Colega de Quarto

Colega de Quarto Victor Bonini

Resenhas - O Garoto Quase Atropelado

Paloma 03/03/2020

Já quero ler outros títulos do autor!
Em um mar de tantos comentários negativos, resolvi me jogar e arriscar lendo "Colega de Quarto".
E não me arrependo!

A atmosfera de um colega de quarto invisível, onde você ouvi barulhos estranhos e objetos mudam de lugar... Me interessou na hora!
Amo uma boa história assombrada.

Achei a narrativa bastante satisfatória.
Com uma escrita humorada e fluída, o Victor instigou minha curiosidade e me impulsionou a não parar de ler até chegar ao fim.

E como sempre acontece quando leio um suspense, atirei minhas teorias por todo lado! E felizmente, errei! Kkkkkkk
O Victor me enganou direitinho.

E sim. Ele deixou umas pontas soltas aqui e ali, mas nada que chegou a me incomodar.

Gostei demais e super recomendo a leitura. :)
Ju 29/09/2020minha estante
Olá, boa noite!
Td bem?
Indico "O Casamento", é muito bom tbm.
Estou lendo "Quando Ela Desaparecer" , mas estou no começo ainda.

Moniquinha 31/01/2021minha estante
Eu já li quando ela desaparecer e gostei. Peguei agora o colega de quarto para ler .

Leandro423 07/10/2022minha estante
Concordo com vc Paloma, o livro bom, dinâmico, gostoso de ler e o final é de surpreender... passei o livro todo atrás do assassino e em nenhum momento teve brecha pra saber até o momento derradeiro... muito bom mesmo

Bruno 04/09/2016

Um bom romance policial
APRESENTAÇÃO

Salve, Salve galera. Já começo com uma pergunta de impacto:
E se o seus maiores pesadelos ganhassem vida? Já imaginou? Não? Venha à São Paulo e conheça a trágica história de Eric Schatz no suspense Colega de Quarto, do jornalista Victor Bonini.

O livro marca a estreia do jovem escritor paulista nas águas misteriosas dos romances policiais. Tendo como principal inspiração a rainha do crime, Agatha Christie, a obra se tornou um sucesso de público e já está na sua terceira impressão com mais de 8.000 cópias vendidas.

Bonini, formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero já passou por grandes empresas como: Grupo Editora Abril, Rede Globo, Revista Veja e Tv Gazeta.

RESENHA

“[...] --- Viu a silhueta de um homem entrar em seu apartamento pela porta entreaberta. O medo invadiu seu corpo na forma de uma sensação gelada que lhe percorreu a nuca causando-lhe calafrios."

Colega de Quarto começa sua narrativa com Eric Schatz, carioca que vive em São Paulo por conta de seu curso universitário de direito. Playboy, mimado e arrogante, o rapaz é herdeiro de um grande conglomerado editorial e encontra no dinheiro a possibilidade de resolver todos os seus problemas.

Vivendo sozinho em terras paulistas, a vida de Eric vira de cabeça para baixo quando coisas estranhas começam a acontecer em seu apartamento. Por que os eletrodomésticos teimam em ligar sozinhos durante o dia e no meio da madrugada? A quem pertence a nova e adicional escova de dentes no banheiro? E o par de chinelos embaixo da cama do quarto de hóspedes? A situação se desenrola até o ápice quando o rapaz flagra uma enorme sombra entrando pela porta da frente. Quem seria esse misterioso colega de quarto?

Eric Schatz então começa a questionar a perda de sua sanidade. Estaria o rapaz indo de encontro ao abraço forte da temível loucura? Com a mente então despedaçada, o playboy decide procurar ajuda de um competente advogado e detetive particular a fim de desvendar o mistério que envolve seu apartamento. Estamos falando de Conrado Bardelli, o Lyra, que é o protagonista da história. Durante a conturbada entrevista, Lyra e o perturbado rapaz se desentendem e ele decide não aceitar o caso a despeito da quantia em dinheiro que lhe é oferecida. Mas o que o detetive nunca iria imaginar é que receberia uma ligação de Eric naquela mesma madrugada e que em meio a estranhos barulhos e batidas na porta, a ligação interrompida culminaria no garoto despencando do 15o andar de seu luxuoso apartamento.

