Um Destino Ignorado

Um Destino Ignorado Agatha Christie

Resenhas - Um Destino Ignorado

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Guilherme 20/04/2021

Entre todos os livros que já li da Agatha Christie este com certeza não estaria entre os melhores, mas de toda forma o traço da autora é claramente perceptível e inconfundível.

belligna 27/03/2023

Terminei o livro por 2 motivos: Meu projeto Agatha em ordem de lançamento e pela personagem principal.
A história conseguiu me deixar curiosa até certo ponto, depois eu só fiquei cansada, sabe? O que me ajudou a continuar com a leitura foi a Hilary, personagem muito bem construída. Torci DEMAIS por ela.
Não recomendo pra quem está começando a ler Agatha, apenas pra quem quer ler todos os livros da autora.

Isabel 15/02/2024

Uma leitura empolgante. Fui surpreendida com esse livro. Agatha Christie escreve uma aventura de espionagem, tem também um pouco de ficção científica. Gostei muito.
Lorena.Naben 17/02/2024minha estante
ebaaaa, espero conseguir esse em breve

Isabel 18/02/2024minha estante
Encontrei em um sebo.

LAvia196 17/07/2022

Eu fiquei interessada no plot pois não é como a maioria dos livros que a Agatha escreve.
Esse livro é basicamente sobre um cientista muito conhecido que acaba por sumir do mapa e sua?até então? esposa fica preocupada, porém devido a um fato trágico, detetives decidem enviar uma mulher aleatória em seu lugar para buscar o cientista, ou seja, temos um plot de espionagem.
O livro é bem curto, dá pra ler em horas(mas a ironia é que eu demorei um mês pra ler hehe), no final tem uma reviravolta digna de sempre das histórias da nossa rainha do crime e pra quem quer começar a ler Agatha Christie acho que é um bom livro. Tem diversos personagens mas não acho que atrapalhe tanto na leitura.

Claire Scorzi 24/11/2009

Agatha + Espionagem= acerto
Em geral, acho que Agatha Christie não funciona bem nas tramas de espionagem. Ela pode até ter bons começos de livro - como ocorre em "Passageiro para Frankfurt" - mas depois se perde e a história acaba soando falsa, artificial (ver "Os Quatro Grandes", que apesar da presença de Poirot, na minha opinião soa inconvincente do início ao fim).
"Um Destino Ignorado" é a notável exceção.
Aqui, ela consegue dar vida a uma figura feminina em extremo simpática, cujo desamor à vida é então aproveitado por um agente britânico que precisa de uma espiã com a exata aparência dela...
A narrativa tem bom ritmo, surpresas, um pouco de dramaticidade, uma heroína e um herói cativantes e uma ultra-discreta história de amor...

RicardoDM 24/11/2009minha estante
Claire, também acho que a Agatha, em geral, não se dá muito bem em tramas de espionagem ("Os Quatro Grandes", por exemplo, é um verdadeiro horror!). Embora faça muito tempo que o tenha lido, lembro que "Um Destino Ignorado" foi um dos que gostei - e gostei exatamente do clima de suspense que ela conseguiu dar à história, sem soar algo "rocambolesco" demais, como em "Passageiro para Frankfurt" e "O Segredo de Chimneys".

Cristy.Junior 29/11/2020

Um destino ignorado
Minha segunda experiência com Agatha, a história nos leva a um certo mistério e um clima de conspirações e investigações com segredos entre os principais personagens, a trama é digna de espionagem. Além disso a obra possui um "quê" politico leve, mas reafirma a necessidade inerente ao ser humano de "liberdade".

Meu querido eu sou leitorað 11/12/2020

Gostei
Gostei bastante do livro, como sempre Ágatha linda e perfeita, trazendo historias que ninguém seria capaz de pensar sobre, nao achei que esse foi o melhor dela, nao tem aqueles plot twist tao grande como na maioria de seus livros, mas com certeza uma leitura muito boa.

