O Manuscrito Chris Pavone

Resenhas - O Manuscrito

Alisson 22/09/2017

???
Eu fico pensando como deve ter sido dificil pro escritor escrever esse livro. Eu, como leitor, fiquei perdidinho da Silva, imagina o autor. Eu até gosto de livros com flashbacks, mas não esse. De jeito nenhum. São clímax sendo inutilizados por causa de viagens demasiadamente descritivas ao passado. Por mais que o autor tenha encaixado tudo direitinho no final, fiquei sem perceber o fator surpresa, o momento "tchan", a hora mais esperada. É um livro que termina como começa: prolixo e superficial.
As poucas coisas interessantes do livro são as peculiaridades do mundo editorial. As maratonas de leitura e a competição entre edições para encontrar AQUELE best-seller até gera uma certa curiosidade, mas quando se engata nessa ótica, muda cenário, muda personagens e muda o tempo. Os personagens não são cativantes. Aliás, são muitos personagens para um livro de pouco mais de 300 páginas. É uma investigação policial sem ação. É um livro descritivo que descreve tudo menos o essencial. É um livro que não te apresenta os fatos com clareza, mas que deduzimos facilmente que será tudo explicado no final. O manuscrito O Acidente é tão confuso quanto o próprio livro do Chris Pavone. Por várias vezes senti vontade de dizer pra minha esposa: "Socorro!". E me sinto um vitorioso por ter lido o livro até o final.
Juni0r.franca 04/12/2017minha estante
Descreveu perfeitamente o livro.

Yasmin200 14/01/2022

No começo foi um pouco difícil de entender com a entrada dos personagens em cada capítulo mas aos poucos foi ficando mais esclarecido quem era cada personagem. Achei um livro muito interessante, e que me surpreendeu muito ao longo dos capítulos, me deixando mais curiosa sobre o que iria acontecer com os personagens e qual seria o fim do manuscrito.
Confesso que esperei um pouco mais desse final mas que também foi muito bom.

Carla Patrícia 02/09/2020

O Manuscrito
A história do livro é boa, o autor consegue sustentá-la, porém em determinado momento o suspense se perde em meio aos flashbacks e às trocas de personagens, exigindo uma atenção maior pra compreensão da leitura. O livro é interessante, possuem aventuras, mas a escrita poderia ser mais objetiva, clara.

Mari 27/03/2022

Foi difícil terminar esse livro. Fiquei perdidinha diante da infinidade de persongens. Foi bem cansativo.

O enredo é interessante, a sinopse tinha me chamado a atenção, mas a escrita e o desenrolar da história fez com que eu demorasse muito para concluir a leitura. Esperava mais. Fora que o final não foi nada surpreende.

Taah 25/11/2016

Lido o Manuscrito
Minha expectativa era grande sobre o livro, eu tava tipo nossa sobre o que será a história. Nos primeiros capítulos eu tava curiosa e empolgada, mas depois a empolgação caiu bastante. Achei confuso, tem uma infinidade muito grande de personagem e ás vezes a gente até se perde nos nomes e fica pensando assim "quem é esse mesmo?" Fiquei decepcionada com ele, muito suspense e enrolação, resultado um balde de água fria sobre o leitor.

