Destino ou Acaso Hévila Chaves

Resenhas - Destino ou Acaso

Eliene58 12/10/2020

Incrível
Se não fosse pelos erros ortográficos esse livro seria cinco estrelas, a maneira com os ensinamentos são passados é ótima e a história do livro é surpreendentemente maravilhosa.

Polly 21/02/2017

Me Surpreendeu
"Bem, eu tenho fé em um Ser responsável por fazer tudo milimetricamente funcionar, desde a disposição dos astros no universo, até as células do nosso corpo. Tenho fé nesse Ser principalmente quando quero que algo difícil - ou impossível - aconteça."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Maria Lúcia, Malu como gosta de ser chamada, mas só se você for amigo dela heim?
É uma jovem de 18 anos, que mora em Parnaiba litoral do Piauí e tem uma família excepcional, além de um melhor amigo incrível, é jogadora de vôlei e encrenqueira de carteirinha.
Apesar de ter uma família bem estruturada e uma vida tranquila, Malu não leva desaforo pra casa, é topetuda, briguenta e adora quebrar as regras.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Até que em uma dessas algo terrível acontece e mudo o rumo de sua vida para sempre.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nossa protagonista vai passar por poucas e boas e vai ter a vida virada do avesso, vai ter que se redescobrir, amadurecer, aprender a perdoar e ser mais amável.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não pense que esse é um livro clichê, ele tem várias reviravoltas, imagine a metáfora da roda gigante, que uma hora você está por cima e de repente se encontra por baixo, essa história descreve isso perfeitamente, os personagens vão do céu ao inferno em questão de poucas paginas, fora os encontros e desencontros que fizeram meu coração doer. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não posso entrar em detalhes, mas só pra atiçar a curiosidade de vocês, aqui você vai encontrar: drama, luto, dor, superação, amadurecimento, crianças órfãs e que precisam de cuidados, brigas, rachas, amizade, auto conhecimento e muito mais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar de ter demorado um pouco a criar empatia pela Malu, as situações impostas me prenderam e o amadurecimento grandioso e visível da protagonista e de toda trama me ganharam.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A escrita da @hevilachaves é leve e fluida e todos os pontos foram muito bem amarrados.
São livros assim que me fazem ter orgulho da nossa literatura nacional nos dias de hoje.
Super recomendo!
Nota: 4/5⭐️

site: https://www.instagram.com/estantedapolly/?hl=pt-br

Bruna Martins 17/05/2016

DESTINO OU ACASO - HÉVILA CHAVES
Romance || 318 páginas || Editora: Ler || Classificação: 5/5

Em seu romance de estreia Hevila Chaves encanta e surpreende, com personagens fortes e uma narrativa que é, ao mesmo tempo, fluida e marcante.

O livro conta a história de Maria Lucia, uma adolescente ativa, comunicativa, que adora vôlei, é dona de uma personalidade forte e um jeito descontraído de levar a vida.

Certa noite, ao voltar de uma festa com seu melhor amigo (praticamente um irmão para ela), sofre um grave acidente de carro, ficando em coma durante meses. O episódio lhe gerou consequências irreversíveis, é possível sentir que a garota se reprimiu de maneira repentina e drástica.

Logo surge a oportunidade de cursar faculdade em outra cidade, e, influenciada pela família, ela decide se matricular no curso e passa a viver com o irmão mais velho.

Apesar das boas amizades, do constante cuidado e carinho que seu irmão lhe dá e de ter amadurecido bastante devido ao mal que lhe afligiu, Malu ainda não consegue reprimir seu jeito desbocado e explosivo, batendo de frente com o vizinho mal educado e muito gato que vive a lhe irritar.

Ocorre que, certa noite, após um evento da faculdade, Malu avista seu vizinho Rafael totalmente alcoolizado e, visando garantir a segurança dele e dos inocentes que possam cruzar seu caminho, ela decide dirigir o carro do rapaz até o prédio onde ambos residem.

