Querubins

Querubins Martha Ricas

Resenhas - Querubins

Santrog 13/09/2022

Positivos e negativos.
O livro acabou me surpreendendo muito tanto positivamente quanto negativamente.
O começo fiquei completamente perdida, achando q jamais conseguiria criar algum vínculo com os personagens, mas no decorrer da leitura acabei me surpreendendo e derrubando algumas lágrimas.
O tema do livro é ótimo assim como a escrita da autora, porém senti que a história estava sendo contada as pressas dando muitas informações logo de cara, fazendo com que você antecipe o plot e quando ele finalmente chega você só fica tipo: "Ah, eu já sabia."
Mas no geral é um livro bom, ótima escolha para se ler em um dia, e acaba deixando uma reflexão muito pessoal para cada um que lê.

Karina 26/07/2022

Surpreendeu
Antes que eu esqueça, gostaria de falar sobre a escolha da capa: na minha opinião não foi das mais felizes. Sobre a leitura, por não ser um livro muito conhecido não sabia quanto de expectativa colocar, o que acabou sendo uma boa surpresa. Acho que o maior trunfo é a escrita da autora, que oferece uma leitura fluída mas ao mesmo tempo completa e rebuscada. Confesso que no começo do livro estava perdida sobre o que estava acontecendo, porém com o passar das páginas fui me apegando aos personagens e as coisas começaram a fazer sentido. Me emocionei com o desfecho e levo para vida algumas palavras atemporais que nos inspiram e confortam.
Obs.: Essa é uma obra que fala muito sobre o cristianismo e seus ideias mas retrata outras religiões e rituais que para os católicos/evangélicos possam se mostrar algo demoníaco. Não penso que a autora quis desencadenar preconceitos religiosos, então espero que os próximos leitores não achem que os cristãos não possam respeitar outras culturas e religiões ou as pessoas que as praticam.

Anne 06/03/2022

Querubins - A sentença da espada ?
O primeiro livrinho dessa trilogia...

Bom, eu gostei da leitura e do livro em si. Achei bem interessante a maneira que a gente percebe a abordagem de alguns assuntos que são primordiais pra essa leitura, como depressão, ansiedade e outros tipos de transtornos.
Gostei bastante da Chaya, achei ela uma personagem incrível (!!!) e a Maya eu gostei da maneira que ela encontrou a sua vontade, a sua força pra fazer a diferença.
Tem muitas cenas que te prendem de uma maneira maravilhosa e eu particularmente fiquei vidrada, mas mesmo assim, senti falta de alguma coisa no livro. (O que? Não sei dizer)...

Evany.Willy 05/10/2021

Eu me envolvi na história do início ao fim. É aquele tipo de leitura que não sai da sua cabeça quando está fazendo outras coisas. Nesses momentos eu não via a hora de pegar meu livro e voltar a ler

Bruna 29/08/2021

Nada mal.... Nada mal.
Poderia ser melhor? Sim. Talvez? Rsrs
Mas a narrativa é boa. Senti uns pontos fracos nela, se der batidinhas quebra a estrutura... Mas enfim... Da pra ler.

Lary 06/05/2021

Resenha Querubins: A sentença da espada
Leitura
? QUERUBINS: A SENTENÇA DA ESPADA - Martha Ricas
Angelical, obscuro e muito interessante! ??

A sentença da espada relata duas histórias em 1ª pessoa: em parte da Querubim Chaya, ser angelical enviada à uma vila celta pré-cristã para derrotar demônios que influenciam os homens ao mal caminho, e a outra parte da Mary Grace, uma jovem da Inglaterra vitoriana que é atormentada pelo dom de visões e consegue ver os demônios, e não sabe por quê os têm. E a reconhecemos pelo nome de Atalaia.

As tramas se entrelaçam e podem mudar o mundo de modo e em épocas diferentes!

? A história mistura batalhas angelicais e humanas, política, religião, intrigas palacianas, paixão, auto aceitação e mudança. Trazendo cenas muito intrigantes e interessantes em apenas 240 páginas. Um arco bem fechadinho que traz satisfação!;

? A escrita de Martha é rebuscada e excelente! Eu me apaixonei pelas suas descrições tão bem feitas de cada sentimento, angústia e cenários que fez minha imaginação voar longe!;

? A capa do livro com certeza não faz jus à beleza da história, e que tanto me incentivou muito a conhecer as outras obras ?Querubim?;

? Os personagens são igualmente atraentes de conhecer! Não só as protagonistas, mesmo com perfis tão diferentes: Chaya, uma guerreira inteligente e versátil que reconhece seu lado mais humano, e Mary com seu lado sensível e depressivo que alcança sua força e destreza.

