Conto de Inverno

Conto de Inverno William Shakespeare

Resenhas - Conto de Inverno

Michela Wakami 09/02/2023

O ciúmes e suas tragédias, esse deveria ser o título dessa peça.
Eu amei o dramalhão e achei o final maravilhoso.
Shirley TEA 08/06/2023minha estante
Eu também gostei muito minha história favorita de sheakespeare
O pessoal só lembra de romeu e julieta

Michela Wakami 08/06/2023minha estante
Shirley, na minha humilde opinião tem outros contos dele, fora esse, muito melhores do que Romeu e Julieta.
Mas acho que trabalharam muito bem no marketing dele.??

Shirley TEA 09/06/2023minha estante
O pessoal só lembra das peças trágicas

As comedias por exemplo
A comedia dos erros, noite de reis

Michela Wakami 09/06/2023minha estante
Agora que vi que escrevi contos.???
Corrigindo: peças *.

Shirley TEA 09/06/2023minha estante
É que as peças viraram livros ai se confunde mesmo

Felipe.Oliveira 05/05/2023minha estante
Eu gostaria de saber quais são as ideias centrais da peça Conto de Inverno de Shakespeare e seus principais elementos???

Annagavinho 13/04/2023

Minha segunda leitura de Shakespeare desse e, a obra que fala sobre os danos que pode causar fimilias e amizades, mas também fala sobre como alguém pode ser resgatado de seus erros cometidos em crimes.

O Rei da Secilia Leontes Tentando conversar com e seu melhor amigo e Rei da Boêmia -Polixenes para prolongar sua viagem um. pouco mais. Porém Polixenes ficou longe do seu reino por quase um ano, e Leontes envia sua esposa grávida para conhecer a rainha Hermione para convencer o rei da Boemia a ficar.

De todas as obras, incluindo conto, esse foi o menos preferido até o momento, é bom, porém não um que valha a pena listar .

VAvian12 16/11/2023

A bizarrice dos sentimentos.
Admiro a forma que Shakespeare trouxe os sentimentos do protagonista, complexa e subjetivamente. É difícil entender o humano, é difícil entender o coração.

Seria o amor capaz de fazer mentir, ferir ou matar?
São dúvidas, dúvidas estas que respondidas apenas quando se sente de verdade.
A crua verdade deste conto é desmascarada logo de início, alguns, ao iniciar uma leitura de Shakespeare, imaginam um romance dramaturgo cheio de poesias e belezas. Não é bem assim, Shakespeare aprecia a verdadeira face do coração, a parte mais sombria e dura do nosso pensar.
Ele transmite com as palavras tudo que qualquer um poderia sentir.

Leia, sinta raiva, tristeza ou felicidade, sobretudo, sinta.

Sílvia 31/12/2021

Peça estranha com gente esquisita
Achei essa peça estranha, um misto de drama com comédia. Um rei sem ter o que fazer cisma que está sendo traído e desobedece ao deus Apolo, trazendo grande sofrimento aos seus familiares e a seus súditos. Uma jovem camponesa está sendo cortejada por um moço que não é quem diz ser. Um tolo é enganado por um cara de pau que é muito bom de papo. Surpresas e dramalhões familiares.

Maria Faria 06/06/2010

Romance bem docinho
São 47 páginas, li em meia hora. Romance com direito a príncipe, princesa, drama e final feliz! É uma história daquelas que te lembra a adolescência, quando se acredita em grandes amores perfeitos e com final doce e bem feliz. É bom ler histórias de amor de vez em quando, não podemos ficar apenas na dureza da literatura didática e dramas complexos. Muito lindinho!

Angelo.Miguel 23/02/2021

Ótima leitura
Mais uma bela obra de Shakespeare! Gostei do início ao fim. A peça é bem tranquila de ler e a história bem envolvente.