Mas Rafael é um garoto muito inconsequente e imaturo, havia marcado um racha naquele mesmo horário e, quando se deu por si, Malu estava mais envolvida do que gostaria nessa situação, sendo flagrada pela polícia e compelida a prestar meses de serviços a comunidade em um orfanato local.

Toda essa situação além de aproximar Malu e Rafael, ainda os fez mudar como pessoas. Uma pequena criança portadora de câncer os fez crescer e enxergar a vida sob um novo ângulo.

Além do romance cheio de ternura e da mudança pessoal dos protagonistas, temos a história da família e dos amigos de Malu, seus dramas, alegrias e o apoio que sempre dão uns aos outros.

Um livro doce, sobre como as interferências do destino pode nos mudar como pessoas e transformar o jeito com que vemos e vivemos a vida.

Thais 28/01/2016

Já fazia um tempinho que eu não pegava um nacional para ler, e como ultimamente estou nessa vibe de romance e drama, decidi que era o momento certo para pegar 'Destino ou Acaso', que eu recebi em parceria com a autora Hévila Chaves.

Como todo bom romance, 'Destino ou Acaso' nos trás varias lições de vida importantíssimas. Eu mesmo marquei vários quotes, ideais para serem lidos naqueles momentos da vida em que parece que tudo está dando errado.

No começo do livro nos deparamos com a amizade sincera e sem interesses amorosos de Malu e Fred. Aparentemente algo quase impossível de se acreditar - um homem e uma mulher saindo juntos apenas por amizade? - mas sim, a pureza da amizade desses dois foi capaz de dar inicio a mudanças importantíssimas na personalidade de ambos. No entanto, o destino - ou o acaso - pregou algumas peças na vida desses personagens, para que no fim, todas as lições fossem aprendidas.

Nossa protagonista é Maria Lucia, ou Malu - como gosta de ser chamada - uma garota de temperamento forte e sem papas na língua, do tipo que não leva desaforo para casa, e que costuma guardar amargamente, magoas daqueles que pisam em seu calo.

Após perder seu amigo Fred em um acidente de carro (isso não é spoiler, acontece bem no começo do livro), Malu deixa sua cidade natal para ir estudar medicina longe de casa. Lá ela conhece pessoas e se mete em situações que serão a chave para o seu amadurecimento. Mas para isso terá que aprender a lidar com as coincidências da vida, ser capaz de perdoar e ter compaixão pelos outros. No entanto, até que ponto um ser humano é capaz de perdoar e aprender aquilo que a vida tenta lhe ensinar em meio a tantas pedras no caminho?

Essa com certeza é uma história sobre amizade, amor, fé, e sobretudo, superação. Do tipo que me fez pensar nos meu próprios sentimentos em relação ao próximo. Principalmente porque enxerguei muito de Malu em mim. Confesso que não sou uma pessoa fácil de lidar, por causa de minha impaciência e o mau-humor que me afeta em alguns momentos da vida. No entanto sou capaz de reconhecer que assim como Malu, as situações da vida me fizeram aprender muitas lições, e se tem uma coisa que eu já superei também, é o tal do rancor. Coisinha besta e insignificante que só afeta nós mesmo, pois o maior prejudicado é aquele que nutri esse sentimento ruim por alguém.

'Destino ou Acaso' é quele tipo de leitura que reflete em nossas próprias vidas e atitudes, seja de uma maneira ou outra, pois Hévila Chaves uniu neste livro, diversas características comuns da vida de qualquer ser humano, que fica impossível não entender a linda mensagem que ela nos trás. É aquele tipo de enredo que recomendo para a reflexão que todos nós deveríamos fazer com uma frequência maior nessa vida. Porque enquanto algumas pessoas vivem, outras simplesmente existem. Qual dessas pessoas você pretende ser?

