Um Destino Ignorado

Resenhas - Um Destino Ignorado

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@vaisetratarleitora 14/04/2024

Surpreendente
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 60º livro, publicado em 1954.

Achei esse livro uma pegada bem diferente da grande maioria dos livros da Agatha. A história e o desenvolvimento parecem saídos de um filme de aventura. Eu sei que normalmente os livros são a base de muitos filmes, mas nesse livro especificamente, a sensação era de ler um filme. O tempo todo eu tive a sensação de já ter visto aquela história em filmes antes, embora eu não consiga me lembrar de nenhum filme assim. E isso não é uma crítica de jeito nenhum, foi só uma sensação bem diferente de todas as que já tive ao ler os livros dela, o que me impulsionou a querer continuar lendo e ver o que ia acontecer.

Apesar do criminoso principal se revelar no meio da história (e eu já sabia que era ele), as reviravoltas da história e a revelação de personagens, fazem com que ela não perca o seu interesse.

Dito isso, já tem um ou dois livros da Agatha que tenho percebido ela abordar de uma forma mais critica o racismo na sociedade. É diferente da forma como ela lidava com personagens negros antes. Agora, eu consigo perceber que quando há uma fala racista, é com um tom crítico, embora a pessoa não seja confrontada diretamente, mas a forma como a situação é colocada, mostra a crítica a essa fala. Fiquei feliz de ver essa mudança e perceber que ela estava começando a repensar as atitudes normalizadas da sociedade em que ela vivia (ou que ela tenha conseguido expressar melhor a sua crítica com relação a isso, pois anteriormente, eu nunca entendi as falas racistas nas histórias serem colocadas como crítica, pra mim sempre passou a sensação de ser só uma fala normalizada dentro da história). Vale dizer que há uma situação de black face no desfecho da história, onde um personagem branco se "disfarça" de negro para poder se infiltrar em uma situação. Apesar de saber que isso é errado, sei que na época isso não era visto assim (e infelizmente tem pessoas até hoje que não acham que isso seja um problema) e que era um recurso comum em filmes, teatros e etc, então entendo ela ter utilizado, embora eu não tenha gostado.

Quanto ao final da história, não gostei totalmente, mas entendo.

Apesar disso, por esse livro passar uma vibe tão diferente de todos os outros da Agatha, eu gostei muito da história e sem duvida recomendo a leitura.

Manuela222 13/04/2024

Primeiro livro que eu leio da Agatha Christie, não tenho muito oque declarar sobre. O final foi bem inesperado, foi um livro que me prendeu até o final, considerando o fato de muitos reclamarem desse livro em comparação a outros livros da autora, eu achei ele bom.

Naldo.Vieira 24/03/2024

Destino ignorado
Bom, tenho que dizer que esse foi muito básico, bem fraquinho. Não pareceu obra da Agatha. Teve um bom começo mas um final muito preguiçoso. De todos que li dela até hoje esse foi o mais fraco.

Marina516 17/02/2024

Pacato e simplista
Diferente de outros livros esse não tem emoção além de um romance totalmente imediatista e plot não presivel mas a que custo?

Isabel 15/02/2024

Uma leitura empolgante. Fui surpreendida com esse livro. Agatha Christie escreve uma aventura de espionagem, tem também um pouco de ficção científica. Gostei muito.
Lorena.Naben 17/02/2024minha estante
ebaaaa, espero conseguir esse em breve

Isabel 18/02/2024minha estante
Encontrei em um sebo.

Sebastian.torrella 01/02/2024

Foi um livro bom, dá para saber certas coisas da época, e os enigmas, inclusive saber como funciona algumas pessoas, uma boa leitura para a tarde

Lara 18/01/2024

Definitivamente não é um dos melhores livros da Agatha Christie.
A história, no começo, aparenta ter um grande envolvimento político (o que deixaria a história mais interessante) mas acaba sendo nada disso.
É um livro ok, mas dentre outros livros incríveis da autora, este não é um que vale a pena ler.

Sandrinha 29/12/2023

Ótimo livro! Um Destino ignorado, escrito por Agatha Christie, publicado em 1955.

Agatha nos apresenta a uma trama bastante interessante, complexa de espionagem e conspirações internacionais.

A narrativa tem como ponto principal o desaparecimento de vários jovens acadêmicos em uma conferência em Paris. Entre eles está Thomas Betterton um jovem cientista nuclear.

O Serviço Secreto Britânico convoca Jessop para investigar e resolver o mistério. Durante suas investigações conhece Hilary Craver, uma jovem que planeja se suicidar, mas é impedida por Jessop. Ele a convence a ajudá-lo nas investigações. A fez acreditar que poderia assumir a identidade de Olive, a esposa de Thomas Betterton. Morta recentemente. Hilary, ciente de todos os perigos, aceita o convite e embarca nessa aventura, sem saber ao certo o que a aguarda, acompanhada de estranhos rumo ao destino ignorado por ela.

O ?suspense? ao longo da narrativa, nos prende a atenção e nos deixa ansiosos para descobrir como a história vai acabar.
Maxwell.LeAo 14/02/2024minha estante
Excelente resenha :D

Annaplima 26/12/2023

"Hilary tinha jogado com a morte e perdera... Ela não queria mais morrer.
Queria viver. O interesse pela vida tinha voltado intensamente... Ela pensou: Estou viva outra vez, sã de espírito, inteira... e agora estou como um rato numa ratoeira."
O livro é interessante mas não é um dos melhores de Agatha.

Ananda Faria 16/11/2023

Um destino ignorado
O livro começa com a procura de um cientista que desapareceu em Paris. E para achar esse cientista a polícia vai investigar e seguir a mulher dele.

Marja 29/10/2023

To tão acostumada com livros do Poirot ou Marple que foi legal sair desse contexto. Uma história bem interessante, que fala de politica e ciencia. Obviamente com um final que a gente não espera

Samyli.Karolayne 31/07/2023

"Um Destino Ignorado" está longe de ser um dos melhores livros da Agatha Christie, mas mesmo assim, é mais um mistério com um final surpreendente onde tudo finalmente faz sentido depois de MUITA informação.

1 | 2 | 3 | 4 | 5