A Arte de Ser Normal

A Arte de Ser Normal Lisa Williamson
Lisa Williamson

Resenhas - A Arte de Ser Normal

João 14/04/2017

Quando tinha oito anos,a professora de David Piper pediu aos seus alunos que escrevessem o que eles gostariam de ser quando fossem adultos. David escreveu que queria ser uma menina...
David agora tem catorze anos e vive o drama de não se encaixar no mundo em que vive.
Na escola ele sofre todo tipo de bullying e em casa seus pais não o compreendem.
Quando um novo garoto chega á escola de David,algo irá acontecer. Leo Denton é um garoto problemático que teve que mudar de escola. Quando ele se encontra com David o mundo dos dois irá colidir.
Tenho por hábito inserir nas minhas leituras todo tipo de leitura.
Como percebi que esse livro tratava do famigerado bullying meu interesse por ele foi imediato. É livro juvenil,com um tema diferente. Nunca tinha lido um livro sobre o assunto transgênero e o livro vai fundo nesse tema.
Já gostei da escrita da autora desde as primeiras páginas mas eu jamais esperava que iria ser surpreendido como fui. Quando algo surpreendente é revelado(quase na metade do livro)eu parei a leitura e hã?Como assim? Foi surpreendente mesmo..
Um livro excelente,que merece ser divulgado.
Marilda 15/04/2017minha estante
João, fiquei curiosa.. hummm.

Juliano.Oliveira 21/04/2017minha estante
Estava procurando um livro com esta temática. Já gostei só por sua resenha...

Euflauzino 04/05/2017minha estante
que loucura este livro caro João, taí... fiquei imensamente curioso. na verdade tudo o que venha de relacionamentos juvenis me interessam. ainda carrego comigo aquele desejo de mudar o mundo que me levou a lecionar durante muito tempo.

Andie 26/06/2021

Fofo demais!
Sendo um livro infantojuvenil, o autor é muito delicado e sensível na escolha de palavras que nos aprofundam no entendimento do protagonista como uma pessoa trans. É um livro que, ao final, te garante um bom nível de empatia para com a questão de gênero e sexualidade. Vale muito a pena ler!
ana 26/06/2021minha estante
aaaa vai ser minha próxima leitura!! amei seu comentário ???

Andie 26/06/2021minha estante
Ana, querida, leia! Não se arrependerá, te garanto. Após, volte aqui para que eu possa ler sua resenha.

Andrea 18/10/2020minha estante
Mavi, eu também li comentários do tipo e fiquei dividida entre gostar e achar problemático. Se bem que dá pra gostar e problematizar, mas eu não sou trans né, então talvez não seja o meu lugar de fala!? Acho que qualquer comentário vai soar como "passar pano" e não julgo.

Espero que tenhamos cada vez mais vozes na literatura e assim tenhamos mais pluralidade nas narrativas e histórias contadas.

Carol Pontes 26/01/2021minha estante
pensei que era só eu que tinha me sentido meio desconfortável em algumas partes, mas deixei pra lá pq sou cis e n queria tirar a falar de ngm mas ficou martelando na minha cabeça a leitura toda...

Mirella | @readingmirella 30/04/2022

desconfortável...
me senti completamente desconfortável com vários aspectos desse livro, a intenção da autora era bom, mas da para ver que ela é cis de cara. me incomodou demais a insistência do uso do deadname e como eles só conseguiam tratar a kate no feminino quando ela estava "montada". achei bacana como ela contou aos pais, mas de restante...não sei se é uma boa representação de pessoas trans, mas não é meu lugar de fala, então vale conversar com alguma pessoa trans antes de resolver ler ele (o que eu deveria ter feito ?)
Lou 19/12/2022minha estante
sou trans e TB fiquei bem desconfortável lendo...o livro é bom, mas tão raso

isabela 04/03/2022minha estante
principalmente que nem a própria kate usava os pronomes certos no pov dela, só no último pov do leo q tavam narrando e descrevendo ela como ela.

gabs 13/05/2021

muito bom, mas algumas coisas me incomodaram
Ok... Esse livro. Eu gostei bastante porque fala sobre a vivência de dois adolescentes trans. A Kate e o Leo. Os dois são personagens muito bem desenvolvidos tanto quanto a parte da descoberta quanto a aceitação, etc, então é um livro muito bom nesse quesito.