Infelizmente o único ponto negativo que tenho que ressaltar aqui, é a péssima revisão feita em um enredo tão incrível. Sei que essas não são coisas que abalam a estrutura da história, mas de certa maneira, interferem bastante na qualidade da leitura.

site: www.amigadaleitora.com

Lu 06/11/2015

Avalanche de acontecimentos e emoções
Malu é uma adolescente de temperamento forte, desconhece o perdão, é extremamente teimosa, fala o que pensa sem ressentimentos. É uma jogadora de vôlei talentosa e possui muitos amigos. Tem um pai médico, uma mãe enfermeira e um irmão estudando medicina, ela quer seguir os mesmo passos dos familiares. Só que em um dia qualquer um trágico acontecimento muda tudo.
O acontecimento é o pontapé inicial, o começo do desmoronamento, é aquela pedra que dá início à avalanche. Locais, amigos, família, relacionamentos, opiniões... Tudo é revirado, mas aí vem à reconstrução, a renovação. Acredito que avalanche seja um termo que se encaixa muito bem com esse livro, porque é tudo muito rápido e ao mesmo tempo muito preciso, tanto na avalanche quanto no livro as forças da natureza atuam, em sincronia.
Esse livro é muito mais do que uma simples estória, é uma reflexão sobre a vida, tudo e todos que a englobam. Ele nos faz rever conceitos e o que realmente importa. É um ensinamento sobre amor, união, perdão, fé, coragem... É uma verdadeira lição que vale a pena ser levada para o resto da vida!
Junto com a Malu eu ri e chorei muito (tudo bem que eu sou extremamente sentimental e se isso não acontecesse seria um milagre kk), até com os agradecimentos eu me emocionei; me apeguei demais aos personagens, mas principalmente aprendi, com os erros e acertos da Malu. É muito bom ter consciência do que ocorre a nossa volta, porque muitas vezes ficamos trancafiados a uma única visão e nos esquecemos de dar valor à vida, que é valiosa demais para ser ignorada ou mal aproveitada.

"Quanto à dor, ela já esteve maior. Como dizem, o tempo realmente é o melhor remédio"

"Às vezes, eu precisava levar tombos como aqueles, para que aprendesse a andar na linha e não inventasse de desviar meu caminho por outros duvidosos, cheios de obstáculos que talvez me fizessem cair"

" - Como você consegue ser assim? Como você consegue aguentar tudo isso calada?
Nicole ajeitou-se no leito. Não sei se estava sentindo alguma dor, mas pela sua expressão introspectiva, era difícil saber. Ela sabia controlar as sensações.
- Acho que Deus não gosta quando reclamamos da nossa vida, Malu."

Tais Cortez 10/10/2015

Uma lição de vida!
Conheci a querida Hévila Chaves porque publicamos pela mesma editora e ela entrou em contato após ler meu livro, O último homem do mundo. Acabamos conversando bastante, e eu já pretendia adquirir meu exemplar autografado, quando recebo um email do meu editor dizendo que, junto com os exemplares que eu havia encomendado do meu livro, ele enviaria o livro da Hévila. Imaginem como fiq uei feliz!

Destino ou Acaso conta a história de Malu, uma jovem geniosa e rebelde, que adora se meter em confusões. Ela tem um grande amigo, Fred, por quem eu me apaixonei de cara. Certa noite, ao retornarem de um show, eles sofrem um acidente de carro que mudará a vida de Malu para sempre.

Ela acaba indo cursar medicina em outra cidade, e passa a morar com o irmão. O que ela não esperava era que fosse entrar em guerra com seu vizinho. O ódio entre eles é nítido, e eu me diverti quando ele afirmou que um apelido mais adequado para ela seria "Maluca"! rs

A princípio achei que a história penderia mais para o romance, mas acabei sendo surpreendida, pois vai muito além disso. Ela envolve amizade, superação e, mais do que tudo, o perdão.

A Malu amadurece demais ao longo da narrativa, e isso é uma coisa muito bacana de se acompanhar.

Eu li o livro rapidinho, e adorei! Não é nada clichê e devo dizer que o final me deixou com o coração levemente apertado. Hévila, vc foi malvada!!! rs

A escrita da autora é muito boa e fluida, e sempre me vi querendo saber o que aconteceria a seguir. E olha que eu sou uma leitora que tem certa dificuldade em ficar presa ao livro, mas Destino ao Acaso não me deixou deixá-lo de lado até chegar ao final!

Super recomendo!

