da bulimia, achei os outros temas muito bem abordados, todos sensíveis e com uma visão real e não romantizada de que "tudo vai ficar bem".

Algumas coisas como o ato que aconteceu entre o Henrique e a Laís não foram tão bem desenvolvidos na trama, mesmo sendo algo marcante no livro. O protagonista passando pano para essa cena não foi de bom tom, deixando uma sensação horrível para Laís que talvez tenha desencadeado em outras coisas.

Por fim, este é um livro sensível com uma pegada bem criativa mostrando músicas e desenhos durante a narrativa. É um livro importante que trata muito bem sobre o preconceito e o peso do suicídio na vida dos outros ao seu redor. Recomendo a todos, que leiam e desenvolvam uma empatia muito maior a cada dia!!!

Lucas 11/07/2022

Fui quase atropelado pelo livro,mas não completamente
Bem,assim que terminei o livro pensei que 5 estrelas era completamente merecido,depois analisei e vi que o 4.5 se encaixava melhor
Agora percebo que um 4 é justo,mas talvez desça para 3.5
Qualquer livro que trate de amizade me interessa e muitas vezes consegue me marcar,o que não foi diferente com O Garoto Quase Atropelado,o livro apresentou personagens legais e até que eles foram bem desenvolvidos(com destaque para o Acácio)
Eu admito que não esperava o final,realmente me deixou triste e pensativo,algo que não aconteceu durante toda a primeira metade
Mas o maior erro desse livro,que me fez baixar a nota em uma estrela,foi que o Vinicius tentou encaixar muitos assuntos pesados de uma vez,sem desenvolve-los da forma que deviam ser desenvolvidos
Para mim,se ele tivesse abordado uma quantidade menor de temas,mas com maior desenvolvimento,o livro seria 4.5 ou até 5 estrelas
De qualquer forma,não é um livro ruim e consegue sim marcar o leitor,eu sinceramente me senti quase atropelado com o final
Eu recomendo o livro,aviso que possui vários gatilhos pesados,mas é uma leitura interessante

_douglast 29/07/2022

eu que tô quase atropelado agora
Vinícius Grossos tem o dom de dilacerar o meu emocional, honestamente: EU VOU MANDAR A CONTA DO TERAPEUTA!

?O garoto quase atropelado? começa apresentando aos poucos o personagem principal, seus problemas, traumas e problemas familiares. É mais que isso: a história, contada em primeira pessoa, desnuda o sentimental dele, nos mostrando como ele se encontra após um acontecimento terrível.

Confesso que achei que o livro tem um excesso de conflitos nos começo, e eles todos se resolvem muito rapidamente, sem contribuir muito para o enredo em si.

Vinícius conduz a descoberta da amizade, do amor e das problemáticas da adolescência maestralmente, cria uma personagem que sofreu o que muitas jovens sofreram e sofrem hoje, adquirindo traumas iguais ou parecidos na vida real. Laís é um reflexo de muitas meninas que foram abusadas sexualmente, tendo consequências catastróficas para suas personalidades e vida após o abuso.

Acácio e Natália também são um show a parte, com seus próprio problemas e complexos, são personagens muito reais que tratam de assuntos sérios e importantes.

No fim, ?O Garoto Quase Atropelado? nos deixa com a sensação que o título sugere. Nos faz repensar conceitos e atitudes e analisar melhor nossos próprios comportamentos.

Indico para todo mundo! Mas especialmente para adolescentes que ainda estão procurando entender o seu lugar no mundo.

Juu 02/07/2022

Nacional
Surpreendente! Não imaginava que ia ser tão denso e imerso, o nome do personogem principal e o local onde se passa não são mencionados, pode ser qualquer um, qualquer lugar.
A narrativa é excelente, a escrita, descrição, todo o livro!!!!!
Os personagens parecem tão reais que chega a ser "palpável", a história conversa com você, e as músicas, os desenhos do diário da Cabelo de raposa são sem dúvidas incríveis.
Agora um aviso: O livro tem vários gatilhos, oq não é avisado nele, por isso já deixo aqui antes para vocês darem uma pesquisada antes de ler.
Fiquei com vontade de ler mais livros do autor...

Fernando - @ExploradorLiterário 13/09/2017

Olá leitores do #ExploradorLiterario,

Hoje eu trago a vocês o livro“O Garoto Quase Atropelado” do querido Vinícius Grossos, foi um livro que comprei devido a gostar muito do autor, mas sinceramente não sabia do que se tratava, se vocês lerem a premissa do livro vão perceber que ele não revela a verdadeira história da obra.

Esta narrativa traz o diário de um garoto quase atropelado, por várias coisas que ele já passou na vida, desde a apresentação o autor já avisa que não vai nomear o protagonista do livro, pois ele pode ser qualquer pessoas, ele pode ser eu, ele pode ser você, um amigo seu, um familiar, isso pode acontecer com qualquer criatura da face da terra.

