Susan Sontag

Susan Sontag Jonathan Cott

Resenhas - Susan Sontag: Entrevista completa para a revista Rolling Stone

gablues 02/02/2024

Já havia um tempo que eu vinha me perguntando sobre por onde começar a ler Sontag. por ter uma obra muito plural, é fácil de se achar perdido ao encará-la pela primeira vez. Decidi, então, começar por suas entrevistas à Rolling Stone, buscando, assim, uma maneira talvez mais leve e informal de conhecer a autora.
aqui a gente se depara com uma Sontag muito experiente, já tendo publicado alguns dos seus maiores clássicos, ela expõe sua opinião sobre diversos temas na arte, fala sobre seu processo de escrita ? em especial no "a doença como metáfora", tudo isso com uma profundidade muito séria e, ao mesmo tempo, descontraída.
por fim, acho uma ótima leitura para quem, assim como eu, se sente meio perdido diante da vastidão que Sontag é. Independentemente do tema, ela sempre consegue trazer à luz as partes menos óbvias e escancará-las com uma maestria encantadora. Vejo essas entrevistas não só como uma forma de conhecer suas obras e o modo que Sontag se expressa, mas também como uma maneira de a descobrir como pessoa. Ler esse livro foi como bater um papo com um amigo que não via há tempos; uma mistura de familiaridade e estranheza.

Juliana Ascoli 11/01/2024

Perfeição
Que entrevista! A inteligência da entrevistada e do entrevistador arrebatam! Muitas referências literárias e cinematográficas, então tenha papel e caneta do lado. Só foi triste ver o preço de alguns livros mencionados pela Susan hoje em dia. Uma pena, porque quero ler todos!

pitypooralfie 14/12/2023

?Ser inteligente, para mim, não é como fazer algo ?melhor?. É minha única forma de existir. [...] Eu sei que tenho medo da passividade (e da dependência). Alguma coisa faz eu me sentir ativa (autônoma) quando uso a mente. Isso é bom.?

"Claramente, para Sontag, amar, desejar e pensar eram, em sua raiz, atividades de essência comparável."

"Não há possibilidade de uma cultura verdadeira sem altruísmo"

"?Não darei nenhuma entrevista até soar tão clara + confiável + direta quanto Lillian Hellman na Paris Review?."

"?Sinto-me fisgada pela conversa como diálogo criativo?, observou ela em seus diários, e acrescentou: ?Para mim, é meu principal meio de salvação?."

"Se os livros desaparecerem, desaparecerá a história e também os seres humanos."

"Os livros não são apenas a soma arbitrária de nossos sonhos e memórias. Eles também nos dão o modelo da autotranscendência."

"Alguns pensam que a leitura é apenas uma forma de escapismo: uma fuga do mundo ?real? cotidiano para um mundo imaginário, o mundo dos livros. Mas os livros são muito mais. São um modo de sermos plenamente humanos."

"Pensar é uma das coisas que faço. Se eu fosse a única sobrevivente de um acidente de avião, provavelmente teria me interessado pela história da aviação."

"Se a gente não pensa nas coisas, acaba sendo veículo dos clichês do momento, mesmo dos mais inteligentes."

" Olha, o que quero é estar presente por inteiro na minha vida ? ser quem você é de verdade, contemporânea de si mesma na sua vida, dando plena atenção ao mundo, que inclui você."

"Escrever não costuma ser agradável para mim. De modo geral, é muito cansativo e entediante, porque passo por muitos rascunhos quando escrevo."

"não gosto de culpar os outros porque é muito mais fácil mudar nós mesmos do que mudar os outros."

"Ler é minha diversão, minha distração, meu consolo, meu pequeno suicídio."

"Kafka disse: nunca há solidão que baste para escrever, e ele estava certo."

Quero ser a Susan Sontag quando eu crescer.

brenobebeto 06/11/2023

Um começo
Fiz uma resenha sobre o livro no meu Podcast, Teimosia Literária: https://anchor.fm/brenobebeto/episodes/Susan-Sontag--entrevista-completa-para-a-revista-Rolling-Stone-e2bh71j

Espero que gostem!

Ana:) 28/10/2023

Esplêndido. vou precisar reler de novo em algum dia pra conseguir absorver tudo
Susan é inteligente demais, muito fascinante o jeito que ela responde aos questionamentos

Antonio338 23/09/2023

Li esse no kindle e foi uma experiência absurdamente incrível. sontag era uma pessoa intrigante, profunda e muito, mas muito inteligente. com certeza uma nova admiração minha: quero ter essa mesma destreza de discurso, direcionamento da fala e repertório de mundo e vida. não sei se é uma boa introdução à obra dela, mas virou um dos meus favoritos.

Kiara | @livrosdakiara 19/06/2023

Uma boa entrevista
Mulher super inteligente, e gostei da forma que ela se expressa, mas de o ser sincera e dizer que não entendi tudo sobre o que ela falou! ?

