Zoo

Michael Ledwidge

Resenhas - Zoo

Aliffer.Pereira 28/03/2024

Reflexivo
Quando comecei esse livro definitivamente estava com a perspectiva de que fosse uma investigação sobre algo relacionado a um zoológico ou animais, enfim, quebrei a cara. Envolve todos os animais, em algumas momentos era super interessante, em outros eu pensava porque isso foi escrito assim, isso não faz sentido. Apesar de abordar uma temática inovadora pelo menos para mim, acredito que o livro poderia ter tido um ápice ou melhores movimentações em sua reta final.
Já li outras histórias do James Patterson, esse foi o que menos me envolvi.

Pedro 13/01/2024

Comecei por ter assistido a série mas (como costume) a adaptação quase em nada tem a ver com o livro. Com capítulos curtos, mantém um dinamismo até nas partes mais lentas, que são poucas, causando um frenesi nas partes de ação que são divertidas de ler, mesmo sendo bastante limitadas e meio engessadas, como se fosse uma peça de teatro e não um romance.

As falhas são na construção dos personagens, não apresentam complexidades e as interações são irreais, a representação de personagens femininas também me irritou. A única relação que pareceu genuína apareceu em um único capítulo, onde aparecia personagens fora da trama principal. E isso também é uma falha do livro, há inúmeros capítulos mostrando o que acontece com outras pessoas em diferentes locais, o que é interessante mas depois cansativo pois são muitos. E pessoalmente o tom de "civilização" estadonidense me irritou, é bem leve mas me tirava do sério às vezes. E esperava uma conclusão melhor, ela é realista mas muito apressada.

No geral é um livro divertido, mesmo tendo um potencial que não foi muito bem explorado.

Polly 12/01/2024

Vi muitas resenhas negativas sobre o livro, mas fato é que gostei kk a temática é muito diferente e penso que o autor explorou de forma inteligente e interessante, principalmente mais pro final, que apesar de revoltante, é o que imagino que aconteceria na vida real.
Os capítulos são curtos, e a leitura, ágil, mantendo-se assim do início ao fim. Gostei da origem que o autor deu ao problema, das explicações. Gostei particulamente de quando ele aborda a crise em diversas partes no mundo ao longo de alguns capítulos.
Minha ressalva fica para os personagens, que são pouco cativantes. Sabemos pouco da Chloe e do protagonista, por exemplo. Isso traz talvez uma objetividade e certa superficialidade à narrativa, mas por ter lido outro livro do autor, parece ser esse o estilo de escrita que ele costuma adotar mesmo.
Incomodou um pouco o humor do protagonista, muito sem graça kk acho que de umas 30 piadas que ele fez, só ri em 3. Realmente o tom da narrativa poderia ter sido melhor.
Todavia, valeu a leitura, especialmente por ter sido rápida.

Jaque 04/11/2023

Sobre a Graphic Novel
Gosto bastante dessa forma de leitura, tive que ler em inglês, mas é bem fácil de entender, as imagens tornam a história bem ambientada

Jeferson.Alcantara 19/10/2023

Virou até série
A história gira em torno do zoólogo Jackson Oz, que começa a notar um comportamento incomum e violento em animais em todo o mundo. Ele percebe que os animais estão se tornando cada vez mais agressivos em relação aos humanos, o que leva a uma série de ataques brutais.

Conforme os eventos se desenrolam, Oz trabalha para descobrir a causa desse comportamento anormal e evitar uma catástrofe global. A narrativa explora temas de ecologia, equilíbrio ecológico e a relação entre os seres humanos e a natureza.

"Zoo" é conhecido por sua premissa intrigante e pela maneira como examina a interação entre a humanidade e o mundo animal. O livro foi adaptado para uma série de televisão e é uma leitura recomendada para aqueles que gostam de thrillers de ação e ficção científica com uma reviravolta ecológica.