Nada melhor que falar desse livro nesse mês, setembro onde comemoramos a prevenção ao suicídio. A história acontece em volta de um jovem de apenas 17 anos, que entrou em depressão, e precisa reaprender a viver após esses trágicos acontecimentos que aconteceu em sua vida, e com ajuda de terapia, a psicóloga recomenda que ele escreva um diário dentro do período de um mês.

"A vida é engraçada. Em um instante estamos pisando no chão com uma sensação de segurança, uma estabilidade reconfortante e, então, num piscar de olhos tudo desmorona, você não consegue mais ficar de pé e só o que deseja é ter sua antiga vida de volta. Mas, passado um tempo, você descobre que não é mais a pessoa que era, e que as coisas que aconteceram fizeram você ver tudo de uma forma mais crua, porém real; e que, se quiser sobreviver, precisará encarar isso."

Mesmo com essa proposta da psicóloga, o protagonista ainda continua preso dentro do seu mundo triste, em uma recomendação de seu mãe em dar uma volta no condomínio ele é quase atropelado. E a partir desse momento as coisas começam a mudar.

A vida é cheia de oportunidades, e mostra que sempre tem uma luz no meio da rua, e que um quase acidente pode transformar aquilo que acreditamos estar perdido, e foi assim que tudo começa a mudar, e nosso personagem conhece a Cabelo de Raposa.

Em uma montanha russa de emoções, ele começa a criar amizades, através da Laís ele é apresentando ao James Dean Não-tão-bonito e a Menina do Cabelo Roxo formando a o triângulo com ponto, pois dentre essa amizade de pessoas tão diferentes, cada um tem o seu obstáculo para superar nessa aventura chamada vida.

"Realmente, é difícil lidar com a dor, que parece infinita, quando você perde a única pessoa que não o deixava se sentir a criatura mais solitária e perdida do mundo."

Grossos, conseguiu mexer comigo com esse livro, eu fiquei completamente atropelado, mas de uma forma boa. Eu li este livro em um momento complicado da minha vida, em que cada dia é uma batalha, e este livro me mostrou que ficar trancado dentro de casa não vai mudar nada, e que temos que está disposto a fazer tudo mudar, por mais difícil que pareça. Então eu recomendo esse livro para todos,e acredito que deveria ser trabalhado na grade escolar.

site: http://srexploradorliterario.blogspot.com.br/2017/09/resenha-o-garoto-quase-atropelado.html

Maria 30/12/2022

O garoto quase atropelado
Esse livro me impressionou mto pq eu comprei ele só pq tava 9,00 reais e que era do Vinicius grosso (um autor que eu gosto muito)
Esse livro me prendeu do início ao final, e foi tanto que eu comecei lendo esse livro com quase crtz que ia só terminar ele ano que vem pq faltava 5 dias para acabar o ano, mas eu consegui terminar antes! (Pq ele é mto viciante)
Ele conta a história do garoto quase atropelado, e a amizade que ele cria com a cabelo de raposa, o James Dean não tao bonito e a menina de cabelo roxo. Esse livro fala sobre paixão, amadurecimento, problemas psicológicos e a luta contra o luto
LEIAM ESSE LIVTO ELE É MTO BOM RECOMENDO MTO, VINICIUS GROSSO LENDA NUNCA ERROU!!

Lara2206 11/03/2023

Vim ler achando que era romance fofo
Olhe, não sei nem o que dizer. esse livro trata de vários problemas que estão por ai na nossa realidade e a gente não liga ou não sabe o que fazer.

é muito triste, mas também trata de amizade e cumplicidade

Sazz 30/12/2022

Experiência sensacional
A principal moral do livro é a frase ?saudades não traz ninguém de de volta?
O livros nos ensina que devemos aproveitar cada momento da vida pq são únicos.
Apesar de não ter gostado da Laís até a metade do livro no final senti muita pena com os fatos acontecidos, entendi o lado da personagem e tudo o que ela havia sofrido.
O livro é uma experiência única e acho que todos devem dedicar um tempinho para o ler.
Aborda assuntos bem pesados porém que retratam a realidade do mundo atual.

Nicolle 31/10/2021

Como um livro pode despertar mil sentimentos
Um livro encantador que consegue fazer com que você se sinta parte daquela história, daquele grupo de amigos.
O garoto quase atropelado é um livro sobre a adolescência em sua forma mais natural, com altos e baixos, músicas boas e amigos para compartilhar os medos e tristezas da vida.
Uma leitura que ao chegar no final te faz se sentir quase atropelado.

Mands | @mands.couto 23/05/2020

Fui quase atropelada
Se tornando o meu livro favorito de 2020 (até agora), O Garoto Quase Atropelado é um livro muito especial. Conforme eu lia, fui sendo envolvida como se fosse atravessar a rua sem olhar pros dois lados. Quando cheguei no quase final, eu perdi o chão e senti o carro encostar em mim. Quando terminei de ler, percebi que tudo não passou de um arranhão e posso afirmar com toda certeza que me senti quase atropelada.

site: http://bsemgrana.blogspot.com/2020/05/o-garoto-quase-atropelado-vinicius.html