Valeu muito a pena conhecer os querubins e quero mais! Uma super recomendação de quem adora histórias com anjos e mundanos.?
Data da resenha: 6/maio/2021
Perfil literário: @mundodalaryb

Eduarda Berbel 21/03/2021

Querubins e a sentença da espada
Uma história que me prendeu bastante no começo por conta de todo o misterio que tinha envolvendo a Chaya e a Mary. Foi um livro que fiz bastante marcações por conter bastante partes e frases que me marcaram
Cada capítulo contando a historia de cada uma, então você fica na curiosidade de ler mais um para saber o que aconteceu.
Fiquei um pouco decepcionada com o final, pois senti que faltou algumas coisas em relação a história que envolvia a Mary.
Mas em geral eu curti

micaela 03/04/2019

A Sentença da Espada
Chaya é uma querubim destemida e não tem medo de enfrentar o que quer que seja. Em uma de suas missões, Chaya, que tanto odeia os humanos é mandada pra onde? Exatamente. Pra terra. Onde teria que conviver durante um extenso período de tempo em uma vila, onde a querubim terá a tarefa de eliminar o caos e trazer de volta a paz.
O livro flui tão bem e a edição está muito linda. Adorei o fato de a história se alternar no passado (Chaya) e no presente ( Mary) e no final das contas as duas se interligarem.
Mary Davidson é uma pintora nata. Porém, desde pequena vê criaturas que só a mesma consegue enxergar. Como lidar com uma coisa que apenas você pode constatar? E por esse fato peculiar, Mary é considerada a "louca" da família.
A personagem tem um relacionamento muito conturbado com sua mãe, e em certos momentos isso me deu uma angústia, Mary chega a ser deprimente, indefesa e muito influenciável. .
Anton Haven vem de uma família muito prestigiada e misteriosa e quer de toda maneira se aproximar de Mary, que desconfiada tenta de tudo para afastá-lo. Afinal de contas quem iria se aproximar de uma pessoa tachada de louca? .
Apesar de Anton ser misterioso e um tanto malicioso, Mary descobre o porque de tanto interesse. Os dois compartilham o mesmo dom, podiam ver o mundo espiritual. Mas será mesmo que Anton tinha boas intenções?
Adorei a escrita da Ricas, fez com que eu passasse por várias emoções e também fiquei super admirada com a confiança e astúcia que Chaya emana em vários momentos e como ambas as personagens evoluem de uma forma surpreendente. Esse livro de fato acabou com todo resquício insistente de preconceito que eu tinha contra as obras nacionais.

site: https://www.instagram.com/p/BeYfNQ6jEfW/

@poesia.as.claras 08/07/2018

"Nunca julgue um livro pela capa."
"Nunca julgue um livro pela capa."

Querida Martha Ricas,
Chaya, a querubim que executa a justiça divina através da poderosa Havah, é bela como só um ser celestial poderia ser, e tem o olhar feroz de um hábil guerreiro. O que a capa do livro não nos mostra é justamente o coração da história contada; a compaixão e o amor que a Anja descobre nutrir por nós, humanos.

Somos meros soldados de barro em uma luta constante contra nossos pecados; e anjos, que compõe o exército divino, nos salvam de nossas próprias escolhas e de nossa natureza falha. Salvam até homens como Anton, aquele que nos provou que as fraquezas nem sempre residem onde esperamos. Amar nos torna vulneráveis. Mas também expõe o que há de melhor em nossos corações.

Querubins conta uma história de amor, que foge ao esperado por não ser a história de amor típica entre um homem e uma mulher (apesar de Mary e Anton nos conquistarem logo nos primeiros diálogos) mas sim o amor que o livro faz o leitor despertar pela própria criação divina.

A cada página descobre-se um novo amanhecer, que faz brilhar dentro de nós palavras de sabedoria e, que afugenta os demônios da noite (não só os de Mary Grace, como também os que sussurram aos pés de nossos ouvidos).