Larissa.Giorgetti 05/09/2023

Zoo é um livro difícil de avaliar. Tem uma ideia genial então merece 5 porém pouco aproveitada, é uma história que teria potencial até pra virar série. Oz é um personagem muito bom, porém a Chloe é apagada, sendo que na série de TV ela é ainda melhor que Oz, então fiquei um pouco decepcionada. Outra coisa que me incomoda muito é a descrição da cor dos personagens o tempo todo, não vejo necessidade de falar se é branco, negro, amarelo etc... Em uma situação necessária tudo bem, mas é o tempo todo isso, então acaba ficando meio chato. Bem no meio tem um salto de tempo de 5 anos sem contar nada do que aconteceu nesse tempo então isso tbm apagou um pouco o brilho do livro.
Eu gostei e não gostei, rs mas mesmo assim recomendo.

emmanuel_arankar 27/07/2023

"Zoo" de James Patterson e Michael Ledwidge

"Zoo", escrito por James Patterson em parceria com Michael Ledwidge, surge como uma intrigante exploração dos vínculos entre humanos e a natureza, questionando as consequências de nossa relação predatória com o meio ambiente e o impacto de nossas ações na fauna do planeta. Nesta narrativa, nos deparamos com um mundo em que os animais, de diferentes espécies e habitats, passam a atacar os seres humanos de maneira coordenada e agressiva, fazendo com que seja inevitável refletir sobre a forma como interagimos com a natureza que nos cerca e o modo como transformamos seu habitat.

O protagonista da história é Jackson Oz, um biólogo cujo trabalho consiste em estudar o comportamento dos animais, há tempos observa comportamentos estranhos e violentos nas criaturas que habita o planeta. No entanto, suas advertências são frequentemente ignoradas e suas descobertas desacreditadas, refletindo a tendência da sociedade de ignorar os sinais de alerta relacionados ao meio ambiente. Essa dinâmica ilustra a importância de ouvirmos e valorizarmos o conhecimento científico, especialmente quando se trata de questões ambientais críticas.

Chloe Tousignant, uma ecologista, é apresentada na narrativa como alguém que enxerga o valor das teorias de Oz e torna-se sua aliada. Juntos, eles testemunham e vivenciam uma série de ataques brutais de animais em várias partes do mundo, o que os leva a uma corrida contra o tempo para alertar autoridades globais sobre a crescente ameaça à humanidade. Essa parceria é um lembrete da necessidade de cooperação e união em face de desafios globais, como a preservação do meio ambiente e a sobrevivência da espécie humana diante de uma ameaça iminente.

Um aspecto notável do livro é sua estrutura de capítulos curtos e objetivos, o que proporciona uma leitura ágil e envolvente. No entanto, a falta de profundidade na construção dos personagens é uma limitação, já que eles carecem da complexidade e do desenvolvimento que os leitores frequentemente buscam. A ausência de ênfase nas emoções e nas relações interpessoais pode dificultar a conexão dos leitores com a história e com os personagens.

A narrativa lida com a questão do luto e com as reações dos personagens diante de eventos traumáticos, mas a falta de uma exploração mais profunda das emoções e dos relacionamentos interpessoais pode deixar os leitores desejando por um maior aprofundamento nesse aspecto.

O livro também apresenta uma crítica à mídia, que muitas vezes se concentra no sensacionalismo em detrimento da divulgação de informações úteis à sociedade. Essa crítica reflete a realidade em que vivemos, onde a busca por audiência muitas vezes prevalece sobre a responsabilidade jornalística de informar o público de maneira ética e precisa.

Um dos temas centrais de "Zoo" é a importância da ciência e da pesquisa na compreensão e enfrentamento de ameaças ambientais. A narrativa destaca a relevância do trabalho de cientistas e pesquisadores na busca por soluções para problemas complexos e urgentes, como os que são abordados no livro. A história também questiona nossa relação com a natureza e a necessidade de equilíbrio ambiental. À medida que os animais se tornam agressivos e coordenam ataques, somos levados a refletir sobre como as ações humanas impactam o mundo natural e como a exploração desenfreada dos recursos naturais pode levar a consequências devastadoras.

No entanto, a superficialidade na construção dos personagens é uma limitação, uma vez que eles não recebem a profundidade e complexidade que os leitores frequentemente esperam. A falta de ênfase nas emoções e nos relacionamentos entre os personagens pode dificultar a conexão do leitor com a história.

Em termos de estrutura, o livro faz um salto de cinco anos em sua segunda metade, mostrando uma sociedade apocalíptica que Oz temia. Esse salto pode ser visto como uma decisão ousada dos autores, mas alguns leitores podem sentir que a oportunidade de explorar o crescimento do problema foi perdida.

A adaptação da obra para uma série de televisão demonstra a sua capacidade de envolver o público em uma trama que combina suspense, mistério e elementos de ficção científica. No entanto, a obra deixa espaço para a melhoria no desenvolvimento de personagens e na exploração das emoções humanas em situações extremas.