Fernanda 09/09/2015

Uma ótima surpresa :)
Quem me acompanha no insta (@trocandodisco) sabe que já faz algumas semanas que eu terminei de ler esse livro, mas eu só consegui escrever essa resenha agora porque só agora eu estou em paz com o final dele (é, podem morrer de curiosidade haha). Esse livro conta a jornada da Maria Lúcia, que não é a de Faroeste Caboclo, mas também tem uma história marcante.

Maria Lúcia, a Malu, que eu já tô íntima né, tem 18 anos e mora em Parnaíba, uma cidade do litoral do Piauí, ela é jogadora de vôlei e está de férias esperando o resultado do vestibular que ela prestou pra medicina. Ela tem pais atenciosos, um irmão protetor e um melhor amigo maravilhoso, o Fred. O Fred é cantor de sertanejo universitário, mas ele não é aquele mulherengo safado que a gente tá acostumado, ele já sofreu algumas desilusões amorosas e por isso arrasta a Malu pros show dele, fingindo que ela é sua namorada pra fugir do assédio das fã malucas haha.

Até que um dia, na volta pra casa depois de uma festa a vida dela muda drasticamente em um acidente de carro causado por um motorista imprudente (calma que não é spoiler, acontece bem no comecinho - palavras da autora! haha), e ela vai ter que aprender a juntar os pedaços e seguir em frente. Eu acho que todos nós já passamos por estágios de recuperação de algum evento que aconteceu na nossa vida, e cada um de nós lida com eles da sua própria maneira, e é isso que a gente vai acompanhar na história da Malu enquanto ela passa por várias mudanças, começa faculdade, se apaixona, faz novas amizades, etc.

A Malu entrou pro meu top 5 de mocinhas com o maior pavio curto da vida haha. A pequena não segura a língua dela de jeito nenhum, o impulso é mais forte, ela não leva desaforo pra casa, mesmo se ela estiver errada. Aliás, ela é provavelmente aquela pessoa que eu não me daria bem logo de cara, sabe aquela menina que você acha metida e acha que o santo não vai bater? No começo do livro ela é assim, difícil de lidar, mal-humorada, explosiva, mas ela é honesta e tem um coração de ouro que só vai crescendo ao longo da leitura.

Uma das coisas que muita gente me pergunta é porque eu gosto tanto dos livros da Jane Austen e um dos motivos é que as personagens dela sempre aprendem alguma coisa ao longo da narrativa, elas passam por uma trajetória de crescimento pessoal, cometem erros e aprendem que às vezes nem tudo é o que parece. Esse foi o meu aspecto favorito de Destino ou Acaso, no final do livro você está lendo sobre uma Malu melhor ;)

É importante que vocês saibam que esse livro não é um romance new adult, mas ele tem uma história de amor ♥ Essa é uma daquelas narrativas que desenvolve vários personagens além da protagonista, e a Hévila faz você se envolver com todos, e também escolher os seus favoritos hehe, que no meu caso foi Maria Alice, amiga da Malu, porque ela adora ler :D

Eu dei 4 estrelas, mas tá quase mais pra 4,5, há alguns erros ortográficos mas nada que atrapalhe a sua leitura e quanto ao final, eu quis outro logo de cara, mas depois de algumas semanas - sim, esse livro me deu a maior ressaca literária, eu aceitei que esse foi o final certo pra todo mundo :) Destino ou Acaso é uma jornada sobre amor, amizade, perda, redenção, sobre como a gente realmente nunca sabe o que pode acontecer daqui a um minuto, como as coisas podem mudar de uma hora pra outra, sobre cair e levantar, perdão e segundas chances. Super recomendo!

