Susan Sontag

Susan Sontag Jonathan Cott

Resenhas - Susan Sontag: Entrevista completa para a revista Rolling Stone

gabriela 07/04/2021

QUE MULHER SURREAL
Eu já sabia que iria gostar desse livro, primeiro porque é um trabalho jornalístico de um exemplar profissional, e segundo porque já sabia antes mesmo de ler qualquer coisa que essa mulher escreveu, que eu amaria ela.
Recomendo que antes de se aventurarem nos ensaios ou contos de Susan, leiam essa entrevista. Além de ser um bate-papo brilhantíssimo entre duas pessoas mega inteligentes, também te dá uma boa introdução à vida de Sontag, e uma degustação da essência de seus pensamentos.
Só para você ficarem chocados comigo, ela começou a ler livros aos três anos de idade, e o primeiro livro que a emocionou foi APENAS, Os miseráveis, de Victor Hugo. Além de ser brilhante, você sente essa capacidade surreal de Susan de transcender todos os seus próprios pensamentos e fantasias, e ainda por cima consegue ela mesma julgá-los e moldar da forma em que ela acredita estar certo no momento.
A entrevista está REPLETA de referências e frases de monstros da litetatura, e cheio de interpretações e sugestões de uma mulher inspiradora, humana e com a capacidade de desnudar à outros humanos.
Eu nem sei mais o que te dizer e convencer de ler essa obra-prima, mas posso garantir que, mesmo se você não concordar com nada do que ela disser, você vai se sentir privilegiado por tê-la conhecido.
(O jornalista responsável por essa entrevista, e depois por publicá-la é um gênio também, dá pra captar a essência gentil e sagaz dele, um exemplo dentro do jornalismo, e mais um nome para entrar dentro da lista de admirações).

Carme 31/12/2020

Uma mulher incrível
"Para mim, a coisa mais terrível seria sentir que concordo com as coisas que já disse e escrevi ? isso me tornaria ainda mais desconfortável, pois significaria que parei de pensar."

brenobebeto 06/11/2023

Um começo
Fiz uma resenha sobre o livro no meu Podcast, Teimosia Literária: https://anchor.fm/brenobebeto/episodes/Susan-Sontag--entrevista-completa-para-a-revista-Rolling-Stone-e2bh71j

Espero que gostem!

anavitoria 26/07/2022

é bom, mas não acho que seja uma boa porta de entrada pra conhecer a susan sontag. se torna chato e enfadonho pra quem não tem nenhuma referência sobre as obras dela. acho que ter uma noção prévia de alguns assuntos e livros citados - tanto dela quanto de outros autores - proporciona uma leitura mais fluída, sem isso é só um monte de informação confusa jogada em cima do leitor.

Maíra 08/12/2021

Entrevista SENSACIONAL
SUSAN SONTAG foi escritora, cineasta, crítica de arte e ativista dos direitos humanos dos Estados Unidos.
Esse livro é maravilhoso, a entrevista aborda diversos temas importantes tornando uma leitura prazerosa que me prendeu do início ao fim.

Bel 23/07/2022

Não entrei no livro
Me indicaram esse livro como porta de entrada para Susan Sontag, mas não me pareceu ideal. O livro é uma mistura de ideias aleatórias que, sem conhecimento prévio do pensamento e vida de Susan, acabam muito confusas e cansativas.
Algumas ideias são muito interessantes e me parecem render assunto para boas discussões, mas o tom que ela usa ao responder as questões me parece, de certa forma, arrogante, menosprezando ideias divergentes das dela, mesmo que saiba que precisam existir.
Pretendo dar outra chance para esse livro mais para frente.

Raul 24/01/2021

Pensei em conhecer Sontag através desse livro, que por conta de ser uma entrevista, acreditava que seria uma leitura tranquila e fluida. Me enganei. Não creio que haja uma forma simples de entender Sontag. E acho que esse é um livro perfeito pra entender a sua genialidade.

Entenda que esse livro é uma entrevista concedida ao colaborador da revista Rolling Stone, Jonathan Cott. Portando são argumentos pensados e logo FALADOS. É uma argumentação oral, na hora. Por isso, é impressionante a construção lógica dela, toda a aura de sabedoria que ela passa em todas as respostas. Mesmo que sejam temas talvez já exaustivamente pensados e repensados por ela, é surpreendente sua capacidade de comunicação e argumentação.