Agora vamos para as coisas que me incomodaram. No livro inteiro a Kate é tratada no masculino e com seu deadname. O deadname do Leo também aparece, o que eu não achei muito legal, porque se é um nome ?morto?, ele não precisa ser lembrado. O próprio Leo descreve que ao ver as imagens dele antes de fazer a transição, era como olhar pras fotos de uma garota morta, esquecida. Então eu achei bem ???? colocar o deadname dos dois no livro.

Não sei se esse fato foi pela inocência dos dois no assunto, até porque a Kate demonstra pouco conhecimento sobre ser trans e durante o livro faz várias pesquisas pra se conhecer melhor ou se foi por parte de ignorância da autora.

Uma coisa que eu gostei foi que o tratamento dos adolescentes como pessoas que quebram as regras, bebem, exploram suas sexualidades e seu próprio corpo, porque isso realmente acontece. Teoricamente é ilegal menores de idade beberem bebidas alcoólicas, mas todos sabemos que quase ninguém segue muito essas regras. Então pra mim, tratar os adolescentes não como extremamente puros foi uma coisa boa.

Eu adoro a relação da Kate e do Leo porque eles claramente não estão prontos pra um romance e cada um tem seus conflitos internos, o Leo com a transfobia e sua família, que mesmo o aceitando e o apoiando acaba sendo problemática porque ele se sente muito mal com tudo e a Kate em questão da aceitação dos pais porque ela não sabe o que vai acontecer quando ela se assumir.

O desenvolvimento da amizade deles é incrível e eu gostei muito da confiança que eles adquiriram com o tempo.

Só o que eu disse que me incomodou, o fato do deadname dos dois ser completamente exposto e principalmente o fato de começarem a tratar a Kate no feminino só quando ela começa a se vestir de um jeito mais feminino, mas como eu disse, não sei se foi parte da inocência dos personagens sobre o assunto e se a própria Kate se sentia preparada pra ter uma mudança tão grande ou se foi ignorância da autora mesmo.
turtleGraciosa 14/05/2021minha estante
Estou fazendo a minha segunda leitura do livro, e concordo com você sobre os pronomes da Kate. Acho que até a família se retratar a ela tudo bem, mas ela mesma se referia no masculino.

Eu tenho a teoria que a autora fez assim para não confundir o leitor que não conhece muito sobre o assunto. Mesmo assim adoro essa história.

Carlos Daniel 23/12/2018

No livro vir algo tão emocionante.
Terminei! Foi uma leitura onde lir 384 páginas muito rápido pela primeira vez! Amei o livro, entendi a historia muito bem, ainda me identifiquei com os dois personagens. O Leo e o David são personagens que são de personalidade totalmente diferente, mas os segredos que os dois tem faz os dois se sentirem que a alguém que entenda, mesmo o Leo sendo uma pessoa fechada ele acaba confiando no David e conta seus maiores segredos que nunca quis conta para ninguém. Eu amei essa leitura. ^_^
Hallef 23/12/2018minha estante
Intensidade na leitura é um bálsamo que todos leitores procura nos livros