Ileana Dafne 05/09/2015

Uma boa leitura
O Manuscrito é um thriller de suspense muito bem escrito e bastante consistente, a Arqueiro acertou em cheio no trabalho editorial, deixou tudo mais atrativo.
Chris Pavone escreve sobre um estranho manuscrito anônimo que chega às mãos da agente literária Isabel Reed, que possui um conteúdo extremamente polêmico e que seu teor destruiria a vida de uma figura importante, Charlie Wolfe.
Após a chegada do manuscrito, Isabel o lê freneticamente. Após terminar a leitura e percebendo a bomba que tem em mãos, ela o oferece a um editor conhecido seu, Jeff, e a partir de então várias cópias do manuscrito são feitas, umas com o conhecimentos dos possuidores do original, outros às escondidas, ao mesmo tempo em que uma equipe de pessoas altamente treinadas buscam, por todos os meios, evitar que o manuscrito seja publicado.
Pavone soube desenhar sua trama muito bem. Mas ele é bastante descritivo e acaba entregando detalhes que me fizeram supor muitas coisas bem antes do que seria normal em livros do gênero. O livro inicia-se em um ritmo bastante rápido e esse ritmo vai caindo do decorrer da leitura o que tirou um pouco do prazer da leitura, posto que no final não ocorreram revelações ou reviravoltas que encerrassem o livro dignamente.
A narrativa é feita sob diversos pontos de vista o que nos dá uma visão melhor sobre como os acontecimentos se desenrolam e como eles acabam afetando os narradores. Gostei bastante de ter sido explorada a visão da narrativa sob o olhar de ambos os lados, tanto dos mocinhos quanto dos vilões (se bem que no final não sabia, e ainda não sei, se dá para dividí-los assim).
Só que ao mesmo tempo em que víamos as diversas visões dos acontecimentos, a quantidade de personagens que os narraram foram muitos e alguns bastante desnecessários, não houve enfoque nos personagens principais (o que me impediu de ter qualquer tipo de proximidade com eles, parecia até que todos eram centrais e não havia personagens secundários) e creio que não tem como nos situarmos bem na narrativa com tantas mudanças de narradores. Teve momentos que deu vontade de pular alguns parágrafos.
Além do mais o fato de no final da narrativa ter ficado ciente de que todas (ou quase todas) suposições que eu havia feito no decorrer da leitura eram exatas me deixou frustrada, adoro fazer suposições durante a leitura e quebrar a cara no final, o que não aconteceu aqui, muito pelo contrário, pelo excesso de pontos de vista e de informações, ele me dava todos os elementos necessários para responder as indagações e sem deixar quaisquer dúvidas.
Contudo, apesar disso, o livro é bom e rende bons momentos de distração. Não me arrependo da leitura e leria sim outros títulos do autor.
A edição está muito bonita, a capa, contracapa e orelhas estão bastante condizentes com a história, a diagramação está muito boa. A editora Arqueiro está fazendo um trabalho maravilhoso em seus livros e merece ser parabenizada por isso!!
Recomendo a quem queira passar bons momentos, mas sem esperar muito suspense!!

site: www.livroseflores.com/2015/09/resenha-o-manuscrito-chris-pavone.html

Mariana 12/11/2015

Ruim de mais
Achei um livro péssimo, demorei muito para entender a historia por que ela não tem um começo dizendo quem é o autor do manuscrito e o por que dele escreveu isso, o começo é tedioso e não prende a leitura. Ela simplesmente começa no fato da Isabel receber o manuscrito e então começa a introduzir os personagens de forma aleatória. No meio do livro que você começa a entender o contexto do livro.

Me pareceu um livro sem sentido.

Achei o livro muito confuso, enrolado, enorme. O autor escrevia muitos detalhes e a historia não se desenrolava. Um tédio.

O final é tão bobo, que eu espero que tenha um segundo livro, por que não é possível que tenha esse final bobo.

Raniere 11/05/2016

O MANUSCRITO, DE CHRIS PAVONE, É CANSATIVO E ENTEDIANTE
Quando o manuscrito de uma biografia que pode destruir uma figura americana importante e política é enviado para a agente literária Isabel Reed, um agente da CIA (sob a ordem de quem quer a destruição deste manuscrito) fará de tudo para impedir a publicação do livro. Portanto, Isabel (e quem mais colocar a mão em qualquer cópia desse manuscrito) precisa correr para salvar a própria vida.

Eu não tenho muita coisa para falar sobre este livro. Ele me cansou tanto que só de pensar em escrever sobre ele eu tenho a impressão que vesti um chapéu de cimento.

O enredo de O Manuscrito é muito bom! A história é contada junto com algumas partes do manuscrito espalhadas pelo livro, porém o autor Chris Pavone colocou muita coisa desnecessária. Muita mesmo! O autor começa a falar de um personagem e relembra um acontecimento remoto (e nada relevante na história do livro). Mas o Pavone usa umas 10 páginas para tais recordações que ele poderia escrever em 3 parágrafos. O pior é que o livro está repleto de partes assim, e eu fiquei tão cansado lendo este livro que, no final, quis correr para acabar com ele de uma vez. Creio que se Chris Pavone fosse cortar as partes desnecessárias do seu livro (“mate seus queridinhos”, como falou Stephen King em Sobre a Escrita) o número de páginas cairia em 40%.