Ao longo do livro personagens específicos nos conquistam e nos fazem sentir suas dores e amores, suas perdas e as esperanças que, tal como uma fé recém descoberta, nascem em seus olhares.

Querubins é o tipo de obra que nos permite de fato voar nas asas de Chaya e desembainhar junto a guerreira sua espada. Podemos ver com os olhos de Mary Grace e assim choramos seu luto.

Este livro nos abençoa com diferentes pontos de vista dentro de um mesmo capítulo, nos provando que, não por termos os mesmo olhos, enxergamos as mesmas coisas. O céu atua com tamanha beleza! Basta olhar de fato.

Fazemos tudo isso ao longo de -curtas- 239 páginas e no fim somos recompensados com um últimos sentimento. Como se a própria Rainha Vermelha nos tocasse, somos invadidos pelas certezas que só uma missão cumprida poderia trazer. Nós lutamos ao lado da Querubim, e fizemos, juntos, o bem sobrepôr o mal.

Obrigada Chaya, por nos provar que, apesar de nossos corpos nos prenderem à um plano material, nossas almas podem içar voo a qualquer instante. Obrigada Martha, por sonhar alto o bastante pra nos mostrar o caminho.

Diana Pear 14/03/2018

Meu Grande Amor
Um livro repleto de emoções, acontecimentos surpreendentes e um hiper desenvolvimento.

Quando comecei a ler essa história minhas expectativas não eram muitas, mas depois que me envolvi na história e comecei a compreender o mistério por trás do ocultimo e toda trama envolvida, me senti estonteada.

Esse foi um dos poucos livros que me arrancaram muitas lágrimas.

Carol Mancini 25/01/2018

Duas mulheres fortes, com poderes distintos.
De uma vez somos levados a conhecer a guerra travada entre anjos e demônios, onde bem e mal, estão em jogo, assim como a alma humana. No entanto, é chegado o tempo em que essa batalha não se trava mais só com espadas de luz contra os poderes das trevas, mas num jogo de sugestões à mente dos humanos e que, de acordo com suas atitudes, somam mais pontos para um ou outro lado.
Neste livro, Martha Ricas nos torna próximas de duas mulheres fortes, uma Querubim, Chaya, que numa época de costumes sombrios, vem à terra para ensinar, mas também para, com sua espada afiada, dizimar o mal. E a outra é Mary, que com suas visões do mundo espiritual precisa superar seus medos, para vencer um grande inimigo.
Mas ainda, mesmo acompanhando a vida dessas duas heroínas, a obra me tocou por trabalhar mais na superação das personagens, seus aprendizados, suas mudanças de postura e amadurecimento, do que por tramas complexas e batalhas extensas. Ela reflete o quanto podemos ser como Mary, amedrontadas pelo mundo, nos tornando reclusas e rebeldes, com desperdício de energia, mas que, ao nos darmos conta de nossas imperfeições, podemos mudar e fazer a mudança acontecer em nosso meio. Ou que, assim como Chaya, não importa o tamanho de nosso conhecimento e força, é preciso aprender a olhar os detalhes e entender a beleza da humanidade, do que parece superficial, mas na verdade é sutil, sereno, belo, e assim aprender com os erros e com o tamanho da bondade que pode caber nos corações de pessoas das quais menos esperamos.
Querubins – A Sentença da Espada me emocionou, me vez olhar vertentes minhas que havia escondido, e de brinde, nos deleita numa escrita impecável, detalhada e sensível.

CuraLeitura 09/01/2018

Resenha do blog CuraLeitura
Eu confesso que o tema anjos e batalhas angelicais não é fácil de se escrever e, por isso, a trama tem que ser muito bem elaborada para que me prenda. Acho que por conta das minhas crenças eu não curto muito tramas que sejam mirabolantes. Querubins, a sentença da espada me surpreendeu a cada página!

O enredo criado pela autora é magnífico, deslumbrante. As descrições dos cenários são tão bem feitas que você se sente presente no local. As cenas são bem detalhadas e a escrita impecável.

Chaya me conquistou desde o começo, com sua personalidade forte, mas ao mesmo tempo respeitando as ordens superiores, mesmo sem concordar. Ao acompanharmos sua missão na aldeia Kernev, nos emocionamos com suas descobertas a respeito do porquê o Senhor ama tanto os humanos.