Maris 11/12/2015

"A Arte de Ser Normal" - O livro perfeito para os dias atuais.
Um livro perfeito, apaixonante e de certa forma, ensina bastante ><
~~~~~ David Piper aos 8 anos, se depara com a pergunta "o que você quer ser quando crescer?" e escreve sua resposta foi fora do comum (para um menino de 8 anos). David disse: "Quero ser uma menina."
Aos 14 anos, sua família e seus colegas de escola certos de que ele é gay. Porém David, Essie e Felix (seus melhores amigos), sabem que essa não é a verdade. Piper tem toda a certeza de que ele não pertence à esse corpo e ele precisa dar um jeito nisso.
Leo Denton vive em Cloverdale com sua irmã gêmea Amber, sua irmã mais nova Tia e sua mãe.
Sua mãe tem problemas com bebidas, cigarros, não para em um emprego, sempre aparece com um cara diferente em casa e quase nunca eles têm o que comer. Depois de um incidente na escola, Denton é convidado a se retirar permanente do local e precisa de uma escola nova, de preferência distante dessa. Leo consegue uma bolsa no Colégio Parque Éden, um colégio conhecido e popular. Colégio onde David, Essie e Felix estudam.
Depois de seus caminhos se cruzarem com Léo defendendo David do valentão, uma nova amizade surge. Os segredos ficam cada vez mais difíceis de serem guardados e muitas emoções estão em jogo. ~~~

Hels 11/12/2015

QUEM QUER SER NORMAL, NO FIM DAS CONTAS?
Quando ouvi sobre esse livro pela primeira vez (no mesmo dia em que o ganhei, por acaso), eu tive certeza que o queria e o mais breve possível. É bem provável que se não tivesse ganhado em um sorteio, eu o teria comprado.

A história trás a temática em torno de transgêneros, algo que está tendo um foco maior aos poucos aqui e ali por parte da mídia, mas – para mim – não há maneira melhor de tentar explicar ou exemplificar o que isso significa do que através de histórias. Seja visualmente ou por escrito, abordar esse tema é importante para que abra nossas mentes para o diferente e não o julgar como “não normal”. Não existe pessoas normais, afinal de contas... Essa é a grande realidade.

Começamos o livro com a narração de David Piper explicando o que ele quer ser quando crescer (uma menina), seguindo para uma apresentação de sua festa de aniversário um tanto deprimente. Aos catorze anos, ele está certo do que quer ser, já fez diversas pesquisas sobre tudo sobre o assunto e sobre como se sente. Mas, e é bem claro, que isso ainda é um segredo, seus pais e irmã mais nova não tem a menor ideia. Bem... Eles pensam que David é gay, pura e simplesmente, não imaginam que a situação é bem mais a fundo.

Outro narrador do livro é Leo Denton, um garoto de quinze anos que – à primeira vista – tem alguns problemas pessoais e familiares, além de uma raiva excessiva. É de família pobre, tem uma irmã gêmea e uma mais nova, e a mãe (no seu ponto de vista) não passa da mulher que fez seu pai ir embora – mesmo que a realidade dessa história nunca tenha vindo a tona antes.

Ambos são extremamente diferentes, mas incrivelmente semelhantes ao mesmo tempo. Eles tem uma amizade recém formada, que tende a crescer ao longo do enredo, que os fará aguentar diferentes situações. No início, imaginei que o foco seria mais em David e em como sua vida mudaria quando ele revelasse seu desejo. Mesmo que houvesse Leo narrando as coisas em sua perspectiva, não achei que havia tanto nele quanto fui descobrindo ao ler. Estava, então, redondamente enganada. Se tivesse que escolher qual a história que mais tem base e consistência, a que mais nos ensina lições, essa seria a de Leo. Não menosprezando o David, afinal os dois mudaram a vida um do outro, portanto são peças importantes para o que cada um realiza.

A identidade de gênero não é o único tema aqui abordado, apesar de ser o maior foco e causador das algumas coisas que acontecem ao longo da história; mas vemos também menções ao bullying e complicações familiares, como abandono e uma mãe solteira, o que torna toda a situação mais realista e palpável.

