Star Wars: Tarkin

Star Wars: Tarkin James Luceno

Resenhas - Tarkin ( Star Wars )

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Meli 21/02/2023

Esse livro? eu fui obcecada por ele na pré-adolescência. Eu nunca pensei que eu pudesse gostar do Tarkin, sempre achei ele um personagem subestimado e sem graça. Mas esse livro? Esse livro me fez AMAR ele. O diferencial do livro não é nem a história em si, ela é legal, mas não muda tanto o universo de Star Wars, o que faz o livro brilhar é a forma como a escrita envolve você no personagem. Tudo é sobre o Tarkin, tudo se parece com ele, a escolha de palavras, o tom da história e a forma calculada dele pensar, que vai mesclando o presente com o passado e mostrando os momentos que ele se lembra de como aprendeu a ser assim.
Tudo no livro é muito bom, apesar de a leitura parada não ser para qualquer um

Debora956 08/01/2021

Biografia
Esse livro contem 22 capítulos e cada capítulo tem menos de dez páginas, sem introdução nem prólogo e epílogo. Está bem organizado e a formatação do texto foi muito bem cuidada. A leitura foi leve, tranquila, e de escrita simples, flui naturalmente, que cheguei a ler 50 páginas por dia, levando poucos dias para a conclusão do livro. O livro conta um pouco da vida de Tarkin na infância, na vida adulta e mostra sua carreira militar e politica mas o assunto central da história é sobre o roubo da nave pessoal de tarkin, após cair em uma amardilha quando estava em missão a pedido do imperador Palpatine. E como ele e Darth Vader começaram a trabalharem juntos antes e durante a construção da Death Star. E mesmo aquelas pessoas que não tem ou pouco acesso ao universo expandido de Star Wars, esse livro não tem ordem de leitura ou sequência da saga, não deixa o leitor perdido. Sua primeira e única aparição de Tarkin ao público foi no filme "star wars epidode IV: a new hope" em 1977 e depois digitalmente no filme The "Rogue One" em 2016 pois o ator original já havia falecido em 94.

Lucas 10/08/2020

Livro sobre personagem onde não constrói o personagem
Esperava a construção de um personagem e não vi nada disso, com uma frase do pai o escritor espera que você tome aquilo como verdade e que vai definir todo o caráter e justificar as ações do personagem.

O treinamento que ele recebe, que seria a formação dele é praticamente todo negligenciado, parece que o livro quer correr logo para inserir Darth Vader na historia, que por sinal do pouco que vi foi um Darth Vader que não reconheci e não conseguia imaginar ele com aquela falas.

Vi comentários que o fim é bom, infelizmente não consegui chegar lá para ver.

Gian 03/03/2024

Mais um bom livro do mundo de Star Wars!
Tarkin, um dos senão o melhor general que o império já teve!

Carlos531 16/08/2020

Um ótimo livro
Eu fiquei um pouco receosos com o livro, logo no início. Achei ele muito lento, muitos pensamentos, divagações do personagem.

Mas, quando as coisas começaram a engrenar tudo fluiu melhor. Os personagens que foram apresentados foram um desafio a altura.

Personagens que conhecemos bem, são bem retratados, e o próprio Tarkin tem características que são melhor desenvolvidas no livro. O que deixa ele bem mais interessante, e você se pega torcendo pelos vilões!

Se você gosta de Star Wars, só te digo uma coisa: não deixe de ler! Vocês vão gostar muito!

Não deixe de me seguir aqui no Skoob que eu sigo de volta!

Um abraço para todos e boas leituras!

Dada 24/06/2021

Desnecessário
De longe, a pior leitura do ano. Achei um livro muito arrastado e a todo momento tentava entender que rumo ia tomar (aparentemente nenhum). Parece que o autor só queria mostrar que conhece o universo quando do nada cuspia nomes e fatos desnecessários pro desenrolar da história. O ponto alto da história foi saber a trajetória de Tarkin em Eriadu, mas isso e o restante do livro poderiam facilmente ter tido 10 páginas que o efeito seria o mesmo. Não acho que me acrescenta em nada em relação a conhecimentos do universo. Passo.