Porém, eu ainda esperava algo do final. E que decepção! O final é muito morno, assim como todas as partes de ação o são.

O Manuscrito não é o pior livro que li este ano (creio que nada pode superar O Último Segredo nesse quesito). Porém eu não aconselho vocês a lê-lo, a não ser que tenham insônia e precisem desesperadamente de um sonífero.

site: http://www.encontrosliterarios.com.br

babymoraes 02/06/2017

Fiquei extremamente curiosa com a sinopse e título, ao longo da leitura fui me decepcionando. Como não sou de largar um livro pela metade insisti em continuar, e só depois de pelo menos 70% do livro me envolvi para querer chegar ao final.
Não é de todo ruim, mas existem melhores.

Ana Lícia 12/10/2015

O Manuscrito
Eu gosto muito de Thrillers, por isso meu interesse por este livro.

Isabel é uma agente literária, divorciada e que leva muito a sério seu trabalho. Ela recebe um manuscrito, com autor anônimo. Ela acha estranho o autor não se identificar. Ela lê e tem uma grande surpresa. Pois o Manuscrito conta um relato super importante de um importante empresário, magnata da imprensa. Muito famoso no mundo todo. E a história que consta no manuscrito é uma bomba. E que poderia destruí a carreira dele.

Isabel envia o material para um editor, que é seu amigo, Jeffrey. Que também fica abismado com o conteúdo. Que mostra uma parte para outra pessoa. O problema que outras pessoas têm interesse neste manuscrito. E Isabel e Jeffrey começam a perceber que quem tem ou leu o manuscrito corre perigo, quando sua assistente ao terminar de ler uma cópia é assassinada. Nesta hora Isabel se apavora e não sabe o que fazer.

Depois ocorre mais um assassinato com outra pessoa que sabia do conteúdo do manuscrito. Estão caçando todos que sabem do conteúdo. E fica a dúvida, quem escreveu, por que quer tornar isto público, é verdade o que está no manuscrito. Senão é verdade, por que estão matando todos que leram. Isabel é inteligente e sabe mais ou menos a resposta. Agora ela tem que tentar se proteger, e decidir o que fazer.

O Manuscrito tem uma premissa interessante, pois um manuscrito com um conteúdo polêmico, e todo um mistério em torno disto. E outra coisa que me chamou muita atenção e que eu gostei muito, é entrar neste universo editorial. O mundo dos editores, agentes literários. Achei muito interessante, pois nunca tinha lido nada deste universo de publicação de livros.

“O Segmento das editoras é um negócio e os livros são publicados para o pública comprá-lo em livrarias, que compram unidades dos distribuidores, que encomendam caixas de livros de editoras, que adquirem títulos de agências literárias, que assinam contratos com autores, e o dinheiro mudando de mão a cada transação” (pág.92)

Mas algumas coisas fizeram que o livro não se tornasse um dos melhores que eu já li deste gênero. Como o fato da narração ser focado em vários personagens. Sim, são muitos personagens, fiquei perdida no inicio do livro. Mas depois fui conhecendo cada um. Mesmo assim, a leitura ficou um pouco cansativa. E o autor é bem detalhista, para quem curte uma história com bastante descrição, este é o livro. Infelizmente para mim não funcionou tão bem. Tirando esta parte que não curti muito, no geral, gostei da trama. Pois mesmo descobrindo quem era o autor, o final não foi previsível, e teve umas revelações, que eu realmente não imaginava. Mas não foi nenhuma grande reviravolta, porém, teve seu valor no desfecho.

