The Art of Being Normal

Lisa Williamson

Resenhas - A Arte de Ser Normal

Lilian 12/03/2024

Amizade
Li esse livro em 2019, quando eu estava na escola. Nele aprendi sobre o amor, a compreensão, o carinho, a amizade, o apoio. Acompanhar a construção dessa amizade (que em alguns momentos eu desejava que fossem um casal) é lindo, pensar que eles realmente tem um afeto genuíno pelo outro e se apoiam e constroem memórias torna tudo muito lindo. Ainda bem que são amigos e ainda bem que um encontrou o outro depois de viverem momentos tão difíceis em que chegaram a acreditar que nunca encontrariam alguém que os entendesse e os amasse por quem são.

Hopezito 26/02/2024

Hmm
Esse livro me ajudou a me auto descobrir como uma pessoa lgbt, mas o final... Fiquei tão puto com o final mds!
Os personagens são adolescentes, ent mt das vezes são imprudentes, irritantes e chatos. Mas acompanhar eles evoluindo foi algo mt bom pra mim na época.

Paulinha 10/12/2023

Fofinho
Não é um livro perfeito, mas é muito bom .
Os personagens são envolventes e você quer ler e saber o que vai acontecer e torce por eles o tempo todo.
É fofinho e até tira algumas lágrimas
Indico sim a leitura

___lorena___ 22/07/2023

Incrível!
Para começar, eu gostaria de deixar claro o quanto eu amei esse livro! Eu acredito que a intenção da Lisa ( autora ) é realmente mostrar para os seus leitores um ponto de vista das pessoas trans, como elas realmente se sentem por dentro...

Não estão confusas, não é apenas uma fase...

O livro mostra isso com clareza...

Uma história intensa, porém com uma leitura leve que nos faz ficar presos ao livro

Duas visões completamente diferentes de personagens diferentes, porém, que estão na mesma situação...

Eu recomendo o livro para todos! Porém principalmente para os adolescentes, acho que o conteúdo será muito amado por esta faixa etária.

Nowah 14/07/2023

Deprimente. Não entregou oq prometeu
A arte de ser normal fala sobre a vida de duas pessoas trans, o que é uma coisa muito importante para ser apresentada em um livro, ele mostra a vida de (esqueci o nome dela), que é uma menina trans que não se sente confortável com o seu corpo e tem medo de falar isso pra família com medo da rejeição, e sobre (tbm esqueci o nome dele), um garoto trans. Os dois na mesma escola começam a conversar, e depois disso  acontece várias coisas.

Mesmo ele sendo consideravelmente bom pela proposta da história, a representatividade é ruins, e isso faz ele deixar de ser bom.

Primeiro: estereótipos. Sim, é muito importante falar sobre a vivência trans e suas dificuldades, mas existe aquele esteriótipo de que "toda pessoa trans tem disforia com o corpo", "toda pessoa trans quer fazer a transição", "toda pessoa trans (binária) precisa se vestir de acordo com o gênero que se identifica para se sentir confortável", e é isso que é apresentado no livro, e é preciso entender que isso não é verdade, nem toda pessoa trans sente disforia ou quer fazer a transição, depende de pessoa para pessoa, não é uma regra.

Segunda e última coisa é: dizer que continua sendo aquele gênero dado ao nascer. Isso foi uma coisa que me deixou muito triste porque o livro tem uma proposta boa, mas isso foi o que mais destruiu ele. Me decepcionei legal a primeira vez que vi a menina trans dizer que era um menino, e o menino trans dizer que era uma menina, o fato da narração e os proprios personagens errarem os pronomes e usarem os deadnames também me deixou muito chateado.

Fiquei tão triste que quase parei de ler o livro.

Esse não é um livro que eu recomende para pessoas iniciantes, ou para ser usado como "estudo" para entender a comunidade trans, na verdade, eu não recomendo ele pra ninguém, mas se alguém for lê-lo deve ter o mínimo de conhecimento para entender todas essas problemáticas que o livro aborda para não sair espalhando coisa errada.