"E acima de tudo... É preciso perdoar. Há pessoas que vivem. Outras simplesmente existem."

site: http://www.trocandodisco.com.br/2015/09/resenha-destino-ou-acaso-hevila-chaves.html

@livrodores 08/09/2015

Simplesmente perfeito
Eu não sei exatamente o que falar, apenas sentir.
Destino ou Acaso não é simplesmente um livro com uma história qualquer, e sim uma história linda, com superação e perdão.
Encontramos logo no início amizade, companheirismo, impulsividade e rancor, e ao decorrer da história vamos nos apaixonando mais por cada personagem, por suas crenças e manias, e o fim é para arrebatar, mostrando que apesar de todas as diferenças que temos com outrem, o destino pode nos unir.
Podemos levar a vida inconseqüentemente, mas quando de alguma forma lidamos com a, inevitável, consequência tudo muda. Nada é coincidência, tudo pelo que passamos tem um porque, os bons e os maus momentos. Temos que aceitar e melhorar.
Esse maravilhoso livro é de uma grande amiga, @hevilachaves quem quiser comprá-lo é só entrar em contato com ela.

Leisiane Peloi 01/09/2015

Encantador
Destino ou Acaso é livro de estréia da autora Hévila Chaves que contará a história da Maria Lúcia, ou só Malu como ela prefere que a chame. Uma jovem temperamental que mora na Parnaíba com os pais, jogadora de vôlei e tem como melhor amigo um cantor sertanejo chamado Fred Albuquerque.

No passado Malu foi traída pelo ex-namorado Eduardo e desde então não se envolveu com mais nenhum homem, ela acreditava que todos eram iguais e que acabaria se decepcionado, só confiava no seu grande amigo Fred que também foi traído por sua ex-namorada modelo Natália Negreiros.

Em uma noite Fred tinha um show e gostaria que Malu fosse como sua namorada para evitar o assédio das fãs e também evitar que a Natália se aproximasse novamente, já que ela estava tentando reatar o namoro com o cantor sertanejo que estava fazendo sucesso. Meio relutante Malu aceitou ir, mas ela lembrou que era plantão dos seus pais, o seu pai é um medico e a sua mãe uma enfermeira, Malu e Henrique, seu irmão, não tinham permissão para sair de casa quando os pais estivessem fora por causa dos perigos que as pessoas bêbadas ou psicopatas ofereciam nas ruas. Entretanto desobedecendo ao pais, Malu sai escondido para acompanhar o amigo no show e na volta para casa um trágico acidente acontece quando um carro entra na contra mão invadindo a pista onde Malu e Fred estavam, no impulso Fred conseguiu desviar no ultimo momento do carro que vinha de frente, mas não evitando o acidente, o carro deles capotou varias vezes deixando graves conseqüências.

“Mas se não fosse pelo passado, o presente não existiria. Isso quer dizer que o que aconteceu pode sim, interferir no que acontece. Ou no que ainda vai acontecer.”

Após o acidente Malu vai embora de Parnaíba, indo morar em Teresina para cursar a faculdade de Medicina, ela deixa para trás muita dor e sofrimento, não acreditava como sua vida mudaria tanto depois daquele acidente horrível. Na nova cidade, morando com o irmão, logo ela faz novas amizades e também cria inimizades com seu vizinho Rafael, um playboy problemático arrogante que mora sozinho no apartamento ao lado. Mas logo essa inimizade se torna algo mais amigável e a atração entre eles vão crescendo e se tornando inevitável, o problema é que Rafael é atormentado pelo seu passado na qual ele fez coisas que se arrepende muito. Mas mesmo assim Malu cria vínculos com Rafael após uma noite desastrosa em que ambos quase vão presos.

“Em todos os meus vinte anos de vida, nunca tive uma noite tão boa como esta.”

Destino ou Acaso é uma historia tão envolvente que vai deixando o leitor ávido por mais a cada pagina virada, me surpreendi muito com a narrativa em primeira pessoa que foi leve e fluida, o que contribuiu para uma rápida leitura. Os personagens são cativantes, Malu uma verdadeira guerreira passando por muitos obstáculos através da sua fé inabalável. Fred é o verdadeiro significado da palavra amigo, sempre acreditou no perdão, Rafael mesmo atormentado pelo passado é uma pessoa boa com um coração enorme. E temos também Henrique, Nicole, Helena, Guilherme, Felipe e Maria Alice que são personagens que cada um de sua maneira fizeram grande diferença na história, principalmente a Nicole uma doçura de menina.