Elaine A. de 27/02/2023

Mulher fascinante. Entrevista de alto nível, com muitas referências literárias e cinematográficas, que instigou minha curiosidade a conhecer mais sobre ela e suas obras.

Anielson0 30/01/2023

Ler é meu pequeno suicídio
A entrevista contida neste livro dá uma boa dimensão da obra e pensamento de Susan Sontag, mas de uma forma despojada, e é muito interessante uma intelectual conseguir falar de movimento punk, sadomasoquismo, Vietnã, Schonberg até a Ilíada. Sontag foi uma das últimas polímatas que o mundo conheceu.

Rafael 10/11/2022

Quando termino de ler uma autora brasileira que gosto muito, a primeira coisa que faço é pesquisar entrevistas, vídeos da escritora falando mais dela, da obra. Coisa que é um pouco difícil quando falamos de escritores de fora né, afinal ainda não sou fluente em outras linguas. Vez ou outra encontro um documentário, ai é sorte grande quando isso acontece. Mas voltando, geralmente o que percebo das entrevistas é que as perguntas costumam ser bem basicas, bem simples.. quase como se o entrevistador não conhecesse nada da pessoa e da obra, o que acaba sendo triste, pois parece que a pessoa entrevistada já sabe o que vai falar, e quem ta assistindo já sabe o que vem a seguir depois da pergunta, e já sabe as perguntas... Ou seja, uma série de entrevistas iguais. Nesse livro, o entrevistador conhece bem os livros dela, os filmes, as viagens, os projetos e as referências da autora. É outro nível a conversa deles, se eu estivesse ali provavelmente eu seria a pessoa que estaria só balançando a cabeça concordando(ao mesmo tempo maravilhado).
Durante a leitura você sente que a Sontag leu, escreveu e fez um pouco de tudo, claro que tem assuntos que ela não sabe muito e até fala no livro. Só que nunca vi tantas referências em um livro tão pequeno e com tanta fluidez numa conversa. Eu definitivamente quero ser que nem ela quando crescer kkkk.(preciso nem dizer que sai riscando/marcando quase o livro todo kkk "só as partes importante")
Confesso que teve alguns momentos que não tava entendendo o que eles estavam falando e senti muita falta de não ter lido as outras obras dela. Então, ao passo que pode ser uma boa pedida para quem quer conhecer a obra dela, pode ser uma pedida melhor ainda pra quem já leu outros livros dela e você não fica de fora. Ela tbm é bem clara no que fala então mesmo não lendo, acho que dá bom tbm kkk Enfim, recomendo demaiss, principalmente pra quem ja leu outros livros dela, e pra terminar um trecho falando sobre a leitura:
"Ler é minha diversão, minha distração, meu consolo, meu pequeno. Quando não consigo suportar o mundo, me enrosco em um livro , e é como se uma nave espacial me afastasse de tudo."
Alguns ensaios e obras pra você que ta lendo essa resenha e pensa em ler o livro conhecendo algumas referencias:
Ensaios e o livro que faz parte
Contra interpretação - Contra interpretação
Doença como metafora
I, Etcetera (contos)

Tem os filmes tbm
@willamsrodrig 13/11/2022minha estante
?????? me mata de orgulho

anavitoria 26/07/2022

é bom, mas não acho que seja uma boa porta de entrada pra conhecer a susan sontag. se torna chato e enfadonho pra quem não tem nenhuma referência sobre as obras dela. acho que ter uma noção prévia de alguns assuntos e livros citados - tanto dela quanto de outros autores - proporciona uma leitura mais fluída, sem isso é só um monte de informação confusa jogada em cima do leitor.

Bel 23/07/2022

Não entrei no livro
Me indicaram esse livro como porta de entrada para Susan Sontag, mas não me pareceu ideal. O livro é uma mistura de ideias aleatórias que, sem conhecimento prévio do pensamento e vida de Susan, acabam muito confusas e cansativas.
Algumas ideias são muito interessantes e me parecem render assunto para boas discussões, mas o tom que ela usa ao responder as questões me parece, de certa forma, arrogante, menosprezando ideias divergentes das dela, mesmo que saiba que precisam existir.
Pretendo dar outra chance para esse livro mais para frente.

odesse 09/06/2022

?Para mim, a coisa mais terrível seria sentir que concordo com as coisas que já disse e escrevi- isso me tornaria ainda mais desconfortável, pois significaria que parei de pensar? Susan Sontag, que mulher genial. extraordinária! essa leitura foi um deleite.

Luciana 06/03/2022

Simplesmente maravilhosa essa entrevista, mais profunda e reflexiva que muitos livros que já li! Sontag foi uma pessoa que realmente se propôs pensar sobre si, a sociedade e a vida.

Karen 10/12/2021

Reflexões
Pra quem adora uma boa conversa, com muitas reflexões, exemplos e citações de toda natureza, o livre é um deleite.
Começa meio morno. Insista, siga em frente. Valerá a pena.
"Nenhuma das mulheres inteligentes ou independentes, ou ativas, ou apaixonadas que conheço não quiseram ser garotos quando criança.".