Mistérios Nórdicos

Mistérios Nórdicos Mirella Faur

Resenhas - Mistérios Nórdicos

Joaozinho, Artista 17/07/2023

Mitos Nordicos
Eu comecei a ler esse livro por curiosidade, pois sempre gostei de mitologia nórdica. O livro se aprofunda bastante em vários temas: histórias de heróis, rituais, símbolos, historias de deuses. Pra quem tem curiosidade de ter um mergulho grande desse tema, esse livro é o mais indicado.

Matheus Azeredo Prado 27/05/2023

Tratado
Esse livro é um verdadeiro Tratado, um verdadeiro Curso de imersão no misticismo nórdico.

Recomendo esse livro para os amantes de mitologia, para os amantes da cultura germânica, e sobretudo para os praticantes de qualquer modalidade de Ocultismo.

Poderia tranquilamente passar um ano apenas estudando a fundo e praticando este livro, o que aliás eu recomendo que o iniciante e o neófito do paganismo façam.

O livro tem ao total 496 páginas, sendo possível dividi-lo em três grandes partes.

A primeira parte mostra o lado teórico do misticismo germânico, explicando os mitos principais, a estrutura da mitologia nórdica, seus Deuses, com um estudo detalhado das Runas, essa parte vai até a página 292.

A segunda parte mostra o lado prático do misticismo germânico, iniciando por um estudo detalhados dos procedimentos oraculares das Runas, e depois partindo para um estudo, também detalhado, da Magia germânica como podemos praticá-la hoje em dia, essa parte vai da página 293 até a 463.

Por fim, ao final há uma terceira parte com a finalização do livro, correspondências, guia de pronúncia, e um glossário, finalizando então as 496 páginas.

Pedro.Gabriel 24/10/2022

Primeiros passos
Mistérios nórdicos é uma ótima opção para todo aquele que deseja conhecer mais sobre a cultura nórdica, desde curiosidades históricas e geográficas, até costumes desses povos e sua religião.

Ross 29/11/2021

Durante séculos, o poder da magia e o encanto dos mitos, das lendas e mistérios das tradições nórdicas despertaram o interesse de magos e buscadores espirituais de todo o mundo. Nesse livro, Mirella Faur aborda a complexidade cosmológica e mágica do universo escandinavo de forma prática e acessível, trazendo à luz a mais completa e documentada obra já publicada sobre o tema em língua portuguesa. Mesmo sem qualquer conhecimento prévio sobre os assuntos tratados, você poderá aprender e aplicar ? com consciência e responsabilidade ? os ?mistérios sussurrados? pelos mestres de outrora, a fim de tornar sua vida mais plena e harmoniosa, em perfeito alinhamento e sintonia com as forças cósmicas e telúricas por meio das tradições nórdicas.

Nena 06/04/2020

Mirella Faur é conhecidíssima no meio magista e principalmente Wiccano por suas contribuições literárias. Um dos seus livros mais conhecidos é o "Anuário da Grande Mãe" (não o li). Por ela ter essa veia tão wiccana, deixei para ler "Mistérios Nórdicos" por último num estudo q já venho fazendo por cerca de um ano sobre runas e cultura nórdica. Tem muito conteúdo proveitoso para quem estuda e se interessa pelo oráculo das runas, magias, mitologia e afins. Não tem como consultar runas sem conhecer a cultura nórdica, é impossível! Esse livro serviria como um início ou uma conclusão (apesar de runas ser um oráculo tão complexo q acredito não ter fim seus estudos, assim como o tarot) para os amantes da prática, e apesar de um conteúdo bom, faz-se necessário mais aprofundamento. Li de forma linear, mas serve perfeitamente para consulta de alguma dúvida a qualquer momento. Em algumas coisas não achei muita relevância, especialmente na parte magistica das runas, mas isso foi a minha percepção sobre estudos aprofundados. Cada leitor terá sua percepção e opinião.

caarolparker 17/10/2019

Guia completo
Livro completo sobre a mitologia nórdica, contém descrição dos principais figuras detalhadamente e breve relato das menores. Mas o foco são as runas, com significado e métodos de como interpretá-las.

Ana.Gerhardt 02/03/2018

Boa leitura sobre a cultura nórdica
Esse livro concede uma visão ampla sobre a cultura e mitologia nórdica, citando vários elementos dentro da religião e dos costumes antigos. Achei muito interessante e me instigou a estudar ainda mais a respeito.