Já Mary Grace é uma pessoa difícil, mas que supera cada pesadelo diário com muita garra. Ao resolver se aproximar de Anton Haven, descobre que, além de ter alguém com o mesmo “dom” que ela, eles são peças fundamentais em uma guerra espiritual milenar. Ao longo da trama, vão descobrir mais sobre si mesmos, sobre o dom e sobre a história de Kernev e de suas famílias.

A escrita da Martha é leve, detalhada, fluida e impecável. Não encontrei nenhum erro no livro, seja de digitação ou gramatical.

O livro é de excelente qualidade, seja pelo conteúdo ou pela qualidade do material. As folhas são amareladas e a fonte e o espaçamento proporcionam uma leitura confortável. A diagramação é simples, mas bem elaborada; cada capítulo tem um pequeno desenho. A capa é muito bonita e o formato do livro é pequeno, o que facilita leva-lo na bolsa. Hahaha

É um livro que eu adorei ler e que indico para todos, tenho certeza de que irão amar a leitura assim como eu!

site: www.curaleitura.com.br

Natasha 08/01/2018

Uma fantasia inovadora
A sentença da espada é o primeiro volume dessa série de Fantasia que promete grandes emoções. Entrelaçando duas Inglaterras diferentes, uma Celta e uma Vitoriana, a autora criou um enredo avassalador com personagens fortes. Tudo isso enlaçado por um estilo narrativo único; rebuscado e ao mesmo tempo fluido, que nos faz devorar o livro e ansiar pelo próximo.

Uma guerra invisível assola a Terra desde tempos muito remotos. Uma guerra entre anjos e demônios, entre o bem e o mal. E nessa guerra cada um tem um papel a desenvolver. Chaya, é uma querubim com espírito guerreiro que já esteve em incontáveis batalhas. Nunca considerou os humanos especiais, até que ela é enviada em uma missão de inserção para a aldeia celta de Kernev, no século V a. C. Lá irá conhecer Vougan, um estalajadeiro de longas barbas trançadas e ele, assim como os demais moradores da aldeia irão ensinar valiosas lições a ela.

Mary Grace, por outro lado, vive na Inglaterra vitoriana e é uma jovem melancólica atormentada por visões do mundo espiritual. Porém, ela não está sozinha. Na academia de Artes ela conhece o belo Anton, um jovem talentoso que compartilha com Mary o dom da visão. Juntos eles irão desvendar mistérios que se desenrolam desde tempos remotos e que envolvem diretamente ambos e suas famílias, colocando-os como peças fundamentais nessa guerra há muito travada.

A sentença da espada é narrado em primeiro pessoa e possui os capítulos alternados entre as histórias de Chaya e Mary. A narrativa da autora é incrível: é rebuscada o que nos remete há épocas antigas, mas ao mesmo tempo é fluida. O enredo que ela criou é incrível, especialmente a maneira como ela cruza as histórias que num primeiro momento parecem ser tão diferentes. Um tema que poderia soar batido, tornou-se único e incomparável.

Chaya é uma personagem fortíssima. Ela uma guerreira e faz de tudo por seus objetivos. E é incrível ver como ela muda ao longo do livro; seu convívio com os humanos a faz mudar de ideia em relação a eles, faz com que ela entenda-os melhor, seus sentimentos e aflições. Mary é uma personagem melancólica, que passa boa parte do tempo a lamentar. Mas também foi muito bom ver a evolução dela. Com a ajuda certa, tornou-se uma jovem forte disposta a cumprir a missão que lhe foi dada. Vougan é encantador e é impossível não sentir empatia por ele e por sua história de vida; um homem com um coração puro e disposto a fazer de tudo para ajudar aqueles que precisam. Anton é misterioso e apesar de ter tido um pé atrás com ele durante boa parte do livro, ao final me encatei completamente por ele.