“--- […] A situação é a seguinte: já há alguns dias, tenho a impressão de que… bem… de que não estou mais morando sozinho em meu apartamento."

Colega de Quarto me chamou a atenção pela sua capa e capciosa sinopse que me fez crer se tratar de um livro de horror psicológico e sobrenatural. Essa jogada pode agradar e desagradar alguns leitores, pois analisando alguns materiais pela internet vi que muitas pessoas foram pegas de surpresa e até abandonaram a leitura quando viram se tratar de um romance policial. Por ser um grande fã de Agatha Christie e seus intrínsecos livros de mistério, decidi dar uma chance à obra e não me arrependi.

A história do livro é centrada nas investigações de Bardelli em conjunto com o seu amigo e delegado da polícia civil, Wilson Validus, pois com apenas algumas perguntas a alguns amigos e envolvidos no caso, ambos desconfiam que existem mais coisas por trás do suposto acidente de Eric. Enquanto muitas pistas direcionam que o jovem se jogou da janela para fugir de sua mente perturbada, Lyra encontra em difíceis relações familiares e conjugais a possibilidade do ocorrido ser um homicídio.

O livro é separado em três grandes blocos: Loucura onde o autor narra sobre as condições mentais de Eric Schatz e abre portas para o mistério. Turvo onde temos o desenrolar dos acontecimentos em detrimento das investigações. Lucidez que culmina na apresentação do desfecho do caso.

A narrativa em terceira pessoa e os capítulos rápidos (são 86 no total, uma média de 3 páginas por capítulo) sempre culmina naquela pontinha de curiosidade, atraindo o leitor a querer mais e mais, absorvendo a história em um ritmo acelerado. Os diálogos são bem feitos e localizados, ou seja, são cheios de gírias e maneirismos paulistas com palavras como: “mano”, “velho”, “deixa quieto”, “firmeza” e etc. Os leitores de literatura estrangeira vão estranhar, pois essa localização raramente acontece em livros traduzidos, mas ao meu ver enriqueceu bastante a obra.

Colega de Quarto possui bons personagens e bons diálogos e o que mais me deixou satisfeito foi o fato do leitor não ficar no escuro durante as investigações. Somos apresentados às pistas e aos novos desenrolares ao mesmo instante em que os personagens, o que difere muito de alguns livros do gênero onde somos apresentados a algumas pistas somente na conclusão do caso. Outro ponto forte é encontrarmos em vários personagens uma possível motivação, ou seja, todos eles podem estar envolvidos direto ou indiretamente no ocorrido com Eric Schatz, e isso é muito rico para um livro de suspense onde a cada nova pista descoberta o seu faro pessoal de detetive remonta uma nova possibilidade e aguça ainda mais a sua imaginação.

Como nem tudo são flores, o desfecho e solução do caso não me agradou muito. Não é ruim, e entenda, a execução é muito boa, mas ao meu ver a motivação que gerou todo o plot do livro não foi forte o bastante para que despertasse aquele sorriso de satisfação.

Encaro que Bonini em sua estreia no gênero fez um excelente trabalho e com certeza é um bom nome brasileiro para acompanharmos daqui para frente. O próprio autor já declarou a possibilidade de repetir o seu bom detetive e personagem Lyra em mais mistérios em obras futuras. O Navegando com certeza estará de olho e a postos para conferir!

E você, amigo leitor? O que achou de Colega de Quarto? Compartilha das mesmas opiniões? Não? Não tem problema, vamos bater um papo nos comentários. Traga-nos seu sempre valioso ponto de vista.

Até a próxima, Grande abraço.

site: https://www.youtube.com/channel/UCHI-3JmztTJ6WyaZ_pURsnQ
Fernando Lafaiete 04/09/2016minha estante
Gosto bastante deste livro. é um livro muito rápido de ser lido, pois a narrativa é muito instigante!

Fernando Lafaiete 04/09/2016minha estante
Gosto bastante deste livro. É um livro muito rápido de ser lido, pois a narrativa é muito instigante!

Bruno 04/09/2016minha estante
Pois é! Também não consegui parar até terminar. Adorei o estilo de escrita do autor. Vamos acompanhá-lo de perto. :)

Caroline.Demantova 29/05/2019minha estante
Eu achei a ideia do livro genial, tanto que o comprei completamente atraída pela sinopse. Mas também não gostei da motivação do crime, achei fraca, por isso avaliei em três estrelas. Mas a leitura é rápida e prende muito a atenção.