Well.Machado 31/07/2022

Bem fraquinho e não muito interessante.
É um livro e uma leitura bem diferentes do habitual de Agatha Christie, como já esperava. Achei bem franco e a leitura bem arrastada. Confesso que essas tramas de espionagem da Agatha não me agradam muito, acho muito fracas e cansativas. Prefiro bem mais os clássicos de assassinato mesmo! Não gostei muito do livro justamente por não gostar dessa vibe de espionagem e tudo mais. Ainda assim, foi possível notar perfeitamente o toque da Agatha ao longo da história, seja com algumas revelações finais, cheias de surpresas, as trocas e falsificações de identidade, típicas da Agatha, e até mesmo a pitada de romance que ela sempre deixava! O ponto forte do livro é a protagonista, Hilary Craven. Adorei demais a construção da personagem. Achei icônica a cena dela tentando suicídio com os remédios pra dormir e de repente ela ganhando outra razão pra viver e virando uma espiã. Foi realmente uma personagem muito bem construída e foi a razão por me dar forças pra terminar o livro!

Cristiano 06/02/2013

Apenas Bom.
Como um fã de Agatha, gosto de dizer que não por isso me torno "alienado" por todos os seus livros. A história de Um Destino Ignorado é muito boa, e é melhor aproveitada do que em Os Quatro Grandes (livros mais o menos do mesmo "gênero"). Porém, existem momentos no livro que causam uma tremenda irrealidade dos fatos o que torna o livro tolo, e toda a atmosfera de espionagem e etc se perde. Contudo, recomendo a leitura como uma boa distração para os admiradores de Agatha, não recomendo como primeira leitura da autora, pois nesse livro não é demonstrado todo o talento da autora, que não se aplica na espionagem e sim nos mistérios da psicologia humana, e de crimes.

William 05/03/2021

Como João e Maria, seguindo migalhas de pão.
A história desenrola nos anos 50, onde homens e mulheres com talentos especiais de vários países estão desaparecendo. Cabe ao Serviço Secreto de Inteligência Britânico investigar o paradeiro dessas pessoas e o motivo e a pessoa ou grupo por trás. Eles contarão com a ajuda de uma enigmática mulher. A história se desenvolve bem, lembrando muito a guerra fria daquela época, com muito mistério e suspense. E como a história de João e Maria, os agentes especiais terão que seguir “migalhas de pão” para conseguir desvendar o paradeiro dos desaparecidos. Tem partes da história, que parece que terminou, contudo numa reviravolta, temos novos desdobramentos de forma genial e a trama continua. O final, no estilo de Agatha Christie, é brilhante, com um desfecho impressionante. O interessante é que notei ao longo da história, críticas aos sistemas comunismo como também ao sistema capitalismo, que talvez passe despercebido para um leitor ou leitora desatento(a). Mas essas críticas vale a pena fazer uma reflexão. Em relação aos personagens, alguns são passageiros, outros são rasos e somente alguns são mais desenvolvidos. A minha personagem favorita foi Hilary Craven, que vai crescendo ao longo do livro. Um Destino Ignorado é uma história que gostei muito, me envolvendo numa inesperada trama de espionagem e intriga internacional.

Bibliotecária 13/07/2021

Grande surpresa
Uma investigação que você não percebe que está acontecendo, super direta e sem enrolar na escrita. Agatha é rainha nisso é king deveria aprender com ela, It foi uma grande decepção.

Sandrinha 29/12/2023

Ótimo livro! Um Destino ignorado, escrito por Agatha Christie, publicado em 1955.

Agatha nos apresenta a uma trama bastante interessante, complexa de espionagem e conspirações internacionais.

A narrativa tem como ponto principal o desaparecimento de vários jovens acadêmicos em uma conferência em Paris. Entre eles está Thomas Betterton um jovem cientista nuclear.

O Serviço Secreto Britânico convoca Jessop para investigar e resolver o mistério. Durante suas investigações conhece Hilary Craver, uma jovem que planeja se suicidar, mas é impedida por Jessop. Ele a convence a ajudá-lo nas investigações. A fez acreditar que poderia assumir a identidade de Olive, a esposa de Thomas Betterton. Morta recentemente. Hilary, ciente de todos os perigos, aceita o convite e embarca nessa aventura, sem saber ao certo o que a aguarda, acompanhada de estranhos rumo ao destino ignorado por ela.