“A vida é muito mais que a simples existência. A vida é uma lição. Uma jornada. É preciso saber vivê-la. É preciso saber amar, divertir os outros e você mesmo, fazer coisas que façam os outros se lembrarem de você e também ser grato pelo que elas fizeram por você… É preciso ter fé, paciência, perseverança. É preciso enfrentar os problemas com garra. É preciso valor a quem valoriza você. E acima de tudo… É preciso perdoar.”

O enredo tem tudo a ver com o nome do livro “Destino ou Acaso”, as historias se entrelaçam perfeitamente, que só mesmo coisa do destino ou obra do acaso poderia acontecer. Hévila Chaves foi muito criativa na construção dessa historia, de um modo tão singelo ela aborda temas delicados, mas de uma forma tão natural que impressiona nós leitores. O livro inteiro contém frases motivadoras que eu achei incrível, gostei de como ela fala sobre a fé que os personagens têm em Deus e outros que desacreditam na sua existência, mas principalmente, eu amei sei epilogo, ela deu conselhos que vou levar para minha vida. Recomendo a leitura ♥

“Pedras no caminho encontrei
Com a ajuda de alguns eu contei
Tive medo, mas enfrentei.
Tive mágoas, mas superei.
Tive razões, mas não gritei.
Para depois de muito tempo,
Consolar o meu lamento
Com as coisas em que acreditei
E nas quais eu sempre acreditarei.”

site: https://leisiescreveai.wordpress.com/2015/09/01/resenha-destino-ou-acaso-hevila-chaves/
Bruna Martins 02/09/2015minha estante
Resenha linda... autora top!

Literaturizando 26/08/2015

livro favoritado
Malu. Ahhh Malu !
Sabe aquele personagem que nos faz falta antes mesmo de partir? Prazer, Maria Lúcia, ou apenas Malu. Chegou de mansinho, foi me ganhando, se apoderando do meu coração, me mudando, ensinando e, por fim, me deixando um grande vazio.
#Ahistória: Malu é jogadora de vôlei, mora em Parnaíba, uma cidade litorânea do Piauí e tem uma família tradicional: pais zelosos e protetores e um irmão mais velho super parceiro - Além de um melhor amigo, daqueles com os quais compartilhamos a vida.

Apesar de tudo isso, Maria Lúcia é enquencreira, quebra frequentemente as regras impostas pelos pais e tem uma rebeldia acima dos limites para uma garota ja com 18 anos. E ai entra o destino, muda o rumo de sua vida e a faz encarar uma sequência de fatos. É chegada a hora de tomar as rédeas de sua vida e arcar com as consequências de suas escolhas.
#Sobreolivro: Com uma diagramação perfeita e letras de uma fonte singular e muito bela, o livro é dividido por 6 partes, que por sua vez, são subdivididas em 28 capítulos. ( que eu queria que fossem 500, haha).
A escrita é admirável. Hévila meritosamente abordou vários temas e conflitos, sem falhar na conexão entre eles - além de ter me cativado com uma narrativa enxuta, precisa, inteligente e carregada de uma sensatez crescente e contínua.
#Opinião: Não espere um romance água com açúcar. Não aguarde mais uma história clichê e, definitivamente não subestime nossos escritores brasileiros.
Se deixe surpreender pela @hevilachaves, pela Malu, e por essa história que, sem dúvidas é um caleidoscópio de intuição e aprendizagem.

Driely Meira 19/08/2015

Destino ou Acaso ♥
Maria Lúcia, ou simplesmente Malu, é jogadora de vôlei e vive em Parnaíba, no litoral piauiense. Melhor amiga de Fred Albuquerque, um cantor sertanejo universitário que é a febre do momento, ela é uma garota de temperamento forte que não leva desaforo para casa, e contra a vontade dos pais, dá umas fugidinhas de vez em quando. As coisas saem dos eixos quando ela e Fred vão para uma festa onde ele faria um show, e um terrível acidente acontece na volta para casa. Desolada, Malu precisa encontrar um jeito de seguir em frente e aceitar o que o destino lhe trouxe, ou será que tudo não passou de um mero acaso?