Acho essa capa linda, pra mim ela combina bastante com a história. A diagramação está muito boa e não me recordo de encontrar erros de revisão. Querubins é uma fantasia inovadora e cativante, que me deixou encantada e ansiosa demais pelo volume dois. Então, se você procuram um livro surpreendente, Querubins está mais do que indicado.

site: https://milvidasliterarias.wordpress.com/2017/04/07/resenha-querubins-a-sentenca-da-espada-martha-ricas/

Alline 23/06/2017

UAU!
"UAU!" Foi essa reação que eu tive quando terminei de ler Querubins - A Sentença da Espada. Martha Ricas nos apresenta a uma trama original sobre a guerra entre anjos e demônios. Esta é mais uma obra que todo fã de fantasia deveria ler!

Chaya e Mary Grace. Século V a.C. e século XIX d.C.. Inglaterra, celta e vitoriana. Duas narradoras e dois períodos diferentes. A primeira é uma querubim forte e destemida que recebe a missão de salvar um vilarejo da ação demoníaca e de um possível massacre por parte dos saxões. A segunda é uma jovem artista que possui um dom incomum, o de enxergar o mundo espiritual, sendo por diversas vezes atormentada pelos demônios.

Como é de se esperar, as duas histórias se entrelaçam e isso acontece com congruência, uma vez que a ligação das personagens principais está fortemente relacionada a "espinha dorsal" da trama, a famosa luta do bem contra o mal.

O fato das protagonistas serem fortes e audaciosas me cativou! Chaya mostra essas características logo de cara, já Mary é um mulher bem a frente de seu tempo por dizer que não quer uma vida limitada a casar e ter filhos. Ela evolui ao longo da narrativa e se torna uma guerreira, assim como a querubim.

As figuras masculinas devem ser mencionadas pelos importantes papéis que desempenham. A gentileza de Vougan para com Chaya é tocante, o fato dele ajuda-la a qualquer custo revela o lado bom dos "bonecos de barro", enquanto que o sedutor e misterioso Anton desperta diferentes sentimentos em Mary e a influencia a descobrir coisas sobre sua origem, sendo assim um fator indispensável para o desenrolar da história.

Não poderia deixar de falar dos cenários desta obra. A forma como a autora os descreve é simplesmente incrível! O cuidado com os detalhes, o clima, as luzes e as cores que compõem cada um deles me deixou de queixo caído, foi como viajar pela Inglaterra! Isto se deve a muito boa escrita de Martha, a qual demonstra um rico vocabulário e bom desenvolvimento. A alternância das vozes narrativas também chamou minha atenção. Tudo é muito bem estruturado, de modo que o leitor não se sinta confuso e compreenda quem está contando a história.

A parte gráfica é bem bacana. Na capa temos a própria Chaya acompanhada de sua imbatível espada chamada Havah, lançando um olhar confiante. O miolo apresenta páginas amareladas, diagramação simples e fonte e espaçamentos confortáveis para a leitura.

Querubins: A Sentença da Espada é uma história fechada, mas deixou alguns plots secundários em aberto os quais foram explorados em Querubins: A Balança do Coração (lançado pela Editora Coerência em 2016) e Querubins: A Rebelião da Luz (a ser lançado pela Editora Pendragon em agosto de 2017). Neste livro você encontra fantasia, mistério, ação, mas também uma pitada de romance. Leitura recomendadíssima!

site: http://blogdreamon.blogspot.com/2017/06/resenha-querubins-sentenca-da-espada.html

Flor do Mandakaru 06/06/2017

Para ler Querubins você precisa estar preparado(a)!!
De maneira muito dinâmica, somos conduzidos por uma viagem histórica do início da missão de Chaya, resgatar o povo do poder opressivo e falacioso dos celtas, onde as pessoas “voluntariamente” entregavam-se a sacrifícios em prol de prosperidade e paz, além de trazer avanços tecnológicos e sociais para a vila que era basicamente composta por agricultores e artesãos, mediante uma ameaça iminente de um ataque saxão.

Paralelo a isso, vamos conhecendo a estória de Mary Grace, a jovem atormentada por visões sobrenaturais e que ao longo da narrativa vai sendo desvendada e desvendando muitos mistérios, convergindo a história da Idade Média com a da jovem, mais atual. E é nesse ponto que tudo se transforma em muitas páginas de dor, de superação de angústia e descobertas!

Leia na íntegra acessando o Blog Caderno da Lua

site: https://cadernodalua.com/2017/06/06/opinando-querubins-a-sentenca-da-espada-martha-ricas-novo-seculo/