O ?suspense? ao longo da narrativa, nos prende a atenção e nos deixa ansiosos para descobrir como a história vai acabar.
Maxwell.LeAo 14/02/2024minha estante
Excelente resenha :D

Matheus P. 17/04/2014

Longe de ser um dos melhores trabalhos de Agatha Christie e eu jamais recomendaria este livro a alguém, mas, mesmo assim, não me arrependo de ter lido. Sem Poirot, Miss Marple e nenhum crime de aldeia em vista, Agatha Christie parece perdida e sem ar enquanto tenta desenvolver um romance sobre espionagem.

A história em si parte de um princípio legal: o sumiço de cientistas. Fica mais legal ainda quando Hilary Craven, uma mulher que estava perto de se matar, aceita se envolver na investigação. Conforme o livro avança, a história vai ficando inverossímil, forçada, salva apenas pelas boas descrições, desenvolvimento de alguns personagens e diálogos sobre ideologias que se mostram muito interessantes.

Pontos fortes: o desenvolvimento de Hilary Craven durante o livro e sua relação com Jessop. Muitos veem esta personagem como um reflexo de Christie em certa época de sua vida - uma mãe solteira amargurada após o fim de um casamento.

Também é muito interessante as descrições das viagens durante os anos 50. Christie sempre teve certo fascínio pelo norte da África e, neste livro, somos levados a conhecer o Marrocos.

Legal também conhecer a posição política de Agatha Christie (infelizmente, em meio a um roteiro muito fraco). Contudo, ela trata com maestria a respeito do lado ditatorial do comunismo (ou, se o leitor da resenha preferir, 'socialismo real'), fazendo comparações deste com o nazismo. "O senhor gosta de ser dirigido, de ser mandado e de não ter opinião própria?". Alguns amam apontar evidências de preconceito racial ou étnico nos trabalhos de Christie, mas eu tenho certeza que ela era bastante liberal.

Coruja 20/09/2022

Um Destino Ignorado é um dos romances isolados de Christie - menos história de detetives e mais thriller político mergulhado no contexto da Guerra Fria. Publicado originalmente em 1954, começa com uma série de cientistas desaparecendo misteriosamente na Europa Ocidental, para então nos apresentar Hilary Craven, uma mulher que não tem nada a perder, anseia pela morte, e é convidada a uma missão potencialmente suicida que talvez ajude a identificar quem está por trás dos sumiços.

Sem Poirot, Miss Marple, os Beresford, ou quaisquer dos outros personagens emblemáticos da autora, dá até para esquecer que se trata de uma obra da Rainha do Crime. E se, a princípio, fiquei comparando mentalmente o roteiro de Um Destino Ignorado com os romances de espionagem de Le Carré; a medida em que avançamos o enredo vai se tornando tão inverossímil que cheguei a conclusão de que a comparação tenderia para o lado Indiana Jones ou os filmes mais rocambolescos da franquia de James Bond.

Temos ruivas convenientes, mais de um acidente de avião, a inserção oficial de uma civil completamente leiga numa investigação altamente sensível de agências de inteligência europeia no auge da Guerra Fria, vilões estereotipados que se escondem por trás das cortinas, uma colônia de leprosos, e até um romance que engrena tão de súbito que dá até para se perguntar se você pulou algumas páginas.

Em resumo, o roteiro das aventuras de Craven é rídiculo - e é exatamente esse plot inacreditável que salva o livro. Eu fui me arrastando na leitura até o momento em que Hilary realmente consegue entrar no grupo dos cientistas cooptados, quando então devorei todo o resto de uma sentada, porque eu precisava desesperadamente saber como cargas d’água essa missão impossível conseguiria encontrar uma resolução, enquanto ria de nervoso como cada novo improvável lance.

Um Destino Ignorado não é nem de longe um dos melhores trabalhos da Christie, mas acaba se tornando divertido por partir tão completamente do que se costuma esperar do gênero. Eu recomendo mais a quem se interessa por seguir um projeto de leitura completa da bibliografia da autora do que para quem está começando nos trabalhos da Christie ou para quem prefere um dos seus refinados mistérios em que tudo faz sentido no final. Afinal… sentido é algo tão ignorado quanto o destino nesse volume…

site: https://owlsroof.blogspot.com/2022/09/projeto-agatha-christie-um-destino.html
Thiago275 26/09/2022minha estante
Amei sua resenha. Agatha tem altos e baixos, coisa compreensível sobre alguém que escreveu tanto.

1 | 2 | 3 | 4 | 5