Por experiências próprias, não criar expectativas e deixar que os acontecimentos me surpreendam é a melhor coisa. – página 20

Algum tempo depois, ela muda-se para Teresina, onde passa a morar com seu irmão mais velho, Henrique, e onde ambos estudam medicina. Lá Malu conhece pessoas incríveis que iluminam a sua vida, como Maria Alice, Helena, Guilherme e até mesmo Felipe. Mas também conhece o cara mais arrogante e insuportável do mundo: Rafael (e o mais lindo também, convenhamos).

Porém, Rafael tem lá os seus demônios, e, assim como Malu, um passado trágico, mas é claro que eu não vou contar o que aconteceu. Eles se odeiam no início, ambos são ignorantes um com o outro, e perdi as contas de quantas vezes eu ri com seus diálogos raivosos, mas já dá para perceber que um romance bem fofo vai nascer ali no meio, e a autora consegue nos surpreender com a forma com que o faz acontecer.

Queria saber sobre ele. Queria saber por que havia mudado e ter as respostas de todas as perguntas que eu tinha a fazer. – página 155

Malu é uma personagem que me conquistou de primeira, assim como Rafael. Ela é nervosinha, não deixa nada passar batido, e depois de tudo o que ela passou, eu queria muito abraça-la. A autora conseguiu criar uma protagonista tão realista, que os sentimentos e o sofrimento de Malu acabaram se tornando os meus ao longo do livro. Durante parte da leitura, minha garganta estava apertada e eu queria chorar com Malu, sentia saudades como ela, e me apaixonava por Rafael também. Acho que eu nem preciso dizer o quanto gostei dele, não é mesmo? Mas devo acrescentar que Rafael foi uma grande surpresa, vê-lo crescer e amadurecer (assim como Malu) não teve preço ou comparação, e eu leria o livro novamente para sentir o orgulho que eu senti de ambos novamente.

Os olhos dele eram tão verdes que eu podia ver meu reflexo neles. – página 162

Não consigo dizer quanto eu gostei desse livro, a história é muito linda (por mais que a autora tenha arrancado meu coração e pisado em cima algumas vezes *-*), e os personagens são mais incríveis ainda. Li Destino ou acaso em uma noite, simplesmente não conseguia parar de ler, e estava determinada a chegar logo no final para ver o que ia acontecer, e ao mesmo tempo, não queria que acabasse.

Enchi o saco da Hévila algumas vezes, mas ainda não consegui dizer à ela o quanto apreciei seu livro. Estou pasma, boba, admirada e apaixonada (usando essa palavra mais uma vez) por sua escrita, e espero de coração que ela esteja escrevendo uma continuação...haha’
Destino ou acaso é um dos livros mais lindos, emocionantes, divertidos (porque não?!) e maravilhosos que eu já li, e se você ainda não o conhece, está perdendo muuita coisa, acredite.

Não percebi em que exato momento nós três começamos a rir juntos. Nem que o sorriso do Rafael era o mais lindo que eu já vira em meus dezoito, mas experientes, anos de vida. – página 163

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Hévila 20/08/2015minha estante
Muito obrigada pela resenha positiva, linda!