Josenildo.Vasconce 27/05/2020

"Você fez do tempo um aliado da Rebelião."
Tarkin assim como muitos antagonistas dos filmes de Star Wars, foi um personagem muito subexplorado no universo cinematográfico. Fez algumas aparições em The Clone Wars, principalmente no arco da Cidadela, que inclusive foi mencionado várias vezes neste livro.
James Luceno consegue explorar bem o personagem e todo contexto que o rodeia, a ascensão do Império e como este se estabeleceu na galáxia. Embora seja um livro muito bom, há alguns momentos em que a leitura se torna monótona, principalmente nos flashbacks em Eriadu quando o Tarkin começa seu treinamento, porém, Luceno consegue prender bem o leitor na história nos últimos capítulos.

@solitude_e_books 30/10/2020

Me siga no Instagram @Solitude_e_books
Confesso que Tarken_James Luceno não foi uma das melhores experiências no campo literário de Star Wars, esse foi aquele tipo de livro que é fácil embarcar mas o difícil é sair, digo isso pois demorei um mês inteiro pra terminá-lo. Mesmo sendo um livro +ou- curto de 366 páginas o que encontrei foi um texto truncado e denso que parecia que nunca ter fim.

Mas nem tudo foi perdido, pois ver como Grand Moff Tarkin se tornou o governador supervisor e comandante da Estrela da Morte foi fantástico até porque essa não foi uma tarefa fácil, ele foi preparado desde de criança para alcançar os mais altos cargos.

O ponto alto da trama ficou ao meu ver sempre nas interações de Vader e Tarken, as duas pessoas favoritas do Imperador Palpatine, até arrisco em dizer que aos olhos do imperador o dois tinham o mesmo valor cada qual em seu campo de conhecimento.

É através de várias incursões planetárias que Tarken conta a Vader sobre sua infância rica e sangrenta no planeta Eriadu e como sua família se tornou uma das mais poderosas da orla-Exterior, e assim cresce um respeito e uma amizade entre os dois tão grande ao ponto do Lord Sith se interessar cada vez mais pela história de superação do amigo.

Então pra concluir, o que o livro trás de interessante e a história de Tarken, pois o arco principal é bem fraquinho e é por isso que nem o citei aqui.

Livros lidos de Star Wars

1- Kenobi_ 3.5/5.0
2- Um novo amanhecer 5.0/5.0
3- Marcas da guerra 3.0/5.0
4- Troopers da morte 3.5/5.0
5- Thrawn 4.0/5.0
6- Herdeiro do Jedi 3.0/5.0

#tarkin #jamesluceno #aleph #editoraaleph #gatosfofos #scifi #starwarsnerd #starwars #gateiros #star #starwarsday
#ficcaocientifica #lucasfilm
#fantasia #patria #fantasy #book #gatosdoinstagram #livro #jedi #thrawn #interstellar
#booksaleph #darthvader
#solitude #resistencia #pricesaleia #estreladamorte #bookinstagram #livrosdeficçãocientífica

Boris.Battestin 09/12/2020

destrinchando uma mente brilhante
Nesses 40 anos de Star Wars, sempre me perguntei a razão de Peter Cushing ter sido escalado para interpretar esse personagem. Logo no começo do filme ele parece ter uma importância tamanha que até Vader o "obedece". Hoje consigo perceber a dualidade de influências sobre Vader que tanto Tarkin como Kenobi exerciam. Por isso Cushing e Guiness eram os únicos atores de fato conhecidos do primeiro filme. Aqui temos mais um pedaço da história do Grand Moff, único a exercer tal cargo, preenchendo lacunas a respeito de sua história e de sua importância na hierarquia do Império, ainda que a trama contada se limite a uma investigação conjunta com Darth Vader. Mas o bacana dos livros atuais, além de dar mais recheio à saga, é explorar personagens que não tiveram destaque nos filmes, explicando os "ondes", "comos" e "porquês" de sua existência. Serve de aperitivo para quem ainda não leu o livro "Catalyst", que é o começo da história contada no excelente filme "Rogue One". O Imperador não daria tamanha importância e destaque a um funcionário qualquer. Tarkin era diferente e tem até ares de Sherlock Holmes em sua personalidade, justificando o comando da Death Star original, projeto por ele supervisionado. Vale a leitura para entender melhor a mente brilhante muito pouco explorada no Episódio IV.
panzerchan 09/12/2020minha estante
O MELHOR livro do universo expandido. Fico puto em como tratam o Tarkin canônico como um vilãozinho tosco quando na verdade ele é o Rommel da galáxia

