Testemunha da Acusação

Testemunha da Acusação Agatha Christie

Resenhas - Testemunha da Acusação e Outras Histórias

Thamy 30/01/2024

Um acusado de homicídio precisado testemunho de sua mulher para provar sua inocência, mas ela tem outros planos que não incluem sua liberdade.

@vaisetratarleitora 20/12/2023

O plot twist do plot twist
Dando prosseguimento ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 51º livro, publicado em 1948.

Essa história (que na realidade é um conto) foi publicada pela primeira vez em 1933, no livro de contos O Cão da Morte, com o final um pouco diferente. Insatisfeita, a Agatha o reescreveu e lançou novamente em 1948 e essa versão é a que foi adaptada para peças de teatro.

Tecnicamente o livro deveria ser o Testemunha de Acusação e Outras Histórias, porém não encontrei esse para ler, então acabei lendo essa versão que contém apenas a história Testemunha de Acusação.

Como faz muito tempo desde que li O Cão da Morte, não me lembrava dos detalhes da história e nem quem era o assassino, então ao longo da história fiquei tentando descobrir, mas como sempre, fui feita de besta e quando a revelação aconteceu, eu fiquei chocada. Mas após isso, a história tem uma reviravolta que me deixou duplamente chocada.

Apesar de eu achar o conto muito curto pra ser um livro individual, sem dúvida vale a pena a leitura. Recomendo.

TaiStowe2 04/09/2023

Intrigante
Olá Corujinhas!

Esse foi meu primeiro contato com Agatha Christie e achei estupendo.
Os casos muito bem elaborados, com plots maravilhosos e cada vez mais instigantes.
Com a narrativa teatral fluida, que prende e te faz ansiar para desvendar o mistério.
Muito bom!
Amo ler tudo que gira em torno de romance, mas acredito que os policiais sejam o segundo gênero favorito dessa humilde leitora.
Minha nota é 8/10.

Ratinha de Biblioteca 19/02/2023

Contos de Agatha Christie
Aqui temos os seguintes contos:
Testemunha da Acusação (que tem um filme antigo, preto e branco, mas ótimo)
A Hora H
Veredito
Retorno ao Assassinato

Jeane Tertuliano 12/02/2023

Surpreendente!
Leituras com plot twist me cativam de um jeito arrebatador! Recomendo, afinal, Agatha Christie é extraordinária!

Paula A. C. 02/01/2023

Alguns contos deste livro eu já havia lido em outras coletâneas da autora. Mas foi muito divertido revisitá-los nesta edição. Meus favoritos são "A aventura do Sr. Eastwood", "Philomel Cottage" e "Acidente". Também gostei bastante de "A segunda batida do gongo", com Poirot, que eu já havia lido em versão ampliada no livro Assassinato no Beco.

Débora Galter 27/06/2022

Plot Twist incrível!
" A mentira é uma arma para ser usada a serviço de fins pessoais ". P. 82

O livro possuí certa semelhança com a obra "E não sobrou nenhum" em termos de Plot Twist, entretanto, traz como diferencial uma excelente vivência relacionada ao Julgamento do réu à luz do Tribunal do Júri.

Samia Feio 26/05/2022

Achei bem fraco comparado com outras histórias dela. Não prende e não envolve e principalmente não tem aquela tensão

Liliana 21/03/2022

Testemunha de Acusação
No primeiro momento achei que não iria gostar da leitura pela forma que foi escrita, mas eu gostei bastante. São duas histórias em um livro. Testemunha de Acusação e A Hora H. As duas são surpreendentes com muitas reviravoltas.

I. Cristhini 05/12/2021

Fantástico!! Estava numa ressaca literária a quase um mês e esse foi o livro ideal pra sair dela. A primeira peça teve um final chocante, jurava que iria ser um plot muito clichê que eu já havia esperado, mas na verdade foi muito melhor do que havia imaginado. A segunda peça "A Hora Zero" é baseada em um dos meus livros favoritos da autora, que havia lido anos atrás, não me lembrava de quem era o assassino, só me lembrava de ser muito chocante, e novamente, me surpreendi! Uma das melhores histórias da Agatha.

Rafaela 19/09/2020

Agatha Christie, sempre uma boa pedida
Mais uma vez Agatha Christie consegue prender a atenção, nos confundir e nos guiar como quiser, provando porque recebe o título de rainha do crime. Esse livro tem as famosas reviravoltas e do início ao fim é muito cativante.

Guto 25/05/2020

leitura pra passar o tempo
Esse livro não so me tirou de uma leve ressaca literária, como também me deixou intrigado e levemente envolvido na trama das duas histórias. É o típico livro que você lê em uma tarde e já quer passar pro próximo

Martelletti Bragança Lucio 06/04/2020

Testemunha de acusação
Um homem acusado de assassinato... uma esposa imprevisível... um tribunal sedento pelo julgamento... São partes da rede de intrigas que laçam o leitor no decorrer da leitura dessa envolvente peça de teatro...

