Berlim 1945: A Queda

Berlim 1945: A Queda Antony Beevor

Resenhas - Berlim 1945: A Queda

Eduarda.Silva 23/09/2021

Muito bom...
Alerta de gatilhos: contém relatos de estupros e tentativa de suicídio.

Antony Beevor é um ótimo escritor e historiador, apesar do contexto ser bem pesado, a leitura é fluida e simples de entender.

O livro é baseado na invasão da Rússia pela Alemanha em junho de 1941, o objetivo de Hitler era exterminar os soviéticos, e com isso, os soviéticos tentavam ao máximo maltratar qualquer cidadão alemão que estivesse em sua frente.

Antony tratou especialmente do sofrimento de mulheres, idosos e crianças, detalhando os inúmeros casos de estupros cometidos.

É preciso ter estômago para enfrentar o livro, algumas passagens fizeram eu me sentir péssima.

As duas próximas citações foram ditas por um major do exército soviético a um jornalista britânico da época...

"Nossos camaradas estavam famintos de sexo"

"...que muitas vezes estupraram velhas de 60, 70 ou mesmo 80 anos - para a surpresa dessas vovós, ou, quem sabe, puro prazer"

Os estupros se tornaram uma ferramenta de guerra, os soldados soviéticos já iam na intenção de cometer atrocidades.

Há um relato no livro que nos conta sobre algumas mulheres que viviam juntas, que depois de tanto sofrimento, resolveram cortar seus pulsos e de suas crianças. (Os cortes não foram feitos corretamente e eles sobreviveram)

O livro é tão pesado, que hoje em dia é proibido na Rússia, os historiadores simplesmente ignoram esses fatos, mas como dizia George Santayana, "Aqueles que não podem lembrar do passado estão condenados a repeti-lo".
Alessander.Oliveira 23/09/2021minha estante
????????

Pedróviz 19/06/2022

Não é à toa que Antony Beevor fez sucesso com seus livros de temática de guerra. Detalhados, baseados em dados factuais e de testemunhos dos acontecimentos, seus livros são uma fonte fidedigna de conhecimento histórico. Repito aqui o que afirmei sobre o livro Stalingrado, do mesmo autor: seus textos são imparciais, não fazem proselitismo ideológico. A narrativa fala por si mesma a respeito das misérias da natureza humana, da guerra e da política.

Eder Ribeiro 13/12/2016

Beevor relata os fatos acontecidos e os bastidores políticos entre os aliados antes e durante a tomada de Berlim. Toda atrocidade cometida pelos nazistas é do conhecimento da maioria. O que mais me chocou nesse livro foram as atrocidades cometidas pela URSS quando combateram os alemães. Comparando, o que os soldados soviéticos fizeram equivale ao que os soldados nas guerras medievais faziam quando espoliavam os derrotados. Recomendo a leitura como forma de conhecimento.

Neto.Antonelli 22/04/2021

Destruição desnecessária
Após o fracasso alemão de passar por cima de Stalingrado e com a falta de estratégia de buscar recursos para manter a guerra, já se sabia que a Alemanha não conseguiria escapar da derrota.

A partir daí foi assistir mortes desnecessárias e o culto a personalidades egocêntricas de todos os lados.

Hitler enlouqueceu e enlouquecia seus generais, mas a devoção germânica aos seus líderes não permitiu a retomada da sanidade.

Então o livro retrata a forma como os soviéticos prostraram de joelhos os até então imponentes nazistas, que sequer tiveram coragem de combater da forma que exigia de seus combatentes, optando pela retirada da forma mais covarde.

Uma leitura cheia de detalhes e de importância crucial para quem ainda enxerga algo de bom em Stálin ou Hitler.