@APassional 31/10/2012

Mistérios Nórdicos * Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
A fonte que inspirou os grandes

Preparem-se para mergulhar na maior história de todos os tempos, as origens de todos os mitos, lendas, magia, seres fantásticos, criaturas abomináveis, guerreiros invencíveis, poderosas mulheres, conhecimento mágico de ervas e plantas, encantamentos, deusas e deuses mortais que foram imortalizados por seus feitos.

Então vamos ao início: O grande segredo...
Por que me interessou a leitura deste livro?

Tudo começou quando vi uma imagem de Um menino (Bran) em metamorfose com um lobo e um corvo.

Na sequência, queria entender a história do menino e seus aliados encantados, passei a assistir o seriado, As crônicas de Gelo e de Fogo, fiquei tão fissurada que parti para o livro de George R.R. Martin, afinal o seriado devia ter omitido muitas coisas, e eu queria saber tuuuudo.

Estava tão fascinada com a mitologia que envolvia as criaturas do outro lado da muralha e os lobos gigantes que comecei a pesquisá-la e caí diretamente no Ragnarok, e depois de muito pesquisar sem achar algo específico, encontrei Mistérios Nórdicos da Editora Pensamento e ei !!!!

Mas a mitologia nórdica não é aquela história do Thor, do Odin e do trovão ? Não, não e não. É infinitamente maior do que isso, raro é encontrar um livro tão absoluto e incrível como o que a maravilhosa Mirella Faur escreveu.

Surpreendente a cada página, pelo conhecimento antigo nele contido, mas sobretudo na identificação de mundos e personagens que tanto amamos em nossas leituras.

No Mito da criação nórdico, o “Poetic Edda”, encontramos o conflito de forças representadas pelo fogo e pelo gelo, uma guerra entre gigantes (grandes lords?), uma disputa entre 9 mundos (reinos?), um dragão, lobos gigantes, anões, luta pelo poder, traições, amores, enfim está tudo ali, e quanto as personagens, basta olhar no capítulo de teogonia, que consta de arquétipos, deuses e seres sobrenaturais, é só destrinchar.

Nesta fiel releitura de George R.R. Martin, do Mito da Criação Nórdico, em suas Crônicas de Gelo e de Fogo, quem conhece o mito, já sabe que é o Ragnarok que virá pela frente, quem tiver curiosidade é só ler a descrição genial que a Mirella Faur faz neste livro, no entanto para se aprofundar mais, ela publicou um específico sobre o Ragnarok também pela Editora Pensamento.

Recapitulando, você pega o livro e diz: Ora é um livro de runas, um oráculo, um tipo de adivinhação, não é ?
Será?

Pode ser para os meros mortais, para Neil Gaiman as runas parecem ser uma incrível fonte de inspiração, porque senão, como eu identificaria vários de seus mundos, entre os nove mundos de Yggdrasil, a arvore cósmica nórdica ?

E se as runas são o elemento de ligação entre mundos e seres míticos... então ok, isso é mais que fonte de inspiração, eis aqui um mapa da mina.

Bem, como em um futuro próximo resenharei os dois autores poderei pontuar melhor essas relações nórdicas em suas obras. Aliás os Irmãos Grimm também transcreveram muitos mitos nórdicos, assim como, toda essa galera que esta escrevendo sobre temas célticos também esta bebendo desta fonte.

No entanto nenhuma analise como fiz acima seria possível sem Mirella Faur, que generosamente nos presenteou com esse magnifico manual de conhecimento ancestral nórdico, que por séculos nos foi inacessível, seja porque grande parte da fonte de pesquisa ora é oral, ora islandesa, ou porque a simples menção de magia rúnica levou muita gente à fogueira.

Isso mesmo, a terceira parte do livro dedica-se exclusivamente a melhor Tradição Mágica que já tive acesso, sem enrolação, nem mistérios, claro que é necessário disciplina e dedicação em qualquer Tradição, mas para aqueles que buscam conhecimentos sólidos, esse é o livro.

Mistérios Nórdicos é um livro para os que tem sede de conhecimento.
Se for o seu caso, beba também desta fonte.
Recomendadíssimo!

Beijos nórdicos!