J. B. 03/06/2023

REVIEW DE STAR WARS: TARKIN
O que temos aqui é um excelente livro, daqueles que são recomendáveis a leitura para qualquer fã da saga Star Wars. Nele podemos ver todo o desenvolvimento do personagem Tarkin, feito de uma maneira inteligente, tornando-se uma leitura agradável e cheia de descobertas sobre esse personagem, que apareceu originalmente no primeiro filme da franquia, sendo habilmente interpretado pelo talentoso ator britânico Peter Cushing. Nesta obra temos a sua história familiar e política, conseguimos compreender toda a importância que ele teve para o Império e, principalmente, para a construção da primeira Estrela da Morte.

Nesta obra podemos ver a consolidação do poder imperial e como os cruéis Imperador Palpatine, Darth Vader e o Grand Moff Tarkin tratavam as primeiras células rebeldes.

O mergulho na história do Grand Moff nos traz uma explicação sobre o seu caráter ditatorial e calculista, que temos o prazer de precenciar em outras obras da franquia, Tarkin é tão envolvente que, em certos momentos, você chega a ficar com vergonha por se pegar torcendo pelo êxito do Império.

Após essa leitura, sempre que eu vejo o Tarkin, seja em "Uma Nova Esperança", nos episódios das séries animadas "The Clones Wars" e "Rebels", ou no filme "Rogue One" (mesmo não sendo mais interpretado pelo Cushing), eu posso me orgulhar de conhecer toda a sua trajetória, que o levou a se tornar um dos principais Grand Moff do Império.

Camila 25/01/2021

Um livro bem detalhado
Bem, depois de ler Kenobi e Plagueis, esse livro se parece mais com o segundo. Um tanto detalhado, confesso que me perdi em diversos momentos nos personagens, que se tornavam importantes as vezes do nada. Eu tive esse problema com GoT também, mas pode não ser um problema para todos.
A história em si da conspiração e com a visão de um dos mais importantes personagens do império é bem interessante. Tanto nas partes em que você entende o motivo dos imperiais, quanto na trama de perseguição.
O grande problema para mim foi o excesso de detalhes, apenas por eu gostar de livros ricos em diálogo, mas é uma questão bem pessoal isso.

palmares 19/05/2021

Muito boa ambientaçao do universo star wars, com uma visao do Tarkin que nao da pra ter nos filmes. Um aprofundamento interessante desse personagem do lado negro da força, passando poe sua infancia, relaçao com pais e, rapidamente, com o Darth Vader. Traz ainda a explicaçao de como ele se envolveu com o Imperador. Vale a pena conhecer!

Estevão 10/09/2020

Não recomendo!
O livro não desenvolve o personagem Tarkin, sendo mais história sobre Palpatine, Vader e o Império. Acho que não vale investir tempo e dinheiro nessa edição, mais uma decepção depois de Star Wars IX.

Espilare 23/01/2017

Moff Tarkin manda lembranças
Mais um livro sobre mais um personagem pouco que explorado na saga Star Wars, mostra mais uma vez o quão bem explorado pode ser um personagem e a quantidade de riqueza em sua volta.
A Historia de Wilhuff Tarkin nos mostra a importância de sua infância e das lições apreendidas nela, e que por tradição de sua família o fez passar por duras experiencias de perigo, fadiga e medo, que o transformou em um homem estratégico e portador de um talento único para caçar seus inimigos.
O livro nos trás respostas sobre Tarkin, desde a ascensão politica em sua terra natal, Guerras Clônicas, transformação da Republica em Império e é claro a construção da estrela da morte e seu titulo/patente junto com a responsabilidade e significado.
Um personagem importante na história de nosso "herói" não podia deixar de ser o Imperador Palpatine, que secretamente o recompensa por sua lealdade, e assim como Vader, faz Tarkin passa por seus testes. Palpatine nos leva novamente ao templo jedi depois de seu ultimo progresso, e demonstra para o leitor um pouco de suas tarefas como Imperador.
Curiosidade: o livro nos trás algumas resposta sobre a estrela da morte, uma delas é que ela suporta 300 trabalhadores, que deve ser a quantia presente no momento da destruição da mesma, ou se Luke Skywalker matou 300 mil pessoas
Mal de família.

site: https://www.youtube.com/user/entreparagrafos