Nem todo o livro com representatividade vai ser bom!

Bruna2735 12/07/2023

Incrível, maravilhoso, lindo lindo lindo lindo....
Acho que já está bem óbvio que eu AMEI esse livro. A obra consegue nos contar sobre um assunto que é um grande tabu com uma grande fluidez... Já reli e pretendo fazer o mesmo novamente, mas nada será a mesma coisa de quando eu li pela primeira vez. Pareceu mágico, e a cada descoberta que eu fazia para entender o plost twist era uma nova animação.
Acontece que eu acabei me apegando muito a ele, aos personagens e lugares retradados... Fico triste sempre que me lembro que o final fora deixado "em branco", dando a entender que podem haver várias continuações diferentes para a vida de cada pessoa que é nos contada.
Este foi um dos primeiros livros que eu li que não contava sobre assuntos que já não era de meu interesse, como aqueles romances clichês que são super previsíveis (nada contra?).Eu comecei a ler livros " grandes" (sim, +300 páginas pra mim já é muita coisa), e a ter uma visão diferente sobre o rumo literário.
Recomendo MUITOO essa obra, e quero agradecer à Lisa Williamsan por criar um livro em que eu pude chorar, sorrir, amar e odiar tudo juntinho fazendo um mix perfeito de história?

Thairlayne 04/05/2023

Li esse livro numa madrugada, dizem que quando fazemos isso vemos com outros olhos, e é verdade, li esse livro a muito tempo, fui reler esses dias e achei tão bobinho, mas nunca vou esquecer do que eu senti naquela madrugada, foi como se eu me conectasse inteiramente com esse livro, como se ele se conectasse inteiramente comigo.
Eu chorei, ri, e chorei de novo. Chorei por ter acabado, chorei porque aquela sensação não voltaria.
É tão estranho achar esse livro sem graça hoje...
(Mas ele é bom!!)

Leiam esse livro numa madrugada.

Morais18 07/04/2023

Um vômito de arco-íris ?
Que coisa linda esse livroooo! Surpresa, Raiva, Medo, Angústia, Solidão, Amizade, Amor, Bebedeiras, Risadas, Reconforto, Acolhimento... Tudo isso muito bem dosado em uma trajetória suave e delicada de autodescobertas. Me surpreendeu muito positivamente!

Perfeito!

Thamis 31/03/2023

Gostei muito do livro
É surpreendente em muitas partes
Amei a amizade dos dois e o final também é muito fofo

Italo.Matheus 17/01/2023

O Freak show chamado "Transexualidade".
A história se passa alternando entre Leo Delton e David Piper. Isso torna a leitura muito mais interessante por nos colocar na posição dos dois protagonistas. A interação deles é bem limitada, mas pela visão dualizada do livro a gente pode ver as intenções de cada um dos personagens.

Entretanto esse não é o ponto mas relevante da história. Esse livro realmente superou minhas espectativas. Eu esperava bem pouco da história, algo bem clichê e repetitivo, mas o surpreendente desse livro é como ele detalha os sentimentos do protagonista, como uma pessoa trans, até pra pessoas cis-heteronormativas poderem simpatizar com as angústias de ser forçado a viver numa realidade cuja a qual o protagonista não se sente acolhido.

Já havia lido alguns livros com protagonistas trans e feito várias pesquisas sobre livros LGBTQIA+ com tema de Transexualidade, e o que mais me incomodava nesse nicho de leitura é como a maioria esmagadora de livros sobre pessoas trans é sobre a perspectivas de terceiro. Um exposição da vivência de uma pessoa trans como se fosse um painel de Freak Show. Um dos poucos livros que fala sobre a experiência de ser uma pessoa trans a partir dos olhos de um personagem trans, focando mais nas relações dos personagens do que na exposição da sexualidade do personagem.