A Man Called Ove

Fredrik Backman

Resenhas - A Man Called Ove

1 | 2 | 3 | 4

beatriz 07/05/2023

She was all the color he had
Eu sabia que ia gostar do livro porque simplesmente fiquei obcecada pelo filme E EU NÃO ESTAVA ERRADA!

no momento não consigo nem explicar direito o que senti ou minha visão desse livro, apenas falar que é perfeito, icônico, sensível, profundo, atemporal. te amo ove, sério. esse livro é muito sobre pessoas, relacionamentos, personalidades e sobre viver. recomendo demais.

obs: gatilho de su1c1di0

isabella 07/10/2021

Um dos livros mais lindos que eu já li.
Estou chorando q nem um bb escrevendo isso aqui. Leiam. Todo mundo precisa ler esse livro. É UP Altas Aventuras com um contexto menos lúdico e mais adulto.

Comecei ler em audiobook/ebook e acabei comprando pq eu precisava ter ele. Com crtz vou ler ele mais de 1 vez. Se tornou um dos meus preferidos.
biblioteca.me 03/02/2022minha estante
moça me conta, tem final feliz plmdds?

charlie54 07/02/2022

A man who was Ove
Esse foi um dos livros mais confortáveis que li em um tempo, e finalmente outro favorito pro ano.

Quando comecei já sabia que ia amar, e não me decepcionou. Eu adorei o tom leve da história, o bom humor e os personagens amáveis. E por incrível que pareça, no fim das contas, o mais amável foi o Ove. Adoro personagens ranzinzas que na verdade tem corações moles.

Foi uma leitura extremamente rápida que me deixou sorrindo o tempo todo. Os personagens são todos incríveis, e cada um adiciona uma parte positiva no enredo.

É um livro sem grandes acontecimentos, é na verdade bastante simples: apenas pessoas vivendo suas vidas, embora seja super divertido e a história até chegou a me emocionar várias vezes (falando nisso, me lembrou bastante Up! Altas aventuras). O livro intercala a narrativa entre o presente e o passado, porém isso é feito de maneira muito sútil. Tão sútil que ás vezes me confundia kkkkkkkkk

Enfim, eu amo esse livro. Foi uma leitura gostosa de acompanhar, no entanto teve um grande impacto sobre mim. O Ove é um personagem maravilhoso, e planejo voltar a vê-lo novamente em futuras releituras.

distritodoslivros 07/02/2023

A man called Uva
TW: su1c1dio

Gente não sei nem como resenhar um livro desse, já faz uma semana que eu terminei e ainda não consegui formular uma resenha kkkkkk.

O livro é bem Slice of Life e conta o cotidiano e a história do Ove (lê-se Uva). O Ove é um homem complicado ( retratam ele como idoso mas ele tem tipo ??? 60 anos ???), ele é rabugento e não muito simpático com as pessoas. Mas isso acaba mudando quando ele ganha novos vizinhos que ficam azucrinando ele.

Até aí tudo bem, um clichê de velho rabugento que fica simpático, mas aí é que entra a história do Ove, o jeito que ele cresceu e quem foi o pai dele, como ele pensa em algumas coisas e como funciona a cabeça dele, e como era o casamento dele e o que aconteceu com a esposa dele.

Aí é que a coisa começa a ficar triste. Porque no fundo, ele é uma pessoa muito triste e solitária, e ele não quer viver assim. Mas ele sempre coloca as necessidades dos outros na frente daquilo que ele está prestes a fazer.

É um livro um pouco lento e cheio de detalhes, mas é uma história super bonita, e eu espero que o filme seja tão bom quanto.

Coruja 10/07/2017

Conheci a Steph uns dois anos atrás, quando ela me mandou uma mensagem pelo Goodreads - professora americana recém-chegada ao Recife para dar aulas de História, ainda sem falar muito bem português e sem conhecer ninguém que não fosse da escola onde começara a trabalhar. Eu a convidei para um dos encontros do Clube do Livro de Bolso e daí nasceu uma amizade regada a muito café, explorando restaurantes de comida regional e debatendo história e estórias. Agora em junho, o contrato dela com a Escola Americana terminou e ela partiu numa nova aventura, dessa vez em Portugal (se tudo der certo, ano que vem passo por lá e vou visitá-la). Assim é que, quando olhei o tema desse mês para o Desafio Corujesco, não tive dúvidas: catei um livro que a Steph indicou e fez a maior propaganda - além de me dar de presente de aniversário.

É curioso; quando você lê um livro indicado por alguém que você conhece, de quem você gosta, você já vai meio predisposto a gostar também. Eu não fazia a menor ideia de sobre o que era a história de "Um Homem Chamado Ove", mas o fato de tê-lo recebido de uma amiga querida me fez vê-lo, também, com carinho. Claro que isso não significa que você sempre vai gostar da história, mas você pelo menos começa de mente aberta, especialmente a se considerar que eu provavelmente não teria ido atrás do livro por conta própria - trata-se de um romance sueco, que até foi traduzido aqui no Brasil, mas não chegou a ter grande divulgação (mesmo com a adaptação para o cinema ter recebido indicação para Oscar de melhor filme estrangeiro), e que dificilmente me chamaria a atenção pelo título na livraria.

Ove, o protagonista do romance, é um velho rabugento que recentemente ficou viúvo e foi aposentado. Sem conseguir estabelecer vínculos ou se importar com o resto do mundo, Ove planeja meticulosamente seu suicídio, mas suas tentativas são sempre frustradas - seja porque estão faltando ferramentas, seja porque seus novos vizinhos, em especial a mulher grávida, Parvaneh, que acabaram de se mudar, estão constantemente interrompendo, pedindo ajuda ou sendo particularmente ineficientes para a sensibilidade do homem, quem sempre se orgulhou com sua capacidade em fazer as coisas sozinho, e fazê-las bem feito.