As respostas de Sontag são afiadas, completas. Demandam tempo pra digerir. Precisava parar e ruminar aquilo, e ir encaixando as peças pra entender seu raciocínio. São respostas com uma aura de grande complexidade, que mesmo que eu discorde vez ou outra do seu ponto de vista, me deixou com a sensação de que era errado discordar dela. É estranho.

Sem dúvidas é uma boa porta de entrada pra entender Sontag, um livro curto mas de forma alguma raso, ou supérfluo. Muito pelo contrário. Jonathan Cott é incrível na formulação das perguntas e condução da entrevista. Gostei demais! Recomendo.
Estela 24/01/2021minha estante
Tô com muita vontade de conhecer também

Tati 11/09/2017

Como dizem os jovens: que hino!

Ler Susan Sontag em qualquer formato é sempre um prazer, com essa entrevista não foi diferente. Diversos assuntos são tratados: o câncer e os livros que foram escritos sobre a experiência de ficar doente, a visão de literatura, feminismo, o que ela acha de 'escrita feminina', como ela sentiu a vida acadêmica e a maternidade, ser criança, ser adulta, tantas e tantas coisas mais. Quem já leu os diários e os livros de ensaios mais importantes já está familiarizada com esses temas mas Susan é aquele tipo de escritora que nunca cansa, é sempre bom ler e reafirmar algumas coisas.

Uma coisa que notei lendo essa entrevista é que ela tem uma coisa que eu admiro muito e que sempre me faz colocar o escritor ou escritora na categoria de favorita: a capacidade que ela tem de despertar minha curiosidade para qualquer assunto. Tudo que ela fala dá vontade de ler, ver, conhecer também. Muito provavelmente porque ela também se coloca nessa posição de eterna curiosa, dá vontade de seguir o rastro.
Day 06/11/2017minha estante
Me deixou com mais vontade de ler algo da Susan!

Elaine A. de 27/02/2023

Mulher fascinante. Entrevista de alto nível, com muitas referências literárias e cinematográficas, que instigou minha curiosidade a conhecer mais sobre ela e suas obras.

Cássia 17/03/2021

Apenas a superfície
O meu objetivo com esse livro era conhecer a figura da Sontag, nesse sentido o livro funcionou muito bem. A mulher é fascinante, em todos os aspectos imagináveis, sem dúvidas uma das personalidades mais complexas que ja conheci. Porém, tive muita dificuldade de me conectar com o livro, eu sei que é uma entrevista e que essa não é a intenção, mas, cara, a impressão que eu tive ao ler esse livro foi de que li muita coisa legal, mas nada com muita profundidade. Alguns temas abordados só são compreendidos pra quem já conhece algumas obras da autora e outros temas fogem muito do cotidiano comum, então a gente acaba lendo meio que sem pegar as referências.
Mas, gostei, quero conhecer melhor a susan e sua obra. Depois retomo esse livrinho lançando um olhar mais abrangente sobre ele.

pitypooralfie 14/12/2023

?Ser inteligente, para mim, não é como fazer algo ?melhor?. É minha única forma de existir. [...] Eu sei que tenho medo da passividade (e da dependência). Alguma coisa faz eu me sentir ativa (autônoma) quando uso a mente. Isso é bom.?

"Claramente, para Sontag, amar, desejar e pensar eram, em sua raiz, atividades de essência comparável."

"Não há possibilidade de uma cultura verdadeira sem altruísmo"

"?Não darei nenhuma entrevista até soar tão clara + confiável + direta quanto Lillian Hellman na Paris Review?."

"?Sinto-me fisgada pela conversa como diálogo criativo?, observou ela em seus diários, e acrescentou: ?Para mim, é meu principal meio de salvação?."

"Se os livros desaparecerem, desaparecerá a história e também os seres humanos."

"Os livros não são apenas a soma arbitrária de nossos sonhos e memórias. Eles também nos dão o modelo da autotranscendência."

"Alguns pensam que a leitura é apenas uma forma de escapismo: uma fuga do mundo ?real? cotidiano para um mundo imaginário, o mundo dos livros. Mas os livros são muito mais. São um modo de sermos plenamente humanos."

"Pensar é uma das coisas que faço. Se eu fosse a única sobrevivente de um acidente de avião, provavelmente teria me interessado pela história da aviação."

"Se a gente não pensa nas coisas, acaba sendo veículo dos clichês do momento, mesmo dos mais inteligentes."

" Olha, o que quero é estar presente por inteiro na minha vida ? ser quem você é de verdade, contemporânea de si mesma na sua vida, dando plena atenção ao mundo, que inclui você."