Drope 15/04/2013

Primeiro livro de Shakespeare que leio até o final e devo dizer que estava com receio de não entender nada com a linguagem rebuscada da época, entretanto confesso que foi bem fácil de ler, me surpreendi com a fluidez da leitura e acabei despertando a curiosidade de ler outras obras deste autor tão renomado.
A história é contada na estrutura de uma peça de teatro, o que também foi uma novidade para mim, achei bem interessante imaginar as cenas sendo apresentadas no palco. Apesar de ter apenas diálogos, são inseridos elementos teatrais para compor a história, como exemplo, a indicação quando os personagens entram e saem do cenário, a explicação de qual cenário que acontece numa determinada cena ou até a indicação para quem a fala esta sendo direcionada.
A peça conta a história de dois reis muito amigos, o rei da Sicilia e o rei da Boemia, entretanto durante uma visita do rei da Boemia ao da Sicilia, este segundo levado pelo ciúme acusou o amigo e a esposa de traição, a partir daí acontecem várias desventuras que levam a história à um final surpreendente (e até fantasioso na minha opinião).
A peça é bem desenvolvida, contando a história de maneira direta, em todas as cenas ocorre um acontecimento que leva a outra cena, sem enrolação, a não ser talvez na cena onde o rei da Boemia descobre sobre o amor secreto do filho, aquela cena para mim não teve muito sentido, não era uma cena engraçada, nem serviu para dar expectativa, muito menos suspense, simplesmente desnecessário.
Além desta cena que citei outra parte da história que não me agradou muito foi o final da peça. Não contarei o final, mas posso dizer que o achei muito fantasioso e forçado, sinto que faltou coragem para fazer um final menos “viveram felizes para sempre”m principalmente depois de acontecer tanta desgraça durante a história é estranho que o final seja bom para todos. Talvez para peça tenha um impacto mais forte, algo mais significativo, atrativo, mas particularmente não gostei.
Apesar desses adventos, eu gostei muito da leitura, tanto que fiquei com vontade de ler outros livros de Shakespeare (sem ter o medo de ser rebuscado demais). Recomendo essa leitura, é bastante interessante ler um livro na estrutura de uma peça, nos dá uma visão geral do espetáculo, imaginando como seriam os cenários, os figurinos, as luzes, os efeitos... chegando até a estimular a ideia de executar a peça com os amigos.

Coruja 02/12/2014

Não sei se perceberam, mas decidi colocar logo de uma vez para resenhar esse ano no meu Projeto Shakespeare todas as peças que eu já tinha lido e detestado algum personagem – já que estou no embalo para falar de quem não gosto, então falemos de todos de uma vez só. Pra 2015 deixei a maioria dos títulos que ainda não li e assim vamos caminhando até 2016, quando, pelos meus cálculos, terei encerrado o projeto – no aniversário de 400 anos da morte do autor também.

Conto de Inverno não é exatamente uma das peças com que mais tenho problema porque de uma forma geral, acho-a meio morna. Mesmo as personagens femininas – que normalmente são destaque na obra do bardo – parecem-me um tanto apagadas.

Tudo começa com o rei Leontes da Sicília, que consegue se convencer com evidências que simplesmente tira do ar de que a esposa, a rainha Hermione – que está inclusive grávida – tem um caso com o melhor amigo dele mesmo, o rei Polixenes da Boêmia.

Enlouquecido pelo ciúme, Leontes destrói toda a sua família. Primeiro ele tenta envenenar Polixenes, que consegue fugir de volta para sua terra natal. Depois ele manda Hermione para os calabouços, onde a mulher dá à luz uma menina, Perdita. Paulina, amiga de Hermione e única pessoa que se mantém leal à rainha, opondo-se à tirania de Leontes, tenta convencê-lo da inocência da esposa, mas só o que consegue é atiçar ainda mais a fúria insana do homem, que decide mandar um de seus homens largar a filha – que ele acredita ser bastarda – no deserto.