A edição está ótima, gostei da capa, tem a ver com a trama. O livro tem orelhas, páginas amarelas. É narrado em terceira pessoa, intercalando entre vários personagens. Se você curte mistérios, com um suspense leve. Está aí uma super dica, para uma leitura despretensiosa.

site: http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/2015/10/resenha-o-manuscrito-de-chris-pavone.html#more

Lucas 15/12/2015

Apesar de gostar bastante de filmes de suspense, daqueles que vão te dando várias pistas para no final você descobrir o grande mistério, eu nunca fui muito de ler livros com essa temática. Acho que posso contar nos dedos de uma única mão os livros que eu já li assim. Por isso estava tão ansioso para começar a ler, O Manuscrito. A sinopse me chamou a atenção, assim como a capa, simples e misteriosa, o que fez com que minhas expectativas estivessem bem altas antes de começar a leitura, e isso nunca é muito bom.

A história começa quando a agente literária, Isabel Reed, termina de ler um manuscrito intitulado 'O acidente', de autor anônimo. “O manuscrito é um relato preciso da vida e da carreira de Charlie Wolfe e das escandalosas atividades da Wolfe Worldwide Media, escrito por alguém que desfrutou de uma posição privilegiada para ter conhecimento dos fatos”, além de narrar um trágico acidente da qual Charlie foi responsável em sua época de faculdade.

Isabel sabe que o que tem em suas mãos é algo grande, talvez, o livro da sua vida que fará com que sua carreira decole. Porém também é algo de extremo perigo, pois após ler o manuscrito, passou a ser perseguida pelas ruas e viu as pessoas que foram envolvidas nessa história serem mortas de forma misteriosa. O destino está em suas mãos: ir em frente e publicar a história, trazendo à tona toda a verdade sobre Charlie Wolfe, ou destruir o manuscrito e se manter a salvo?

Resenha completa no blog Nunca Desnorteados :)

site: http://nuncadesnorteados.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-manuscrito.html

Vanessa Pipi 22/04/2020

Parado
Uma pena pensei que iria ser algo forte e com várias reviravoltas, não deu. Uma pena!

Anda 27/04/2016

O manuscrito
Sinceramente não sei porque abandonei essa leitura.Adorei a capa ,a sinopse,mas a leitura não fluiu.

Jessica Oliveira 05/05/2016

Resenha para o blog Books and Movies
Isabel Reed, uma agente literária, gasta todas as suas noites lendo manuscritos, e um desses manuscritos vem a ser O Acidente, uma história de um escritor anônimo, e que sua assistente, Alexis, estava muito entusiasmada para ver publicado. O livro tem informações surpreendentes sobre Charlie Wolfe, uma figura muito conhecida nas grandes mídias e com muitas conexões políticas. Wolfe pretende se candidatar a um cargo na política nas próximas eleições, mas as informações contidas no manuscrito, se forem comprovadas, poderão acabar com a carreira de Charlie, uma vez que descreve um crime que ele cometeu em seu tempo de universitário.

A agência de Isabel e seus contratos literário não vão nada bem, e ela sabe de imediato que este novo livro é a sua chance de reverter a sua situação financeira. Mas ela também sabe que ela deve selecionar muito bem para quem ela irá falar sobre o manuscrito, afinal, se essas informações vazassem a situação inteira sairia de controle. Por isso, ela vai atrás de um de seus melhores amigos, Jeff Fielder, que também é editor. Logo após o encontro com Jeff, Isabel visita sua assistente, Alexis, para se certificar de que ela não deu nenhuma cópia do manuscrito, mas, para sua surpresa, ela encontra a garota morta em seu apartamento. Esse acontecimento desperta em Isabel a dúvida de que outras pessoas já estão sabendo do conteúdo do manuscrito e irão fazer de tudo para que ele não seja publicado.

O autor de O Acidente fez de tudo para que o livro seja publicado, e para isso, ele tomou muitas providencias. Uma delas a de ficar escondido e de se assegurar que o livro chegue nas mãos das pessoas certas. Lentamente, ao longo desse romance, mais informações vão sendo dadas sobre a identidade do autor, sua vida e o que ele está fazendo para se assegurar de que a história de Charlie Wolfe será revelada. Muitas coisas que são reveladas não são surpreendentes, enquanto outras são grandes reviravoltas que só adicionam mais suspense e fazem a leitura muito mais agradável.