"Escrever não costuma ser agradável para mim. De modo geral, é muito cansativo e entediante, porque passo por muitos rascunhos quando escrevo."

"não gosto de culpar os outros porque é muito mais fácil mudar nós mesmos do que mudar os outros."

"Ler é minha diversão, minha distração, meu consolo, meu pequeno suicídio."

"Kafka disse: nunca há solidão que baste para escrever, e ele estava certo."

Quero ser a Susan Sontag quando eu crescer.

Rafael 10/11/2022

Quando termino de ler uma autora brasileira que gosto muito, a primeira coisa que faço é pesquisar entrevistas, vídeos da escritora falando mais dela, da obra. Coisa que é um pouco difícil quando falamos de escritores de fora né, afinal ainda não sou fluente em outras linguas. Vez ou outra encontro um documentário, ai é sorte grande quando isso acontece. Mas voltando, geralmente o que percebo das entrevistas é que as perguntas costumam ser bem basicas, bem simples.. quase como se o entrevistador não conhecesse nada da pessoa e da obra, o que acaba sendo triste, pois parece que a pessoa entrevistada já sabe o que vai falar, e quem ta assistindo já sabe o que vem a seguir depois da pergunta, e já sabe as perguntas... Ou seja, uma série de entrevistas iguais. Nesse livro, o entrevistador conhece bem os livros dela, os filmes, as viagens, os projetos e as referências da autora. É outro nível a conversa deles, se eu estivesse ali provavelmente eu seria a pessoa que estaria só balançando a cabeça concordando(ao mesmo tempo maravilhado).
Durante a leitura você sente que a Sontag leu, escreveu e fez um pouco de tudo, claro que tem assuntos que ela não sabe muito e até fala no livro. Só que nunca vi tantas referências em um livro tão pequeno e com tanta fluidez numa conversa. Eu definitivamente quero ser que nem ela quando crescer kkkk.(preciso nem dizer que sai riscando/marcando quase o livro todo kkk "só as partes importante")
Confesso que teve alguns momentos que não tava entendendo o que eles estavam falando e senti muita falta de não ter lido as outras obras dela. Então, ao passo que pode ser uma boa pedida para quem quer conhecer a obra dela, pode ser uma pedida melhor ainda pra quem já leu outros livros dela e você não fica de fora. Ela tbm é bem clara no que fala então mesmo não lendo, acho que dá bom tbm kkk Enfim, recomendo demaiss, principalmente pra quem ja leu outros livros dela, e pra terminar um trecho falando sobre a leitura:
"Ler é minha diversão, minha distração, meu consolo, meu pequeno. Quando não consigo suportar o mundo, me enrosco em um livro , e é como se uma nave espacial me afastasse de tudo."
Alguns ensaios e obras pra você que ta lendo essa resenha e pensa em ler o livro conhecendo algumas referencias:
Ensaios e o livro que faz parte
Contra interpretação - Contra interpretação
Doença como metafora
I, Etcetera (contos)

Tem os filmes tbm
@willamsrodrig 13/11/2022minha estante
?????? me mata de orgulho

Yasmin.Ghiotto 18/08/2021

Susan Sontag é sem dúvidas uma mulher incrível! Fiquei impressionada em como ela era cabeça aberta, como estava disposta a mudanças, como tinha certeza de que mudar era algo natural da vida.
No meio pro final a entrevista contou com muitas referências que eu não entendia, o que atrapalhou a leitura, mas por minha culpa mesmo, por não entender sobre aquelas referências.
Um diferente tipo de leitura, que me fez pensar muito em várias questões.

Arthur.Langhanz 08/04/2021

A fascinante mente de Susan Sontag
Pra mim é incrível a quantidade de ideias e pensamentos e teorias que Susan Sontag carrega como barragem. De uma mulher que possui uma biblioteca com mais de 8.000 livros, é o mínimo que se espera.
É fácil se fascinar com todas as respostas e contra-argumentos que Sontag dá aos questionamentos do entrevistador; cada página foi uma nova reflexão imposta na minha cabeça.
Esse livro é uma leitura importantíssima, acredito que é uma jornada extremamente agregadora e ávida que nós deixa com um repertório ainda maior e melhor.

Ana:) 28/10/2023

Esplêndido. vou precisar reler de novo em algum dia pra conseguir absorver tudo
Susan é inteligente demais, muito fascinante o jeito que ela responde aos questionamentos