O Estado

O Estado Georges Burdeau




Resenhas - O Estado


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Lista de Livros 22/12/2013

Lista de Livros: O Estado, de Georges Burdeau
“Em sua essência profunda, o Poder é a encarnação dessa energia provocada no grupo pela ideia de uma ordem social desejável. É uma força nascida da consciência coletiva e destinada ao mesmo tempo a assegurar a perenidade do grupo, a conduzi-lo na busca do que ele considera seu bem e capaz, se necessário, de impor aos membros a atitude exigida por essa busca.”
*
“De fato, durante milênios, a necessidade de subsistir foi a única razão de ser dos grupamentos humanos. Ela implicava três obrigações: comer, resistir aos vizinhos, não desagradar aos deuses.”
*
““A realeza é um ofício, não é uma herança”, declarava Philippe Pot aos Estados Gerais de 1844. Impunha-se a ideia do Estado, sem contar todas as outras considerações mais relevantes, por sua virtude prática. Ela era, como o dirá mais tarde Schopenhauer, “a focinheira cujo objetivo é deixar inofensivo esse bicho carnívoro, o homem”.”
*
Mais do blog Lista de Livros em :

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/04/o-estado-georges-burdeau.html
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR