A Arte de Ser Normal

A Arte de Ser Normal Lisa Williamson
Lisa Williamson

Resenhas - A Arte de Ser Normal

Lou 19/12/2022

me incomodou muito o fato de continuarem usando os pronomes e nomes errados da protagonista ao longo do livro, principalmente o próprio Leo...talvez pela autora ser cis tb e não soube como inserir isso direito.
o final péssimo tbm.

Gustavo 04/12/2022

O livro no começo é bem agoniante e infelizmente isso prevalece até uma boa parte do livro, até mandei mensagem pro meu amigo que havia me indicado o livro falando que estava pensando em desistir dele, pois ver aquilo tudo acontecer e não poder fazer nada estava sendo agoniante, ele me disse que infelizmente aquela era a realidade e eu disse que sabia que a realidade era uma merda e justamente por isso eu lia livros, pra fugir dela. Bom, acabei continuando a leitura o que foi bom, pois além de ler ele em apenas 2 dias, dei 5 estrelas e favoritei, o livro é pesadinho, mas é muito bom.

Carol 03/10/2022

muito bom,um amorzinho mas com questões bem profundas
????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Sandra.Voltolini 29/09/2022

Gostei!
Aos oito anos David Piper já sabia o queria ser quando crescesse. Queria ser uma menina. O tempo passou e seu desejo não mudou. Quando tinha 14 anos percebeu que não conseguiria mais esconder essa vontade de seus pais. Seus amigos Essie e Felix o apoiaram sempre.

Um aluno novo, chamado Leo Denton,  defende David de agressões na hora do almoço e por isso fica em observação na escola, com risco de ser expulso. Mas, uma amizade bastante inusitada se inicia entre os dois.

????A trama: O livro aborda questões que vão além da sexualidade, a autora conseguiu trazer questões importantes como romance, amizade, relações familiares e bullying. Na minha opinião o ritmo foi um pouco lento no desenvolvimento e no final tudo se resolveu muito rapidamente. Mas, no geral, achei fofo. Todo o tema foi tratado de forma delicada e sutil.

Os protagonistas: Enquanto Leo tem uma relação conturbada com sua mãe e irmãs, David tem uma família amorosa. O personagem de David é um pouco monótono em muitos momentos. Mas Leo é intrigante, tem um passado misterioso, é explosivo e tende a se isolar. Para mim, ele foi um personagem muito interessante e muito bem desenvolvido.

Personagens secundários: Com exceção dos amigos de David, que foram muito importantes na trama. Os demais, apenas cumpriram seus papéis e não tiveram grandes participações.

Capa, diagramação e escrita: A capa é fofa e representa muito bem o tema do livro. A diagramação é muito boa, e a distinção da fonte para cada personagem facilita e poderia se tornar uma tendência. A escrita é bem envolvente, apesar de não ser muito detalhista.

??Meus pitacos: Eu gostei da leitura. Esperava mais cenas tristes, porém a autora tentou abordar o assunto de forma bem positiva e sem grandes traumas. É um livro sobre a descoberta da identidade de gênero e isso foi abordado de uma forma bem clara. Um livro voltado para adolescentes, mas pode ser lido por todos.

Já leram esse livro? Deixe seu comentário

Edi 29/09/2022

Um lindo e doloroso processo de autodescoberta
Adorei como a história de David e Leo são tão diferentes é tão parecidas na mesma proporção. Os dois adolescentes passam por muitos momentos de autoconhecimento e, com acontecimentos rotineiros, nos ensina muito sobre o respeito a diferenças. Trata de assuntos sérios como a transfobia, machismo, elitismo e ambientes familiares tóxicos de uma forma leve, mas não romantizada. Gostei bastante e consegui me envolver muito com os personagens.

Félix 30/06/2022

Incômodo
Peguei esse livro pois tinha na biblioteca, pensava que a autora fosse trans mas só de ler a gente já sabe que não. Sei que a intenção da autora foi boa mas caramba... Fiquei tão decepcionado com os erros de pronomes e o uso de nomes mortos, tem outras coisas bem chatinhas também, são raros os momentos legais do livro, como se jã não bastasse a representatividade escrita de forma imprudente. Deveria ter dado um nota ainda mais baixa mas acredito que em 2015 ainda não era realmente debatido sobre, ou talvez era mas as vozes trans eram apagadas (ainda é). Fico feliz de ter lido esse ano obras escritas por pessoas trans, nada melhor do que vivencias sendo contadas de formas responsáveis.

Andrezza 14/06/2022

Todos deveriam lê.
É o primeiro livro que tive o prazer de ler que oferece uma abordagem sobre a identidade de gênero, assim como a sexualidade e seus dilemas, que tem o poder de ser bastante esclarecedor pra quem tem dúvidas ou preconceitos contra a questão da transexualidade. A autora presenteia os leitores com um romance juvenil e contemporâneo escrito com sutileza, emoção e muito respeito.

Emilly 18/05/2022

O que é ser normal afinal?
Esse livro é gostoso de ler, a escrita é fluída e direta.
A única coisa que me incomodou foi o uso dos deadnames dos personagens durante muitas partes da história, sem contar nos pronomes errados de propósito pelos personagens. De resto é legal.

Mirella | @readingmirella 30/04/2022

desconfortável...
me senti completamente desconfortável com vários aspectos desse livro, a intenção da autora era bom, mas da para ver que ela é cis de cara. me incomodou demais a insistência do uso do deadname e como eles só conseguiam tratar a kate no feminino quando ela estava "montada". achei bacana como ela contou aos pais, mas de restante...não sei se é uma boa representação de pessoas trans, mas não é meu lugar de fala, então vale conversar com alguma pessoa trans antes de resolver ler ele (o que eu deveria ter feito ?)
Lou 19/12/2022minha estante
sou trans e TB fiquei bem desconfortável lendo...o livro é bom, mas tão raso

Eedeen 15/04/2022

"Feliz natal, Leo Denton"
Definitivamente NADA como eu imaginei. Me surpreendi tanto positivamente quanto negativamente. A história é INCRÍVEL mas tem certos detalhes que deixam a desejar, os detalhes sendo como a autora(cis) retrata pessoas trans. Não tô dizendo que ela é uma má aliada, mas no momento em que ela escreveu esse livro ela usou certos termos que me incomodou como pessoa trans. Mas tirando isso tá perfeito!!

ribeiro 11/04/2022

incrível!!
amei um certo plot que ele tem, e me surpreendeu do início ao fim, uma história muito boa (e levemente sofrida). chorei um pouco, mas meu coração agradece pelo Léo e pela Kate

Ana 26/03/2022

Jurei que eles eram um casal
O livro foca como a vida dos dois são bem diferentes uma da outra, tanto como classe social quanto com relação familiar.

Por conta do titulo, eu achei que era um livro de auto-ajuda ou de "estudo cientifico lgbt" ( ainda bem que não era) e a sinopse não fica atras do livro.

Eu jurei que era um livro onde eles iam ser um casal, mas analisando a historia, essa ideia ia precisar de muito mais desenvolvimento.

hellennkkj 19/03/2022

A arte de ser normal
sinceramente? esse livro é maravilhoso, eu simplesmente amei. eu estava achando que não iria conseguir me entreter com ele e foi totalmente diferente, li e aproveitei cada momento. o leo e o david(a kate), tem uma personalidade totalmente diferente uma da outra e mesmo com toda essa diferença eles são INCRÍVEIS juntos. assumo ter shippado eles em um certo momento, mas mesmo não tendo acontecido, eu gostei muito, é aquele tipo de leitura que você finaliza com o coração quentinho.