Enquanto isso, Leontes decide armar um julgamento para acusar publicamente Hermione de adultério, a despeito do próprio Oráculo de Apolo – que normalmente nunca responde coisa com coisa – tê-la inocentado. No meio do julgamento, chega a notícia de que o filho mais velho do casal, Mammilius, entristecido com o tratamento dado pelo pai à mãe, acaba de morrer. Hermione cai aparentemente morta no chão e Leontes se dá conta da grande burrada que fez, mas a essa altura já é tarde demais: ele conseguiu arruinar sua família da forma mais completa possível.

Por sorte, o homem que ele mandou desaparecer com a filha foi comido por um urso no meio do caminho (???) e Perdita é encontrada na Boêmia por um pastor, que decide criá-la como sua filha.

Dezesseis anos se passam e Perdita transformou-se numa bela jovem, estando de namoro com um rapaz de nome Florizel, que é filho de ninguém menos que o rei Polixenes (sem comentários sobre os nomes dos príncipes e princesas dessa história...).

Só que Polixenes não fica muito satisfeito com o filho querendo se casar com uma pastora plebéia e o ameaça dizendo que se o rapaz insistir nessa loucura, vai mandar desfigurar a face de Perdita.

Só tem gente simpática nessa peça...

Em todo caso, Perdita e Florizel decidem fugir juntos e vão para a Sicília, onde Leontes continua se culpando pela morte de toda a sua família... e logo Perdita será reconhecida, mortos se levantarão de suas tumbas e todo mundo termina feliz.

Olá?

Conto de Inverno é uma das peças do último ciclo de trabalhos de Shakespeare. É uma peça diferente, em que ele experimentou com recursos que normalmente não eram vistos no teatro elisabetano – como a passagem do tempo, por exemplo, representada pelo próprio Tempo aparecendo no palco para um solilóquio.

Há gente que fale que a inspiração por trás da história está na condenação de Ana Bolena, acusada falsamente por Henrique VIII de adultério – e partindo dessa premissa, é certamente diferente a forma de interpretarmos o que ocorre ao longo da história, incluindo aí a figura de Perdita, que estaria representando ninguém mais que Elisabeth.

Há qualquer coisa de Otelo em Conto de Inverno, embora com um final (supostamente) mais feliz. Confesso que prefiro a história do mouro de Veneza, porque lá existe ao menos um motivo para que Otelo comece a desconfiar de Desdêmona – é o veneno de Iago fazendo efeito. Aqui, Leontes chega à conclusão de que Hermione o trai por... bem, porque sim. Há um sopro de esperança com a conclusão da história, mas nunca achei que ele merecesse o que conseguiu recuperar.

Por esse e muitos outros motivos, essa é considerada uma das peças problema de Shakespeare: ela não é exatamente uma comédia, nem exatamente uma tragédia, é meio que um romance, mas não exatamente e não apenas isso. É algo único e diferente, como apenas o Bardo poderia produzir.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2014/12/projeto-shakespeare-conto-de-inverno.html

ntampinha 27/02/2015

Leontes, Rei da Sicília, se convence de que o Rei da Boêmia vive um caso de amor com sua esposa, ela é presa e está grávida, o bebê é expulso do castelo e é acolhida por pastores da Boêmia...

Mal começa a ler e já entra no clímax da história, gostei muito. Shakespeare é muito fera mesmo, li a história em uma tarde!
RECOMENDO

Lueny.Morais 02/04/2015

Muito Lindo
Um livro com uma historia tocante, com lindas palavras e com certeza de longe com a ilustração mais BELA que já vi!!!

Lipe 17/08/2018

William Shakespeare na sua fase mais madura como dramaturgo
Apesar de deixar uma "pequena lacuna" na peça, Shakespeare já sabia então o que a plateia aceitaria sem que lhe fossem fornecidas maiores explicações, até porque a vida acontece sem nos oferecer maiores explicações.

juliarfs 30/06/2020

Ilustrações incríveis e uma história bem rapidinha de ler, primeiro que li de Shakespeare

Cynthia Leite 09/09/2020

Mas uma leitura deliciosa de Sir William Shakespeare, indispensável, como tudo que já foi escrito por ele!