Alice in Chains

Alice in Chains David de Sola

Resenhas - Alice in Chains: The Untold Story

duduramone 30/07/2023

Fundamental para fãs de AiC
Aos fãs de Alice in Chains, assim como eu, uma leitura fundamental para compreender uma das melhores bandas de Seattle. Emocionante, confesso que acompanhar os relatos dos últimos anos de vida de Layne, foram muito tristes de ler.

Eliel.Kisch 20/02/2022

Nunca escutei tanto a banda quanto neste tempo de leitura. História bem contada e na minha opinião sem pré julgamentos, por mais que toque em questões que de fato são difíceis e o foram na história do Alice in Chains.

@guicouto13 06/05/2020

Down in a hole
Confesso que o livro me atingiu mais forte do que eu esperava, como amante da banda e da cena grunge num geral, é triste e doloroso saber detalhadamente como alguns de meus heróis musicais se foram. Serve muito como reflexão sobre drogas. Falando especificamente da banda, é uma história de renascimento e perseverança. Excelente livro.

Domino 11/04/2020

Entre os.top 5 biografias de banda... apenas leiammmmmm

LeandroBurla 29/05/2018

Ampliando a experiência sonora
Consegui este livro numa troca aqui no Skoob :-)
Estava na expectativa há um bom tempo e logo coloquei no topo da fila de leitura. Me prendeu a ponto de aproveitar cada brecha para ler e ficar triste ao perceber que estava chegando ao final - mesmo sabendo como terminava.
Tristeza é o sentimento que carregava a história, mas ao mesmo tempo é uma oportunidade de ir além do óbvio, revisitar grandes momentos e atiçar a curiosidade para novos fatos. Ao ler biografias musicais, gosto de revisitar a discografia, conhecer as letras, dar aquela atenção aos álbuns menos badalados e prestar a atenção a detalhes das músicas.
O começo é lento e desanimador, pois você se vê envolto em meio a uma avalanche de nomes. Em vários momentos o autor começa a detalhar a história de coadjuvantes dos coadjuvantes que irão sumir e pouco agregar á história, deixando de ser mencionados três páginas depois. Apesar de ampliar a história da banda para além dos aspectos midiáticos e apelativos, ainda assim possui muito foco na triste trajetória de Layne Staley.
Uma boa leitura para fãs e pessoas que desejam conhecer esta grande banda de Seattle.

Luis.Fernando 18/09/2016

Alice in Chains: entre o "autorizado" e o "não autorizado"
Talvez a principal virtude que o leitor deve exigir de um autor de livro não ficcional é sua honestidade. E sobre isso, não há queixas a se fazer sobre David De Sola, autor de "Alice in Chains: a história não revelada", lançado no Brasil pela Ideal Edições. O jornalista teve o cuidado de demarcar as fontes utilizadas em muitas de suas afirmações, procedimento que parece ser óbvio, mas nem sempre é adotado por autores de biografias. De Sola também anuncia suas escolhas de fugir dos estereótipos das biografias “autorizadas” – segundo ele, com “conotação de uma jogada de relações públicas oficiais” – e “não autorizadas” – “como se seu conteúdo fosse lixo sujo e fofoqueiro”. Seu o livro foi escrito sem a cooperação dos músicos da banda e de seu staff.
Também é interessante a postura do autor de deixar claro que, embora se trate de uma biografia da banda, Layne Stayle, o vocalista, é seu personagem principal. É uma escolha: contar a trajetória do grupo a partir de um recorte, que é a vida de seu primeiro frontman. E, nesse sentido, deve-se reconhecer que De Sola é bem sucedido ao narrar como Layne (vocalista), Jerry Cantrell (guitarrista e principal compositor), Mike Starr (baixista) e Sean Kinney (baterista) se reuniram no Music Bank, extinto estabelecimento com diversas salas para bandas ensaiarem, e formaram o “Alice N Chains”, que por um breve período foi chamado “Diamond Lie” e, enfim, se tornou o Alice in Chains.
Embora sem acesso direto aos membros da banda, o autor entrevistou amigos, familiares e profissionais que trabalharam com o grupo, além de consultar periódicos e outras publicações. Assim, o livro traz informações sobre os bastidores da banda que, após Facelift, lançaria um EP acústico (SAP, de 1992); o aclamado Dirt (1992), com alguns dos maiores clássicos do Alice – “Rooster”, “Down in a Hole”, “Them Bones”, “Angry Chair”; Jair of Flies, outro EP mais acústico, mas que teve boa repercussão com os singles “I Stay Away” e “No Excuses”; e, por fim, o Alice in Chains (1995), de produção mais complicada devido ao estado avançado de vício em heroína de Layne Stayle e com sonoridade mais densa – seus singles “Again” e “Grind” são um exemplo disso. Os trabalhos lançados a partir de 1993 já contavam com Mike Inez no baixo, substituindo o demitido Mike Starr – demissão que o livro não consegue explicar de forma contundente.
Os últimos dois álbuns da banda, Black Gives Way to Blue (2009) e The Devil Put Dinossaurs Here (2013), com William DuVall nos vocais, são tratados de forma discreta. Embora não ignore o renascimento da banda, De Sola opta por tratar a fase, que já dura 10 anos, como menos significativa. A grande maioria dos fãs concorda com ele, mas, em minha opinião, o novo Alice in Chains mereceria maior atenção, inclusive por ter gerado dois ótimos álbuns – com músicas fortes como “Check My Brain”, “Black Gives Way to Blue”, “Hollow” e “Stone”, por exemplo – e turnês bem sucedidas.
Talvez fosse mais correto que Cantrell tivesse um maior protagonismo na biografia. Afinal, ele é o principal agente criativo do Alice in Chains. Ainda assim, é compreensível a escolha de De Sola por enfatizar a vida de Layne. O talentoso e carismático vocalista tem muitos fãs e seu fim de vida, definhando de forma reclusa, cerca sua figura de uma devoção mórbida.
"Alice in Chains: a história não revelada" é um ótimo lançamento para os fãs, é claro, mas também para aqueles que queiram conhecer melhor essa banda que poderia ser muito maior se não fosse seus problemas internos. O livro de David De Sola é o resultado de uma pesquisa apurada e sua publicação pela Ideal Edições é um grande acerto para um nicho editorial – biografias ligadas à música – que pode ser melhor explorado no Brasil.

Resenha publicada na íntegra no site Digestivo Cultural

site: http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=4332&titulo=Alice_in_Chains,_por_David_De_Sola
Djeison.Hoerlle 18/06/2019minha estante
Excelente, concordo com cada palavra.