Hayden Gray, um agente da CIA, aparentemente trabalhando em algo comum, está a serviço de Charlie Wolfe para assegurar que O Acidente nunca seja publicado. Ele parece disposto a fazer tudo o que for necessário para descobrir quem é e onde está o autor anônimo. Esses objetivos e desafios conflitantes levam Isabel Reed, Jeff Fielder e muitos outros em uma enorme caçada ao anônimo.

Pavone inclui uma série de personagens e muitas reviravoltas no enredo, sendo assim você tem que estar sempre atento para acompanhar a evolução da estória. Eu não sou muito de utilizar o sistema de notas quando estou lendo, mas neste caso eu fui obrigada. São tantas coisas acontecendo e tantos personagens que, se você não anotar tudo, acaba por se perder na estória. Pavone também gosta de mudar frequentemente o ponto de vista da narrativa. Se você é um leitor atento, com certeza terá uma leitura fantástica, mas caso contrário, você poderá ser frustrado. Como Chris foi um editor de livros antes de se tornar escritor, aqui nós podemos perceber um retrato interessante e realista das pessoas e das dificuldades enfrentadas nesse ramo.

O ritmo da narrativa é vertiginoso, o enredo é tenso e muito emocionante não muito longe da credibilidade, e os diálogos são genuínos. Pavone criou personagens que você ao mesmo tempo que torce para que eles se deem bem quer que eles acabem mal. É algo muito louco, mas que no conjunto total é maravilhoso. É muito complicado falar porque esse é um dos livros de suspense que eu mais gostei, não vou mentir, tive que lê-lo umas três vezes para poder entender bem a estória, mas valeu muito a pena. Para quem está procurando um bom livro de suspense, fica aqui a dica.

site: www.booksandmovies.com.br/

cotonho72 10/03/2017

Muito bom!!
Um manuscrito anônimo intitulado 'O acidente' chega nas mãos da agente literária Isabel Reed, que gosta muito do que faz e leva muito a sério o seu trabalho, por esse motivo acha muito estranho o anonimato do autor, mas quando lê o manuscrito se surpreende, pois relata a vida e a carreira de Charlie Wolfe, um importante empresário que quer entrar na política concorrendo ao Senado, e das escandalosas atividades da sua empresa, a Wolfe Worldwide Media. Isabel envia o material para um editor, que é seu amigo, Jeffrey Fielder, que também fica surpreso com a história. Logo deduz que foi escrita por alguém muito próximo de Charlie Wolfe, para ter total conhecimento dos fatos. Também pensa que se publicado o manuscrito, pode acabar com a carreira de Charlie, além de colocá-lo na prisão.
Por esse motivo Hayden Gray, um veterano da CIA e amigo de Charlie, vai fazer de tudo para impedir que o manuscrito não seja publicado, mas essa tarefa não vai ser fácil, pois a cada hora que passa mais pessoas acabam tendo conhecimento da história e desta maneira o trabalho perigoso, sujo e as baixas serão maiores.
Isabel sabe que o que tem em suas mãos é uma enorme oportunidade, não só para ela mas também para o seu amigo Jeffrey, a publicação do livro alavancará a carreira de ambos. Mas nem tudo são flores, pois todas as pessoas que foram envolvidas com o manuscrito começam a serem mortas e ela percebe que seguir em frente e publicar a história é um enorme perigo, e que o mais importante é manter-se viva.
Esse é o primeiro livro que leio do autor Chris Pavone, que apesar do inicio um pouco lento e confuso devido a quantidade de personagens na narrativa, que o torna um pouco cansativo, logo ficamos envolvidos com todo o mistério e toda a rede de intrigas. Durante a leitura são inseridos partes do manuscrito que nos deixa a par do que todos estão lendo naquele momento da história, outro fato interessante é que tudo gira em torno dos bastidores do universo literário e assim conhecemos um pouco disso,.
No final todas as peças se encaixam e novas surpresas e revelações surgem, um livro cheio de reviravoltas e suspense que recomendo, com certeza.

site: http://devoradordeletras.blogspot.com.br