Marlonbsan 08/08/2023

Colega de Quarto
Eric Schatz se mudou do Rio de Janeiro para São Paulo para cursar faculdade, tudo vai indo bem até que acontecimentos estranhos começam a surgir em seu apartamento, como se mais alguém estivesse morando lá. Com isso, Eric busca ajuda e tudo em sua vida muda.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos, basicamente o que acontece com Conrado, a linguagem é simples, mas possui uma densidade considerável.

Para quem gosta de uma boa investigação, que a busca por provas está no diálogo e, por consequência, uma progressão mais lenta para juntar os fatos, então essa é uma leitura interessante.

Porém, alguns aspectos narrativos me incomodaram durante a leitura, principalmente no início, por conta das muitas descrições, utilização de nome e sobrenome em praticamente todos os momentos, além da sua repetição em excesso. E isso, junto com as idades e voltas tornaram a progressão mais lenta.

Mas fora isso, a história em si é interessante, as motivações, as características dos personagens, o papel de cada um ali, seja para ajudar ou confundir mais, todos com algo a acrescentar e que possuem sua importância.

Há algumas pontas soltas quanto às explicações e algumas conduções são meio enviesadas, ou seja, são feitas de forma para se chegar ao desfecho desejado, e não necessariamente por ser a forma mais lógica de se lidar com a situação.

Mas, apresenta boas camadas de interação e não deixa de ser uma leitura boa para passar o tempo e o fato de ser autor nacional, seu primeiro livro, então é compreensível algumas questões construtivas e narrativas.

Bêh 05/02/2022

Colega de quarto.
O livro é realmente bom que como todo suspense o culpado é a única pessoa de que a gente não desconfia.
No começo do livro eu achei meio entediante mas o final é muito bom.

Ana Karina 08/05/2020

Colega de Quarto - Leitura agoniante
Quando comecei a ler esse livro, fiquei logo no começo agoniada, queria entrar no livro para ajudar o rapaz que achava que tinha alguém morando com ele, sério, que medo você não sentir segurança na sua própria casa. Foi meu primeiro contato com a escrita do autor e já digo que quero ler todos os seus livros, você fica instigado a querer ler mais e mais para descobrir o que está acontecendo, descobrir quem queria ajudar o personagem e quem não quer, muito recomendado com toda certeza.

CisoS 14/05/2021

Primeiro capítulo genial
O primeiro capítulo do livro e genial, padrão Stephen King. Também como nos livros do King, a qualidade nem sempre se mantém. Aqui acontece de cair já a partir do segundo capítulo.
O texto não flui muito bem, vez por outras não parece natural, embora seja atrativo. E assim como o texto, os personagens também são pouco naturais. A mãe/executiva e o delegado Wilson, principalmente.
O enredo é bem fechado, e aí se parece mais com Agatha Christie. O final, com a solução sendo explicada a todos os personagens é típica da autora.
No final, o livro parece mais um exercício, uma tarefa de classe, do que obra inspirada no prazer de contar uma estória. Mas não é mau.
Thais645 14/05/2021minha estante
Também senti o mesmo que você. Achei o primeiro capítulo muito bom, realmente, mas as personagens, ao longo da história, não me cativaram, principalmente o detetive Conrado Bardelli, que não convence mesmo. E é, por muitas vezes, totalmente apático. Uma coisa que também não me atrai em histórias e tramas investigativas é a fusão com elementos sobrenaturais e, por várias vezes, isso acontece na história. Da metade em diante, a leitura deixou de ser fluida e achei bem morosa e com elementos sem relevância dentro do contexto da vida das personagens. Muitos clichês também permeiam a obra. Ou seja, perdi todo o interesse e fôlego iniciais. É, sem dúvida, uma trama muito bem escrita; o autor é jornalista, etc, mas como um bom suspense investigativo deixou muito a desejar. Tenho lido algumas boas críticas a respeito do outro livro dele, "O Casamento", mas ainda não se valerá uma segunda tentativa.

CisoS 31/05/2021minha estante
Sim, também fiquei curioso sobre o outro livro dele, mas por enquanto, não.
Se ele escrever sem seguir fórmulas, talvez simplificar um pouco a trama, menos clichês.