O mínimo que posso dizer sobre como me sinto sobre esse livro é: arrepiada. Foi assim que fiquei quando cheguei às páginas finais. Apesar de ter ficado um pouco com gosto de “quero mais”, o final ficou digno. Digo isso pois qualquer coisa que fosse adicionado além daquilo ficaria um pouco cansativo e não deixaria o leitor com a sensação boa de “dever cumprido”, como se tudo o que os personagens passaram fosse sua responsabilidade.

Devo dizer que, em termos de escrita, Williamson me impressionou. A riqueza de pequenos detalhes na narrativa de cada personagem foi o que os fez bastante opostos e, ainda assim, com brechas para a realização da amizade deles. As palavras escolhidas para certos diálogos também foram essenciais para a compreensão de como é a realidade daqueles que tem uma vida como a de David ou de Leo.

Adoraria comentar mais sobre o enredo, mas acho que esse é um “must read”, uma leitura necessária, calma e gostosa. Além de muitas coisas que acontecem são spoilers em potencial. Então, acho que vocês terão que ler para entender mais do porque estou extasiada!

site: http://www.theblueblog.co.vu/2015/12/resenha-arte-de-ser-normal.html

Rafaela Rezende 22/01/2016

Realmente incrível
Minha primeira cortesia do Skoob é um livro maravilhoso. Sério. Com um tema polêmico, essa é uma história que faz você torcer pelos personagens. Com situações reais, os verdadeiros desafios de ser nascer com um sexo e saber que não se encaixa nele. Um livro tão doce, real, trágico e apaixonante. Fiquei totalmente apaixonada pelo David e Leo, e todos os outros, com exceções, claro. Recomendo muito, para qualquer pessoa que tenha capacidade de entender as diferenças de cada pessoa, no caso, a diversidade sexual.

Barb 01/09/2016

Uma das mais empolgantes leituras que já fiz
O livro aborda um tema que poucos escritores se atrevem a abordar: a transexualidade na adolescência. Lisa Williamson além de ser uma fofa que responde a todos no Twitter também conseguiu passar a angústia e o medo de ser um adolescente transexual, entretanto mostrou também a satisfação de ser verdadeiro à si mesmo, quando Kate finalmente sai de sua concha (A concha de viver dentro de um corpo que não representa sua alma de menina) e sente-se finalmente como a mulher que ela é, passa o alívio que é contar aos seus pais e se sentir livre, que, mesmo não sendo uma realidade comum, deve ser o melhor de todos os sentimentos. O livro não para por aí! Mostra também o ponto de vista de alguém que já passou por parte da transição e já se nomeia por 'Leo' àqueles que conhece, com Leo nós sentimos o medo de sofrer chacota e bullying por aqueles cujo pensamento ainda não saiu do século 16, ele nos mostra a dificuldade de se apaixonar e ainda manter o segredo de ser quem realmente é. Juntos, Leo e Kate nos mostram o poder da amizade, e de ter alguém que te entenda e em quem você possa confiar, e os obstáculos que, sozinhos, não teriam conseguido ultrapassar, mas juntos, não há barreiras que os parem.

Lilian 12/03/2024

Amizade
Li esse livro em 2019, quando eu estava na escola. Nele aprendi sobre o amor, a compreensão, o carinho, a amizade, o apoio. Acompanhar a construção dessa amizade (que em alguns momentos eu desejava que fossem um casal) é lindo, pensar que eles realmente tem um afeto genuíno pelo outro e se apoiam e constroem memórias torna tudo muito lindo. Ainda bem que são amigos e ainda bem que um encontrou o outro depois de viverem momentos tão difíceis em que chegaram a acreditar que nunca encontrariam alguém que os entendesse e os amasse por quem são.

L F Alencar 09/04/2017

"O que você quer ser quando crescer?"