Fabio Shiva 08/09/2018

Vá ao Teatro... sem sair de casa!
Muito boa essa antologia de peças teatrais de Agatha Christie! Que começa, é claro, com “Testemunha de Acusação”, nada menos que a obra mais encenada da história do teatro britânico. Li pela terceira ou quarta vez (incluindo uma versão estruturada como novela), além de ter visto o filme de 1957, com Marlene Dietrich em marcante interpretação no papel-título. E agora soube de uma nova versão da BBC, que fiquei com muita vontade de ver.

Testemunha de Acusação (1957):

Testemunha de Acusação (2016):

Só por aí dá para se ver que “Testemunha de Acusação” é uma das melhores histórias de Agatha, sumamente bem concebida. Nessa rerereleitura, o que me chamou a atenção foram as tiradas cômicas, a que antes não dei muita importância. Creio que estou mais sintonizado na musa trágica, pois não é a primeira vez que só reparo na comicidade de um texto ao lê-lo pela segunda ou terceira vez!

Também encontrei um link para se ler essa história online:

O livro segue com “A Hora H”, versão teatral para “Hora Zero” (“Towards Zero”). Achei essa história na média, se não é espetacular, também não chega a ser ruim. Uma boa diversão.

Já “Veredicto” é puro dramalhão. Li pensando que era adaptação de uma das tramas mais açucaradas que Agatha lançou como Mary Westmacott, mas depois vi que trata-se de obra original, especialmente escrita para o teatro.

E fechando a antologia com chave de ouro, “Retorno ao Assassinato”, que é a versão teatral do ótimo “Os Cinco Porquinhos”. Só fiquei intrigado por Agatha ter suprimido o querido Hercule Poirot na peça. Por que será? Alguém sabe dizer?

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Juliana 08/09/2018minha estante
Ai Shiva....tuas resenhas são de outro mundo!!!!

Fabio Shiva 09/09/2018minha estante
Ô querida, gratidão por essa energia boa!!!

Ana 16/07/2016

Li este livro por indicação do professor do curso de Retórica que faço. O exemplar da L& PM contém quatro histórias, mas a recomendada pelo professor foi a que dá o título ao livro; ele disse que poderíamos aprender muito sobre argumentação e convencimento através dos personagens principais, e foi o que aconteceu. Adoraria explicar mais a respeito, porém não posso estragar o mistério. Só me resta recomendar aos meus caros e zero leitores que peguem este livro, ele é maravilhoso!!!

Preciso dizer que Romaine é uma das minhas personagens favoritas de toda a literatura. Ela é forte, passional, impulsiva e genial; sua aparição é muito marcante. Eu ia dizer aqui, do meu jeito exagerado, que ela merecia uma novela, um livro inteiro, uma série de tevê só pra ela, mas a peça, mesmo que curtinha, foi o bastante. "Testemunha de acusação" é a peça mais famosa de Agatha Christie.

"A hora H" é o patinho feio da coletânea. É sobre um grupo de gente chata e genérica preso na casa de uma senhora rica. Há ciúmes, brigas, comportamentos incompreensíveis e um assassinato. Agatha escreveu várias histórias deste tipo, mas esta, particularmente, é muito chata. Talvez porque as outras que formam o livro são muito boas e esta não tem brilho próprio.

"Veredicto" não é uma história policial tradicional. Aliás, é muito mais um romance dramático do que qualquer outra coisa. Acho que seria melhor aproveitado como livro inteiro, e não como peça, para que se pudesse aproveitar melhor a tensão quando que ocorre quando um personagem inocente é acusado e não há como provar sua inocência. Tudo é bolado de um jeito que me fez ficar entretidíssima no sofá. Adorei ver o lado novela mexicana da Agatha! ♥

"Retorno ao assassinato" é muito boa também. Pelo que li em outras resenhas no Skoob, é baseada em outro livro da Agatha, "Os cinco porquinhos", mas não sei, não li esse. Esta peça aqui começa com uma moça, Carla, que descobriu recentemente que sua mãe foi condenada por matar seu pai, desconfia da história e decide reunir todas as pessoas presentes no dia do crime para descobrir o que realmente aconteceu. O que ela descobriu é o melhor exemplo possível de como a comunicação em família pode evitar grandes problemas.

Maria 14/06/2017minha estante
Concordo plenamente, Ana! A Romaine merecia uma novela inteira!!!

otxjunior 17/08/2020minha estante
Vale muito a pena correr atrás de Os Cinco Porquinhos.