Séh 07/09/2023

Uma narrativa que se perde
É um livro com início muito bom e envolvente mas do meio pro final se perde em uma narrativa cheia de conveniências e facilitadores, o que é péssimo pra esse gênero literário e pra mim foi o que baqueou a experiência. Permaneço curiosa sobre demais livros do autor.

Estante.dabru 19/07/2022

Colega de quarto
Que livro meus amigos!! Com suspense do início ao fim, esse livro não decepcionou, prometeu tudo e entregou tudo. E o plot?? Nem passou pela minha cabeça.. foi totalmente inesperado. EU AMEI ??

Gabriela 01/05/2023

Eu não esperava por isso
Sinceramente? eu amei esse livro, achei ele muito bom e com uma escrita fluida, além de tudo é brasileiro.
eu não esperava por esse plot do final, e não, não acertei o assassino. EU NEM PENSAVA NELE.
peguei um afeto pelo zeca e fiquei com muita dó dele, era o amigo que com certeza eu adoraria ter perto de mim. E o lyra é muito inteligente, puta merda.
leria outra obra do autor.

Evy 17/05/2020

De tirar o fôlego
Você já imaginou chegar em casa e a televisão estar ligada sendo que você tem certeza que a desligou antes de sair? E se encontrasse um chinelo que não é seu no quarto de hóspedes? Uma escova de dentes a mais no banheiro? E se você acordasse ás 2h da manhã com o microondas apitando? Em outras noites, a descarga? E quando você vai checar... NADA. Apavorante não? Eric Schatz não estava só assustado, mas intrigado e lutando entre achar que estava ficando louco e a certeza de que mais alguém estava frequentando seu apartamento. Um colega de quarto misterioso!

Eric, um carioca que se mudara para São Paulo para estudar, procurou um psicólogo, depois de conversar com o melhor amigo e a namorada, mas isso não resolveu seu problema e quando, numa noite, enxergou realmente o vulto do coleta de quarto entrar em seu apartamento pela porta da frente que deixara entreaberta, se desesperou e buscou ajuda com um detetive particular, mas era tarde demais.

Das primeiras às ultimas palavras, a narrativa de Victor Bonini te prendem nesse mistério assustador que passa por uma relação familiar complicada, suspeitas por todos os lados e personagens intrigantes que te fazem suspeitar a cada hora de uma pessoa diferente. Uma trama muito bem amarrada que fecha todos os pontos no final. Há alguém inocente nessa história? Só lendo pra descobrir, e eu aviso... Vai ser rápido, porquê definitivamente NÃO TEM como parar de ler!!!

Esse é o romance policial de estréia do autor Victor Bonini e eu já quero ler todos os demais livros do autor. Super recomendo!!!

bayer_yago 28/06/2020

Colega de quarto
Esta é a história de Eric. Família da alta sociedade e é natural do Rio de Janeiro. Mudou-se a pouco para São Paulo por conta dos seus estudos. Passou a morar num condomínio de alto padrão e lá passou a percerber a presença de mais um morador no seu apartamento. Seria um colega de quarto ou algo sobrenatural? Enfim espero que leiam e descubram essa história magnífica.
Isa Enoré 02/07/2020minha estante
Fiquei assustada só de ler a resenha :0

bayer_yago 13/07/2020minha estante
É muito bom recomendo

poplosers 21/03/2021

a Agatha Christie amaria esse livro!!!!
apesar de um pouco cansativo ali na metade, me mantive presa até o fim ? que, aliás, é uma ótima surpresa ?. muito bom ver como o autor amarra todos os enigmas presentes

Ibagcaetano 18/07/2020

Preguiça
Eu nem acredito que eram só 280 páginas e eu demorei 2 semanas.

A investigação não faz sentido;
O plot não faz sentido;
Os personagens não fazem nenhum sentido;

Difícil. A pior leitura do ano.
carmesiabooks 07/09/2020minha estante
Vou ter que discordar de vc hahahahah achei muito bem bolado e um ótimo passatempo

Ibagcaetano 09/09/2020minha estante
KKKKKKKKKK é a parte boa dos livros né: percepções diferentes.
Foi uma TORTURA acabar. Que bom que você gostou e deu outro significado p leitura ?

Lili 12/10/2020minha estante
Achei que com o leque gigante de suspeito poderia ter sido bem melhor, concordo com você