Considerando o drama da situação do personagem, é de se pensar que seria uma história deprimente, mas não é. A rabugice de Ove, sua frustração com o mundo, os vizinhos e consigo próprio, tudo isso constrói uma história cheia de humor e inspiradora. O amor por Sonja e a falta que a esposa lhe faz tornam Ove mais humano, quando seus primeiros resmungos poderiam torná-lo apenas caricato. E Parvaneh e o resto da família são muito divertidos.

O enredo pode ser óbvio, e há uma moral na forma como tudo se desdobra, mas Um Homem Chamado Ove cativa por seus personagens, pela forma como Ove é arrastado a se envolver, a voltar a se importar, a se inserir na comunidade que o cerca. Importante também ressaltar que o livro lida com questões sobre tolerância e preconceito - há estrangeiros, homossexuais, deficientes e a convivência e respeito entre todas essas pessoas é parte do que faz a história tão interessante.

Um Homem Chamado Ove me fez rir e chorar, tocou-me com sua sensibilidade e com a humanidade de seus personagens. É uma história singela, mas que vale à pena ser compartilhada. Só tenho a agradecer pela indicação.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2017/07/desafio-corujesco-2017-um-livro-que.html

Jubs 10/10/2023

Quando penso nos livros clichês atuais onde as pessoas se apaixonam por bad boys com passados torurados. Acho meio absurdo como as pessoas se apaixonam por esses caras super babacas e desrespeitosos.

Autoras de bad boys, leiam o OVE!!! É assim que se faz um homem "rude" sem ser abusivo galera.

Agora sobre o livro, maravilhoso. Nunca pensei que iria me encantar com um senhor rabugento de meia idade. Aprendemos que nunca é tarde demais para nos tornas melhores, fazer amigos, aprender algo.

Haida 11/01/2023

Ranzinza de coração grande.
Aeeeeee concluí minha primeira leitura de 2023!

E que livro maravilhoso, sensível e apaixonante.

É sobre Ove, um homem ranzinza. E o porquê dele ser assim “você precisa conhecer a história, para entender o homem”.

Fui fisgada desde a primeira página, Ove apegado aos hábitos da sua geração, a sua rotina e às suas ferramentas.

Já li “Gente Ansiosa”, do mesmo autor em 2021, e foi um livro favorito que mexeu comigo tanto quanto este aqui.

Fredrick Backman tem um jeito especial de escrever seus personagens, não parecem inventados porque você acaba se enxergando em vários deles. Nas características, nos dificuldades, nas alegrias e, eu diria que principalmente nas vicissitudes da vida.

Sabe quando as coisas vão mudando e você percebe que perdeu o controle? Ou melhor, que nunca teve controle de nada?! Pois é!

Leiam Fredrik Backman.

site: https://www.instagram.com/p/CnN7qf_LlqM/?igshid=MDM4ZDc5MmU=

tcharles 25/06/2021

Fredrik só me faz chorar
amei Ove (pronunciado Uva) um bom grumpy old man daqueles que a gente gosta.
chorei horrores, já é a segunda vez que o Fredrik faz isso cmg(eu nem sou de chorar)
acho incrível como ele escreve livros, mostrando essas interações de pessoas e como pessoas são mudadas por outras pessoas. Amei.

Caroline Mariete 27/01/2023

Do meu ponto de vista pessoal, vou dizer: é uma obra-prima!

Que leitura maravilhosa, eu rir, chorei e me emocionei.

katerpillar 28/01/2023

Chorei e ri do início ao fim com esse livro. Todos os personagens são extremamente cativantes e o carinho que vamos criando por eles ao longo da história é absurdo.

Me identifiquei muito com esse senhorzinho rabugento que roubou meu coração logo de cara. Esse livro é uma lição de vida que todos deveriam ler ao menos uma vez.

?Loving someone is like moving into a house. At first you fall in love with all the new things, amazed every morning that all this belongs to you, as if fearing that someone would suddently come rushing in through the door to explain that a terrible mistake had been made, you weren?t actually supposed to live in a wonderful place like this. Then over the years, the walls become wheathered, the wood splinters here and there, and you start to love that house not so much because of all its perfection, but rather for its imperfections. You get to know all the nooks and crannies. How to avoid getting the key caught in the lock when it?s cold outside. Which of the floorboards flex slightly when one steps on them or exactly how to open the wardrobe doors without them creaking. These are the little secrets that make it your home?.

Auud Herself 10/11/2020

Death is a strange thing. People live their whole lives as if it does not exist, and yet it's often one of the greatest motivations for living.

gabriela 04/09/2022

A man called Ove changed one's life
Não consegui não amar o Ove, nem no comecinho da história

Quando a gente se depara com um livro que faz a gente rir e chorar na mesma página.. tem algo grande ali

Me fez refletir bastante sobre minha vida, sobre como eu interpreto outras pessoas, sobre conexões, amor, envelhecimento, masculinidade e luto

A leitura foi leve, fluida, foi divertida, foi cheia de mini plot twists profundos (como do jimmy, como dos carros, como do rune) ao mesmo tempo que me deu um quentinho no coração me deu uma dorzinha e uma melancolia que vou carregar por um tempo

Rindo e chorando ? foi assim que passei pelo livro, é assim que a gente vai passando pela vida

Karla.Marisa 10/07/2022

Fredrik melhor autor
Meu favorito do Fredrik até agora. Eu amo o jeito que ele conta as histórias, mostrando o personagem aos poucos. E eu me emocionei tanto com o Ove...

1 | 2 | 3 | 4