ademircarneiro.prof 13/08/2015

Destino ou Acaso
Resenha: A narrativa e contada em primeira pessoa, pela personagem principal Maria Lúcia (Malu). Malu e jogadora de vôlei e as vezes tem a paciência muito curta, ela não aceita nenhum tipo de criticas, nem as construtivas. ela tem um melhor amigo, o Fred , que sempre está do lado de Manu," pro que der é vier" (Malu e Fred são tao amigos, que eles fazem qualquer coisa pra ajudar um ao outro). O destino prega mais uma peça em Malu, deixando ela e sua família desolada. Depois de alguns meses Malu vai morar com seu irmão em outra cidade, porque algo que ela não esperava aconteceu (...) Apartir desse momento a narrativa se torna cada vez mais atrativa, Malu vai aprender a amar, superar e fazer verdadeiros amigos, e algo que ela disse jamais  acontecer (ela se apaixona perdidamente). Mas como o destino e implacável, ou será mera obra do acaso ao fim da narrativa acontecem fatos inesperados, e as coisas mudam, mas Malu vai aprender o verdadeiro sentido de amar e perdoar. O romance "Destino ou Acaso" e maravilhoso, tenho maior orgulho desses novos escritores nacionais, a escritora Hévila Chaves consegue nós surpreender a cada capitulo,a narrativa e muito bem construída e cada personagens tem uma personalidade forte e cativante, super recomendo esse romance, corram e adquira o seu, caro leitor você vai ficar apaixonado.
Hévila 14/08/2015minha estante
Obrigada, Ademir, muito obrigada mesmo ! Que bom que gostou da história! Fico feliz por isso :)

Flávia Nunes 09/08/2015

Destino ou Acaso
Terminei de ler Destino ou Acaso ontem e ao terminar percebi que tinha acabado e aprender uma grande lição, uma lição sobre o amor, amizade e o perdão. Principalmente, o perdão!

"Pedras no caminho encontrei
Com a ajuda de alguns eu contei
Tive medo, mas enfrentei.
Tive mágoas, mas superei.
Tive razões, mas não gritei.
Para depois de muito tempo,
Consolar o meu lamento
Com as coisas em que acreditei
E nas quais eu sempre acreditarei."

Gosto de histórias que transparecem a realidade, nunca fui fã de protagonistas 100% certinhas, que são extremamente "perfeitas". Esse foi o grande diferencial do livro, o tom de realidade. A Hévila conseguiu construir personagens que tem defeitos, que erram, que acertam, que se arrependem e que perdoam.
Em grande parte da história eu conseguia me enxergar no lugar de Malu, afinal, quem nunca inventou uma mentirinha sequer aos seus pais? Quem nunca usou um amigo para fingir de namorado? Acho que não sou a única, né?

Malu e Fred são grandes amigos, cúmplices, mas um acontecimento cruel do destino marca a vida de Malu para sempre.
A partir daí, Malu passa a se descobrir melhor como pessoa, é muito bonito perceber o crescimento do seu caráter no decorrer da história. Passa por momentos difíceis, mas no fim descobre o lado bom de viver, de gostar das coisas simples, valorizar a família, seus amigos, respeitar as pessoas e por fim, perdoar, perdoar de verdade.

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Colossenses 3:13.

A história traz vários personagens, cada um com sua particularidade. Escolhi os que considero "principais" para falar um pouco de cada um:

Natália Negreiros: A menina "má" da história, a rival, aquele calo no dedo do pé da Malu.
Quem não tem/teve uma Natália em sua vida? Já passaram várias na minha. Haha :P

Henrique: Irmão da Malu que desempenha muito bem seu papel de irmão, são amigos, conselheiros e é incrível ver o amor e companheirismo dos dois.

Rafael: O garoto mimado? Irresponsável? Rancoroso? O Rafa, assim como a Malu, cresce e amadurece muito. Me peguei torcendo por ele do começo ao fim. Ele é a prova de como o sofrimento pode mudar a vida de alguém e transformá-lo para melhor ou pior.

Nicole: A grande história de vida. A personagem mais forte, mais encantadora, aquela que você quer pegar no colo e levar pra sua casa.

Malu: Nossa protagonista, forte, decidida. Irresponsável? Rancorosa? Menina que virou mulher. A prova de como o amor transforma as pessoas.

Fred: Inteligente, virtuoso, conselheiro, amigo e com o coração mais bondoso do mundo.

Recomendo esse livro para todas as idades. Ele trabalha muito o nosso caráter, traz temas atuais e nos faz refletir sobre nossas atitudes. Permita-se entrar nesse mundo tão meigo e real que o Destino ou Acaso te transporta.

site: www.sobrevicios.com.br
Hévila 14/08/2015minha estante
Obrigada, Flávia, amei sua resenha. É extremamente gratificante ver que pessoas como.você valorizam os autores nacionais. Mais uma vez, obrigada *.*