"O que você quer ser quando crescer?" Essa é uma pergunta na qual todos nós nos deparamos na infância e, praticamente, temos a reposta na ponta dá língua: policial, advogado, médica, ator, atriz, jogador de futebol. Mas David Piper, ao ser questionado com essa mesma pergunta, aos 8 anos, queria uma mais complexa que isso: ele queria ser uma menina quando crescesse. Em "A Arte de Ser Normal" acompanhamos a história de David Piper, uma menina que nasceu no corpo de um menino. Aos 14 anos ele ainda mantém esse segredo da família, somente seus dois melhores amigos (Essie e Felix) sabem da verdade. Paralelo a isso temos a história de Leo Denton, um menino que foi transferido para a mesma escola do David. Já em sua primeira semana de aula, Leo dá um soco em um menino que estava fazendo bullying com David. Após esse incidente, e sua ficha da escola anterior, Leo fica em observação: se ele cometer só mais um pequeno delito, ele será expulso da escola. Contada pelos pontos de vistas de David e Leo, "A Arte de Ser Normal" nos trás uma visão sobre as dificuldades e desafios que transgêneros enfrentam. Com uma abordagem simples, descontraída e bastante apaixonante, Lisa Williamson consegue trazer um assunto que está cada vez mais tomando a devida atenção da sociedade em geral.

Sil 21/10/2017

Já fazia um bom tempo que eu gostaria de ler um livro com a temática lgbt, porém eu não queria o comum que é um casal homossexual. E após começar a ler e entender sobre transsexualidade eu acabei ficando muito curiosa se tem algum livro que aborda o assunto, até que Alisson me indicou A Arte de Ser Normal em 2016 e eu agora tive a chance de ler. E nossa... ♥

No livro acompanhamos dois personagens: David e Leo. DAVID é um garoto de 13 anos que sonha em ser uma garota. Simplesmente isso. Ele tem muito medo de contar isso aos seus pais e quem sabe seu segredo são seus melhores amigos — Essie e Felix (que são um casal). Eu simplesmente amei David. Apesar de seu sofrimento por ter que ser algo que ele não é de verdade ele ainda consegue fazer com que o leitor o ame por ele ser quem ele é. Eu sofri ao pensar que muitos adolescentes, e até mesmo adultos, vivem da mesma forma que ele vive e lhes faltam a coragem para ser quem é de verdade, seja por medo da reação da família ou da sociedade. LEO é o garoto novo na escola de "gente rica". Ele tem um segredo sobre seu passado que talvez alguns leitores consigam adivinhar antes da revelação e outros, como eu, fiquem apenas especulando o que pode ser. Ele é um pouco mais enigmático e até certo ponto para mim foi difícil realmente gostar dele; mas ao longo do livro ele conquista a simpatia do leitor.

Eu sou uma pessoa bastante curiosa quando o assunto se trata sobre lgbt, mesmo eu não sendo uma pessoa lgbt. Conheço poucas pessoas que são e nunca tive a oportunidade, eu acho, de conhecer um homem ou mulher trans e que essa pessoa fosse meu amigo e/ou amiga o suficiente para dividir comigo sua história e tudo mais; então eu me senti bastante próxima ao personagem e com as coisas que ele compartilhava com o leitor e realmente me senti amiga de David. Eu acho que se ele fosse alguém real próximo a mim eu acabaria não apenas sofrendo junto com ele, mas também eu apoiaria muito se houvesse período de transição e principalmente no apoio para contar a familia. Sério, gente, David é muito ♥.

O livro não trata do assunto de uma forma triste, muito pelo contrário. Claro que tem uns momentos mais sérios e tristes, mas o tempo todo ele é bem divertido e acredito que para quem tem pouca familiaridade com assunto até estranhe o quanto as pessoas trans são tão comuns pois parece que algumas pessoas simplesmente ignoram que um trans é acima de qualquer coisa um ser humano. Enfim, A Arte de Ser Normal é uma leitura muito gostosa então qualquer fã de young adult com certeza vai gostar do livro.

site: https://mementomoriporkzmiro.blogspot.com.br/2017/01/resenha-arte-de-ser-normal.html#more