Em resumo, "Zoo" é uma leitura envolvente que aborda questões importantes relacionadas à natureza, ao meio ambiente e à ciência. Embora tenha limitações na construção de personagens e no aprofundamento emocional, a trama oferece uma visão intrigante e crítica sobre a relação entre os seres humanos e a natureza, destacando a necessidade de conscientização e ação em prol da preservação do planeta. A obra desafia os leitores a refletir sobre suas interações com a natureza e a considerar o impacto de suas ações no mundo natural. O livro, por meio de sua narrativa de suspense e ficção científica, envolve os leitores em uma reflexão sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente e de respeitarmos a vida selvagem.

Steff 26/03/2023

Estou a muitos anos querendo ler esse.
A expectativa era alta : digo com convicção, James a superou.
Acabei agora e estou bugada
Que enredo, que crítica social, que tudoooo

Franciele.Alencar 10/03/2023

Eu gostei desse livro porque ele realmente faz a gente pensar em como seria se os animais se virassem contra os humanos, porém esperava mais, queria um final surpreendente um final mais revelador.

Marcos 31/12/2022

Imagine você ser a presa fácil de seu próprio gato, cachorro ou bichinho de estimação, o que você faria? .

Jackson Oz é um biólogo que vem estudando o comportamento dos animais nos últimos anos. Ele criou o C.A.H, mais conhecido como Conflito entre Animais e Humanos, uma tese que aponta as principais causas que os animais estão atacando a humanidade. .

Ratos ?, jacarés ?, macacos ? e todas as espécies de animais que se possa imaginar ????????????????? estão atacando em conjunto os seres humanos sem nenhum objetivo, apenas para eliminar a raça humana. .

Determinado a levar sua tese ? até as mais fortes autoridades mundiais, o biólogo ??? lutará, ao lado de Chloe Tousignant, uma garota que foi salva por ele em um ataque de crocodilos, para levar sua ideia e as possíveis soluções do problema. .

O livro é realmente impressionante, retrata uma revolução dos bichos ????????? contra a sociedade de tal maneira que nos faz imaginar o que "diacho" nós seres humanos fizemos para sermos atacados por um enxame de coelhos enrraivecidos ou uma tropa de golfinhos brincalhões. .

Questões como alteração de feromônio, substâncias nos organismos dos animais, animais em extinção, poluição e meio ambiente são tratados nesse livro com uma dose generosa de ação e aventura. Diante do exposto, obviamente esse livro recebe uma quantidade de ????? na minha estante.

Bia 13/12/2022

Bom, gostei do desenrolar da história, mas esse não é um livro que me fez refletir como outras pessoas estão dizendo que aconteceu com elas mas achei uma boa leitura, leria novamente. Também vi a seria que não tem nada a ver com o livro, pelo menos foi o que eu achei.

Luciano.Soares 06/12/2022

Muito boa leitura
James Patterson apresenta um apocalipse causado por animais de forma simples e leve, mas sem parecer vazio.
A narrativa dele é bastante ritmada e os capítulos curtos voam.
O final do livro me impressionou positivamente por fugir de un final convencional.

João 13/08/2022

Confesso que iniciei minha leitura de Zoo mais pela curiosidade de ver uma história em que animais se voltam contra seres humanos e o mundo se torna um caos. Mas acho que criei muitas expectativas.

O livro é bem fácil de ler, com capítulos bem curtos e um foco narrativo que se alterna entre as narrações em primeira pessoa do protagonista, Jackson Oz, e as narrações em terceira pessoa, quando o autor nos coloca diante de acontecimentos espalhados pelo mundo.

No início, ficamos sem saber as motivações dos ataques de animais contra seres humanos. O interessante é ir descobrindo isso juntamente com os cientistas, à medida que eles vão encaixando as peças do quebra-cabeça. Mas a coisa vai meio rápida demais. Acho que faltou um pouco de cenas. Daria para explorar mais esse enredo.

Apesar de alguns detalhes dos quais não gostei, o livro como um todo traz uma crítica interessante em relação ao comportamento da humanidade. Somos eternas formigas perdidas em nosso rastro de ignorância.

Como é uma leitura curta, rápida, acho que vale a pena. Ah, existe uma série de TV que foi baseada nesse livro. Vamos ver se é boa...